terça-feira, 15 de abril de 2014
Goodyear: Guia de cuidados com o pneu no dia a dia e antes de viajar no feriado
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Por Agencia Ideal
O feriado de Páscoa está chegando e muitas pessoas aproveitam os dias de folga para viajar. É básico, mas não custa nada sempre lembrar que antes de viajar é muito importante verificar a calibragem dos pneus, o alinhamento e balanceamento, além de checar o estepe. Porém, não é apenas antes de viajar que se deve ter cuidados com os pneus.
Um pneu em bom estado significa segurança e economia. Por esse motivo, é importante checar periodicamente, dependendo da quilometragem utilizada por semana, alguns itens em seu pneu Goodyear.
ü Condições dos pneus: quando os pneus atingem uma profundidade de sulco inferior a 1,6 mm, podem ser considerados praticamente “carecas” e têm a sua segurança comprometida. Para ver se chegaram a essa medida, nas ranhuras do pneu existem bolinhas de borracha que servem para demonstrar o desgaste do pneu. Quando atingir essa marca é o momento de trocar o pneu.
ü Calibragem e Pressão: A pressão de ar é um dos fatores críticos que afetam o desgaste do pneu e, consequentemente, sua vida útil. Portanto, o motorista deve sempre checar as pressões dos pneus e manter a máxima indicada no manual do proprietário ou em etiquetas estrategicamente colocadas nas laterais das portas ou tampa de abastecimento do tanque de combustível. Lembre-se de efetuar a calibragem com pneus frios.
ü Estepe: muitas vezes esquecidos, eles são fundamentais para que você não fique no meio da estrada. Nunca esqueça de conferir a calibragem e as condições gerais do estepe, assim como a presença de chave de roda, triângulo e até mesmo um pano para limpar as mãos se necessário.
ü Alinhamento e balanceamento do veículo: além de obter melhor dirigibilidade em retas e curvas, evitando que o carro desvie ou puxe para os lados durante a frenagem, o alinhamento permite um desgaste regular dos pneus e ainda melhora eficiência de rolamento, garantindo economia de combustível.
ü Pneus usados: Estes pneus estão mais fadigados. Portanto, eles estão mais suscetíveis a terem sua integridade ameaçada como, por exemplo, num impacto causado por um buraco ou objeto na pista, podendo falhar. Numa condição como esta, é sempre mais fácil para o condutor controlar um veículo com os pneus dianteiros danificados, do que controlar o veículo com os pneus traseiros nestas condições, pelo simples fato que temos controle sobre o eixo dianteiro através da direção. Aqui a recomendação é que os pneus mais usados sejam colocados na dianteira.
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