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A Volkswagen do Brasil acaba de investir R$ 50 milhões em 12
novos equipamentos e ampliação dos laboratórios emissões e de motores na
fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo. Iniciado em 2011, o investimento
inclui novos dinamômetros de bancada (estático, para motores) e de chassis
(dinâmico, com o carro em movimento), entre eles o primeiro dinamômetro da
indústria brasileira para testes em veículos 4X4.
“O investimento reflete um dos focos da empresa que é de
desenvolver produtos cada vez mais eficientes e ambientalmente corretos.
Aumentar a eficiência é um dos passos mais importantes para alcançar a
sustentabilidade econômica, social e ambiental. As novas tecnologias darão
suporte para atender ainda mais às exigências do Programa InovarAuto”, declara
o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.
“Os novos equipamentos vão contribuir para o aumento da
eficiência energética dos produtos da marca. Com o suporte das novas
tecnologias e equipamentos, nossa meta é desenvolver veículos e motores cada
vez mais eficientes e ambientalmente corretos”, comentou o Dr. Egon Feichter,
vice-presidente de Desenvolvimento de Produto da Volkswagen do Brasil.
O investimento também inclui a ampliação da área de
acondicionamento de veículos melhorando a infraestrutura para realização de
testes. Nessa área, os carros permanecem por 12 horas, com temperatura
controlada, antes de serem testados.
Pioneiro na indústria, o laboratório de emissões –
inaugurado em 1976, 10 anos antes de existir no Brasil a lei de controle de
emissões de gases (Proconve – Programa de Controle da Poluição do Ar por
Veículos Automotores), destina-se a medir os gases emitidos pelos veículos produzidos
pela marca no Brasil e Argentina para o desenvolvimento, homologação e controle
de produção.
O Laboratório de Emissões da Volkswagen do Brasil está entre
os três maiores do País e realiza em torno de 40 testes de emissões por dia.
Cerca de 0,4% dos veículos produzidos pela marca no Brasil, destinados ao
mercado brasileiro, são testados no laboratório, além dos veículos também
fabricados na Argentina.
O Laboratório de Motores também presta suporte ao
desenvolvimento e homologação de novos veículos e motores. Graças aos testes é
possível medir e orientar, por exemplo, o melhor ajuste de potência, torque,
nível de emissões entre outros para cada motor.
Os testes
Antes de iniciar os testes, os veículos ficam em “repouso”
absoluto por 12 horas na área de acondicionamento com temperatura controlada de
20 a 26°C. No teste de emissões, o veículo roda no dinamômetro de chassis e
“percorre” um caminho que simula condições reais de trânsito, com acelerações,
frenagens, ultrapassagens, congestionamentos e paradas aos semáforos.
Os veículos rodam nos dinamômetros em várias condições, como
partida com o motor frio, com motor aquecido e com temperaturas mais elevadas.
Em um tubo colocado no escapamento do veículo os gases são coletados e
analisados com o objetivo de desenvolver motores cada vez mais com o foco na
preservação do meio ambiente. Diariamente, os especialistas analisam os gases
emitidos por protótipos e veículos de produção em série, bem como avaliam o
consumo de combustível.
“O investimento nos laboratórios de emissões e motores
evidencia o compromisso da marca em produzir carros cada vez melhores em
eficiência energética e desempenho, com menor impacto ambiental”, declarou
Henry Joseph Jr., gerente do Laboratório de Motores/ Emissões.
Programa de
Etiquetagem Veicular - INMETRO
De acordo com os dados mais atuais divulgados pelo INMETRO
(25/8/2014) a Volkswagen do Brasil é a marca com o maior número de versões e
modelos que atingiram a melhor classificação no PBE (Programa Brasileiro de
Etiquetagem) no ranking mais recente divulgado pelo INMETRO (Instituto Nacional
de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). São 41 modelos e versões no total que
receberam classificação A em suas categorias, o que representa uma melhor
eficiência energética, traduzida em um melhor índice de consumo de combustível.
Motor Premiado
Produzido na fábrica da Volkswagen em São Carlos (SP), o
motor 1.0l MPI de 3 cilindros Total Flex, da família EA211, oferece excelentes
níveis de consumo e desempenho – qualidades que lhe garantiram o prêmio “Motor
do Ano 2014”, concedido por um júri formado por jornalistas especializados e
engenheiros. A premiação é uma das mais importantes da indústria
automobilística brasileira.
Fonte: Volkswagen
do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
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