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A Volkswagen apresentou o
Connected Golf – o carro mais conectado da atualidade. Essa versão elétrica do
Golf, que é equipada com um sistema de informação e entretenimento de última
geração ("Discover Pro”), incorpora uma enorme gama de aplicativos,
smartfones e tabletes, por meio de seu avançado sistema de gerenciamento de
interface e da Volkswagen Car-Net.
Volkswagen Car-Net
Quatro grupos. A plataforma online
Volkswagen Car-Net dá acesso a conteúdo e serviços individuais de informação e
entretenimento. Os vários serviços e aplicações da Volkswagen Car-Net são
organizados em quatro grupos principais: Guide & Inform, e-Remote, Safe
& Secure (na Europa chamado de Security & Service) e App Connect. Eles
são aplicados de acordo com cada país.
App Connect. A Volkswagen é uma
das primeiras fabricantes de automóveis a integrar a maioria dos sistemas
operacionais mais importantes dos smartfones em seu carro de exibições
Connected Golf, baseado no App Connect. As três interfaces de software que
formam a base do App Connect são o Mirror Link (incluindo Samsung, HTC, LG e
Sony), o Android Auto (Google) e o CarPlay (Apple). Essas interfaces permitem
ao motorista utilizar diferentes aplicativos de smartfones integrados ao
sistema de informação e entretenimento.
Networking e navegação
inteligentes Além de aplicativos da Volkswagen Car-Net, o Media Control também
permite a integração ao sistema de infotainment do Connected Golf de tablets e
smartwatches. O Media Control utiliza um aplicativo especial que cria um
sistema de entretenimento de nova era para o banco traseiro.
O Travel Link também está
instalado no Connected Golf. Nos Estados Unidos, o sistema também transforma o
rádio em um centro de informações, acessando e exibindo dados de satélite, como
informações sobre o clima e resultados esportivos.
Regular Routes é o nome de uma
função através da qual o sistema de navegação detecta automaticamente – sem
necessidade de ativação pelo motorista – situações difíceis no trânsito ao
longo do caminho diário para o trabalho, por exemplo. Nesses casos, ele sugere
espontaneamente uma rota alternativa que não esteja congestionada. Todas essas
inovações mostradas no Connected Golf em Las Vegas já estão em produção e serão
introduzidas em breve. Enquanto isso, outro tema para o futuro dos carros de
série está sendo abordado pela solução conhecida como Parking Guide – uma
tecnologia para localizar espaços de estacionamento disponíveis.
App Connect
Um único sistema de infotainment
para quase todos os smartfones. A Volkswagen apresentou o MirrorLink pela
primeira vez – espelhando o smartfone na tela do veículo – por ocasião do
lançamento do Polo em 2014. O MirrorLink foi desenvolvido por um consórcio
industrial de fabricantes de automóveis e smartfones (Samsung, HTC, Sony e LG).
Apenas um ano depois, em 2015, a
Volkswagen irá expandir a gama de plataformas de smartfones, acrescentando
sistemas da Apple (Car Play) e Google (Android Auto). Da mesma forma que o
MirrorLink, eles são usados para exibir e operar aplicativos através da tela de
toque do sistema de informação e entretenimento. No futuro, a Volkswagen irá
incluir os sistemas Car Play, Android Auto e MirrorLink dentro do conceito App
Connect.
MirrorLink™. Em 2014, a Volkswagen
inclui sua primeira plataforma para smartfones em automóveis: MirrorLink. O
MirrorLink torna possível mostrar conteúdos e operar funções do smartfone por
meio da tela do sistema de infotainment. Para evitar distrair o motorista,
aplicativos desenvolvidos especialmente podem ser utilizados com o carro em
movimento.
A operação é intuitiva: o usuário
simplesmente conecta o smartfone ao carro e passa a usar o aplicativo por meio
da tela do sistema de infotainment. O MirrorLink utiliza um padrão desenvolvido
pelo Car Connectivity Consortium (CCC). Segundo esse padrão, os aplicativos dos
smartfones são “espelhados” na tela de toque do carro e, como mencionado, sua
operação é feita por meio do sistema de infotainment.
Como os aplicativos de smartfones
estão sempre atualizados, o MirrorLink nunca se torna obsoleto. Os aplicativos
da Volkswagen disponíveis no MirrorLink são: My Guide, Think Blue. Trainer,
Shared Audio e Sound Journey. A partir de agora, esses aplicativos estarão
disponíveis não apenas para o Mirror Link, mas também para todas as tecnologias
App Connect nos Estados Unidos.
• My Guide: Este aplicativo sugere
atrações na região próxima ao carro. Restaurantes, por exemplo, podem ser
escolhidos e integrados à navegação.
•
Think Blue. Trainer: O Think Blue. O
aplicativo Trainer ajuda o motorista a dirigir de forma eficiente e
ambientalmente amigável.
• Shared Audio: Este aplicativo
permite que qualquer pessoa no veículo repasse suas músicas favoritas de uma lista
de execução compartilhada e as execute dentro do carro.
• Sound Journey: As funções desse
aplicativo convertem cada trecho do caminho numa canção “composta” com base nos
dados do veículo e um gênero musical.
No futuro, as opções do MirrorLink
serão ampliadas não apenas com novos aplicativos da Volkswagen, mas também com
programas de parceiros externos. No momento, já estão disponíveis o Glympse,
Aupeo!, miRoamer e Parkopedia.
• Glympse: O motorista e os
passageiros podem usar o Glympse para comunicar sua localização a amigos e
conhecidos.
• Aupeo!: Esse aplicativo foi
desenvolvido para curtir música. Ele funciona como uma estação de rádio que
pode ser adaptada ao gosto pessoal.
• miRoamer: Esse aplicativo dá
aceso à maior seleção de rádios via Internet do mundo.
• Parkopedia: é a maior
fornecedora do mundo de informações sobre locais de estacionamento. Ela permite
ao usuário encontrar uma vaga disponível com maior rapidez, baseada em
informações sobre disponibilidade de espaço, horários de funcionamento e
preços.
Apple CarPlay. Em 2015, a
Volkswagen também oferecerá o CarPlay da Apple, como mostrado no CES, em Las
Vegas, no Connected Golf. Ele permite que qualquer pessoa com um iPhone 5, 5C,
5S, 6 ou 6 Plus utilize numerosos aplicativos de seus telefones por meio do
sistema de infotainment. Nesse sistema, também, os programas dos smartfones são
“espelhados”. O CarPlay conecta os aplicativos do iPhone Telephone, News, Maps
e Music ao sistema de infotainment através de uma interface USB. Os aplicativos
são controlados dentro do carro da Volkswagen por meio da tela sensível ao
toque do sistema de informação e entretenimento ou por controle de voz via Siri
(Apple).
• Telephone: Permite que tudo
funcione como no iPhone. Na tela de toque, os usuários podem executar as
funções: atender chamada, finalizar chamada, emudecer o telefone, mostrar o
teclado, consultar a agenda telefônica e recuperar mensagens de voz. Como
alternativa, tudo isso pode ser feito através do sistema Siri (pressionando o
botão de controle de voz no volante multifuncional).
• News: É muito prático ter as
mensagens de texto recebidas lidas pelo Siri. O melhor é que o Siri também pode
ser usado para gerar as próprias mensagens de texto do motorista ao dirigir.
• Maps: O CarPlay proporciona toda
a funcionalidade do aplicativo Maps no sistema de infotainment. Isso inclui
descrições detalhadas da rota (“curva a curva”), informações de trânsito e
tempo estimado da viagem.
• Music: O familiar acesso à
biblioteca de música é disponibilizado através da tela ou do Siri. O CarPlay
também reconhece outros aplicativos de áudio instalados para tocar música,
rádio e podcasts no iPhone. Por exemplo: Podcasts, Spotify e Sticher Radio.
Android Auto. O nome já descreve o
que ele pode fazer. O Android Auto foi desenvolvido pelo Google para smartfones
Android. Exatamente como no MirrorLink e no CarPlay, aplicativos selecionados
desses telefones são mostrados na tela do sistema de infotainment do carro. O
Android Auto será oferecido a partir de 2015. Uma conexão USB serve de
interface. Os numerosos aplicativos que podem ser incorporados através do
Android Auto incluem clássicos como o Google Maps, Google Play Music, WhatsApp
e Spotify. Também estão incluídos: SoundCloud, Text Me!, textPlus, Sticher
Radio, Pandora® internet radio, iHeartRadio, TuneIn Radio, Pocket Casts,
Joyride Podcast, Kik, MLB.com, NPR One, Songza e Umano. Muitos aplicativos do
Android Auto podem ser utilizados tanto através da tela de toque como pelo
controle de voz Google Voice. O controle de voz é ativado por um botão no
volante multifuncional do Volkswagen.
Guide & Inform. Na Europa, o
Guide & Inform oferece serviços como Online Traffic Information, Online
Destination Import, Google Earth, Google Street View, My Special Destinations
(integração de pontos de interesse personalizados), News, Vehicle Status Report
e Weather. Na América do Norte, alguns desses serviços estão integrados ao
Travel Link e ao Safe & Secure (ampliado com funções específicas para os
EUA). Por isso, nesse momento o Guide & Inform não será disponibilizado.
Safe & Secure. Serviços no
conjunto Safe & Secure da Car-Net permitem aos condutores de Volkswagens
otimizar sua segurança pessoal. Um botão
“SOS” e um botão de chamada para serviço na estrada, por exemplo, podem ser
usados para pedir ajuda prontamente. Além disso, podem ser acessadas muitas
informações importantes sobre o carro. O conceito geral é implementado por uma
unidade de controle no veículo.
e-Remote / e-Remote SmartTV.
Outros aplicativos que já foram implementados são as soluções Volkswagen
Car-Net no conjunto e-Remote. Esses aplicativos foram desenvolvidos
especialmente para uso em modelos elétricos e híbridos plug-in. Por isso, eles
já foram introduzidos no e-up! e no Golf GTE vendidos na Europa e no e-Golf
agora oferecido nos EUA. O e-Remote permite que o usuário faça ajustes e faça
pesquisas por meio do smartfone. Em Las Vegas, a Volkswagen demostrou que, no
futuro, será possível também controlar o e-Remote por meio de um smartwatch,
tal como o Samsung Gear S. Também está previsto um aplicativo que pode ser
utilizado através de um televisor ("SmartTV").
Travel Link
Informações via satélite. Para
máxima integração, a Volkswagen utiliza todas as fontes de dados. Além das
conexões online e terrestres e da recepção de rádio digital, nos Estados Unidos
também há transmissão de rádio via satélite. A fabricante alemã está oferecendo
recepção de rádio via satélite em cooperação com a companhia SiriusXM, baseada
nos EUA, sob o nome de Travel Link.
O rádio via satélite tem várias
vantagens. Para começar, como a transmissão é feita por satélite, permite o uso
em regiões não cobertas pelas transmissões de rádio por torres terrestres. Por
outro lado, várias informações suplementares podem ser recebidas via satélite,
o que tem tudo a ver com o Connected Golf. Na Europa, alguns desses serviços
estão integrados ao “Guide & Inform”.
Media Control
Entretenimento no banco traseiro
por meio de tabletes ou smartwatches. Até agora, o controle das funções e
informação e entretenimento podia ser feito apenas pelo motorista ou o
passageiro do banco da frente. O Media Control – uma nova extensão de infotainment
através de um aplicativo – permite agora o controle de todas as principais
funções por meio de um tablete, mesmo no banco traseiro. O Media Control será o
sistema de entretenimento para os passageiros de trás no futuro. Agora não é
mais necessário comprar equipamentos caros. Em vez disso, os passageiros de
trás podem simplesmente conectar seus tabletes ao sistema de infotainment do
carro através de Wi-Fi. Funcionalidades controláveis – que podem ser acessadas
no Connected Golf mostrado na CES – incluem rádio, todos os recursos de mídia
(USB, CD ou DVD, disco rígido, busca de músicas online), assim como navegação.
O menu Media mostra informações
como nome do artista, nome e capa do álbum. No rádio, é possível trocar de
estação por de ícones e listas, procurar estações e exibir informações e
frequências de transmissão. No menu Navigation, juntamente com as funções de
série, também é possível fazer uma busca de endereço no Google na Internet e
utilizar o resultado como destino para a rota. Além disso, os passageiros de
trás podem enviar dados de calendário de eventos e agenda de endereços, além de
destinos para navegação, para o sistema de informação e entretenimento. O
controle de volume pode ser ajustado em qualquer contexto, assim como o balanço
e fade do sistema de som. O tablete pode ser usado para selecionar uma entre as
fontes de áudio disponíveis, acessar a biblioteca de mídia e para controlar a
funções básicas de operação, como start, stop, pause, forward e back.
Para otimizar a facilidade de
operação e tornar mais fácil assistir filmes, a Volkswagen oferece como
acessório um suporte especial para tabletes que também fornece eletricidade ao
dispositivo. Uma inovação que a Volkswagen mostrou na CES em Las Vegas é como,
no futuro, será possível usar um smartwatch para controlar o sistema de
infotainment. Isto significa que os motoristas de carros da marca poderão,
basicamente, levar sua biblioteca de mídia no pulso.
Navegação que pensa à frente
Regular Routes. Os sistemas de
navegação fornecem informações detalhadas sobre a situação do trânsito, avisam
o motorista sobre congestionamento e sugerem rotas alternativas. No uso diário,
porém, a maioria dos motoristas não utiliza o sistema de navegação, pois suas
rotas são bem conhecidas. Um exemplo típico é o caminho diário de casa ao
trabalho, a ida ao supermercado ou à escola dos filhos. Por isso, a Volkswagen
agora está expandindo seus sistemas com a funcionalidade do Regular Routes.
Nele, o sistema de navegação "memoriza" os caminhos percorridos regularmente
e pesquisa a ocorrência de problemas de tráfego, mesmo quando o sistema de
navegação não estiver ativado. Se houver
pontos de congestionamento, por exemplo, ele recomenda um desvio.
Antes de sair, o motorista pode
optar por receber recomendações sobre seus caminhos habituais. Isto simplifica enormemente a entrada de
dados de destino. O Regular Routes também é ligado em rede com o restante da
eletrônica do veículo. O carro pode, por exemplo, usar as informações sobe a
rota prevista para limpar o filtro de partículas do motor diesel ao longo de um
trecho adequado ou integrar informações sobre descidas e trechos inclinados,
assim como operações de aceleração e frenagem, para coordenar a estratégia de
carga da bateria dos modelos híbridos tipo plug-in.
Parking Guide. Encontrar vagas de
estacionamento em áreas públicas com alto índice de sucesso é o que o Parking
Guide irá conseguir no futuro. O sistema é baseado nos mapas de ruas normais,
usados nos sistemas de navegação e nos servidores da Internet para calcular
rotas. Com o Parking Guide, a informação mostrada nesses mapas digitais é
ampliada, incluindo potenciais vagas de estacionamento ao longo das ruas.
Engenhosa é a maneira como os
dados são obtidos: através de sensores eletrônicos instalados em todos os
veículos que contam com sistema auxiliar de estacionamento. Eles podem
reconhecer as vagas disponíveis quando passam por elas pelas ruas constantes no
mapa. Cada carro computa individualmente
a taxa de ocupação da área de estacionamento onde se encontra e transmite os
dados online para um centro de computação. Assim, as informações provenientes
de muitos veículos anônimos são convertidas num padrão digital. Isto permite
criar um mapa digital que oferece informações sobre a taxa de ocupação de uma
determinada área de estacionamento individualmente, segundo o trecho da rua e a
hora do dia.
Os usuários do Parking Guide obtêm
informações sobre vagas para estacionar sugerindo onde a probabilidade de
encontra-las seja mais alta. O sistema não mostra pontos específicos. Além
disso, o sistema pode calcular “rotas de estacionamento” para o motorista
aproveitar as ruas com maior disponibilidade de vagas. Um benefício é que, enquanto os caminhos são
geralmente calculados segundo os critérios “mais rápido" ou "menor”,
o Parking Guide considera os dados regionais para personalizar o programa de
navegação.
Fonte: Volkswagen do
Brasil - Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
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