VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
A Honda apresenta o Civic 2016, e
traz como principal novidade o retorno da versão top EXR, que complementa a
linha já composta pelas configurações LXS e LXR. O Civic EXR é relançado com as
mudanças no exterior e interior do veículo recebidas pela versão LXR na linha
2015 – grade frontal diferenciada, barra cromada na tomada de ar do
para-choque, farol de neblina com formato circular, rodas de liga leve aro 17”,
porção superior do painel interior em preto e acabamento em pintura metalizada
na moldura do painel de instrumentos –, além de agregar tecnologias de
conforto, segurança e entretenimento.
Entre os destaques, a versão top
de linha traz o controle de tração/estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist)
e o sistema de direção MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering), que
interpreta o movimento do motorista favorecendo ou enrijecendo o esterço da
direção quando o carro começa a sair da trajetória em uma curva, auxiliando na
retomada do controle do veículo. O Civic EXR é equipado, ainda, com o HSA (Hill
Start Assist), assistente de partida em rampa, que mantém o veículo freado por
alguns segundos para auxiliar a saída em subida.
Mantendo a constante evolução do
modelo e a referência em dirigibilidade e tecnologia na categoria de sedãs
médios, a Honda também adotou esses recursos para o Civic LXR, como novidade da
linha 2016. O novo pacote de equipamentos torna o veículo ainda mais completo,
reforçando as características que o consagraram como um sucesso em seu
segmento: prazer ao dirigir, alta tecnologia, sofisticação e design esportivo e
jovial.
Além das inovações compartilhadas
com a versão LXR, a EXR possui equipamentos exclusivos. No exterior, os
destaques são o teto solar e as maçanetas das portas cromadas – na LXR, as
peças são pintadas na cor da carroceria. Internamente, a versão top de linha
traz um novo sistema multimídia com monitor LCD escamoteável de 7” e navegador
integrado ao painel.
Essa unidade traz software mais
avançado do que a geração anterior, incluindo GPS integrado com as informações
de trânsito das principais capitais do país – inicialmente, São Paulo, Rio de
Janeiro, Brasília e Belo Horizonte. O hardware também é novo e possibilita a
conexão Wi-Fi com o uso de browser para acesso à internet (quando o veículo não
estiver em movimento), além da conexão Bluetooth para realização de chamadas e
reprodução de áudio.
Ainda como novidade foi
incorporada a entrada HDMI que permite a reprodução de áudio, vídeo e imagens
em alta definição por meio de dispositivos como notebooks, câmeras digitais e
outros. Também existem agora duas entradas USB, além do CD player e da entrada
auxiliar. A reprodução de imagem da câmera de ré passa a ter três modos de
visão (normal, com campo ampliado e de cima para baixo), incluindo a função de
guia dinâmica, na qual a linha de guia acompanha a rotação do volante.
Nas versões LXR e LXS do Civic
2016, a central de áudio é composta por um monitor LCD colorido de 5 polegadas
no painel de instrumentos, que reproduz as informações gerais do veículo, o
computador de bordo e a imagem da câmera de ré, além de dados do sistema de
áudio, que conta com CD player, entrada auxiliar, USB e Bluetooth.
O ar-condicionado é digital em
toda a linha, possibilitando a manutenção da temperatura ideal no interior do
veículo. O painel possui a parte superior na cor preta, em contraste com a
parte inferior em cinza-claro, e acabamento em pintura metalizada na moldura do
painel de instrumentos, conferindo um aspecto esportivo e sofisticado. As
versões LXR e EXR ainda possuem função de acendimento automático dos faróis,
revestimento dos bancos em couro e os botões de comando no volante possuem aro
cromado.
O Honda Civic 2016 traz, em todas
as versões, direção assistida por sistema elétrico, freios a disco nas quatro
rodas, ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de frenagem). A versão EXR
ainda agrega airbags laterais e de cortina.
Por fora, além do visual atraente
e esportivo, destaque para o farol baixo com projetores do tipo canhão, que
aprimora o foco, proporcionando mais segurança devido ao melhor direcionamento
da luz em condução noturna. Nas versões LXR e EXR, as rodas são de liga leve
aro 17”, com design exclusivo e acabamento diamantado. Os pneus 205/50R17
garantem melhor dirigibilidade, com menor resistência ao rolamento, sem
comprometer o conforto dos passageiros.
Toda a linha Civic 2016 – desde a
versão de entrada LXS i-VTEC 1.8 SOHC até a top EXR i-VTEC 2.0 SOHC – conta com
o moderno sistema FlexOne, que dispensa o tanque auxiliar para partida a frio,
garantindo um acionamento do motor de forma rápida e segura, mesmo em situação
de baixa temperatura ambiente, além de performance com economia de combustível.
Com essa tecnologia, ao acionar o controle da chave para destravar as portas,
um conjunto de aquecedores entra em ação diretamente na linha de combustível
tornando a temperatura, principalmente do etanol, ideal para compor uma mistura
ar/combustível pronta para entrar em combustão imediata.
O motor i-VTEC 1.8 SOHC gera
potência máxima de 140 cv a 6.500 rpm com a utilização de etanol – quando
abastecido com gasolina, são 139 cv a 6.200 rpm. Além da opção de transmissão
manual com seis velocidades, a versão LXS conta com a caixa automática de cinco
velocidades, que proporciona ao condutor uma direção mais prazerosa e
confortável.
Nas versões LXR e EXR, o propulsor
é o i-VTEC 2.0 SOHC, que garante performance com economia de combustível. Esse
motor desenvolve 155 cv de potência a 6.300 rpm quando abastecido com etanol e
150 cv com gasolina, na mesma rotação. A transmissão automática é equipada com
paddle shift (aletas atrás do volante), oferecendo uma condução mais esportiva.
O Civic 2016 continua equipado com
a função ECON, que permite uma condução mais econômica. Ao ativar o recurso por
um botão, diversos sistemas do veículo alteram seu funcionamento para
privilegiar o baixo consumo de combustível, como o controle eletrônico da
injeção – ETCS (Electronic Throttle Control System) – e o ar-condicionado.
Os preços públicos sugeridos para o modelo com pintura
sólida são:
LXS MT R$ 70.900
LXSAT R$ 73.900
LXR
AT R$ 78.400
EXR
AT R$ 88.400
(Acréscimo de R$ 1.200 para
pintura metálica/perolizada)
Fonte: S2Publicom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.