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A Magneti Marelli, uma das principais fabricantes de
sistemas e componentes automotivos de alta tecnologia do mundo e a primeira a
lançar comercialmente o software para o sistema bicombustível, comemora os 40
anos do Programa Nacional do Álcool (Proálcool), considerado o mais
bem-sucedido modelo de substituição do petróleo por um combustível alternativo,
em larga escala. Historicamente na vanguarda das tecnologias empregadas pelo
setor automotivo, a Magneti Marelli conquistou a liderança do mercado com o
desenvolvimento de softwares para o sistema multicombustível, tornando-se a
maior fornecedora do segmento.
Apesar de bem-sucedido, o Proálcool atravessou um período
crítico no final dos anos 90. Entre 1996 e 2002, a produção de veículos movidos
a etanol foi praticamente a zero. O combustível começou retomar o mercado em
2003, quando a Magneti Marelli lança o SFS® (Softtware Flexfuel Sensor), que
revolucionou a indústria automobilística, equipando o Volkswagen Gol, primeiro
modelo nacional comercializado com o sistema, cujo maior diferencial é o software
que gerencia a queima do álcool, da gasolina ou de qualquer proporção de
mistura entre os dois combustíveis no motor.
Desde o lançamento do SFS®, a Magneti Marelli tem trabalhado
na evolução contínua do software para torná-lo cada vez mais eficiente. Prova
disso é a nova geração de ECU (Electronic Control Unit ou unidade de controle
eletrônico), lançada no final de 2014 com ainda mais capacidade de
processamento de dados, que integra novos algoritmos de cálculo, tornando o
SFS® ainda mais eficaz e, consequentemente, reduzindo o consumo e a emissão de
poluentes.
Atualmente, a Magneti Marelli é líder no segmento de
bicombustíveis no mercado brasileiro e fornece seu sistema para as montadoras
CAOA/Hyundai, Fiat, Ford, Mitsubishi e Volkswagen.
Outro destaque foi a construção de uma nova fábrica para
produção dos bicos injetores batizado pela Magneti Marelli de Pico Eco®
desenvolvido especificamente para motores bicombustíveis. Foram investidos US$
25 milhões nessa nova linha, que desde sua inauguração em 2009, já produziu
mais de 16 milhões de bicos injetores.
A Magneti Marelli do Brasil desenvolve e fornece tecnologias
que agregam o que há de mais moderno em nível mundial, com baixo custo e
priorizando o conforto dos usuários e a sustentabilidade. Além do sistema flex,
outro exemplo dessa competência é o câmbio automatizado Free Choice®,
desenvolvido originalmente para a Fórmula 1 e que estreou no mercado automotivo
nacional em 2008, equipando o Fiat Stilo e, atualmente, presente na linha
Dualogic, da Fiat, e iMotion, da Volkswagen (exceto up!).
Líder de mercado com mais de 90% de participação, trata-se
de um sistema de troca de marchas robotizado que aposenta o pedal da embreagem.
O recurso permite ao motorista acostumado ao câmbio manual uma experiência inédita
de conforto na condução, com a utilização do modo automático ou manual, além de
proporcionar redução do consumo de combustível e melhorias no desempenho do
veículo.
Desde o seu lançamento, a Magneti Marelli vem investindo na
evolução do Free Choice®, sempre priorizando a segurança e o conforto. Exemplos
são o Acelerômetro, capaz de reconhecer quando o veículo estiver em uma via
inclinada, suavizando a arrancada e troca de marchas em rampa, além das funções
Creeping - coloca o carro em movimento ao se aliviar o pé do freio, facilitando
manobras de estacionamento e garantindo mais conforto no tráfego lento das
grandes cidades - e Auto Up-shift Abort, que garante ultrapassagens mais
seguras ao “perceber” a intenção de manobra do condutor, proporcionando
respostas mais rápidas ao comando do acelerador.
Fonte: Media
Relations do Grupo Magneti Marelli
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