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A Ford anunciou que a venda de veículos equipados com
motores EcoBoost deve superar o volume anual de 1 milhão de unidades nos
Estados Unidos. A aceitação dessa nova tecnologia cresce também em várias
partes do mundo, como no Brasil, onde está presente no Fusion, líder do
segmento de sedãs de luxo.
O crescimento na venda dos novos motores da Ford é um
reflexo da procura por veículos mais eficientes e econômicos. A tecnologia
EcoBoost combina blocos compactos equipados com turbo, injeção direta e comando
de válvulas variável para oferecer um desempenho equivalente de motores maiores
com um consumo até 15% menor.
Lançada em 2009, a família EcoBoost chegou a 2 milhões de
unidades em 2013 e, este ano, comemorou 5 milhões de motores, com aceitação
crescente nos mercados globais. A linha hoje é formada pelas versões 1.0 de
três cilindros; 1.5, 1.6, 2.0 e 2.3 de quatro cilindros; e os potentes V6 de
2.7 e 3.5 litros. Um novo V6 de 3.0 litros, exclusivo da linha Lincoln, vai
estrear em 2016.
Nos Estados Unidos, este ano os motores EcoBoost já
respondem por 78% das vendas do Escape, 64% da F-150 e 43% do Fusion. A van
Transit e o Mustang completam a lista de modelos mais vendidos com essa
motorização. Para atender à demanda do EcoBoost 2.0 que vai equipar o novo
Edge, a Ford investiu recentemente quase US$ 200 milhões em sua fábrica de
motores em Cleveland, nos EUA.
Na Europa, o motor EcoBoost 1.0 hoje equipa 20% dos carros
vendidos pela marca e a Ford dobrou a capacidade de produção da fábrica de
Colônia, na Alemanha, para mais de 1.000 unidades por dia para atender a
demanda. A tecnologia está impulsionando também a venda de esportivos, nos
modelos Mustang 2.3, Fiesta ST 1.6 e Focus ST 2.0. No Brasil, o Fusion tem
cerca de 80% das vendas concentradas na versão EcoBoost.
Fonte: Imprensa
Ford
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