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O dia 22 de junho marcou a abertura
da primeira rodovia elétrica do mundo na Suécia. A Ministra da Infraestrutura
do país, Anna Johansson e o Ministro da Energia, Ibrahim Baylan, inauguraram o
primeiro sistema de rodovia elétrica em uma estrada pública. Pelos próximos
dois anos, um sistema de catenária da Siemens para caminhões será testado em um
trecho de dois quilômetros da rodovia E16 ao norte de Estocolmo. O ensaio
utilizará dois veículos híbridos a diesel fabricados pela Scania e adaptados,
em colaboração com a Siemens, para operar sob o sistema de catenária.
"O sistema de Rodovia elétrica
da Siemens tem o dobro da eficiência dos motores de combustão interna
convencionais. A inovação da Siemens alimenta os caminhões com energia a partir
de uma catenária. Isto significa não apenas que o consumo de energia é reduzido
pela metade, mas que a poluição do ar local também é reduzida”, diz Roland
Edel, engenheiro chefe da divisão de mobilidade da Siemens.
O transporte é responsável por mais
de um terço das emissões de CO2 da Suécia, com quase metade disso sendo
originado pelo transporte de mercadorias. Como parte de sua estratégia de
proteção do clima, a Suécia comprometeu-se a ter um setor de transporte
independente de combustíveis fósseis até 2030. Devido ao crescimento esperado
no transporte de carga, o transporte rodoviário de mercadorias tende a crescer
da mesma forma que a capacidade ferroviária aumenta. É necessário, portanto,
encontrar uma solução para transporte rodoviário de mercadorias livre de gás
carbônico.
Durante o teste de dois anos, a
Trafikverket, Administração de Transportes da Suécia e o Condado de Gävleborg
querem criar uma base de conhecimentos para saber se o sistema de Rodovia
elétrica da Siemens é adequado para futuro uso comercial de longo prazo e
implantação adicional. "De longe a maior parte das mercadorias
transportadas na Suécia passa pelas rodovias, mas apenas uma parte limitada das
mercadorias pode ser transferida para outros tipos de modal. É por isso que
temos de libertar os caminhões de sua dependência de combustíveis fósseis, para
que eles também possam ser utilizados no futuro. Rodovias elétricas oferecem
essa possibilidade e são um excelente complemento para o sistema de
transporte", diz Anders Berndtsson, estrategista-chefe da Administração de
Transportes da Suécia.
O núcleo do sistema é um pantógrafo
inteligente combinado com um sistema de acionamento híbrido. Um sistema de
sensores permite que o pantógrafo seja conectado e desconectado da catenária a
velocidades de até 90 km por hora. Caminhões equipados com o sistema são
alimentados pela fiação de catenárias aéreas à medida que se movimentam,
permitindo sua viagem eficiente e sem emissões locais. Graças ao sistema
híbrido, também são possíveis operações fora da linha de contato, mantendo
assim a flexibilidade dos caminhões convencionais. A tecnologia da Rodovia
elétrica apresenta uma configuração aberta. Como resultado, soluções de
baterias ou gás natural, por exemplo, podem ser implementadas como uma
alternativa para o sistema de acionamento híbrido a diesel usado na Suécia.
Isso permite que o sistema seja adaptado com flexibilidade para a aplicação
específica.
No momento, a Siemens está
desenvolvendo outro projeto de demonstração de Rodovia elétrica na Califórnia.
Este projeto está sendo realizado em colaboração com a montadora Volvo em nome
do Distrito de Controle de Qualidade da Costa Sul (SCAQMD). Os testes serão
realizados ao longo de 2017 para ver como diferentes configurações de caminhões
interagem com a infraestrutura Rodovia elétrica nas proximidades dos portos de
Los Angeles e Long Beach.
Fonte: Siemens Brasil
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