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Sempre indo além e inovando, a
Nissan traz uma novidade para o segmento de carros compactos que oferecerá o
melhor em conforto, desempenho e consumo: a transmissão XTRONIC CVT® para o
Nissan March e o Nissan Versa, modelos que são produzidos pela marca em seu
Complexo Industrial de Resende (RJ). Essa nova opção de transmissão da linha de
compactos da marca japonesa chega para se posicionar como uma das melhores do
segmento. Afinal, é mais que automático. É XTRONIC CVT®.
Por ser atrevida, a Nissan optou
pela caixa continuamente variável XTRONIC CVT® para equipar as novas versões do
Nissan March e do Nissan Versa. Trata-se de uma transmissão reconhecida
mundialmente e difundida em modelos da marca de segmentos superiores como
Sentra e Altima e em crossovers vendidos em diversos mercados pelo mundo como
Qashqai, Juke e Murano.
Com a novidade, que passa a estar
disponível para as versões equipadas com motor 1.6 16V, a Nissan disputará uma
fatia do mercado que tem clientes cada vez mais interessados nesse tipo de
transmissão: 40% dos futuros compradores de carros compactos quer um automático
e 95% dos atuais donos de um modelo sem pedal de embreagem afirmam que seu
próximo veículo também terá este recurso.
A Nissan chega, assim, seguindo sua
filosofia de Mobilidade Inteligente (Intelligent Mobility) com um sistema que
traz muita tecnologia embarcada e oferece o melhor em desempenho e conforto. O
câmbio continuamente variável, por exemplo, não dá os famosos trancos nas
trocas de marchas das caixas automáticas tradicionais, pois não funciona com
engrenagens, mas sim com duas polias que variam de tamanho de acordo com a
velocidade requisitada na condução. Tudo para entregar conforto, desempenho e
economia de combustível.
A transmissão XTRONIC CVT® é
constituída de duas polias de diâmetro variável, ligadas por uma correia
metálica, sendo que a Primária (conhecida como condutora) recebe o torque do
motor e a Secundária (ou conduzida) o transmite ao diferencial. Cada polia tem
dois cones que se afastam ou se aproximam, diminuindo ou aumentando a largura
do canal onde passa a correia, elevando ou reduzindo a velocidade do carro de
acordo com as demandas do pedal do acelerador.
A caixa que equipa os modelos
Nissan March e Nissan Versa é da última geração produzida pela Nissan para o
segmento de veículos compactos e é adotada em vários países do mundo. Agora,
ela faz sua estreia no mercado brasileiro. Produzida pela Jacto, empresa do
grupo Nissan, o câmbio XTRONIC CVT® dos compactos produzidos em Resende utiliza
a mesma tecnologia que entrega muito conforto aos proprietários de Sentra e
Altima, mas em um tamanho menor, adequado aos dois veículos.
Uma das novidades dessa caixa de
última geração é o sistema "Lock Up" com Active Slip Control. Com
ele, o XTRONIC CVT® obtém acelerações com respostas mais vigorosas e sem alternâncias,
pois "segura" a polia e a solta de forma gradual para que o torque
seja transmitido de forma linear e rápida.
Com a adoção de uma nova correia
com maior área de contato, houve melhora na capacidade de transmissão de torque
por conta do novo formato, o que amplia a área de contato. Além disso, houve
aumento na rigidez da polia. Isso assegura uma capacidade de torque estável
mesmo nos estados transitórios de mudança de velocidades. E com menos pressão
de contato, reduz-se a fricção interna em cerca de 5%.
Outra melhoria nessa geração de
transmissão continuamente variável para veículos compactos está na otimização
da bomba de óleo. Foi abolida a válvula de controle de entrada do óleo e a
geometria da área de sucção foi modificada. Assim, a engenharia obteve a
redução do nível de atrito da peça em 30% em comparação com a anterior.
A Nissan também utiliza o método de
partícula para visualização do fluído do XTRONIC CVT®. Isso melhora a geometria
da câmara e também do diferencial, para a drenagem do fluído e redução da
resistência na câmara em 40%.
Entre os compromissos da Nissan com
seus clientes está o equilíbrio entre o bom desempenho do veículo com a
economia de combustível. Com as modificações e um peso menor, o XTRONIC CVT® de
nova geração que agora equipa os Nissan March e Nissan Versa proporciona o
melhor desempenho em consumo de combustível, já que mantém a rotação do motor
adequada e torque sobre todas as condições de condução.
Dessa forma, os dois modelos
obtiveram nota "A" no Programa Brasileiro de Etiquetagem, do Inmetro,
em suas categorias. Os dois modelos da Nissan também receberam o selo do Conpet
para veículos leves, concedido aos modelos que participam do programa de
etiquetagem que atingem grau máximo de eficiência energética. Reproduziram os
resultados das suas versões equipadas com câmbio manual.
Com etanol, o Nissan March 1.6 16V
obteve no programa 7,8 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada, enquanto faz 12
km/l na cidade e 15 km/l na estrada quando equipado com gasolina. O Nissan
Versa 1.6 16V fez 7,8 km/l (cidade) e 10 km/l (estrada) e 12 km/l (cidade) e 14
km/l (estrada) com gasolina.
O XTRONIC CVT® dos Nissan March e
Nissan Versa conta também com a função "Overdrive". Um botão na
lateral da alavanca do câmbio permite ao motorista mudar o regime de rotação do
motor para uma maior faixa de giro, proporcionando melhores respostas nas
acelerações. A opção traz vantagem nas ultrapassagens de veículos, acelerações
em subidas, frenagem de alta velocidade nas curvas e permite a redução de
velocidade pelo freio motor.
Os proprietários de March e Versa
com transmissão XTRONIC CVT® desembolsarão R$ 2.344 para realizar todas as
revisões até os 60 mil km, com intervalos de 10 mil km – é o menor total
encontrado entre os modelos que disputam mercado com os dois compactos da
Nissan. Confira os preços de cada manutenção obrigatória, que incluem a mão de
obra e serão os mesmos nas concessionárias Nissan de todo o País.
Além disso, há novidades nos
acabamentos para a linha 2017. As principais para o Nissan Versa são mudanças
de versões e conteúdo. A versão de entrada 1.0, por exemplo, passa a se chamar
1.0 Conforto. Os itens de série do pacote "Pack Plus" foram
incorporados às versões de entrada e a versão 1.6 SV sem o "Pack
Plus" passa a se chamar 1.6 S. Assim, as versões base ficam mais
equipadas.
O Nissan Versa conta agora com
vidros elétricos nas quatro portas de série, além do ISOFIX disponível a partir
da versão 1.6 SV.
Assim como o Versa, os conteúdos
dos pacotes "Pack Plus" e "Pack Multi" para o Nissan March
também foram incorporados nas versões de entrada. Sendo assim, tanto para o
March quanto para o Versa, não haverá mais esses dois pacotes.
Confira a lista de versões e preços:
+March 1.0 Conforto M/T: R$ 38.790
+ March 1.0 S M/T: R$ 41.690
+ March 1.0 SV M/T: R$ 44.690
+ March 1.6 S M/T: R$ 46.190
+ March 1.6 SV M/T: R$ 49.290
+ March 1.6 SV M/T: R$ 53.590
+ March 1.6 SV CVT: R$ 54.090
+ March 1.6 SL CVT: R$ 58.390
+ Versa 1.0 Conforto M/T: R$ 44.690
+ Versa 1.0 S M/T: 47.990
+ Versa 1.6 S M/T: R$ 50.690
+ Versa 1.6 SV M/T: R$ 53.190
+ Versa 1.6 SV CVT: R$ 57.990
+ Versa 1.6 SL M/T: R$ 59.890
+ Versa 1.6 SL CVT: R$ R$ 64.690
+ Versa 1.6 Unique CVT: R$ 66.290
Fonte: NissanNews.com.
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