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Com a proximidade do feriado prolongado da 
Proclamação da República, milhares de brasileiros tomam as estradas para
 aproveitarem seus momentos de folga. Para uma viagem tranquila e sem 
sustos, é muito importante prestar atenção aos itens de segurança dos 
veículos. Entre esses artigos, estão os pneus, que são o principal elo entre o veículo e o solo. Eles
 influenciam diretamente todo o comportamento dinâmico de um carro e 
suas boas condições favorecem a segurança do motorista e dos 
passageiros. Reconhecer o momento ideal para a troca deles é uma tarefa muito importante que a Bridgestone, maior fabricante de pneus do mundo, faz questão de explicar aos consumidores.
“Existem
 muitas variáveis que podem determinar o momento certo para realizar a 
troca dos pneus”, comenta José Carlos Quadrelli, gerente geral de 
Engenharia de Vendas da Bridgestone do Brasil. “Pode variar de acordo 
com o tipo de pneu (radial ou diagonal), com o volume de carga 
transportada, a maneira como o motorista conduz o veículo (freadas, 
arranque, curvas, etc), o tipo de estrada onde o veículo trafega, o 
clima, a manutenção correta e alguns outros fatores.”
Desta maneira, o motorista deve adotar o TWI
 (Indicadores de Desgaste da Banda de Rodagem) como principal indicativo
 a ser considerado. Eles são ressaltos de borracha que ficam nos sulcos 
dos pneus e possuem 1,6 mm de profundidade. Quando chegam ao seu limite,
 sinalizam que o pneu deve ser trocado, pois passou a ser considerado 
‘careca’, interferindo na segurança e se tornando passível de autuação 
pelas autoridades de trânsito. “A regra TWI só não é válida para pneus 
com bolhas, rasgos ou perfurações, que nestes casos devem ser 
substituídos imediatamente”, comenta Quadrelli. 
Caso ocorra a necessidade da troca, como saber qual tipo de pneu é ideal para cada carro?
A
 primeira dica é checar o manual do veículo e verificar quais são as 
medidas e o índice de carga e velocidade do pneu do carro. Se o 
motorista não possuir o manual, deve entrar em contato com a montadora 
para obter tais informações. Caso o pneu velho seja original, é possível
 verificar estas informações em suas laterais. Lá constam dois números 
separados por uma barra que indicam largura e altura. A letra indica o 
tipo (radial ou diagonal) e o número seguinte trata-se do aro da roda. 
Desta maneira, por exemplo, o pneu 175/70R13 82T tem 175 mm de largura 
de seção, altura igual a 70% da largura de seção, é radial e é montado 
em rodas de aro 13 polegadas. Se não houver letra é porque ele é 
diagonal.  O número 82 é o 
índice de carga e indica que ele suporta uma carga de 475 kg. Já a letra
 T é o símbolo de velocidade e indica que o pneu pode ser usado a 
velocidade de 190 km/h quando submetido à carga máxima.
Além
 destas orientações, é preciso que, em um mesmo eixo do veículo, os 
pneus sejam iguais (mesma marca, modelo e medida), pois podem ser 
fabricados de forma diferente e com componentes que interfiram no 
comportamento do veículo. “Pneus de dimensões diferentes não devem ser 
montados no mesmo carro, a não ser em casos nos quais o automóvel já vem
 de fábrica com medidas diferentes nos 2 eixos, como ocorre com alguns 
modelos super-esportivos”, finaliza Quadrelli.
Fonte: Assessoria de imprensa - Bridgestone do Brasil Ind. e Com. Ltda.

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