segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Setor automotivo não está preparado para transformação digital, aponta pesquisa



VISITE O SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br
 
As novas tecnologias já permitem carros sem motorista e aplicativos que promovem uma direção mais segura. As possibilidades para o setor automotivo são infinitas, mas o progresso ainda esbarra no desconhecimento das empresas, que sequer criaram estratégias para promover a transformação digital. É que revela o recém-lançado ICTd - Índice CESAR de Transformação Digital.

Numa escala de zero a 100, as empresas do setor automotivo marcam 57,34 pontos, ou seja, atendem a 57,34% dos quesitos necessários para a transformação digital. Para chegar a essa média, foram avaliados o nível de maturidade das empresas a partir de oito eixos: Cultura & Pessoas, Consumidores, Concorrentes, Inovação, Processos, Modelo de Negócios, Dados & Ambiente Regulatório e Tecnologias Habilitadoras. Destes, o mais maduro no setor automotivo é o eixo de Modelo de Negócios (61,58), seguido por Consumidores (61,05). Já os eixos que estão mais distantes da transformação digital estão Tecnologias (52,96) e Inovação (54,37).

Transformação Digital é a destruição criativa, em rede, dos modelos de negócios tradicionais provocada pela maturidade das plataformas digitais. “Há incorporações tecnológicas importantes no produto, no entanto estas empresas não mudaram a forma como inovam, como trabalham com seus consumidores, como competem entre si e com outros setores. Tanto é que estão sendo atacadas pelo setor de transporte via apps, como Uber e 99”, destaca o CDO - Chief Design Officer do CESAR, Eduardo Peixoto

O estudo mostra ainda que apenas 37,36% das empresas brasileiras do setor automotivo estão se preparando para lidar com essa nova realidade. A maioria sequer deu os primeiros passos nesse sentido. E ao se analisar as empresas que de fato já têm ações em curso ou planejadas, o que a pesquisa apresenta é que ainda existe uma grande expectativa de que o digital traga melhorias mais operacionais e pouco transformacionais.

A pesquisa do CESAR, centro de inovação, educação e empreendedorismo com sede em Recife e regionais em Manaus, Curitiba e Sorocaba, foi realizada em parceria com a Automotive Business entre os meses de abril e junho de 2019 e abrangeu 138 empresas do setor automotivo de todo o país. “De uma forma geral, quando a gente fala de Transformação Digital, não se pode olhar apenas para um aspecto”, destaca o CDO do CESAR.

O relatório completo com o detalhamento do resultado deste estudo está disponível no link: http://auto.transformacao.cesar.org.br

Fonte: www.compliancecomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.