quarta-feira, 17 de junho de 2020

Carro parado na quarentena também precisa de cuidados


VISITE O SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br
 
 Desde que medidas de isolamento social foram implementadas, muitos daqueles que utilizavam seus veículos para trabalhar, estudar, viajar ou para atividades cotidianas, como ir ao supermercado, optaram por deixá-los na garagem até que a situação se normalize.

Porém, não é porque o carro está estacionado que ele não precisa de atenção. Dependendo do período que estiver sem uso, pode apresentar problemas de funcionamento que inviabilizam a sua circulação e, principalmente, que pesam no bolso.

Para evitar esse tipo de surpresa, o gerente de Marketing da Allianz Assistance, Renato Rotta, listou cinco pontos que devem ser levados em consideração para garantir a conservação e funcionamento do automóvel. Confira:

Limpeza

Providenciar uma boa limpeza tanto externa quanto interna para o carro é essencial para preservar o estado do veículo. “Verificar se não há migalhas de alimentos e retirar o pó do painel e dos componentes presentes dentro do carro, encerar a carroceira é uma opção para evitar que a sujeira grude na pintura”, aconselha o executivo. “Além disso, devido às atuais circunstâncias, em que sempre estamos higienizando as mãos com frequência, especialistas recomendam que deixar o frasco de álcool em gel no interior do carro pode diminuir a sua eficácia, uma vez que com a exposição ao calor o álcool pode evaporar. Vale lembrar que riscos de combustão são remotos, mas também é importante levá-los em consideração, principalmente se deixar o frasco próximo de alguma fonte de ignição”, pontua.

Não se esqueça dos fluídos

Com o carro desligado por longos períodos, é possível que nas idas rápidas ao supermercado e farmácias ocorra a rodagem com o motor frio. “O impacto causado ao veículo acontece pela contaminação do óleo do motor. Por isso, quando a quarentena terminar, não hesite de trocar o fluído lubrificante mesmo que a data estipulada para não tenha sido atingida”, enfatiza.

Atenção na gasolina!
Caso o carro esteja com o tanque de combustível cheio, é preciso prestar atenção para que o conteúdo não prejudique o sistema. “A gasolina ou o álcool possuem validade e quando o produto fica por muito tempo no tanque sem ser utilizado pode começar a formar goma, ou seja, uma borra que pode gerar o entupimento do sistema e ressecar as juntas”, enfatiza. “Procure abastecer o automóvel com um líquido de validade maior e sempre fique de olho no tempo de paralisação do carro para realizar a troca”, aconselha.

Verifique componentes usados com mais frequência

Renato indica ligar o ar condicionado durante 30 minutos a cada 15 dias. “Isso fará com que o sistema de vedação do gás e das mangueiras seja lubrificado, evitando o ressecamento do item. Mostrar ao carro que ele está sendo usado e aquecer os componentes pode gerar um tempo de vida maior enquanto ele estiver parado”, afirma.

Ligue o veículo de vez em quando

Dar algumas voltas no quarteirão é o melhor cuidado que se pode ter com o automóvel. Isso porque, mantém o conjunto mecânico em bom estado e lubrificados. “Se quiser que todo o carro seja beneficiado neste processo, é fundamental aquecer toda a composição. Rodar 5km a cada 15 dias já é o suficiente para deixar o veículo em dia para quando retornar às ruas”, afirma. “Ligar o veículo dentro da garagem também é uma outra opção benéfica ao carro. Para isso, é preciso que a garagem esteja aberta e bem ventilada, evitando outros problemas”, finaliza Rotta.

Fonte: agenciarace

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.