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A equipe Mauá
Racing, do Instituto Mauá de Tecnologia (SP), conquistou com um Baja
movido a hidrogênio o primeiro lugar na classificação geral do SAE BRASIL & Ballard Student H2Challenge 2024,
este ano em sua terceira edição presencial. A equipe alcançou a soma de
929,5 de pontos classificação geral do total máximo de 1.000 da
competição. O desafio foi realizado de 31 de julho a 04 de agosto, em
paralelo à tradicional Fórmula SAE, em pistas separadas do ECPA.
A segunda colocada foi a Unicamp Baja SAE, da Universidade Estadual de Campinas (SP), com 563,7 pontos, equipe bicampeã do SAE BRASIL &Ballard Student H2Challenge ano passado. O terceiro lugar ficou com a UFABC Challenger Racing Team, da Universidade Federal do ABC, que garantiu 423,7 pontos com um Fórmula movido a hidrogênio.
Estreantes - Após terem passado por cinco etapas classificatórias até 31 de julho para a competição 2024 as equipes estreantes apresentaram projetos. Entre as novatas inscritas destacaram-se a equipe Hera E-Racing H2, da Universidade Federal Fluminense (RJ), que obteve 713 pontos do total máximo de 1.100 para projetos e UFPR H2, da Universidade Federal do Paraná (PR), com 382,8 pontos.
Segundo Monica Saraiva Panik, mentora da Mobilidade a H2 da SAE BRASIL e coordenadora do desafio, a competição deu um salto em 2024 no número de especialistas da indústria dedicados a aumentar o conhecimento dos estudantes no tocante à inovação, escolha e instalação de componentes nos projetos. “As equipes demonstraram capacitação em tecnologias de powertrain elétrico e célula a combustível, softwares de controle veicular, gerenciamento de projeto e, sobretudo, na necessária multidisciplinaridade de áreas para projetar, construir, testar e operar um veículo movido a hidrogênio” destaca.
Os Fórmulas e Bajas elétricos movidos a hidrogênio (célula a combustível) foram desenvolvidos e construídos por estudantes de nove universidades brasileiras e passaram por avaliações estáticas e dinâmicas na competição SAE BRASIL & Ballard Student H2Challenge 2024, pioneira da modalidade no Brasil e no mundo. A competição conta com a mentoria técnica de engenheiros voluntários da SAE BRASIL e executivos das indústrias apoiadoras, conectando a academia com a indústria e formando profissionais em diversas áreas envolvidas.
Superação – Com o objetivo de transferir conhecimento às universidades brasileiras e oportunidade aos estudantes de trabalharem com tecnologia de pontaao lado de engenheiros experientes da indústria nacional e internacional, o SAE BRASIL &Ballard Student H2Challenge foi lançado em nível nacional em 2020, com 15 universidades inscritas que participaram de cursos de capacitação online gratuitos organizados pela SAE BRASIL. Durante a pandemia foram realizadas as etapas virtuais e oito equipes se classificaram para construir seus veículos para a etapa presencial de 2022 com Bajas e Fórmulas SAE.
Preparação – A cada ano as novas equipes recebem a atualização dos cursos preparatórios online gratuitos disponibilizados às primeiras equipes inscritas no desafio. Ministrados pela SAE BRASIL com o apoio de professores e executivos da indústria, os cursos levam o conhecimento indispensável da tecnologia em temas relacionados ao hidrogênio e célula a combustível. Mais de 250 estudantes já foram treinados.
Paralelamente,
o apoio de empresas como a canadense Ballard Power Systems doadora de
dez sistemas de célula a combustível em 2020 e mais 12 em 2024, e de
outras empresas que desde então contribuem coma doação de componentes
como cilindros de H2(Air Products), nova geração de motores
elétricos (SEG Automotive), inversores (WEG), licenças de software de
simulação (Siemens Automotive), fan de refrigeração (Valeo) e válvulas e
conexões (Swagelok Tecflux), incentivam o desafio das equipes de
projetar e construir os carros.
Fonte: Link Comunicação Empresarial & Editora
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