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Além do aspecto econômico, a recapagem de pneus oferece uma série de benefícios importantes para a sustentabilidade e meio ambiente, como a economia de recursos naturais e a redução relevante de pneus descartados na natureza.
Em mais de 60 anos de história, a Bandag, empresa pertencente à Bridgestone dedicada à pesquisa, desenvolvimento e manufatura de bandas de rodagem evitou que milhões de pneus fossem descartados e economizou milhares de recursos naturais. Por ano, a Bandag do Brasil reforma em média 2 milhões de carcaças, evitando que mais de 100 mil toneladas de pneus se transformem em lixo.
“Os
pneus reformados podem custar em média até 35% menos do que pneus
premium novos com o mesmo desempenho. Além de recapagem premium, a
Bandag também busca oferecer as melhores soluções de negócios para
ajudar motoristas e frotas de todos os
portes a maximizar seus programas de pneus e conseguir maior economia”,
Gonzalo Muzzupappa, Gerente Sênior de Categoria na América do Sul.
Além disso, as bandas de rodagem são a opção de menor custo por quilômetro para motoristas e frotas. Com a integração de pneus reformados em programas de gerenciamento de pneus, as frotas podem economizar mais de 65% com custos relacionados a aquisição de um pneu reformado.
Além da redução do impacto com os descartes dos pneus, a produção das bandas também auxilia as fábricas consumirem menos insumos para a produção dos novos produtos.
“Em
2023 a produção das bandas de rodagem da Bandag consumiram cerca de 66%
menos energia que a produção de pneus novos e foi necessário utilizar
apenas 7.934 m³ de água, em comparação com os 58.843 m³ necessários para
fabricar um pneu de
caminhão novo”, complementa Gonzalo.
Atualmente, a Bandag possui uma linha robusta de opções de produtos, como as bandas B269, B736 e B440.
Voltada
para o segmento rodoviário regional, a banda B269 é a emulação do
modelo R269, da Bridgestone e se destaca pelo excelente desempenho
quilométrico. Equipada com ejetor de pedras no fundo dos sulcos e
desenho inovador, o modelo prolonga a vida
útil da carcaça e foi desenvolvido com ombros arredondados que minimizam
os efeitos do arraste lateral. Já
a banda B736 é a emulação do pneu Bridgestone M736 e foi desenvolvida
para montagem em eixo de tração de veículos que circulam em rodovias
pavimentadas, em médias e longas distâncias.
O
modelo B440, por sua vez, é a emulação do Firestone FS440. Também
indicado para uso rodoviário e regional, possui um desenho moderno,
oferecendo proteção as cintas e maior durabilidade para a carcaça,
versatilidade de aplicação (todas as
posições), favorecendo a padronização dos pneus da frota.
Todas as informações sobre os modelos da Bandag podem ser encontradas no site: https://www.bandag.com.br/
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