sábado, 15 de agosto de 2009

Rápidas do final de semana




FEIRÃO - A marca Chevrolet, da General Motors do Brasil, realiza um novo feirão de fábrica, nestes sábado e domingo (15 e 16/08/2009), em um amplo pátio interno da matriz da empresa em São Caetano do Sul, na região do ABCD paulista. Espera-se um fluxo de mais de 20 mil pessoas nos dois dias e os clientes terão a oportunidade de comprar veículos "zero quilômetro" com planos sem qualquer entrada e com prazos de pagamentos de até 60 meses. Além do feirão de fábrica em São Caetano do Sul, a Chevrolet também programou feirões para outras cidades brasileiras, como Porto Alegre (RS), Natal (RN), Cuiabá (MT), Porto Velho (RO) e ações de varejo nos 560 pontos de vendas da Rede de Concessionárias Chevrolet no País. Serão oferecidas enormes facilidades nas opções de financiamentos, incluindo o crédito aprovado na hora e também taxas mensais de "zero" por cento. Os descontos poderão chegar a até R$ 5 mil, dependendo do modelo, em relação à tabela de preços públicos sugeridos.



ÍCONES - De 11 de setembro a 15 de dezembro, o MAC USP Ibirapuera recebe a exposição “Uma Aventura Moderna – Coleção de Arte Renault”, um recorte composto por 96 obras – pinturas, desenhos e esculturas – produzidas e adquiridas entre 1967 e 1985 por meio de um sistema pioneiro de mecenato criado à época pela empresa. A mostra integra o calendário oficial do Ano da França no Brasil, uma iniciativa conjunta dos governos francês e brasileiro para promover o intercâmbio cultural entre os dois países. A curadoria é da historiadora Ann Hindry, à frente do acervo Renault desde 1996. Artistas que marcaram a trajetória da arte no período, como Jean Dubuffet, Arman, Jean Tinguely, e Erró, entre outros, utilizaram o parque fabril da Renault como um grande laboratório/ateliê, onde puderam explorar novos materiais e utilizar a linha de montagem como fonte de inspiração e de colaboração, fazendo assim surgir novas formas de expressão. A mostra está distribuída em quatro eixos, visando destacar os principais estágios desse peculiar momento marcado pela parceria entre indústria e arte. São eles O Universo Industrial, A Atmosfera Dubuffet, Pintura Abstrata e Pintura Cinética.

CAPACIDADE - A Mercedes-Benz, com o lançamento de nova versão do furgão Sprinter Street 311 CDI, amplia a oferta de veículos comerciais leves para clientes que atuam no transporte de cargas fracionadas nas cidades e em curtas distâncias rodoviárias, como, por exemplo, eletrodomésticos, móveis, flores, congelados, alimentos e outros produtos. Devido ao entreeixos mais longo (4.025 mm) e ao teto alto, o novo furgão, com rodado traseiro simples, oferece 13,4 metros cúbicos de área útil para a carga, permitindo que o cliente leve mais mercadorias a cada viagem, otimizando a operação e aumentando sua rentabilidade. "Essa é a maior capacidade volumétrica de carga entre os furgões que podem circular pelas zonas de restrição de regiões metropolitanas, como, por exemplo, na cidade de São Paulo", afirma Sérgio Galhardo, gerente de Vendas da linha Sprinter da Mercedes-Benz do Brasil. "Mais um importante diferencial do nosso produto, que é reconhecido no mercado pelo reduzido custo operacional, longa vida útil e maior valor de revenda".



HISTÓRICO - O Chevrolet Meriva registrou, no último mês de julho, um recorde histórico mensal de vendas, com 3.550 unidades emplacadas, o que lhe rendeu a melhor marca já registrada desde 2002, ano de seu lançamento no mercado brasileiro. Próximo de completar sete anos no mercado nacional, o monovolume também comemora o melhor período de sete meses de vendas, com 19.179 unidades emplacadas, superando em 31% o recorde anterior, registrado em 2008, quando foram emplacadas 14.639 unidades. Comparativamente ao último mês de junho os emplacamentos do Chevrolet Meriva, no mês de julho de 2009, cresceram 19,4%, e quando comparados com o resultado do mesmo mês de 2008, o crescimento registrado foi de 54,3%. Além disso, o Meriva já emplacou, desde seu lançamento, 157.835 unidades no território nacional.



SÉTIMO ANO - Desde 2002, a empresa é certificada pela organização na categoria "fabricante de autopeças", integrando atualmente um seleto grupo de 13 companhias em todo o país. Durante a auditoria, realizada em julho, o IQA constatou a eficiência da Corteco na gestão dos processos produtivos, armazenamento, identificação dos estoques, atendimento, entre outros aspectos. "Ao mantermos a nossa certificação, comprovamos a qualidade de uma metodologia de trabalho marcada pela constante reavaliação dos procedimentos e pelos treinamentos periódicos envolvendo toda a equipe", avalia Renato Barbosa Vieira, Coordenador de Assistência Técnica e Qualidade da Corteco. Atualmente, o selo do IQA está presente em todas as embalagens e materiais de divulgação da Corteco, atestando o compromisso com a gestão da qualidade em sua ampla linha de produtos e serviços.



DESTAQUE - O automobilismo foi destaque no 26º Sports Business, o maior encontro de negócios do esporte da América Latina, que acontece até o próximo sábado (15), no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo. Na manhã desta quarta-feira (12), o vice-presidente de Planejamento da Reunion Sports & Marketing, Fernando Julianelli, participou do 6º Congresso Internacional de Patrocínio – um dos quatro pilares do encontro – e ministrou a palestra "Stock Car Nova Geração”. A Reunion é a maior agência de marketing esportivo do automobilismo brasileiro, com negócios que se ramificam na Europa, Estados Unidos e Ásia. Durante sua exposição, Julianelli ressaltou que a Reunion participou da evolução da Stock Car, a maior competição do esporte a motor no Brasil e uma das cinco maiores do mundo na categoria turismo. Segundo ele, o evento movimenta mais de R$ 560 milhões anualmente, gera cerca de 2650 empregos, entre diretos e indiretos, e conta atualmente com a participação de mais de 100 grandes marcas. "Nunca vendemos patrocínio para o carro como forma de viabilizar a participação de uma equipe na competição. Sempre tentamos levar soluções diferenciadas para nossos parceiros”, afirmou Julianelli, que apresentou como exemplo o trabalho realizado com as marcas Red Bull, Terra, Amanco, Sky e Hot Wheels – todas clientes da Reunion que experimentaram a exposição nacional proporcionada pela Stock. A empresa gerencia ainda cinco carros na Stock Car e um na Copa Vicar (antiga Stock Light).



APOIO - A sexta etapa da Fórmula Truck acontece no próximo dia 16 de agosto, em Londrina (PR), no Autódromo Internacional Ayrton Senna. A Umicore, principal fabricante de catalisadores automotivos do País, continua apostando no ritmo vencedor da equipe RM Competições, com o fornecimento de filtros de particulados para os caminhões Volkswagen Constellation dos pilotos Valmir Benavides, Felipe Giaffone, Renato Martins e Débora Rodrigues. O filtro de particulados da Umicore possui alta tecnologia e é destinado aos veículos movidos a diesel. O equipamento é instalado no sistema de escape e possui a função de filtrar os materiais particulados emitidos pelo motor, eliminando a fumaça, passível de punição pelas regras da competição. “Atuando na redução de mais de 90% da emissão de poluentes, o filtro de particulados é uma solução que contribui para o bom desempenho dos caminhões da equipe RM competições”, explica Carlos Eduardo Moreira, gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios da Umicore.





ATESTADO - Com o objetivo de atestar a qualidade dos serviços prestados nas lojas de conveniência Hungry Tiger e Stop& Shop, a Cosan Combustíveis e Lubrificantes lançou o Programa Motivacional Cliente Misterioso 2009. Trata-se de um programa qualitativo onde um pesquisador contratado se passa por um cliente e faz uma visita às lojas participantes, avaliando diversos itens, como atendimento, atenção dispensada ao cliente, qualidade dos produtos, higiene, entre outros. O Cliente Misterioso busca motivar a excelência no atendimento e premia as lojas, em oito categorias: melhor loja Brasil, melhor loja por região, melhor loja cliente misterioso, melhor food service, melhor banheiro, melhor loja em calendário promocional, melhor equipe de atendimento e melhor atendente por região. Ao todo, são 24 lojas premiadas e cerca de 180 participantes. “A garantia da qualidade dos nossos serviços se comprova ano após ano. Trata-se de um estímulo para que a excelência em servir seja constante”, explica Renata Belem , Especialista de Categoria da divisão de Lojas & Franquias. Quando os resultados não são tão satisfatórios, a companhia traça um plano de ação especial e direcionado para a melhoria dos serviços. O trabalho fica a cargo das lojas juntamente com os gerentes de território e os consultores de merchandising.



MISSÃO - A excelência em manufatura é uma disciplina diária. Afinal de contas os Indicadores de Performance estão à vista de todos para comprovar esta necessidade. O papel da manufatura é fundamental na rotina incessante de redução de custos, sejam resultantes de ações de produtividade e qualidade ou de redução de materiais em estoque. Esses temas, apesar de amplamente conhecidos no mercado, debatidos e perseguidos pelos especialistas, continuam, cada vez mais, desafiadores para sua plena execução na nossa indústria. A cadeia de abastecimento deve envolver diversos fatores para ser eficiente, como custos (lógico!), flexibilidade, qualidade/confiabilidade/performance de entregas, níveis de inventário, acuracidade no planejamento e redução do lead-time. Para permitir uma execução bem-sucedida, também é fundamental a aplicação de um sistema de comunicação confiável e dinâmico, que permita uma ágil retroinformação em toda a cadeia, para atender as necessidades de cumprir o planejamento e possibilitar o replanejamento das atividades envolvidas.



NOVA LINHA - A NGK, maior fabricante e especialista em velas de ignição, amplia sua linha de produtos para o mercado de reposição e lança os cabos de ignição para a Mitsubishi Pajero TR4. A empresa é também fornecedora dos cabos originais deste modelo, aplicando toda a tecnologia desenvolvida em conjunto com a montadora nas peças de reposição. “O cabo de ignição é responsável por conduzir a alta tensão produzida pela bobina (ou transformador) até as velas, sem permitir fugas de corrente. É recomendável que se faça sua verificação, por um mecânico de confiança, a cada dez mil quilômetros, junto com a revisão das velas”, ressalta Ricardo Namie, chefe da Assistência Técnica da NGK.



PARA SALVAR - Korea Development Bank anunciou ontem linha de crédito de US$ 162 bilhões à SsangYong Motor, montante a ser destinado ao seu processo de reestruturação. O Banco de Desenvolvimento da Coreia do Sul, um dos credores da montadora sul-coreana, terá as próprias instalações fabris como garantia. A linha de crédito estará à disposição da SsangYong ainda esta semana ou no máximo no início da próxima. Na realidade, a SsangYong Motor havia solicitado linha de crédito de US$ 187 bilhões na forma de novos empréstimos, com o objetivo de desenvolver novos modelos. Mas o KDB, além de não atender ao pleito, enfatizou que a montadora precisa encontrar mais investidores tão logo as finanças retornem à normalidade. O banco ressaltou ainda que os novos controladores devem apresentar um plano de gestão e levantar mais capital. A partir do anúncio do KDB nesta quarta-feira, 12 de agosto, em Seul iniciou-se um forte movimento por parte de investidores interessados em adquirir ações da montadora sul-coreana, cuja produção volta ao normal nesta sexta-feira, 14 de agosto.







SUBINDO - Os preços das peças, combustíveis e serviços que o motorista usa para andar e fazer a manutenção do carro subiram pela primeira vez nos últimos quatro meses. A alta anterior ocorreu em março. De abril a junho houve deflação. A Inflação do Carro, medida pela Agência AutoInforme, registrou aumento de 0,45% em julho, mas no acumulado do ano – janeiro a julho – o índice ainda é negativo: - 0,37%. Em julho, o motorista gastou R$ 783,00 para rodar com o seu carro. Nesse custo estão incluídos os combustíveis, as peças de reposição e os serviços de oficina, além de itens como lavagem, estacionamento, seguro etc. O alinhamento de direção foi o item que ficou mais caro em julho. O preço do serviço subiu 10,11% conforme a pesquisa. Mas pouco influiu no índice geral, uma vez que seu peso é pequeno em relação a outros itens da cesta de produtos e serviços usados para o cálculo da Inflação do Carro. O serviço de alinhamento custa em torno de R$ 40,00 e não é feito regularmente, apenas quando há uma anormalidade no comportamento da direção, normalmente provocada por um buraco na via. O alinhamento deve ser feito também quando o motorista faz o rodízio dos pneus.



CONFORTO - A Fiat Automóveis vai apresentar as novas verões do Palio e Siena, além do Linea no IX Fórum e Salão Nacional da Indústria do Aluguel de Automóveis, que acontece dias 11 e 12 de agosto, no Transamérica Expocenter, em São Paulo. Destaque para o novo sedan da marca, o Fiat Linea, que trouxe várias inovações para o mercado, como Blue&Me NAV, um navegador GPS integrado ao painel do veículo. A versão que exposta é a Absolute, a mais vendida, que hoje responde por 35% das vendas do modelo no Brasil.




O MELHOR - O Grupo Behr recebeu, pela segunda vez, o Gold Ford World Excellence Award 2008, prêmio máximo da Ford Motor Company para seus melhores fornecedores. O que garantiu o reconhecimento foram o elevado nível de qualidade, a pontualidade na entrega e o custo competitivo. Essas características também fazem do Grupo um dos maiores fabricantes e fornecedores globais de equipamentos originais de sistemas de refrigeração de motor e ar-condicionado para veículos de passeio e comerciais leves e pesados. No Brasil, a subsidiária nacional é responsável pelo abastecimento das linhas de montagem da Ford no País há mais de 10 anos, equipando a família Cargo, além de ter participado do fornecimento para os Ford Fusion e Edge, hoje feito pela filial no México. Para Max Davis Forte, CEO da Behr Brasil, este reconhecimento é fruto dos constantes investimentos anuais do Grupo em Pesquisa & Desenvolvimento, que equivalem a no mínimo 7% de suas vendas nos últimos anos, valor superior à média praticada no mercado. “Este percentual de investimento é imprescindível para a sustentação da companhia, além de proporcionar o desenvolvimento de novos mercados”, explica o CEO.




PARTICIPAÇÃO - Os veículos Daily, Stralis e Tector estão em exposição no Centro de Convenções Empetur, na cidade de Recife (PE), onde ocorreu entre os dias 10 e 13 de agosto, a 29ª. Convenção Anual do Atacadista Distribuidor e Sweet Brazil International. O evento reúne os maiores representantes da indústria do atacado distribuidor e do varejo. Como participante tradicional do evento, a Iveco traz como novidade nesta edição o acordo feito com a ABAD - Associação Brasileira de Atacadistas Distribuidores – organizadora do evento. O acordo para a comercialização de veículos da linha Daily, EuroCargo, Tector, Stralis e Cavallino prevê condições exclusivas de pagamento aos 3 mil associados da instituição e inclui ainda o frete dos caminhões e dois anos de troca de óleo e filtro grátis. A promoção tem inicio hoje e termina no dia 31 de outubro. Tanto associados quanto público presente na convenção, já podem consultar os planos de financiamento e consórcio dos produtos da marca no estande da montadora, localizado na Rua H. Vendedores da concessionária Navesa, representante Iveco em Recife, ofereceu suporte técnico aos visitantes. Visite o site da Iveco no Brasil: http://www.iveco.com.br/.





EVENTO - No próximo domingo, dia 16, motociclistas de todo o Brasil tem encontro marcado no Hopi Hari, data em que ocorrerá o MotoHari. O evento contará com uma programação especial, com shows das bandas Killers e Rock One, premiações para os motoclubes e exposições de motos. Esta será a primeira edição do evento, que deverá reunir apaixonados por duas rodas para um dia especial no maior parque temático da América Latina, em Vinhedo. O parque fica a 35 minutos de São Paulo e a 15 minutos de Campinas e Jundiaí. A banda Killers, cover da banda americana Kiss, fará show a partir das 18 horas em Wild West, uma das cinco regiões temáticas do parque. A banda Rock One apresentará os grandes clássicos do rock and roll no Saloon, que fica na mesma área do parque. Os passaportes especiais do evento podem ser adquiridos nas principais lojas de motos e acessórios de Campinas e Jundiaí. Mais informações sobre os pontos de venda com a agência Mega Brasil, por meio do telefone (11)4581 8637. O valor para compra antecipada é de R$ 44,90, na bilheteria do parque será de R$ 59,90. O passaporte também pode ser adquirido por meio do site www.hopihari.com.br/motohari.






CRESCIMENTO - A Toyota registrou crescimento de 16% entre janeiro e julho de 2009, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram comercializadas 49.733 unidades dos modelos da marca no acumulado do ano, contra 42.763 unidades vendidas no período idêntico de 2008. A Hilux é o maior destaque do ano, com crescimento acumulado de 35% entre janeiro e julho. A Toyota vendeu 16.330 unidades da picape, até o momento, em 2009, contra 12.131 unidades emplacadas nos meses equivalentes de 2008. Credita-se o resultado ao lançamento da Hilux a gasolina, cujas vendas já somaram 1.597 unidades neste ano. O Corolla registrou crescimento de 33% no acumulado de 2009. A Toyota vendeu 28.995 unidades do sedã médio entre janeiro e julho, ante 21.831 unidades comercializadas no mesmo período de 2008. Mais do que isso, o campeão de vendas da Toyota liderou o segmento de sedãs médios em três meses do ano (março, abril e julho). Atualmente, a Toyota detém 2,9% do mercado nacional de automóveis, enquanto, no ano passado, até julho, a participação da marca era de 2,5%.




EM ALTA - O Banco Mercedes-Benz encerra o primeiro semestre de 2009 com crescimento de 26% no volume de novos negócios. De janeiro a junho deste ano, foram liberados R$ 1,4 bilhão para estes financiamentos. No mesmo período de 2008, foram negociados R$ 1,1 bilhão. “A parceria entre o Banco Mercedes-Benz, a Rede e a Fábrica, bem como as medidas tomadas pelo Governo, foi fundamental para a obtenção deste desempenho. Este resultado comprova o trabalho desenvolvido pelas empresas da marca, visando a manter os negócios no País”, explica José Francisco Ribeiro, diretor Comercial e de Marketing do Banco Mercedes-Benz. Do total liberado em novos negócios no período, o Finame foi o produto mais utilizado. No primeiro semestre deste ano, esta modalidade foi responsável por 75% dos financiamentos. De janeiro a junho de 2009, foram negociados R$ 1,1 bilhão por meio de Finame, um crescimento de 45% em comparação com o mesmo período de 2008, quando foram liberados R$ 749,2 milhões. “Além das taxas e prazos atrativos proporcionados por este produto, os processos oferecidos pelo Banco Mercedes-Benz conferem eficiência nas operações e agilidade para o fechamento do negócio com o cliente”, afirma o executivo.



ULTRAPASSANDO - Com um cenário de retomada do crescimento na indústria automobilística brasileira, a Magneti Marelli comemora a forte presença no mercado nacional ao equipar mais de 3.5 milhões do total de veículos vendidos com tecnologia bicombustível no País.Este número é referente ao balanço de vendas internas, de março de 2003 a junho de 2009, realizado pela ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Em todos os anos, a sistemista se manteve líder no fornecimento da tecnologia SFS® – Software Flexfuel Sensor – para as montadoras. Magneti Marelli equipa, hoje, com seu sistema modelos de quase todas as montadoras instaladas em território nacional. Como principal fornecedora da indústria automotiva brasileira, a empresa se orgulha em representar 46% da frota circulante com tecnologia flex no mercado doméstico. Para Virgílio Cerutti, presidente do Grupo Magneti Marelli no Brasil, a sistemista está sempre atenta às tendências do setor e desde o lançamento do sistema trabalha no aperfeiçoamento e evolução da tecnologia. Esse fato, aliado ao pioneirismo do lançamento e à crescente preocupação ambiental, contribui para a liderança contínua da Magneti Marelli neste mercado.




CONFIANÇA - “Embora não tenhamos ainda registrado aumento nos pedidos de nossos clientes, sentimos que o mercado de veículos comerciais apresenta-se mais confiante, o que nos transmite a impressão de que a crise já passou e que podemos vislumbrar a aproximação da retomada”, expressou José Rubens Vicari, diretor-presidente da Honeywell Turbo Technologies, fabricante de sistemas de turboalimentação de motores com a marca Garrett. De acordo com Vicari, a crise econômica foi mais intensa que o esperado, mas o comportamento atual demonstra que o mercado já se ajustou aos seus efeitos e que, daqui para a frente, todos podem trabalhar com previsões mais confiáveis. Vicari estima que, de acordo com o novo perfil do mercado, ainda em seu processo de reajuste, a Honeywell Turbo Technologies deverá fechar 2009 com retração de 22% em relação ao ano passado e com 12% abaixo de 2007. Mas, com base no clima atual, permite prever crescimento entre 5% e 10% para o próximo ano, em comparação com os resultados de 2009.




AOS CARIOCAS - A cidade do Rio de Janeiro passa a contar com os serviços especializados do Centro Automotivo de Super Atendimento (C.A.S.A. SulAmérica), a partir do dia 11 de agosto. A unidade, que é a primeira no Estado do Rio de Janeiro e será inaugurada junto com a nova matriz da companhia, reforça a estratégia do SulAmérica Auto de ampliar os benefícios oferecidos aos clientes de todo o país. A frota da cidade chega a quase dois milhões de veículos e pouco mais de 20% tem seguro, o que demonstra o potencial de expansão do mercado de seguro de automóveis da região. A proposta do C.A.S.A. é minimizar os problemas e dificuldades que geralmente ocorrem quando há um acidente, abreviando todo o processo de sinistro. No C.A.S.A., todo o processo logístico, desde a entrada do veículo danificado, vistoria e envio do veículo à oficina de alta qualidade para efetuar o conserto, passando pelo controle minucioso do serviço realizado por um inspetor de qualidade até a entrega do automóvel, fica por conta da SulAmérica. No C.A.S.A. Rio de Janeiro também estão disponíveis serviços como vistoria prévia, locação de veículos, instalação de rastreador e troca e reparo de vidros. Esses serviços são oferecidos por parceiros da seguradora e podem ser utilizados por clientes SulAmérica Auto e visitantes, independente de ter sofrido sinistro.




IDEAL - A Agrale, única montadora de tratores do Brasil com capital 100% nacional, desenvolveu o trator Compactador 4230.4 para a coleta de lixo seletivo e orgânico em locais de difícil acesso. Suas dimensões reduzidas e a tração 4x4permitem o trabalho em locais íngremes e ruas estreitas.O compactador 4230.4 possui caçamba anticorrosiva em aço estrutural de alta resistência, que foi desenvolvida em um formato que evita a saída do chorume durante a coleta - líquido decorrente da compressão do lixo – e proporciona maior limpeza e higiene. Outro destaque é plataforma traseira, que permite o deslocamento de dois garis na traseira do equipamento. Segundo Flávio Crosa, diretor de vendas e marketing da Agrale, o Compactor 4230.4 diferencia-se dos demais veículos do segmento de coleta de lixo. “Desenvolvemos um conceito totalmente novo. Diferente dos demais equipamentos do mercado, o modelo possui caçamba incorporada (conjunto completo), não havendo a necessidade de adquirir o veículo de um fabricante e a carroceria de outro. Oferece robustez e ótimo desempenho, com baixo consumo de combustível e alta produtividade. Por ser compacto é ideal para ruas estreitas e de difícil acesso”, explica o executivo.






MAIORIA - Levantamento da Anef (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras), referente ao primeiro semestre deste ano, aponta que 56% da frota estimada de 24,4 milhões de veículos e comerciais leves com 15 anos de vida, em circulação no Brasil possui financiamento ativo. Esse volume equivale a cerca de 14 milhões de consumidores, sendo que 38,6% têm alienação fiduciária gerada por operações de CDC (Crédito Direto ao Consumidor) ou Consórcio, 14,4% possuem arrendamento mercantil e 3% contam com algum outro tipo de financiamento (penhor mercantil, reserva de domínio, etc). Outro dado relevante é sobre o saldo total das carteiras de Leasing e CDC para aquisição de veículos pelas pessoas físicas, que teve incremento de 14,7%, saltando de R$ 129,4 bilhões em junho do ano passado para R$ 148,5 bilhões no mesmo período de 2009. Se analisadas separadamente, a carteira de Leasing cresceu 43,1%, passando de R$ 45,5 bilhões em junho de 2008 para R$ 65,1 bilhões em junho deste ano. Já o saldo da carteira de CDC teve uma retração de 0,6%, saindo de R$ 83,9 bilhões para R$ 83,4 bilhões, comparando o mesmo período. O saldo acumulado do crédito das carteiras de Leasing e CDC corresponde a 5,1% do PIB (Produto Interno Bruto) contra 4,4% em relação ao mesmo período de 2008. Esse montante também passa a representar 34,2% do total do crédito destinado no mercado para as pessoas físicas.




O ELEITO - O Expresso Mirassol, empresa com mais de 60 anos de tradição na prestação de serviços logísticos e de transportes, foi eleito pelo seu cliente Volkswagen o melhor fornecedor de logística e transportes de 2008. O prêmio foi entregue na noite de 05 de agosto em um evento organizado pela montadora para prestigiar seus melhores fornecedores em todas as áreas. Na categoria Logística – Transportadoras, o Expresso Mirassol foi o vencedor e seu diretor Celso Rodrigues Salgueiro Filho representou a empresa e recebeu o prêmio das mãos do vice-presidente de Compras da Volkswagen do Brasil, Alexander Seitz. O Supply Award da Volkswagen premiou fornecedores em diversas categorias, como Qualidade, Desenvolvimento, Sustentabilidade e Pós-Vendas. A premiação da Volkswagen é, segundo o gestor Comercial Corporativo do Expresso Mirassol, Luiz Carlos de Faria Júnior, o resultado de todo o processo de planejamento, capacitação e sustentabilidade que a empresa vem implementando há alguns anos. “O Projeto Evolução, como foi batizado, está focado justamente na melhora contínua da qualidade de nossos processos, na capacitação de nossas equipes, nos investimentos em tecnologia e em frota e em diversas outras frentes que, juntas, levaram o Expresso Mirassol a um novo patamar de qualidade e está nos conduzindo para um crescimento sustentável com grande destaque à qualidade de nossos serviços”, explica Faria.




PESADO - Depois de conquistar o terceiro título consecutivo na categoria caminhões no 17º Rally Internacional dos Sertões, em julho passado, a Ford Racing Trucks inicia nos próximos dias o desenvolvimento de um novo caminhão para a edição de 2010. A novidade marcará a estréia da equipe entre os pesados, a subcategoria T4.2, formada por veículos com peso entre 4.801Kg a 8.500Kg. De acordo com o piloto Edu Piano, a montagem do veículo terá início a partir de setembro. "A nossa expectativa é estrear esse novo caminhão Cargo no 11º Rally dos Amigos, em dezembro”, afirmou. A competição, que acontece em Itatinga, no interior de São Paulo, é tradicional por marcar o encerramento do calendário de Rally Cross Country no Brasil. Apesar de ter afirmado na coletiva de encerramento do Rally dos Sertões, que aconteceu em Natal (RN), que seria o piloto de testes do veículo em desenvolvimento, Piano faz mistério sobre o novo caminhão. "Ainda não podemos dar muitos detalhes. Não sei nem ao certo se sou eu quem vai testar. O que posso afirmar é que nossa equipe competirá nos Sertões em 2010 com dois caminhões, um leve e um pesado”, disse.




SEDUZIDO - Que piloto nunca sonhou em dirigir uma Ferrari em qualquer tipo de competição? Claro que a maioria dos jovens que começam no kart almejam chegar à Fórmula 1 e pilotar um dos carros do time de Maranello, mas o caminho até a principal categoria do automobilismo mundial é complicado e muitos acabam tomando rumos diferentes. Isto aconteceu com Rodolpho Santos, de 21 anos. Fazendo sua estréia nesta temporada no Itaipava GT3 Brasil, o goiano que sempre fez sua carreira nos campeonatos de monopostos, tendo como meta se tornar um piloto de Fórmula 1, já começa a ver com bons olhos a chance de seguir correndo em competições com carros de turismo. "A vontade e o plano era chegar à Fórmula 1, mas tive a sorte de começar no turismo na GT3, neste ano. O Ferrari F430 é um carro bem parecido com os monopostos que eu estou acostumado a pilotar, porque ele é muito rápido de curva e tem uma velocidade final bem alta. Estou começando a voltar mais para o turismo, que é mais sólido aqui no Brasil. Gostei muito do campeonato da GT3”, contou.




COMBOIO - A Porto Seguro preparou uma atração especial para os aficionados por motos que participarão do 23º Megacycle, feira de produtos e serviços para o setor motociclístico. A Companhia organizará o primeiro comboio de motos saindo de São Paulo com destino ao evento, que será realizado na cidade de Penedo (RJ) de 21 a 23 de agosto. "Com a iniciativa, queremos que os participantes tenham a oportunidade de aproveitar todas as experiências que uma viagem de moto pode proporcionar. E para isso, disponibilizaremos o apoio necessário para que o trajeto seja feito em segurança", comenta Marcelo Sebastião, diretor do ramo Auto da Porto Seguro. A concentração do comboio ocorrerá no dia 22 de agosto (sábado), a partir das 8 h, com saída prevista às 9h, na Loja Moto Store, localizada na Av. Guaicurus , 472, na Lapa. Durante o trajeto, os motociclistas serão acompanhados por guinchos desenvolvidos especificamente para o socorro de veículos de duas rodas e guincho para remoção de moto e carro. Já em Penedo, no estande da Porto Seguro, os visitantes do 23º Megacycle poderão participar do concurso cultural, do sorteio de prêmios e ainda conhecer os produtos e serviços exclusivos da Companhia para motos. No último Megacycle realizado na cidade de São Lourenço em Minas Gerais, aproximadamente 5 mil pessoas passaram pelo estande da Porto Seguro.




SEGUNDO LOTE - A Iveco cumpre mais uma etapa na parceria comercial junto à empresa de logística e transportes Rapidão Cometa. Trata-se do segundo lote do semileve Daily vendido à empresa, que há menos de um ano já havia comprado seis modelos 35S14 Gran Furgone. Como parte de sua estratégia de ampliação da frota, a Rapidão Cometa fechou a compra de mais um lote, desta vez de sete unidades. Os veículos serão destinados ao transporte de cargas fracionadas em entregas porta a porta em cinco capitais, sendo elas Recife, Salvador, Porto Alegre, Manaus e Fortaleza. Se no ano passado a Iveco já havia quebrado a hegemonia da concorrência na frota semileve do cliente, a aquisição deste ano coroa o trabalho profissional realizado pelas áreas de vendas e pós-venda da fabricante. “A razão principal por estarmos comprando um segundo lote de modelos Iveco é o excelente desempenho que observamos nos primeiros Daily adquiridos, que já rodaram mais de 60 mil quilômetros. O baixo custo de manutenção e a economia de combustível desta linha nos conquistaram”, afirma Genilson Vilela da Silva, gerente de frota matriz da Rapidão Cometa. “O retorno qualitativo dos produtos Iveco junto ao cliente ganha contornos ainda mais positivos, principalmente, por conhecermos a busca constante da empresa pela otimização de seus custos e pela qualidade de seus serviços”, diz Alcides Cavalcanti, diretor comercial da Iveco no Brasil. “E nesse sentido o Iveco Daily 35S14 Gran Furgone vem garantindo à Rapidão Cometa um alto nível de excelência em serviços de transporte”, salienta Cavalcanti.


LIDERANÇA - As vendas da Fiat somaram 68.678 unidades em julho, com 25,1% de participação e a liderança do mercado de automóveis e veículos comerciais leves. Com esse resultado, a Fiat amplia sua vantagem como a marca com maior volume de vendas no ano, com um total de 410.930 unidades e 24,6% do total. Os dados são do Registro Nacional de Veículos Automotores, divulgados hoje (10/08) pela Anfavea. Em julho, o Fiat Linea repetiu o bom desempenho de vendas verificado em junho, com um crescimento de 12,4%. No mês anterior, o sedan já havia tido acréscimo de 42,8% sobre o número de emplacamentos em maio. O Fiat Palio e o Fiat Uno continuaram entre os três modelos mais vendidos do mercado em julho. Já a picape Fiat Strada, que teve sua gama ampliada com o a nova versão Cabine Dupla, segue isolada como o veículo comercial leve mais vendido do País.




PARCERIA PREMIADA - A Umicore, principal fabricante de catalisadores automotivos do País, acaba de conquistar o prêmio Melhor Fornecedor Volkswagen 2008, na categoria “Sustentabilidade”. A empresa foi certificada por ser a primeira fornecedora da montadora a desenvolver um processo de reciclagem completo e sem resíduos do catalisador automotivo. Desde 2003, a Umicore vem sendo premiada anualmente como Melhor Fornecedor Volkswagen em diferentes categorias. “Com este prêmio nosso cliente reconhece a criação do chamado closed loop, ciclo completo de produção, consumo e reutilização, um dos pilares da política de “materiais para um mundo melhor” da Umicore. Um produto desenvolvido para a proteção do meio ambiente só é completo quando pode ser totalmente reciclado após seu uso”, afirma Stephan Blumrich, diretor da unidade de Catalisadores Automotivos da Umicore. A Umicore é parceira da Volkswagen desde 1991 e está presente nos automóveis Gol, Fox, Voyage, Parati, Saveiro, Kombi, Golf e Bora.


INAUGURAÇÃO - A Iveco segue com a expansão de sua rede de concessionárias no País com a inauguração da Viamar Caminhões de Caçapava (SP), às margens da Via Dutra, a mais movimentada rodovia brasileira. Com esta unidade a montadora atinge a marca de 80 pontos de venda e assistência técnica no País e se aproxima cada vez mais do objetivo de atingir 90 casas em 2009 e 100 em 2010. Trata-se da segunda revenda Viamar com a bandeira Iveco no interior de São Paulo, que prevê a abertura de mais uma filial na cidade de Campinas (SP) nas próximas semanas. A Viamar inaugurou sua primeira unidade de caminhões Iveco em Guararema (SP) em outubro de 2008, 54 km à frente da nova concessionária, também na Via Dutra. “Aquela unidade a princípio funcionaria apenas provisoriamente até que a matriz de Caçapava fosse inaugurada, mas vai ser mantida porque se tornou necessária para nossos planos de crescimento junto à marca Iveco”, diz Sérgio Bulascoschi, diretor operacional da Viamar.





SIMULADOR - Imagine um vídeo game de corrida no qual você entra no carro, escolhe o modelo que você quiser, a pista desejada e a sensação é a de que você está realmente andando com aquele modelo, naquele traçado. Imaginou? Então, é exatamente isto que foi desenvolvido pela equipe CRT Brasil, que disputa o Itaipava GT3 Brasil com os pilotos Rafael Derani/Cláudio Ricci (dupla que lidera o campeonato de pilotos) e Walter Derani/Rodolpho Santos no Ferrari F430. Utilizando o software de computador GTR2, produzido pela Atari, e peças de carros de verdade, o time desenvolveu um verdadeiro simulador de corrida que reproduz o que de fato acontece dentro da pista. "Começamos a desenvolver o simulador há cinco anos. No começo usávamos para locação em eventos, mas com a profissionalização da equipe, passamos a utilizá-lo no preparo dos pilotos para as provas. O programa conta só com carros de turismo, mas as pistas podem sempre ser atualizadas”, garantiu a diretora de Marketing da CTR Brasil, Camila Maluf. Em 2007, quando a categoria estreou no Brasil, um dos pilotos da escuderia foi Roberto Pupo Moreno. Apesar da enorme experiência – na Fórmula 1, Indy e participações nas 500 Milhas de Indianápolis -, o piloto estava fora do país havia 20 anos e fez bom uso do simulador para relembrar as pistas brasileiras.




PENEDO 2009 - Desde 1997, Penedo, no sul do Estado do Rio de Janeiro, sedia o mais tradicional evento motociclístico voltado para as grandes motos estradeiras. Na edição deste ano a cidade tida como a Finlândia brasileira preparou toda sua estrutura turística, reconhecidamente de alto nível, para receber milhares de motociclistas, em agosto, dos dias 21 a 23. O empenho da cidade se volta também para a comemoração dos 80 anos da chegada dos seus fundadores finlandeses. A Kawasaki Motores do Brasil, como patrocinadora do evento vai propiciar aos participantes várias atividades para apresentação de suas motocicletas, especialmente a Vulcan 900 Classic, a famosa estradeira, ou cruiser, como as chamam na Europa e nos EUA, que chega à sua rede concessionária autorizada. Em um grande stand, os visitantes poderão pilotar, em um test-ride realizado num circuito especialmente montado no recinto, a Kawasaki Vulcan 900 Classic e a Ninja 250R. Outros modelos que a Kawasaki Motores do Brasil já tem à venda no país, como as Ninja ZX-6R, a ZX-10R, a Kawasaki Z750, mais os modelos fora de estrada e de competição também estarão expostos.





VENCEDORA - A PSA Peugeot Citroën foi a vencedora do 1º Prêmio Infraero de Eficiência Logística do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na categoria setor Automotivo. A cerimônia de premiação foi realizada ontem à noite no Teatro da Fiesp, em São Paulo. A PSA Peugeot Citroën superou outros 35 concorrentes, entre montadoras e fabricantes de autopeças, e foi considerada a empresa automotiva de maior eficiência logística de 2008. Criada pela Infraero, com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a premiação tem como objetivo identificar as empresas que se destacaram pela eficiência na gestão da cadeia logística internacional. Ela tem como base o ranking mensal de Eficiência Logística do Aeroporto Internacional de Guarulhos, que leva em conta a agilidade no tempo médio de liberação de cargas importadas. Na edição deste ano, foi considerada a média do período entre março e dezembro de 2008. Além do setor Automotivo, também foram premiadas empresas nas categorias Tecnologia, Metal Mecânico, Farmacêutico, Linha Azul, Recof e Outros. A Gefco, parceira da PSA Peugeot Citroën na cadeia logística, também foi premiada na categoria setor Automotivo pelos serviços prestados como “Agente de Carga”, “Comissária de Despacho” e “Transportador Rodoviário”.



CRESCIMENTO - A MWM Internacional Motores, líder na fabricação de motores diesel no Mercosul, conta com a retomada do mercado no segundo semestre de 2009. Nos seis primeiros meses deste ano foram produzidos 47.900 propulsores, já no segundo semestre a expectativa é ultrapassar a marca dos 60 mil motores, resultado 25% maior. Em relação ao fechamento anual, dos 108 mil motores previstos pela empresa, 20 mil propulsores serão destinados às exportações diretas. De acordo com o diretor de Vendas e Marketing da MWM INTERNATIONAL, Michael Ketterer, o faturamento líquido da companhia em 2009 deve atingir US$ 850 milhões. “Fatores como incentivos do governo, que visam o acesso ao financiamento, têm influenciado positivamente a retomada do nível de produção da indústria, e são importantes para iniciarmos esse segundo semestre com crescimento e atingirmos as metas traçadas pela companhia”, afirma o diretor.


PROMOÇÃO - A Goodyear lança promoção para os consumidores de sua linha de pneus para veículos de passeio, GPS Duraplus, com tecnologia Bubble Blade™, capaz de regular o desgaste da banda de rodagem e com isso proporcionar maior durabilidade e dirigibilidade. A promoção já está em vigor e o consumidor que comprar três unidades do modelo GPS Duraplus, em um revendedor oficial Goodyear, ganhará o quarto pneu. “O Goodyear GPS Duraplus possui um desenho de molde otimizado que apresenta uma melhor distribuição de pressão por toda a área de contato do pneu com o solo. Além disso, a camada dupla deste pneu de passeio oferece maior durabilidade e dirigibilidade”, explica Alessandro Gonçalves, Gerente de Marketing Pneus de Passageiro e Camioneta. Esta promoção é válida somente para a compra simultânea de três pneus GPS Duraplus com montagem num revendedor oficial Goodyear. Em vigor a partir de agosto até 31 de outubro de 2009 ou enquanto durarem os estoques, qualquer dúvida relacionada à promoção, o consumidor pode consultar o regulamento completo e limites da garantia em http://www.goodyear.com.br/, nos revendedores oficiais Goodyear ou pelo SAC 0800 7257638. Encontre o revendedor mais próximo de você.



PUBLICAÇÃO - A ZF, um dos principais fabricantes mundiais de sistemas e componentes para o setor automotivo, lança este mês a segunda edição da revista Read and Drive, novo canal de comunicação com o mercado automobilístico e com os usuários finais das tecnologias ZF na América do Sul. O objetivo da publicação é apresentar às montadoras, frotistas, concessionárias ZF e usuários, todas as opções de produtos, tecnologias e know-how que as operações sul-americanas do Grupo ZF oferecem para o desenvolvimento de projetos e negócios. Editada em formato de 30 x 30 cm, com projeto gráfico moderno e impressão especial, a Read and Drive é distribuída trimestralmente, com tiragem de 3.000 exemplares. Diferente de uma publicação técnica, a nova revista da ZF traz notícias sobre tecnologia, lançamentos de novos produtos e análises do mercado automotivo escritas em uma linguagem leve, porém, rica em informações, de forma a serem compreendidas pelos diferentes públicos. O conteúdo também inclui os eventos culturais e programas sociais desenvolvidos pela ZF, matérias sobre fornecedores e clientes e assuntos variados, como turismo e lazer.



KIA NO TOPO - A Kia Motors Corporation anunciou hoje os números de suas vendas globais de carros de passageiros (exportações, vendas domésticas e vendas de outras plantas da Kia fora da Coreia do Sul), veículos de lazer (Recreational Vehicles) e veículos comerciais para o mês de julho de 2009, registrando um total de 143.588 unidades vendidas. Este desempenho sinaliza um aumento de 17,5% em relação ao ano passado. Por região, a Kia anunciou aumento nas vendas em relação ao ano anterior na China (22.367 unidades vendidas, um crescimento de 101,3%), na Coreia do Sul (34.811 unidades, 26,5%) e na América do Norte (34.455 unidades vendidas, 7,8%). No acumulado de janeiro a julho de 2009, as vendas globais da Kia cresceram 6,4% em relação ao ano anterior e alcançaram 892.916 unidades. O mercado chinês obteve o maior ganho, vendendo 119.743 unidades até agora, representando um aumento de 31,8%. A Coreia do Sul e os mercados gerais apresentaram aumento nas vendas acumuladas de 25,2% (227.335 unidades vendidas) e 12,8% (160,587 unidades), respectivamente.





SEMINÁRIO - A evolução das empresas da região Nordeste na utilização dos Compósitos reforçados com fibra de vidro (fiberglass), especialmente na indústria de veículos foi o tema do seminário que a ABMACO – Associação Brasileira de Materiais Compósitos – promoveu hoje, dia 12 de agosto, em Fortaleza. O evento, foi realizado no Hotel Blue Tree Premium e com o patrocínio das empresas Fibermaq, Lord, Owens Corning e Reichhold, teve a participação de especialistas nessa atividade em permanente evolução no mercado brasileiro. Além do segmento veicular, no qual os empresários da região se destacam com a construção de buggies e do jipe Troller, os palestrantes mostraram as mais modernas técnicas da fibra de vidro para os segmentos náutico, construção civil, energia eólica, aviação, petrolífero, saneamento básico, eletroeletrônico, mármore sintético e lazer, entre outros. O evento contou com a participação de empresas da região, entre os quais, a Troller. Um dos destaques foi o modelo da montadora cearense, como exemplo de como a tecnologia pode ajudar a reduzir o tempo em mudanças no design.



BIARTICULADOS - A Marcopolo participou, no início de agosto, da entrega, em Bogotá, na Colômbia, dos primeiros ônibus biarticulados Marcopolo Gran Viale para o programa TransMilenio. Com 27,2 metros de comprimento e capacidade para 243 passageiros, os veículos serão utilizados para o transporte massivo da cidade colombiana. Projeto desenvolvido em conjunto pelas áreas de engenharia da Marcopolo e da Superpolo (joint venture da empresa para fabricação de ônibus na Colômbia com o Grupo Fanalca), os ônibus biarticulados Gran Viale utilizam chassis Volvo. Os veículos colaboram para a melhoria no transporte coletivo de Bogotá, proporcionada pelo bem-sucedido programa. A Superpolo é o principal fornecedor de ônibus para o TransMilenio. Desde o início do projeto, em 1999, foram entregues mais de 700 unidades e a sua utilização permitiu o aperfeiçoamento dos sistemas de locomoção dos usuários da Grande Bogotá. O fornecimento dos primeiros biarticulados alia alta tecnologia com inovação para aumentar ainda mais a eficiência do transporte coletivo da cidade.




FREIO PREMIADO - A Brembo do Brasil recebeu o Prêmio 2008 GM Supplier of the Year, da General Motors, por seus freios a disco e a tambor. O presidente da empresa, Gianfranco Panizzoli, marcou presença na cerimônia de entrega da premiação, que aconteceu no GM Heritage Center, em Michigan, nos Estados Unidos. Realizado desde 1992, o GM Supplier of the Year reconhece os melhores fornecedores da fabricante norte-americana. A cada ano, 99 empresas de todo o mundo são eleitas por um comitê global de executivos da montadora que avaliam os candidatos nas áreas de qualidade, serviço, tecnologia, confiabilidade e preço. Em carta à Brembo, o presidente da Operações Mercosul da GM do Brasil, Jaime Ardila, parabenizou a liderança da companhia e os funcionários pelos resultados. “Temos muito orgulho em contar com sua empresa como um dos nossos principais parceiros”, escreveu.




PROJETO - A unidade Escapamentos do Grupo Magneti Marelli promove a formatura de 19 jovens do Projeto Formare no dia 13 de agosto, às 15h. A solenidade acontece no salão do Floresta Atlético Clube, localizado na rua Deputado Narciso Pieroni, 470, Centro, em Amparo, SP. Os formandos serão contemplados com o diploma do curso de “Operador de Manufatura de Produtos em Metal e Serviços”, que é reconhecido pelo Ministério da Educação por meio da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). A formatura contará com a presença de pais, professores, paraninfo, representantes da Magneti Marelli e os estudantes da próxima turma, que iniciam as aulas já em agosto. Além de disciplinas técnicas, como desenho mecânico, organização industrial e informática, os jovens também tiveram aulas de comunicação, tecnologia de materiais e processos, manufatura mecânica, relacionamento, saúde, educação física, entre outras. Os estudantes cumpriram 110 horas de estágio na própria planta da empresa. Estagiar no setor de produção foi obrigatório para todos os participantes; as outras quatro áreas de estágio ficaram a critério dos alunos. Dessa forma, todos os formandos tornaram-se aptos a atuar no mercado de trabalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.