quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Lançamento - Citroën Aircross 2011


Por Marcus Lauria (texto e foto)

O CarPoint News esteve presente hoje (26) no lançamento oficial do Citroën Aircross, uma versão “aventureira” do C3 Picasso vendido no mercado europeu, só que adaptado para o gosto dos brasileiros e desenvolvido no Mercosul. Também tive a oportunidade de fazer um breve test-drive até Niterói, para sentir melhor o carro em movimento. O Aircross chega para brigar em um segmento muito concorrido aqui no Brasil, que teve início com o Fiat Palio Weekend Adventure, lançada em 1999. Com lançamento para o público marcado para setembro, o Aircross parte de R$ 53.900 para a versão de entrada GL, passando por R$ 56.400 para a intermediária GLX e chega a R$ 61.900 para a topo de linha Exclusive e possui três anos de garantia. O crossover premium da Citroën, como é chamado vai concorrer diretamente com o Volkswagen Crossfox (R$ 45.550), Fiat Idéia Adventure (R$ 56.900) e Ford Ecosport (R$ 52.240).



Por fora o Aircross chama a atenção com linhas agressivas e marcantes. Durante o test-drive pude perceber a curiosidades dos pedestres e dos motoristas, que davam aquela esticadela para admirar o modelo da Citroën. “O Citroën AIRCROSS foi inspirado no universo off-road, mas com uma forte presença dos códigos genéticos da marca que são patentes na filosofia Créative Technologie”, explica Nívea Ferradosa Morato, diretora de Marketing da Citroën. O Aircross tem 4,28 metros de comprimento por 1,72 metro de largura e 1,69 metro de altura, o entre-eixos mede 2,54 metros, medidas essas que deixam o interior do carro bem confortável, tanto para o motorista, quanto para os passageiros. O modelo avaliado era a versão mais completa, a Exclusive e possuía bancos, volante e laterais das portas em couro, deixando o ambiente interno bem aconchegante. S materiais do painel e portas são de boa qualidade, transmitindo um certo requinte ao Aircross, que estava equipado com ar-condicionado, computador de bordo, vidros dianteiros e retrovisores, abertura das portas e porta-malas elétricos e para-choque na cor do veículo (pacote básico da versão GL). A versão de intermediária GLX trás como itens de série rodas de liga leve, inclinômetro, vidros traseiros elétricos, faróis de neblina, regulagem de altura do banco do motorista e sistema de som MP3. Enquanto que Exclusive oferece ar-condicionado digital, bancos e volante em couro, airbag duplo, sistema de freios ABS com EBD e piloto automático. Opcionalmente são oferecidos sensor de estacionamento traseiro, acendimento automático de faróis, sensor de chuva, airbag lateral e um sistema de navegação desenvolvido pela marca especialmente para o Aircross. O porta-malas carrega até 403 litros e chega a 1.500 litros com a segunda fileira de bancos rebatida. Serão oferecidas sete opções de cores de carroceria: Blanc Banquise, Gris Aluminium, Rouge, Perla Nera, Manitoba, Dolomites e Hickory.



Todas as três versões são equipadas com o já conhecido motor 1.6 flex de 113 cv com etanol e 110 cv com gasolina, sempre a 5.800 rpm e torque máximo de 4.500 rpm. O motor se mostrou suficiente na maior parte do percurso, mas suas retomadas são lentas, exigindo mais força no pé direito. O câmbio mecânico de cinco marchas é suave e bem escalonado, lembrando muito o famoso câmbio da Volkswagen, que segundo a marca teve suas relações encurtadas em 15% para privilegiar acelerações e retomadas. Os 1.329 quilos do Aircross atrapalham na hora de dar uma acelerada mais forte. A suspensão idependente na dianteira e com travessa deformável na traseira e os amortecedores pressurizados deixam o Aircross a vontade no trânsito e faz o modelo passar bem pelos buracos lunares das ruas cariocas. Tudo isso com o apoio das rodas de 16 polegadas com pneus 205/60 de uso misto. “Desenvolvemos um conjunto de suspensões específico para o modelo, com calibragem e leis de amortecimento adaptadas às necessidades dos consumidores brasileiros. É o caso da utilização de amortecedores com stop hidráulico”, explica Marcelo Capella, gerente de Engenharia e Comportamento Dinâmico.


O Citroën Aircross chega ao Brasil chega para incrementar a participação de mercado da marca, que gira estável na faixa de 2,5%. A montadora estima que as vendas sejam de 2.000 unidades mensais a mais nas projeções da Citroën para o último trimestre, que vai ampliar a presença da marca no Brasil para algo em torno de 3,5%. Mais que um novo produto, o Aircross representa para nós a oportunidade de entrar em um novo segmento, fato estratégico para nossa ampliação comercial“, afirma Ivan Ségal, presidente da Citroën do Brasil. Como estratégia de lançamento, o Aircross terá as três primeiras revisões gratuitas (10 mil, 20 mil e 30 mil quilômetros).

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