sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Avaliação – Chevrolet Zafira Elite 2.0 8V Flex 2010


Por Marcus Lauria (texto e fotos)

Lançada em abril de 2001 e Chevrolet Zafira já está a nove anos no mercado nacional sem grandes mudanças estéticas, apenas foi feita uma pequena reestilização em abril de 2004, com uma nova dianteira, com faróis, grade e para-choque novos e a introdução do motor flexpower de 2.0 litros com 8 válvulas, um novo sistema de acelerador eletrônico ("drive by wire"), ar-condicionado digital e novas versões: Comfort, Elegance e Elite. Em 2005 chega ao fim a produção do motor 2.0 16V, em janeiro 2007 é introduzida uma versão mais simples, a Expression, já em 2009 a Zafira recebe seu grande trunfo, o motor 2.0 8V foi modificado e passa a gerar 140 cv, além de contar com a opção de sete lugares. Resistindo até os dias de hoje, a Chevrolet continua apostando na jurássica Zafira e lançou uma campanha publicitária para divulgar a linha 2010, com o slogan “Cabe tudo. Cabem todos”, destacando o já conhecido espaço interno do monovolume.


Críticas a parte, a Zafira tem seus predicados, o espaço para até 7 pessoas e as 28 configurações de assento possíveis é bem interessante, apesar dos dois últimos assentos serem adequados apenas crianças ou pessoas de baixa estatura. Para manipular os bancos o sistema é bem simples, tudo através de alavancas espalhadas pelo interior que são acopladas aos bancos. Com os sete assentos sendo utilizados, o espaço para as bagagens fica bem reduzido, com apenas 150 litros, onde o normal com a configuração original esse valor sobe para suficientes 600 litros. Por dentro a ergonomia não é das melhores, apensar de manter o mesmo interior desde seu lançamento, com pequenas mudanças feitas nesses quase dez anos de mercado, como novo volante, painel com novo grafismo, e texturas dos bancos e laterais de portas, o carro é essencialmente o mesmo. Não que isso seja um defeito, ao contrário, a posição de dirigir é excelente, os bancos são confortáveis e grande área envidraçada ajuda no trânsito e nas manobras. O único porém, fica por conta do cinto de segurança, onde o motorista fica obrigado e procurar a fivela da coluna da porta que encaixa na lateral do banco.


O motor 2.0 litros 8V flex, que faz parte da linha desde o ano passado é o mesmo que equipa toda a linha Vectra e o Astra. O propulsor rende 140 cv com álcool e 133 cv com gasolina com torque de 19,7/18,9 kgfm respectivamente. E não deixa nada a dever para empurrar os 1.480 g do monovolume. Ao acionar o acelerador o motor está pronto para arrancadas e retomadas de acordo com a sua relação peso/potência. Só o velho câmbio automático de quatro velocidades fica devendo, o “delay” entre as trocas das marchas é sentido o tempo todo, principalmente em subidas de serras. Tirando esse pequeno problema das trocas de marchas, a Zafira se mostra bem estável em curvas ou mesmo em retas, sem flutuar muito e deixando o motorista bem à vontade para abusar um pouco do acelerador. A suspensão usa o sistema Independente do tipo "McPherson" na dianteira com amortecedores pressurizados e eixo rígido na traseira. Outro fator que ajuda no acerto do monovulme da Chevrolet são o conjunto rodas e pneus, onde o modelo Elite sai da fábrica com rodas de 16 polegadas calçadas com pneus 205/55 R16.



Recheada de equipamentos de conforto a Zafira Elite que foi avaliada pelo CarPoint News veio completa. Itens como direção hidráulica, computador de bordo, faróis de neblina, ar-condicionado automático, volante multifuncional, ajuste de altura e profundidade do volante, controle de cruzeiro, freios ABS com EBD, airbags frontais e laterais, rádio com CD e revestimento em couro no volante, nos assentos e nas portas são bem vindos em um modelo familiar. Apesar de alguns desses itens serem opcionais no modelo.



A marca exibe o monovolume Zafira 2010 em seu site oficial em quatro versões de acabamento com os respectivos preços: Comfort por R$ 59.855, Expression por R$ 64.089 com airbag duplo, Elegance por R$ 69.197 com airbag duplo e freios ABS e a top linha Elite por R$ 74.612 que conta com airbags frontais e airbags laterais para motorista e passageiro (modelo avaliado pelo CPN), que segundo dados da Chevrolet, equivale a 18% do total de suas vendas. A Zafira concorrer diretamente com modelos mais novos, como a Nissan Grand Livina (R$ 69.390) e o Kia Carens (R$ 79.700), únicas que também possuem 7 lugares no mercado nacional. Até o momento foram emplacadas 4.868 unidades da Zafira, enquanto que a Nissan Livina acumulou 783 unidades e a Kia Carens com 35 unidades.


*FICHA TÉCNICA:

Motor: Tipo FLEXPOWER SOHC dianteiro transversal, Gasolina e Álcool Numero de cilindros 4 em linha Válvulas, total 8 Taxa de compressão 11,5 Injeção eletrônica de combustível M.P.F.I.

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484/ISO 1585) Gasolina - 133 CV (98 KW/ 131 HP) @ 5600 rpm / Álcool - 140 CV (103 KW/ 138 HP) @ 5600 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484/ISO 1585) Gasolina - 18,9 mKgf (185 Nm) @ 2600 rpm / Álcool - 19,7 mKgf (193 Nm) @ 2600 rpm

Transmissão: Automática, 4 velocidades, redução 2,86:1

Freios:

Sistema Auxiliar à vácuo, duplo circuito hidráulico, válvula equalizadora de frenagem
Dianteiros A disco, ventilado
Traseiros A disco, sólido

Direção: Hidráulica convencional, redução 17,0:1

Suspensão:

Dianteira Independente tipo "McPherson" com subframe, molas helicoidais, amortecedores pressurizados, braço de controle inferior e barra estabilizadora

Traseira Tipo eixo rígido, molas tipo barril, amortecedores pressurizados, braço de controle integrado

Rodas e pneus:

Rodas Alumínio 6JX16 Sobressalente de aço estampado 6JX15
Pneus Radiais 205/55 R16 Sobressalente radial 195/65 R15

Dimensões:

Comprimento Total (mm) 4334
Largura - carroceria (mm) 1742
Largura Total - espelho a espelho (mm) 1999
Altura (mm) 1.629 - sem bagageiro / 1.687 - com bagageiro
Distância entre eixos (mm) 2703

Capacidade:

Tanque de combustível (litros) 58
Porta-malas (litros)
Com 7 passageiros 150
Com 6 passageiros 370 a 500
Com 5 passageiros 600 a 850
Com 4 passageiros 720 a 1.080
Com 3 passageiros 750 a 1.260
Com 2 passageiros 1.030 a 1.700

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) 0,33
Peso em ordem de marcha (Kg) 1450 / 1480 (Manual / Automática)
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (Kg) 600


* Dados de fábrica

8 comentários:

  1. Marcus, é um verdadeiro dinossauro, porém eu prefiro ela às opções Carens e Gran Livina que não acho nem um pouco bonitas...

    Marcus, ficou faltando a autonomia dela, deve ser beberrona!

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  2. design antigo, porem bom carro.

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  3. PREFIRO A MODERNIDADE DA KIA CARENS DO QUE O CONSERVADORISMO DA ZAFIRA.

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  4. no dia que vc ver o valor do seguro da KIA CARENS, vc vai pensar melhor na zafira que tem o seguro mais barato da sua categoria =p e não estou falando de pouco nao, to falando de MUITA diferença =]

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  5. Eu tenho uma zafira elegance 2005,um otimo carro pelo que eu pude pagar,pois nao sou de muita posse,seu maior defeito e o consumo,mas vale a pena porém tenho uma duvida quero saber se o freio e abs,pois antes de comprar eu li algumas materias onde dizia que neste modelo e ano vem com abs,estou na duvida

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  6. MELHOR MINIVAN DO MERCADO, POIS É A QUE TEM A MENOS DESVALORIZÃO DO MERCADO, COMPARANDO COM AS ASIATICAS E AS FRANCESAS, MANCADA DA GM TER TIRADO O TETO SOLAR NA LINHA 2011 DO ZAFIRA. TIVE UMA 2002 COM TETO, ESTA COM 170000 KMS E FOI PRA OFICINA SÓ PRA TROCAR, PASTILHAS, DISCOS, KIT DE EMBREAGEM E MAIS NADA. PROJETO ANTIGO, MAIS DURADOURO, TIVE UM SCENIC QUE TODA SEMANA ESTAVA NA OFICINA...

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  7. pois é...zafira num tem igual vão de zafira....

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  8. carens é boa, mas o seguro é de 5 pilas SE aceitarem. Culpa da kia, pois o carro é jeitoso.

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