Visão geral da fábrica PSA Peugeot Citroën em Porto Real, no RJ - E vista externa da Usinagem de Motores
Texto Marcus Lauria
Fotos: Divulgação e Marcus LauriaO blog CarPoint News foi gentilmente convidado pela assessoria de imprensa da PSA para a inauguração da primeira Unidade de Usinagem de Motores no Brasil em Porto Real, na região Sul Fluminense, no Estado do Rio de Janeiro. No dia tivemos uma coletiva de imprensa com a apresentação do projeto e das metas e por fim, uma visita à Unidade de Usinagem de motores da montadora. O fato representa um importante passo da empresa em investimento e expansão da empresa no Brasil. "Pela confiança nas ações implementadas pelo Governo para minimizar os efeitos da crise econômica, não diminuímos em nenhum momento o ritmo de implantação da Unidade de Usinagem no Brasil", afirma Vicent Rambaud, Presidente para o Brasil e a América Latina da PSA Peugeot Citroën.
A primeira Unidade de Usinagem de Motores no Brasil recebeu investimentos de R$ 91 milhões vindos de recursos próprios e empréstimos e vai produzir em sua linha de montagem blocos e cabeçotes para motores 1.6 litro flexível e a gasolina, que vão atender a demanda da fábrica brasileira de motores. Os modelos que receberão esses motores são: Citroën C3 e Xsara Picasso e Peugeot 207, 207 SW e 207 Passion fabricados em Porto Real. E ainda serão exportados para a Argentina e são instalados em modelos como: Peugeot 307 e 307 sedan e os Citroën C4 e C4 Pallas.
Com a nova unidade industrial a PSA pode crescer cada vez mais no país e garantir margem operacional ao volume de produção de motores do Grupo PSA e ter uma integração com a fábrica. Com isso, a empresa conseguirá diminuir os custos com importação e otimizar o processo de logística, garantindo mais agilidade na produção para atender a demanda do mercado. A Usinagem de Motores foi apontada como referência mundial e uma "Fábrica Escola" pela matriz da empresa ainda funcionando em período de testes. O que não deixa dúvidas de sua capacidade e de seu investimento.
Assim como o valor investido na criação e desenvolvimento da Usinagem em território brasileiro, os números das outras áreas também são impressionantes. O espaço total de construção da fábrica de Usinagem é de 6.300 m2, os colaboradores da unidade receberam 25.000 horas de formação, realizado no Senai de Resende. Ainda segundo o Chefe de Projeto da Fábrica no Brasil a acapacidade de produção é de 80 mil cabeçotes e 100 mil blocos por ano. E uma expectativa ainda em 2009 é de entregar 34 mil blocos e 52.018 mil em 2010.
Um momento muito esperado, a inauguração oficial da Usinagem. O Sr. Vicent Rambaud, Presidente para o Brasil e a América Latina da PSA corta a fita
A PSA Peugeot Citroën está no Brasil desde 2001, quando foi inaugurado o Centro de Produção de Porto Real, no Estado do Rio de Janeiro e atualmente são produzidos na unidade os veículos Peugeot 206, 207, 207 SW 207 Pasion e os Citroën C3, Xsara Picasso e os motores 1.4 litro e 1.6 litro flexfuel e a gasolina (para exportação). Segundo informações do fabricante foram vendidos 151 mil carros em 2008 e foi registrado um crescimento de 17,7% em comparação as 128 mil unidades vendidas em 2007. Com isso, a PSA ficou em 5° lugar entre as montadoras instaladas no país entre as "newcomers" (como são chamadas as fabricantes de veículos instaladas no Brasil a partir dos anos 90).
Parabens Marcus!
ResponderExcluirFabuloso artigo. Uma aposta forte no desenvolvimento industrial do Brasil. Um exemplo.
ResponderExcluirCumprimentos
Somente uma observaçao
ResponderExcluirEu trabalho ai no gerenciamento de ferramentas da usinagem
e a foto na qual tem a legenda
Vista externa da usinagem de motores esta incorreta
esta foto é na verdade do predio da chaparia
rsrsrs
A usinagem é separada do predio da motores , o qual é localizado no interior do predio de montagem de veiculos
a usinagem é um outro predio novo
onde se usina somente
blocos de motores modelos TU3 e TU5 ( 1.6 e 1.8) respctivamentes e cabeçotes de motores
outra observaçao
ResponderExcluiros operadores da linha de produçao apenas realizam inspeçao visual
exeto nas operação 150
Prezado André 'andre.souza@grupounik.com.br''imprensapeugeot@peugeot.com'
ResponderExcluirPossuo um veículo Peugeot, ainda na garantida de fábrica que tem seu término em janeiro/2011. Além disso, é um veículo que tem apenas 9000 km rodados, mas apresenta um problema da qual vcs não conseguem solução. A luz da ingnição não Apaga. Obedeço todas as regas para um bom funcionamento do veículo, inclusive respeitando o tempo que o óleo vai para chave, até que mesma apague e então terminino de ligar o carro. Vale ressaltar que já levei o carro nesta agencia por 5 vezes, o carro sai da concessionária com a luz apagada e alguns minutos depois volta a ascender. A Gisela, tem meus telefones e informações sobre o carro. (placa KXJ 3566) .
Estarei tomando as seguintes medidas:
1) estou levando o carro em uma outra concessionaria PEUGEOT, pois ao que tudo indica vs não estão com profissional devidamente qualificado, além de não mais confiar em vcs.
2) estarei enviando uma carta para vcs com AR , ficando devidamente documentada.
3) estarei sustentando isso até o termino da garantia, caso o problema persista , estarei acionando meus advogados.
21-2156-5838
21-9584-9751
Apenas para corrigir Nosso amigo Vinicius. Na Usinagem são usinados apenas Motores Tu5. 1.6
ResponderExcluirO Motor TU3 é 1.4 e este ainda não é usinado em Porto real.
São usinados na Planta de Porto Real , apenas os Blocos e Cabeçotes do motor 1.6. Mas isto tende a mudar. Existem Muitos Projetos para o Futuro, lembrando que a fábrica de usinagem montada em Porto Real é muito bem gerenciada.
Os Operadores não fazem Somente Inspeção Visual Vinicius, eles fazem todo trabalho de abastecimento das máquinas, controle de processo, como preenchimento de cartas para cálculos de Cp e CPK. Todo o controle de peças, é feito através do operador, lembrando tambem o Auxilio Visual como voce frisou. Uma Porta da Qualidade muito importante para o processo.
Obrigado pelas explicações.
ResponderExcluir