Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.
TRABALHO CONCLUÍDO - Há pouco mais de três meses para o início da maior aventura do fora-de-estrada brasileiro, o trabalho de levantamento do roteiro para o 18º Rally Internacional dos Sertões continua a todo vapor. Depois do levantamento aéreo e terrestre realizado pelo diretor técnico do evento, Edu Sachs, e por Marcos Moraes, diretor presidente da Dunas, organizadora do Sertões, a equipe de produção do rali faz, por terra, o trabalho de organização logística do segunda maior competição off road do planeta. A 18ª edição da competição acontece entre os dias 10 e 21 de agosto e vai passar por sete estados brasileiros - Goiás, Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará -, com largada em Goiânia (GO) e chegada em Fortaleza (CE). Desde o dia 13 de abril, os encarregados da produção do evento, Rodrigo Palladino e José Eduardo Bastos, estiveram na estrada visitando as cidades pelas quais o rali deverá passar. "Este trabalho serve para avaliar a estrutura das cidades para a chegada do rali, como locais que serão utilizados como boxes para os carros, motos, quadriciclos e caminhões, sala de imprensa, cronometragem, direção de prova, bem como facilidades médicas, hospitais, hospedagens, alimentação, entre outros itens", enumerou Bastos, que encerrou ontem (28) esta fase de preparação para o Sertões.
COMPENSANDO EMISSÕES - Em uma iniciativa inédita da indústria automobilística nacional, a TAC - Tecnologia Automotiva Catarinense - aderiu a um projeto de compensação das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), passando a operar de forma cada vez mais sustentável. A empresa implantou em sua fábrica o Programa Carbon Free, desenvolvido pela Oscip Iniciativa Verde em parceria com a cooperativa Mãos na Mata. O objetivo é promover a melhoria da qualidade ambiental com a recuperação florestal de áreas degradas. A mesma iniciativa está sendo estendida para os clientes da montadora: quem deseja comprar um jipe Stark já pode optar pela compensação das emissões do próprio combustível utilizado, recebendo assim o selo Carbon Free. As emissões de CO2 decorrentes da operação anual da empresa serão compensadas por meio do plantio de árvores, que irão absorver o CO2 da atmosfera durante a fotossíntese, a fim de deixar o planeta mais limpo, preservando o solo, a água e a biodiversidade. O plantio das árvores será realizado em Áreas de Preservação Permanente (APPs) da Mata Atlântica, no início da estação chuvosa. No caso do Stark, o jipe será comercializado com um opcional inédito para veículos: o selo Carbon Free, um certificado que comprova que as emissões de GEE decorrentes da queima de combustível foram compensadas por meio de plantio de árvores nativas, contribuindo assim para o desaceleramento do aquecimento global. Com base em um consumo de combustível anual estimado em 20.000 km, calcula-se que cada Stark emitirá 4,52 toneladas de CO2 neste período. Para compensar este montante é necessário o plantio de 29 árvores. O custo para a obtenção do selo, referente às emissões de 20.000 km rodados por um veículo, é de R$ 1.000,00.
IVECO É DESTAQUE - A Iveco, montadora de caminhões da Fiat Industrial, se destaca entre as participantes da 17ª Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, que acontece até esta sexta-feira, 30 de abril, em Ribeirão Preto, a 314km da capital São Paulo. Em uma área de 2.400 metros quadrados de exposição, ocupada conjuntamente com a CNH - Case New Holland, a Iveco apresenta sua moderna linha de caminhões leves, médios e pesados aos empresários do setor agrícola nacional. No estande estão os modelos Iveco Trakker, Stralis, Tector e Eurocargo configurados na versão 6x4, além do modelo Daily 35S14 nas versões furgão e chassi-cabine. “Com o Trakker, lançado em 2008, a Iveco tem atuado cada vez mais intensamente nos setores agrícola, madeireiro, de mineração e construção. Suas vendas tem sido intensificadas junto ao setor canavieiro já a partir da safra de 2009”, diz Alcides Cavalcanti, diretor comercial para o mercado brasileiro. Além do Trakker, o modelo EuroCargo 6x4 também tem tido grande aceitação no mercado agrícola como veículo de apoio. Nas usinas, ele vem sendo utilizado para realizar trabalhos como carro-pipa, comboio de lubrificação, tanque de abastecimento de combustível e veículo para plantio e transbordo.
ROTAS RURAIS - O novo Volvo 7700 Híbrido da PostAuto rodará em Ortschwaben, próximo a capital Berna, e será operado pela Steinerbus AG, uma das muitas empresas que trabalham em nome da PostAuto. “A maior parte de nossas rotas está em áreas rurais, e o híbrido paralelo da Volvo é o único ônibus deste tipo existente no mercado capaz de atuar neste segmento”, afirma Werner Blatter, membro da diretoria da PostAuto. A empresa vem acompanhando de perto o desenvolvimento de híbridos, e comprovou que estes ônibus funcionam muito bem em trânsito urbano congestionado. Porém, a maioria das rotas da PostAuto está em áreas rurais e os híbridos disponíveis no mercado europeu não são adaptados para este tipo de tráfego. “Assim que a Volvo Buses apresentou seu híbrido paralelo e anunciou que ele servia não só para trânsito urbano, mas também para rotas com pontos de parada mais distantes, não hesitamos em encomendar um ônibus,” diz Blatter. Ele observa que a tecnologia híbrida tem duas vantagens principais: mais economia de combustível e redução no impacto ambiental. “Temos a responsabilidade e os recursos para contribuir com testes de novas soluções, em especial na área de tecnologia”, completa o executivo. “Os políticos e o povo suíço pedem que todos façamos o melhor possível para reduzir o consumo de energia e o impacto ambiental, mas, ao mesmo tempo, a empresa também precisa lucrar. A tecnologia híbrida contribui para ambas as áreas”, finaliza.
ESTREIA DA CAMPANHA - A Ford estreou nesta última quinta-feira (29 de abril), nas principais emissoras de TV aberta, a campanha de lançamento da família Fiesta 2011, estrelada pelo ator Marcos Palmeira. Além de novo visual, mais moderno e arrojado, a linha ganhou novos equipamentos, acabamento mais refinado e reforça os atributos mais valorizados do veículo, nas versões Hatch e Sedan. Todas as mudanças foram desenvolvidas a partir de pesquisas com os consumidores, com ênfase no design. Esse aspecto é destacado pela campanha, que traz a assinatura "Novo Fiesta 2011, vale a pena ser exigente". São três filmes de 30 segundos, mostrando diferentes situações em que os proprietários do Fiesta se beneficiam da beleza do carro. Todos são protagonizados por Marcos Palmeira, que empresta sua ótima imagem para destacar a segurança e a confiabilidade da marca e do produto. O ator apresenta o carro com o seguinte texto: "Este é o Novo Ford Fiesta. Novo design, baixo custo de manutenção, um carro completo. Aprovado nos testes mais exigentes. Acompanhe..." Na sequência, entra a cena do teste do consumidor, diferente em cada versão. No filme "Vallet", algumas pessoas aguardam seus carros na saída do restaurante. O proprietário do Fiesta chega e diz: "Quanto mais rápido o motorista pega meu carro, mais bonito o carro é." Em seguida, aparece o Fiesta dele chegando antes de todos os outros carros. Ao fundo, ouve-se a reclamação de um cliente que aguardava seu carro há mais de 2 horas.
NOVA DIRETORIA - A Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – realizou nesta quarta-feira eleições para definir a diretoria que comandará a entidade pelo próximo biênio, de 2010 a 2012. Jaime Teruo Matsui, da associada Yamaha, foi definido pela assembléia como o novo presidente. A Abraciclo vem assumindo representatividade cada vez maior no cenário nacional, destacadamente como agente do segmento de transporte individual. Nossa gestão será no sentido de estimular esse fortalecimento de imagem da entidade, além de continuar representando, da melhor forma possível, os interesses do setor duas rodas”, afirma Matsui. O segmento vem mostrando leve recuperação, após grande queda na produção e vendas no período da crise econômica mundial. “O setor vive um momento crucial. Precisamos unir forças para recuperarmos as perdas e conseguirmos alcançar um crescimento gradativo e constante”, diz o novo presidente. Paulo Shuiti Takeuchi, que ocupou o cargo de presidente da entidade nos últimos seis anos (três mandatos consecutivos), se disse satisfeito com a escolha do novo presidente da entidade.
CAPACETE CLASSIC - O capacete é um item de segurança imprescindível no dia a dia de todo motociclista. Por isso, a Honda disponibiliza a seus consumidores produtos de alta qualidade e plenamente de acordo com as resoluções do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). A grande novidade é o modelo Classic Sport, primeiro da linha 2010 de capacetes street a chegar às concessionárias da marca. Seu design exclusivo, com novo grafismo, é sinônimo de personalidade e diferenciação. O modelo traz linhas sóbrias e clássicas, com destaque para a faixa que acompanha as curvas do capacete, transmitindo a sensação de velocidade. Produzido em material de alta qualidade (ABS – plástico injetado), o Classic Sport possui entrada de ar frontal e viseira antirrisco com simples estágios de regulagem. A forração é confeccionada em tecido pluma antialérgico, lavável e removível, com fecho de engate rápido e anel antifurto. Disponível na cor preta com faixas vermelhas, nos tamanhos 58 e 60, ao preço público sugerido de R$ 237,49 (com base no Estado de São Paulo), o modelo pode ser encontrado em uma das mais de 700 concessionárias Honda distribuídas por todo o País.
LINHA GARAGEM - Desde a sua criação em 2004, a Garagem/SA linha de fabricação própria da CANDIDE transporta os pequenos ao mundo da velocidade extrema com brinquedos incrementados com funções tecnológicas que permitem a experiência total da potência automobilística. Neste ano, a série continua deslizando direto ao primeiro lugar do pódio com muitas inovações, novos projetos de comunicação e também participação em importante evento de rally. As primeiras novidades da linha são os novos lançamentos que desbravam com força qualquer obstáculo nas trilhas. São 10 brinquedos entre novos mini possantes, laptops, rádios, relógios e mini games com funções diferenciadas que completam de vez o empolgante cenário das corridas proporcionando muito entretenimento e estimulando a criatividade e aprendizagem dos meninos. A outra notícia é a presença da série na segunda maior competição fora-de-estrada do mundo: o Rally Internacional dos Sertões que acontecerá entre os dias 10 e 21 de agosto. Nessa 18ª edição, a Garagems/A patrocina equipe oficial do circuito que terá previsões de largada em Goiânia (GO) e chegada em Fortaleza (CE). Mas antes de marcar seu selo no percurso off-road brasileiro, a linha também estreia seu endereço no espaço virtual. Em junho será lançado o site exclusivo da linha recheado de conteúdo interativo com games feitos com tecnologia de última geração que promete figurar o topo da lista de favoritos não só dos navegantes mirins, mas também dos internautas adultos fanáticos pelas aventuras do automobilismo. Destaque da mesma forma para a mídia televisiva que não poderia ficar de fora das mais recentes ações da Garagem S/A. Para apresentar os novos itens da linha para 2010, o grupo de marketing da Candide desenvolveu grande campanha publicitária que será divulgada através de comerciais nos mais reconhecidos programas da televisão aberta e paga destinados aos públicos jovem e infantil. Nos intervalos dos canais de TV a cabo e aberta, os lançamentos aparecem em dois formatos de filme com imagens e áudio-trilha. Conheça as principais novidades da Garagem S/A que vão invadir a telinha e as prateleiras das principais lojas de todo país.
CRUZEIRO MOTORRAD - Pela primeira vez, a BMW Motorrad Brasil organiza um cruzeiro temático para motociclistas e amantes das duas rodas. O navio Gran Mistral, pertencente a Companhia Ibero Cruzeiros, receberá em novembro o primeiro cruzeiro BMW Motorrad reunindo motociclistas de todo país. Promovido pela BMW Motorrad Brasil e idealizado por Urbano Ávila, profissional autônomo da área de Marketing, o evento terá diversas atividades relacionadas ao motociclismo, além de shows, entretenimentos, palestras, desfiles e etc. Durante quatro dias e três noites, os participantes farão o roteiro: Santos – Búzios – Ilha Bela – Santos e viverão uma experiência inédita e inesquecível, respirando a emoção das duas rodas em alto mar. O navio de alto luxo oferece a todos os tripulantes muito conforto. Equipado com diversas piscinas, boates, salas de ginástica, SPA, bares e restaurantes, o Gran Mistral dispõe de muitos itens de lazer e serviços personalizados que permanecem à disposição de seus tripulantes durante todo o cruzeiro. A BMW Motorrad Brasil convida, através de seus concessionários, todos os amigos e clientes para este evento único e criado para os amantes das duas rodas. Para mais informações sobre os pacotes Foccus TravelAv. Brig. Luiz Antonio, 2344 loja 801402-000 - São Paulo - SPinfo@foccustravel.com.brtel/fax: (55-11) 3253-1510www.foccustravel.com.br
CARRINHO DE MÃO - De uma ideia simples para transportar cadeiras de praia nasceu o carrinho de mão dobrável. Depois de milhões de vendas para clientes em todo país, a divisão de carrinhos para cadeiras de praia foi convertida em outra ideia ainda maior, os carrinhos para carga multifuncionais Magna Cart. Com o passar do tempo e a tecnologia cada vez mais avançada o Magna Cart foi sendo desenvolvido para chegar ao que é hoje: o carrinho de mão portátil mais vendido do mundo, com produção em 2009 de 1,6 milhões de unidades e acima de 5,4 milhões fabricados nos últimos 5 anos. Fabricados com matérias de alta qualidade, mecanismos de abertura e fechamento exclusivos, os produtos Magna Cart passam por um rigoroso controle de qualidade que garante um índice de defeitos abaixo de 0,5%. Combinando os melhores atributos de um carrinho de mão com peso quase imperceptível e capacidade de carga que atende perfeitamente as necessidades do dia a dia para transportar a compra de supermercado, malas de viagem, galões de água, ferramentas de casa e jardim. Suportando um peso de até 68kg é ideal para qualquer ocasião que se necessite transportar caixas, bagagens e outros tipos de volumes, atendendo inclusive empresas de entrega, movimentação de carga em depósitos, hospitais, fórum, hotéis, supermercados, lojas de departamentos, esporte e lazer, material de construção, etc. Quando não utilizado pode ser facilmente guardado em armários, porta malas, compartimento de bagagens de aviões, trens e barcos, pois são compactos e facilmente dobráveis. Magna Cart MCI – R$179,00 / Magna Cart MCX – R$199,00 - Para comprar: www.magnacart.com.br
US$ 1 BILHÃO EM AUTOPEÇAS - Confiança em relação ao êxito dos negócios. Esse é o clima da AUTOMEC PESADOS & COMERCIAIS (2ª. Feira Internacional Especializada em Peças, Equipamentos e Serviços para Veículos Pesados & Comerciais), que foi aberta hoje (27/4) no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, reunindo 480 expositores nacionais e estrangeiros. A Feira será realizada até o próximo sábado, dia 01 de maio. De acordo com Juan Pablo De Vera, Presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora e promotora do evento, a segunda edição consolida o papel da AUTOMEC PESADOS & COMERCIAIS como relevante ferramenta de negócios e referência para o setor. Além disso, “confirma a parceria que mantemos com a cadeia automotiva nacional, nos últimos 50 anos”. "O otimismo das empresas expositoras que participam da AUTOMEC PESADOS & COMERCIAIS ganha importante reforço com as projeções de resultados feitas pela indústria de autopeças. Paulo Butori, presidente do SINDIPEÇAS (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores, afirmou que o faturamento do atual exercício deverá crescer 5,7% em reais, saltando de R$ 70 bilhões para R$ 74 bilhões. Os investimentos do setor de autopeças estão também em crescimento, devendo alcançar até o final do ano a cifra de US$ 1 bilhão, tendo como meta se aproximar nos próximos anos do patamar histórico do setor, que é de investimentos anuais da ordem de US$ 1,5 bilhão. Butori adiantou que espera dentro de no máximo 30 dias mudanças nas alíquotas de incentivo à importação de autopeças, o que permitirá à indústria nacional reverter a situação de perdas constantes e o desequilíbrio na balança comercial do setor. “Há disposição na esfera governamental para reduzir e até mesmo eliminar o benefício aos produtos importados”, disse.
MWM PRESENTE - A MWM International Motores, líder no desenvolvimento de tecnologia diesel no Mercosul, estará presente na 2ª Feira Internacional Especializada em Peças, Equipamentos e Serviços para Veículos Pesados & Comerciais, que acontece entre os dias 27 abril e 1 de maio, no Pavilhão de Exposição do Anhembi, em São Paulo. Neste ano, a da feira, palestras técnicas com foco no valor comercial agregado em seus produtos através da tecnologia, qualidade, atendimento e serviço. Além disso, a companhia espera estreitar o relacionamento com distribuidores, prestadores de serviço de assistência técnica e especialistas do segmento de pós venda/ after market. Para o diretor de Peças de Reposição da MWM International, Luis Kanan, a Automec é um evento importante que proporciona o fortalecimento da empresa junto ao mercado de pós venda/ after market. “A Feira possui grande relevância para o setor e permite que a MWM International esteja em contato direto com o cliente, ouvindo sugestões, compartilhando informações e promovendo a melhoria contínua. Acreditamos que neste ano, assim como em 2008, o evento será um sucesso, com maior participação do público e de empresas”, afirma o diretor. Outro assunto que será abordado pela companhia é a importância em utilizar peças genuínas na manutenção dos motores. Com o slogan “mais que originais, genuínas”, a empresa vem ministrando palestras sobre o tema para os vendedores de mais de 450 pontos da sua rede autorizada com o objetivo de oferecer conhecimento para que sejam identificados e entendidos os diferenciais na utilização de produtos e peças genuínas que resultam em melhor custo/ benefício na comparação com produtos paralelos.
ROUBO E FURTO - Em 2009, somente em São Paulo, 177 mil proprietários de veículos tiveram seu veículo roubado ou furtado, um aumento de 11% no crime no estado com relação ao ano anterior, quando foram registradas 159 mil ocorrências. Esse mercado paralelo movimenta cerca de R$ 6 bilhões por ano no País e em São Paulo atinge R$ 2,6 bilhões. A DNA Security, empresa pioneira e líder de mercado em gravação de peças automotivas, já marcou as peças de 300.000 veículos em sete anos, principalmente para o mercado segurador e frotistas. Nestes anos, os clientes já identificaram grandes resultados com a ação de marcação de peças como redução de até 60% na frequência de roubo e furto, aumento na recuperação de veículos e melhora no estado de conservação dos veículos recuperados em comparação aos veículos não gravados. A constatação sobre a importância da implantação do sistema de controle e gravação do número do chassi nas diversas peças dos veículos apresenta-se num momento em que o cenário é preocupante. “A gravação de peças mostrou ser um eficiente modo de proteger o veículo e a segurança de seus donos, pois reduz a abordagem no roubo preservando o bem e a família. O diferencial da marcação de peças é que ela combate o desmanche e a adulteração de automóveis tornando os veículos gravados desinteressantes para o crime”, afirma Mário Cassio Mauricio, diretor Comercial da DNA Security.
FALSOS CATALISADORES - Com o objetivo de coibir a comercialização de falsos catalisadores, a partir deste mês de abril os catalisadores automotivos vendidos no mercado de reposição devem ter a chancela do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). “Essa iniciativa é muito importante para que o consumidor tenha a garantia de que está adquirindo um produto de qualidade e que realmente irá atuar na conversão dos gases emitidos pelo motor do automóvel, evitando a proliferação do falso catalisador”, comenta Carlos Eduardo Moreira, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Umicore, que é a principal fabricante de catalisador automotivo no País. Com esta nova medida, os centros automotivos e distribuidores terão até um ano para escoar as peças que estão em estoque atualmente e adaptar-se à nova regra do Inmetro. Neste contexto, a Umicore também alerta para outras precauções que o motorista deve ter na hora da substituição da peça. “A principal dica para o consumidor não cair na armadilha do falso catalisador é desconfiar de preço baixo (qualquer valor em torno de R$ 100,00 não corresponde a um catalisador original). Outro ponto é que o produto deve ser encontrado nas revendas dentro de embalagem padronizada com a marca do fabricante, especificando as suas aplicações e, principalmente, com o certificado de garantia e a nota fiscal”, esclarece Moreira.
CITROËN E FOX - Diante do enorme sucesso mundial do filme Avatar, a Citroën e a Fox Home Entertainnment se uniram para dar a seus clientes um prêmio digno de filme: um Citroën C4 Picasso zero quilômetro. "O objetivo desta iniciativa é aliar o posicionamento da Créative Technologie da Citroën ao filme mais tecnológico de todos os tempos, premiando quem aprecia o que a tecnologia pode oferecer de melhor. Esta parceria terá um impacto muito positivo para a nossa marca, já que estamos nos associando a um filme que, além de ser um campeão de bilheteria, chama a atenção por sua capacidade de inovação e vanguarda”, afirma Nívea Ferradosa, diretora de Marketing da Citroën do Brasil. O concurso cultural “Retorne ao Mundo de Avatar”, com início em 22 de abril e término previsto para 30 de maio de 2010, premiará o autor da melhor resposta para a pergunta: “O que você faria para voltar ao mundo de Avatar?”, com a divulgação dos resultados em junho. Para concorrer, basta acessar o site do concurso (www.promocaoavatar.com.br), responder à pergunta e torcer para ser o escolhido. O regulamento da promoção, bem como as condições para fazer parte do processo, podem ser vistos no mesmo site. No período do concurso, o Citroën C4 Picasso estará presente nas ações de marketing da FOX na internet, em pontos de vendas e mobiliários urbanos.
COM EXPECTATIVA - A Toyota do Brasil participará da Agrishow 2010, em Ribeirão Preto (SP), com expectativa de comercializar 250 unidades, o que representará um crescimento de 25% em comparação com as vendas efetivadas durante o evento no ano passado, quando a marca vendeu 200 unidades. Entre os veículos expostos, destaque para a picape Hilux, que estará à disposição dos visitantes nas versões SRV cabine dupla diesel 4x4 com transmissão automática e manual, SR cabine dupla gasolina 4x2 automática e Standard cabine simples diesel 4x4 manual, esta voltada para aplicação de trabalho. A edição 2010 da Agrishow, que é um dos principais eventos brasileiros do setor de agronegócios, acontece de 26 a 30 de abril, no Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios Centro-Leste. O estande da Toyota terá 900 metros quadrados, nas ruas E 15 e 16A. Durante o evento, a montadora irá expor - além dos modelos Hilux e SW4 - o utilitário esportivo importado RAV4 e o novíssimo sedã médio Corolla Altis 2.0 Dual VVT-i Flex. A Toyota disponibilizará na Agrishow 2010 uma pista off-road com 1.900 metros quadrados, onde os visitantes da feira poderão testar a robustez e a performance de todos os veículos da marca para uso fora-de-estrada.
TERCEIRA ETAPA - A inovadora versão 2010 da Chevrolet Flexpedition - que faz literalmente uma ‘viagem’ pela GM do Futuro - prossegue agora, a partir desta segunda-feira (26/04/2010) e até a próxima sexta-feira (30/04/2010), com a realização da terceira etapa, percorrendo a Região Sul do Brasil e incluindo os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os jornalistas convidados percorrem todas as cinco etapas da Chevrolet Flexpedition 2010 conduzindo seis Agile especialmente adesivados com o logo da expedição, que é também o ‘carro-chefe’ das comemorações dos 85 anos da GM e da marca Chevrolet no Brasil. Até agora já ocorreram duas etapas, ambas no estado de São Paulo. A primeira teve largada no dia 26 de janeiro de 2010, coincidindo com a data de comemoração do aniversário da GM e da Chevrolet, e percorrendo as unidades de São Caetano do Sul e de Indaiatuba, onde fica o Campo de Provas da Cruz Alta, o mais moderno da América Latina e onde há inúmeros exemplos de respeito e preservação do meio ambiente. A segunda etapa, por sua vez, começou no dia nove de março de 2010, partindo do Complexo Industrial GM de São José dos Campos (Região do Vale do Paraíba, a 100 quilômetros de São Paulo), e passou pela fábrica de Mogi das Cruzes (Região do Alto Tietê) e pelo Centro de Distribuição de Peças de Sorocaba, o maior da América Latina. Esta etapa também coincidiu com as comemorações dos 51 anos de existência da unidade de São José dos Campos. O site www.flexpedition.com.br está no ar desde o último dia 26 de janeiro de 2010, data do aniversário de 85 anos da GM e da Chevrolet no Brasil e também quando ocorreu a largada da Chevrolet Flexpedition 2010.
JOINT VENTURE - A Dana Holding Corporation e a Bosch Rexroth AG anunciaram, em abril, que pretendem firmar uma joint venture para o desenvolvimento conjunto e fabricação avançada de transmissões para o mercado internacional de fora-de-estrada. As empresas assinaram um memorando de entendimento e cada uma passará a deter 50% do capital social da nova companhia. A joint venture, que deverá operar em Arco, Itália, vai projetar, fabricar e comercializar sistemas hidromecânicos variáveis de transmissão powersplit (HVT) para o mercado global de veículos off-road. Os sistemas avançados de transmissão irão focar as necessidades dos clientes para economia de combustível melhorada, produtividade, emissões e manobrabilidade. "Estamos muito animados sobre as oportunidades que essa parceria representa para dois respeitados fabricantes globais de transmissão off-road", disse George Constand, diretor técnico da Dana. "Juntas, Dana e Bosch Rexroth oferecem uma ampla variedade de conjuntos de habilidades complementares que permitirão que a joint venture entregue um único conjunto de soluções avançadas de transmissão para o mercado fora-de-estrada”.
TRABALHO CONCLUÍDO - Há pouco mais de três meses para o início da maior aventura do fora-de-estrada brasileiro, o trabalho de levantamento do roteiro para o 18º Rally Internacional dos Sertões continua a todo vapor. Depois do levantamento aéreo e terrestre realizado pelo diretor técnico do evento, Edu Sachs, e por Marcos Moraes, diretor presidente da Dunas, organizadora do Sertões, a equipe de produção do rali faz, por terra, o trabalho de organização logística do segunda maior competição off road do planeta. A 18ª edição da competição acontece entre os dias 10 e 21 de agosto e vai passar por sete estados brasileiros - Goiás, Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará -, com largada em Goiânia (GO) e chegada em Fortaleza (CE). Desde o dia 13 de abril, os encarregados da produção do evento, Rodrigo Palladino e José Eduardo Bastos, estiveram na estrada visitando as cidades pelas quais o rali deverá passar. "Este trabalho serve para avaliar a estrutura das cidades para a chegada do rali, como locais que serão utilizados como boxes para os carros, motos, quadriciclos e caminhões, sala de imprensa, cronometragem, direção de prova, bem como facilidades médicas, hospitais, hospedagens, alimentação, entre outros itens", enumerou Bastos, que encerrou ontem (28) esta fase de preparação para o Sertões.
COMPENSANDO EMISSÕES - Em uma iniciativa inédita da indústria automobilística nacional, a TAC - Tecnologia Automotiva Catarinense - aderiu a um projeto de compensação das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), passando a operar de forma cada vez mais sustentável. A empresa implantou em sua fábrica o Programa Carbon Free, desenvolvido pela Oscip Iniciativa Verde em parceria com a cooperativa Mãos na Mata. O objetivo é promover a melhoria da qualidade ambiental com a recuperação florestal de áreas degradas. A mesma iniciativa está sendo estendida para os clientes da montadora: quem deseja comprar um jipe Stark já pode optar pela compensação das emissões do próprio combustível utilizado, recebendo assim o selo Carbon Free. As emissões de CO2 decorrentes da operação anual da empresa serão compensadas por meio do plantio de árvores, que irão absorver o CO2 da atmosfera durante a fotossíntese, a fim de deixar o planeta mais limpo, preservando o solo, a água e a biodiversidade. O plantio das árvores será realizado em Áreas de Preservação Permanente (APPs) da Mata Atlântica, no início da estação chuvosa. No caso do Stark, o jipe será comercializado com um opcional inédito para veículos: o selo Carbon Free, um certificado que comprova que as emissões de GEE decorrentes da queima de combustível foram compensadas por meio de plantio de árvores nativas, contribuindo assim para o desaceleramento do aquecimento global. Com base em um consumo de combustível anual estimado em 20.000 km, calcula-se que cada Stark emitirá 4,52 toneladas de CO2 neste período. Para compensar este montante é necessário o plantio de 29 árvores. O custo para a obtenção do selo, referente às emissões de 20.000 km rodados por um veículo, é de R$ 1.000,00.
IVECO É DESTAQUE - A Iveco, montadora de caminhões da Fiat Industrial, se destaca entre as participantes da 17ª Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, que acontece até esta sexta-feira, 30 de abril, em Ribeirão Preto, a 314km da capital São Paulo. Em uma área de 2.400 metros quadrados de exposição, ocupada conjuntamente com a CNH - Case New Holland, a Iveco apresenta sua moderna linha de caminhões leves, médios e pesados aos empresários do setor agrícola nacional. No estande estão os modelos Iveco Trakker, Stralis, Tector e Eurocargo configurados na versão 6x4, além do modelo Daily 35S14 nas versões furgão e chassi-cabine. “Com o Trakker, lançado em 2008, a Iveco tem atuado cada vez mais intensamente nos setores agrícola, madeireiro, de mineração e construção. Suas vendas tem sido intensificadas junto ao setor canavieiro já a partir da safra de 2009”, diz Alcides Cavalcanti, diretor comercial para o mercado brasileiro. Além do Trakker, o modelo EuroCargo 6x4 também tem tido grande aceitação no mercado agrícola como veículo de apoio. Nas usinas, ele vem sendo utilizado para realizar trabalhos como carro-pipa, comboio de lubrificação, tanque de abastecimento de combustível e veículo para plantio e transbordo.
ROTAS RURAIS - O novo Volvo 7700 Híbrido da PostAuto rodará em Ortschwaben, próximo a capital Berna, e será operado pela Steinerbus AG, uma das muitas empresas que trabalham em nome da PostAuto. “A maior parte de nossas rotas está em áreas rurais, e o híbrido paralelo da Volvo é o único ônibus deste tipo existente no mercado capaz de atuar neste segmento”, afirma Werner Blatter, membro da diretoria da PostAuto. A empresa vem acompanhando de perto o desenvolvimento de híbridos, e comprovou que estes ônibus funcionam muito bem em trânsito urbano congestionado. Porém, a maioria das rotas da PostAuto está em áreas rurais e os híbridos disponíveis no mercado europeu não são adaptados para este tipo de tráfego. “Assim que a Volvo Buses apresentou seu híbrido paralelo e anunciou que ele servia não só para trânsito urbano, mas também para rotas com pontos de parada mais distantes, não hesitamos em encomendar um ônibus,” diz Blatter. Ele observa que a tecnologia híbrida tem duas vantagens principais: mais economia de combustível e redução no impacto ambiental. “Temos a responsabilidade e os recursos para contribuir com testes de novas soluções, em especial na área de tecnologia”, completa o executivo. “Os políticos e o povo suíço pedem que todos façamos o melhor possível para reduzir o consumo de energia e o impacto ambiental, mas, ao mesmo tempo, a empresa também precisa lucrar. A tecnologia híbrida contribui para ambas as áreas”, finaliza.
ESTREIA DA CAMPANHA - A Ford estreou nesta última quinta-feira (29 de abril), nas principais emissoras de TV aberta, a campanha de lançamento da família Fiesta 2011, estrelada pelo ator Marcos Palmeira. Além de novo visual, mais moderno e arrojado, a linha ganhou novos equipamentos, acabamento mais refinado e reforça os atributos mais valorizados do veículo, nas versões Hatch e Sedan. Todas as mudanças foram desenvolvidas a partir de pesquisas com os consumidores, com ênfase no design. Esse aspecto é destacado pela campanha, que traz a assinatura "Novo Fiesta 2011, vale a pena ser exigente". São três filmes de 30 segundos, mostrando diferentes situações em que os proprietários do Fiesta se beneficiam da beleza do carro. Todos são protagonizados por Marcos Palmeira, que empresta sua ótima imagem para destacar a segurança e a confiabilidade da marca e do produto. O ator apresenta o carro com o seguinte texto: "Este é o Novo Ford Fiesta. Novo design, baixo custo de manutenção, um carro completo. Aprovado nos testes mais exigentes. Acompanhe..." Na sequência, entra a cena do teste do consumidor, diferente em cada versão. No filme "Vallet", algumas pessoas aguardam seus carros na saída do restaurante. O proprietário do Fiesta chega e diz: "Quanto mais rápido o motorista pega meu carro, mais bonito o carro é." Em seguida, aparece o Fiesta dele chegando antes de todos os outros carros. Ao fundo, ouve-se a reclamação de um cliente que aguardava seu carro há mais de 2 horas.
NOVA DIRETORIA - A Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – realizou nesta quarta-feira eleições para definir a diretoria que comandará a entidade pelo próximo biênio, de 2010 a 2012. Jaime Teruo Matsui, da associada Yamaha, foi definido pela assembléia como o novo presidente. A Abraciclo vem assumindo representatividade cada vez maior no cenário nacional, destacadamente como agente do segmento de transporte individual. Nossa gestão será no sentido de estimular esse fortalecimento de imagem da entidade, além de continuar representando, da melhor forma possível, os interesses do setor duas rodas”, afirma Matsui. O segmento vem mostrando leve recuperação, após grande queda na produção e vendas no período da crise econômica mundial. “O setor vive um momento crucial. Precisamos unir forças para recuperarmos as perdas e conseguirmos alcançar um crescimento gradativo e constante”, diz o novo presidente. Paulo Shuiti Takeuchi, que ocupou o cargo de presidente da entidade nos últimos seis anos (três mandatos consecutivos), se disse satisfeito com a escolha do novo presidente da entidade.
CAPACETE CLASSIC - O capacete é um item de segurança imprescindível no dia a dia de todo motociclista. Por isso, a Honda disponibiliza a seus consumidores produtos de alta qualidade e plenamente de acordo com as resoluções do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). A grande novidade é o modelo Classic Sport, primeiro da linha 2010 de capacetes street a chegar às concessionárias da marca. Seu design exclusivo, com novo grafismo, é sinônimo de personalidade e diferenciação. O modelo traz linhas sóbrias e clássicas, com destaque para a faixa que acompanha as curvas do capacete, transmitindo a sensação de velocidade. Produzido em material de alta qualidade (ABS – plástico injetado), o Classic Sport possui entrada de ar frontal e viseira antirrisco com simples estágios de regulagem. A forração é confeccionada em tecido pluma antialérgico, lavável e removível, com fecho de engate rápido e anel antifurto. Disponível na cor preta com faixas vermelhas, nos tamanhos 58 e 60, ao preço público sugerido de R$ 237,49 (com base no Estado de São Paulo), o modelo pode ser encontrado em uma das mais de 700 concessionárias Honda distribuídas por todo o País.
LINHA GARAGEM - Desde a sua criação em 2004, a Garagem/SA linha de fabricação própria da CANDIDE transporta os pequenos ao mundo da velocidade extrema com brinquedos incrementados com funções tecnológicas que permitem a experiência total da potência automobilística. Neste ano, a série continua deslizando direto ao primeiro lugar do pódio com muitas inovações, novos projetos de comunicação e também participação em importante evento de rally. As primeiras novidades da linha são os novos lançamentos que desbravam com força qualquer obstáculo nas trilhas. São 10 brinquedos entre novos mini possantes, laptops, rádios, relógios e mini games com funções diferenciadas que completam de vez o empolgante cenário das corridas proporcionando muito entretenimento e estimulando a criatividade e aprendizagem dos meninos. A outra notícia é a presença da série na segunda maior competição fora-de-estrada do mundo: o Rally Internacional dos Sertões que acontecerá entre os dias 10 e 21 de agosto. Nessa 18ª edição, a Garagems/A patrocina equipe oficial do circuito que terá previsões de largada em Goiânia (GO) e chegada em Fortaleza (CE). Mas antes de marcar seu selo no percurso off-road brasileiro, a linha também estreia seu endereço no espaço virtual. Em junho será lançado o site exclusivo da linha recheado de conteúdo interativo com games feitos com tecnologia de última geração que promete figurar o topo da lista de favoritos não só dos navegantes mirins, mas também dos internautas adultos fanáticos pelas aventuras do automobilismo. Destaque da mesma forma para a mídia televisiva que não poderia ficar de fora das mais recentes ações da Garagem S/A. Para apresentar os novos itens da linha para 2010, o grupo de marketing da Candide desenvolveu grande campanha publicitária que será divulgada através de comerciais nos mais reconhecidos programas da televisão aberta e paga destinados aos públicos jovem e infantil. Nos intervalos dos canais de TV a cabo e aberta, os lançamentos aparecem em dois formatos de filme com imagens e áudio-trilha. Conheça as principais novidades da Garagem S/A que vão invadir a telinha e as prateleiras das principais lojas de todo país.
CRUZEIRO MOTORRAD - Pela primeira vez, a BMW Motorrad Brasil organiza um cruzeiro temático para motociclistas e amantes das duas rodas. O navio Gran Mistral, pertencente a Companhia Ibero Cruzeiros, receberá em novembro o primeiro cruzeiro BMW Motorrad reunindo motociclistas de todo país. Promovido pela BMW Motorrad Brasil e idealizado por Urbano Ávila, profissional autônomo da área de Marketing, o evento terá diversas atividades relacionadas ao motociclismo, além de shows, entretenimentos, palestras, desfiles e etc. Durante quatro dias e três noites, os participantes farão o roteiro: Santos – Búzios – Ilha Bela – Santos e viverão uma experiência inédita e inesquecível, respirando a emoção das duas rodas em alto mar. O navio de alto luxo oferece a todos os tripulantes muito conforto. Equipado com diversas piscinas, boates, salas de ginástica, SPA, bares e restaurantes, o Gran Mistral dispõe de muitos itens de lazer e serviços personalizados que permanecem à disposição de seus tripulantes durante todo o cruzeiro. A BMW Motorrad Brasil convida, através de seus concessionários, todos os amigos e clientes para este evento único e criado para os amantes das duas rodas. Para mais informações sobre os pacotes Foccus TravelAv. Brig. Luiz Antonio, 2344 loja 801402-000 - São Paulo - SPinfo@foccustravel.com.brtel/fax: (55-11) 3253-1510www.foccustravel.com.br
CARRINHO DE MÃO - De uma ideia simples para transportar cadeiras de praia nasceu o carrinho de mão dobrável. Depois de milhões de vendas para clientes em todo país, a divisão de carrinhos para cadeiras de praia foi convertida em outra ideia ainda maior, os carrinhos para carga multifuncionais Magna Cart. Com o passar do tempo e a tecnologia cada vez mais avançada o Magna Cart foi sendo desenvolvido para chegar ao que é hoje: o carrinho de mão portátil mais vendido do mundo, com produção em 2009 de 1,6 milhões de unidades e acima de 5,4 milhões fabricados nos últimos 5 anos. Fabricados com matérias de alta qualidade, mecanismos de abertura e fechamento exclusivos, os produtos Magna Cart passam por um rigoroso controle de qualidade que garante um índice de defeitos abaixo de 0,5%. Combinando os melhores atributos de um carrinho de mão com peso quase imperceptível e capacidade de carga que atende perfeitamente as necessidades do dia a dia para transportar a compra de supermercado, malas de viagem, galões de água, ferramentas de casa e jardim. Suportando um peso de até 68kg é ideal para qualquer ocasião que se necessite transportar caixas, bagagens e outros tipos de volumes, atendendo inclusive empresas de entrega, movimentação de carga em depósitos, hospitais, fórum, hotéis, supermercados, lojas de departamentos, esporte e lazer, material de construção, etc. Quando não utilizado pode ser facilmente guardado em armários, porta malas, compartimento de bagagens de aviões, trens e barcos, pois são compactos e facilmente dobráveis. Magna Cart MCI – R$179,00 / Magna Cart MCX – R$199,00 - Para comprar: www.magnacart.com.br
US$ 1 BILHÃO EM AUTOPEÇAS - Confiança em relação ao êxito dos negócios. Esse é o clima da AUTOMEC PESADOS & COMERCIAIS (2ª. Feira Internacional Especializada em Peças, Equipamentos e Serviços para Veículos Pesados & Comerciais), que foi aberta hoje (27/4) no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, reunindo 480 expositores nacionais e estrangeiros. A Feira será realizada até o próximo sábado, dia 01 de maio. De acordo com Juan Pablo De Vera, Presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora e promotora do evento, a segunda edição consolida o papel da AUTOMEC PESADOS & COMERCIAIS como relevante ferramenta de negócios e referência para o setor. Além disso, “confirma a parceria que mantemos com a cadeia automotiva nacional, nos últimos 50 anos”. "O otimismo das empresas expositoras que participam da AUTOMEC PESADOS & COMERCIAIS ganha importante reforço com as projeções de resultados feitas pela indústria de autopeças. Paulo Butori, presidente do SINDIPEÇAS (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores, afirmou que o faturamento do atual exercício deverá crescer 5,7% em reais, saltando de R$ 70 bilhões para R$ 74 bilhões. Os investimentos do setor de autopeças estão também em crescimento, devendo alcançar até o final do ano a cifra de US$ 1 bilhão, tendo como meta se aproximar nos próximos anos do patamar histórico do setor, que é de investimentos anuais da ordem de US$ 1,5 bilhão. Butori adiantou que espera dentro de no máximo 30 dias mudanças nas alíquotas de incentivo à importação de autopeças, o que permitirá à indústria nacional reverter a situação de perdas constantes e o desequilíbrio na balança comercial do setor. “Há disposição na esfera governamental para reduzir e até mesmo eliminar o benefício aos produtos importados”, disse.
MWM PRESENTE - A MWM International Motores, líder no desenvolvimento de tecnologia diesel no Mercosul, estará presente na 2ª Feira Internacional Especializada em Peças, Equipamentos e Serviços para Veículos Pesados & Comerciais, que acontece entre os dias 27 abril e 1 de maio, no Pavilhão de Exposição do Anhembi, em São Paulo. Neste ano, a da feira, palestras técnicas com foco no valor comercial agregado em seus produtos através da tecnologia, qualidade, atendimento e serviço. Além disso, a companhia espera estreitar o relacionamento com distribuidores, prestadores de serviço de assistência técnica e especialistas do segmento de pós venda/ after market. Para o diretor de Peças de Reposição da MWM International, Luis Kanan, a Automec é um evento importante que proporciona o fortalecimento da empresa junto ao mercado de pós venda/ after market. “A Feira possui grande relevância para o setor e permite que a MWM International esteja em contato direto com o cliente, ouvindo sugestões, compartilhando informações e promovendo a melhoria contínua. Acreditamos que neste ano, assim como em 2008, o evento será um sucesso, com maior participação do público e de empresas”, afirma o diretor. Outro assunto que será abordado pela companhia é a importância em utilizar peças genuínas na manutenção dos motores. Com o slogan “mais que originais, genuínas”, a empresa vem ministrando palestras sobre o tema para os vendedores de mais de 450 pontos da sua rede autorizada com o objetivo de oferecer conhecimento para que sejam identificados e entendidos os diferenciais na utilização de produtos e peças genuínas que resultam em melhor custo/ benefício na comparação com produtos paralelos.
ROUBO E FURTO - Em 2009, somente em São Paulo, 177 mil proprietários de veículos tiveram seu veículo roubado ou furtado, um aumento de 11% no crime no estado com relação ao ano anterior, quando foram registradas 159 mil ocorrências. Esse mercado paralelo movimenta cerca de R$ 6 bilhões por ano no País e em São Paulo atinge R$ 2,6 bilhões. A DNA Security, empresa pioneira e líder de mercado em gravação de peças automotivas, já marcou as peças de 300.000 veículos em sete anos, principalmente para o mercado segurador e frotistas. Nestes anos, os clientes já identificaram grandes resultados com a ação de marcação de peças como redução de até 60% na frequência de roubo e furto, aumento na recuperação de veículos e melhora no estado de conservação dos veículos recuperados em comparação aos veículos não gravados. A constatação sobre a importância da implantação do sistema de controle e gravação do número do chassi nas diversas peças dos veículos apresenta-se num momento em que o cenário é preocupante. “A gravação de peças mostrou ser um eficiente modo de proteger o veículo e a segurança de seus donos, pois reduz a abordagem no roubo preservando o bem e a família. O diferencial da marcação de peças é que ela combate o desmanche e a adulteração de automóveis tornando os veículos gravados desinteressantes para o crime”, afirma Mário Cassio Mauricio, diretor Comercial da DNA Security.
FALSOS CATALISADORES - Com o objetivo de coibir a comercialização de falsos catalisadores, a partir deste mês de abril os catalisadores automotivos vendidos no mercado de reposição devem ter a chancela do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). “Essa iniciativa é muito importante para que o consumidor tenha a garantia de que está adquirindo um produto de qualidade e que realmente irá atuar na conversão dos gases emitidos pelo motor do automóvel, evitando a proliferação do falso catalisador”, comenta Carlos Eduardo Moreira, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Umicore, que é a principal fabricante de catalisador automotivo no País. Com esta nova medida, os centros automotivos e distribuidores terão até um ano para escoar as peças que estão em estoque atualmente e adaptar-se à nova regra do Inmetro. Neste contexto, a Umicore também alerta para outras precauções que o motorista deve ter na hora da substituição da peça. “A principal dica para o consumidor não cair na armadilha do falso catalisador é desconfiar de preço baixo (qualquer valor em torno de R$ 100,00 não corresponde a um catalisador original). Outro ponto é que o produto deve ser encontrado nas revendas dentro de embalagem padronizada com a marca do fabricante, especificando as suas aplicações e, principalmente, com o certificado de garantia e a nota fiscal”, esclarece Moreira.
CITROËN E FOX - Diante do enorme sucesso mundial do filme Avatar, a Citroën e a Fox Home Entertainnment se uniram para dar a seus clientes um prêmio digno de filme: um Citroën C4 Picasso zero quilômetro. "O objetivo desta iniciativa é aliar o posicionamento da Créative Technologie da Citroën ao filme mais tecnológico de todos os tempos, premiando quem aprecia o que a tecnologia pode oferecer de melhor. Esta parceria terá um impacto muito positivo para a nossa marca, já que estamos nos associando a um filme que, além de ser um campeão de bilheteria, chama a atenção por sua capacidade de inovação e vanguarda”, afirma Nívea Ferradosa, diretora de Marketing da Citroën do Brasil. O concurso cultural “Retorne ao Mundo de Avatar”, com início em 22 de abril e término previsto para 30 de maio de 2010, premiará o autor da melhor resposta para a pergunta: “O que você faria para voltar ao mundo de Avatar?”, com a divulgação dos resultados em junho. Para concorrer, basta acessar o site do concurso (www.promocaoavatar.com.br), responder à pergunta e torcer para ser o escolhido. O regulamento da promoção, bem como as condições para fazer parte do processo, podem ser vistos no mesmo site. No período do concurso, o Citroën C4 Picasso estará presente nas ações de marketing da FOX na internet, em pontos de vendas e mobiliários urbanos.
COM EXPECTATIVA - A Toyota do Brasil participará da Agrishow 2010, em Ribeirão Preto (SP), com expectativa de comercializar 250 unidades, o que representará um crescimento de 25% em comparação com as vendas efetivadas durante o evento no ano passado, quando a marca vendeu 200 unidades. Entre os veículos expostos, destaque para a picape Hilux, que estará à disposição dos visitantes nas versões SRV cabine dupla diesel 4x4 com transmissão automática e manual, SR cabine dupla gasolina 4x2 automática e Standard cabine simples diesel 4x4 manual, esta voltada para aplicação de trabalho. A edição 2010 da Agrishow, que é um dos principais eventos brasileiros do setor de agronegócios, acontece de 26 a 30 de abril, no Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios Centro-Leste. O estande da Toyota terá 900 metros quadrados, nas ruas E 15 e 16A. Durante o evento, a montadora irá expor - além dos modelos Hilux e SW4 - o utilitário esportivo importado RAV4 e o novíssimo sedã médio Corolla Altis 2.0 Dual VVT-i Flex. A Toyota disponibilizará na Agrishow 2010 uma pista off-road com 1.900 metros quadrados, onde os visitantes da feira poderão testar a robustez e a performance de todos os veículos da marca para uso fora-de-estrada.
TERCEIRA ETAPA - A inovadora versão 2010 da Chevrolet Flexpedition - que faz literalmente uma ‘viagem’ pela GM do Futuro - prossegue agora, a partir desta segunda-feira (26/04/2010) e até a próxima sexta-feira (30/04/2010), com a realização da terceira etapa, percorrendo a Região Sul do Brasil e incluindo os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os jornalistas convidados percorrem todas as cinco etapas da Chevrolet Flexpedition 2010 conduzindo seis Agile especialmente adesivados com o logo da expedição, que é também o ‘carro-chefe’ das comemorações dos 85 anos da GM e da marca Chevrolet no Brasil. Até agora já ocorreram duas etapas, ambas no estado de São Paulo. A primeira teve largada no dia 26 de janeiro de 2010, coincidindo com a data de comemoração do aniversário da GM e da Chevrolet, e percorrendo as unidades de São Caetano do Sul e de Indaiatuba, onde fica o Campo de Provas da Cruz Alta, o mais moderno da América Latina e onde há inúmeros exemplos de respeito e preservação do meio ambiente. A segunda etapa, por sua vez, começou no dia nove de março de 2010, partindo do Complexo Industrial GM de São José dos Campos (Região do Vale do Paraíba, a 100 quilômetros de São Paulo), e passou pela fábrica de Mogi das Cruzes (Região do Alto Tietê) e pelo Centro de Distribuição de Peças de Sorocaba, o maior da América Latina. Esta etapa também coincidiu com as comemorações dos 51 anos de existência da unidade de São José dos Campos. O site www.flexpedition.com.br está no ar desde o último dia 26 de janeiro de 2010, data do aniversário de 85 anos da GM e da Chevrolet no Brasil e também quando ocorreu a largada da Chevrolet Flexpedition 2010.
JOINT VENTURE - A Dana Holding Corporation e a Bosch Rexroth AG anunciaram, em abril, que pretendem firmar uma joint venture para o desenvolvimento conjunto e fabricação avançada de transmissões para o mercado internacional de fora-de-estrada. As empresas assinaram um memorando de entendimento e cada uma passará a deter 50% do capital social da nova companhia. A joint venture, que deverá operar em Arco, Itália, vai projetar, fabricar e comercializar sistemas hidromecânicos variáveis de transmissão powersplit (HVT) para o mercado global de veículos off-road. Os sistemas avançados de transmissão irão focar as necessidades dos clientes para economia de combustível melhorada, produtividade, emissões e manobrabilidade. "Estamos muito animados sobre as oportunidades que essa parceria representa para dois respeitados fabricantes globais de transmissão off-road", disse George Constand, diretor técnico da Dana. "Juntas, Dana e Bosch Rexroth oferecem uma ampla variedade de conjuntos de habilidades complementares que permitirão que a joint venture entregue um único conjunto de soluções avançadas de transmissão para o mercado fora-de-estrada”.
Fotos carros - Direto de Milão, Itália
ResponderExcluirOlá amigos,
Confiram no blog De Gennaro Motors as fotos que eu coloquei. Tem dois posts com fotos de veículos da marca Alfa Romeo e Fiat.
Link: http://www.degennaromotors.blogspot.com/
Neste link estão diversas fotos dos carros que circulam pela cidade:
http://degennaromotors.blogspot.com/2010/05/parte-6-fotos-de-carros-em-milao-italia.html
Outras matérias: Meu amigo Marcos “Tenere” continua sua viagem pela China. Ele me enviou novas fotos de veículos que ele encontrou pela China.
Um abraço,
Fernando A. De Gennaro
Cel: 55 (19) 9777-3664
De Gennaro Motors
www.degennaromotors.blogspot.com
Click aqui e conheça a Série Caminhão nos EUA
"Procuro fazer sempre o melhor, andar na busca da perfeição. Ou você faz bem feito ou não faz”.
Ayrton Senna