sábado, 12 de março de 2011

Rápidas do final de semana

Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.


COMUNICADO DA TOYOTA - A Toyota Motor Corporation criou uma força-tarefa de emergência para avaliar a situação e tomar medidas iniciais com relação ao terremoto seguido de tsunami que atingiu o Japão nesta madrugada. A Toyota confirmou que não houve prejuízos na sede de Tóquio, bem como os escritórios de Higashifuji, Tochigi e Yamanashi, e as instalações da Toyota Motor Tohoku. Neste momento, a Toyota está colhendo mais informações sobre a Central Motor Corporation e a Kanto Auto Works. Quatro fábricas que tiveram suas atividades paralisadas já reiniciaram a sua produção. Foram elas: Fábrica de Hokkaido, Fábrica de Tohoku, Fábrica de Miyagi, Fábrica da Kanto Auto Works de Iwate. A Toyota Motor Corporation está neste momento avaliando a situação de seus fornecedores, revendedores e o impacto comercial. Hoje, a prioridade da Toyota é apoiar os seus funcionários, as empresas parceiras, fornecedores e revendedores. Mais informações, bem como a versão original deste comunicado (em inglês) podem ser obtidas na Sala de Imprensa da Toyota Motor Sales (EUA): http://pressroom.toyota.com



AS VANTAGENS - O Celta sempre foi conhecido por ter um ótimo custo-benefício. Vantagens como economia, baixo custo de manutenção e alto valor de revenda fizeram, e ainda fazem, dele um dos carros mais procurados pelo público jovem. Agora, o carro que já agradava os clientes ficou ainda mais competitivo no segmento dos compactos. Mantendo os diferenciais expressivos já reconhecidos pelo mercado, como o motor mais potente da categoria, menor desvalorização do mercado brasileiro e grande robustez, o Celta 2012 vêm cheio de mudanças internas e externas. E para demonstrar todas as vantagens que essas alterações vão trazer a quem adquirir o novo Celta, a montadora preparou uma série de vídeos descontraídos. Os filmes, explicam o slogan “Celta 2012: o melhor no que interessa”, em referência às características força, economia, menor custo de manutenção e maior valor de revenda, tidas como essenciais para os consumidores que estão no target deste modelo. Para conferir os benefícios dessas novidades, e ainda observar as mudanças no visual do Celta 2012, dentre elas, os parachoques na cor do veículo, nova grade com a barra central também na cor do carro, faróis com superfície interna escurecida “Dark Chrome” e a gravata dourada da Chevrolet ao centro, é só assistir aos vídeos da série: Potência e agilidade com economia: http://bit.ly/elReLj / Custo baixo na hora da revisão: http://bit.ly/h8i7ql / Possui economia acima da média: http://bit.ly/glzUrJ / Menor desvalorização do segmento: http://bit.ly/fE6hB1


MELHOR RESULTADO - O Grupo Audi concluiu o ano de 2010 com resultado recorde: lucro operacional acima dos três milhões de Euros. A atuação histórica reafirma a liderança da marca na Europa e aponta também o bom desempenho em todas as operações da empresa alemã no mundo. “A marca Audi ultrapassou o crescimento do mercado global, além da China, ampliamos nossas vendas especialmente nos Estados Unidos”, disse Rupert Stadler, presidente do Conselho de Administração da AUDI AG. “Nosso bom desempenho começou nos primeiros meses de 2010, e concluímos o ano com mais de um milhão e duzentas mil entregas a clientes", afirma o executivo. As entregas de automóveis da marca Audi no mercado mundial subiram no ano passado 15% em relação a 2009, quando a companhia entregou 1.092.411 unidades. Já a receita da companhia cresceu quase 19%, o que representa mais de 35 milhões de Euros. O Grupo Audi também aumentou significativamente o seu lucro operacional, que alcançou 108% a mais que em 2009. Antes da aplicação dos impostos, o lucro da empresa foi cerca de 90% superior em relação a 2009. Os resultados depois dos impostos aumentaram 95%, o que significou lucro de 2.630 milhões de Euros. A companhia aumentou também o retorno operacional sobre as vendas em 9,4%. Outro bom desempenho registrado pela Audi foi o retorno sobre o investimento, que atingiu um novo pico, chegando a quase 25%. O bom desempenho da Audi foi ocasionado principalmente pela estratégia adotada pela companhia no mundo, que priorizou o aumento do portfólio de carros, em relação a 2009. Dentre os principais destaques, estiveram os lançamentos dos sedãs Audi A8 e Audi A7 Sportback, além do Audi A1 – um dos carros mais premiados no mundo, no segmento dos compactos.


O PESADO MAIS VENDIDO - O primeiro lugar neste ranking fez o FH 440 6x2 amealhar também o Prêmio Lótus 2011 na categoria “veículos pesados”. O caminhão da Volvo será agraciado com o título “O caminhão pesado do ano”, em cerimônia que será realizada dia 29 de março, em São Paulo, pela revista Frota&Cia, promotora do prêmio. “Estamos muito contentes com o Prêmio Lótus, pois é a prova de que o mercado reconhece a grande qualidade de nosso caminhão”, declara Roger Alm, presidente da Volvo do Brasil. Ele lembra que baixo consumo de combustível, alta performance e grande disponibilidade são os principais atributos do FH440 6x2. “Nosso compromisso é oferecer caminhões robustos, de baixo consumo de combustível e grande disponibilidade, e, ao mesmo tempo, garantir ao transportador produtos de alta tecnologia, compatíveis com o que há de mais inovador no mercado”, afirma Bernardo Fedalto Jr., gerente de caminhões da linha “F” da Volvo do Brasil. O FH 440 6x2 é produzido na fábrica da Volvo de Curitiba, no Paraná. É o mesmo veículo fabricado nas unidades fabris da Europa, um dos mais exigentes mercados do mundo. “A Volvo sempre se preocupou em trazer para o Brasil o que há de melhor em caminhões”, diz Fedalto.


PREMIUM SELECTION - O BMW Group Brasil acaba de lançar o www.BMWPremiumSelection.com.br, site oficial do programa para veículos BMW Seminovos. O site é pioneiro entre as marcas do segmento premium no país, oferecendo aos clientes um visual dinâmico, opções de pesquisa e uma apresentação dos resultados condizentes com o caráter inovador da marca. O BMW Premium Selection assegura que ao comprar um modelo BMW Seminovo, selecionado pelos concessionários participantes do programa, o cliente obterá um veículo que atende padrões Premium da marca BMW. Dessa forma, a nova ferramenta facilitará a procura de um automóvel seguro, confiável e que mantenha seu valor de mercado. No site é possível encontrar uma grande variedade de modelos que contam com equipamentos atraentes, desenho esportivo e dinâmico. Ao navegar na home page do BMW Premium Selection, o cliente encontrará o automóvel que mais se aproxime às suas necessidades e desfrutará do puro prazer de dirigir. O novo padrão de comunicação de seminovos oferece um modo rápido e confortável para que o cliente encontre o carro que se ajuste perfeitamente às suas necesidades. A ferramenta do localizador de veículos mostrará quais são os locais onde se encontram disponíveis os BMW Premium Selection. Ao Inserir os critérios de busca, o cliente estará apenas a alguns cliques de distância do BMW de seus sonhos. Por meio do site os interessados também encontrarão os benefícios que o programa oferece aos clientes BMW.


PRÊMIO DE CIDADANIA – A Fundação Volkswagen, o Instituto da Cidadania Brasil e parceiros promovem o "Prêmio Construindo a Nação 2010/2011". A cerimônia de premiação da etapa paulista será na segunda-feira (14 de março), às 15h, na Sala São Paulo (Estação Júlio Prestes, s/nº, São Paulo). Essa é a 10ª edição no Estado de São Paulo, que reconhecerá os 12 melhores projetos de cidadania realizados no ano passado por professores e estudantes de 316 escolas paulistas públicas e privadas. As iniciativas, já colocadas em prática, propõem melhorias que envolvam as instituições de ensino e as comunidades. Serão três premiados em cada uma das quatro categorias: Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos). dealizada pelo Instituto da Cidadania Brasil, a premiação também é oferecida em outros 23 Estados brasileiros. Em 2010, a iniciativa abrangeu 344.935 estudantes, que participaram dos projetos sob coordenação dos professores. No evento, o Instituto da Cidadania Brasil lançará a 11ª edição do prêmio. A Fundação Volkswagen prossegue com a parceria, assim como a CNI (Confederação Nacional da Indústria), o SESI (Serviço Social da Indústria) e demais apoiadores.


CONQUISTAM SEIS CATEGORIAS - Com a vitória em seis das sete categorias de ônibus do Prêmio Lótus 2011, a Mercedes-Benz confirma, mais uma vez, a sua destacada liderança neste segmento, onde mantém cerca de 50% de participação de mercado. "Além de Marca do Ano em Ônibus, vencemos as categorias Marca do Ano em Chassis Urbanos e em Chassis Rodoviários", destaca Ricardo Silva, vice-presidente de Ônibus América Latina da Mercedes-Benz. "Este é mais um importante reconhecimento à qualidade e à rentabilidade asseguradas por nossa linha de produtos para transporte de passageiros, a mais completa do País, com 14 modelos de chassis para ônibus urbanos e 10 modelos para ônibus rodoviários". Segundo o executivo, os clientes da marca dispõem do mais completo pacote de produtos e serviços de pós-venda, com destaque para a ampla oferta de peças genuínas, produtos remanufaturados da linha RENOV e contratos de manutenção. "Além disso, contam com o atendimento e a assistência técnica especializada da maior Rede de Concessionários do Brasil, com mais de 200 pontos em todo o território nacional", diz Ricardo.


PELA VITÓRIA - Tradicional vencedora de corridas de longa duração, a Porsche é uma das favoritas à vitória na 300 Milhas de Interlagos, prova de abertura do Campeonato Paulista de Endurance que acontecerá neste domingo (13 de março) no autódromo José Carlos Pace. A marca estará representada por um Porsche 911 GT3 RSR tripulado pela dupla Marcel Visconde/Max Wilson, vencedora de provas como os 500 Km de Interlagos e a Mil Milhas Brasil. O Porsche 911 GT3 RSR de Marcel/Max está inscrito pela Stuttgart Sportcar/Dener Motorsport e enquadra-se na categoria I (carros Gran Turismo ou de qualquer tipo equipados com motores turbo até 1,5 litro ou aspirado a partir de 3,5 litros). Com esse carro, Marcel e Max venceram em 2008 os 500 Km de Interlagos e a Mil Milhas Brasil. Nos dois anos seguintes, a dupla terminou em segundo lugar nos 500 Km de Interlagos, tendo a parceria de Nonô Figueiredo na condução. Neste sábado, os pilotos entrarão na pista das 11:50 às 13:00 para a definição do grid de largada. A largada será às 14:50 de domingo e a corrida terá 112 voltas ou três horas de duração. Os vencedores receberão o Troféu Luiz Pereira Bueno, homenagem a um dos principais pilotos do automobilismo brasileiro, falecido em 8 de fevereiro aos 74 anos. Luizinho, como era chamado, tinha uma forte ligação com a Porsche: em 1971 e 1972, participou de 17 corridas no Brasil e no exterior pilotando um 908/2. Venceu dez dessas corridas e terminou em segundo lugar em cinco.



CHEGA AO MERCADO - Carro chefe da Marushin, o modelo 999RS é atualmente o capacete mais leve comercializado no Brasil com apenas 1100gramas. Ele é feito de uma fibra desenvolvida com exclusividade pela Marushin , a “Stone Fiber” que é tão leve e resistente quanto a fibra de carbono mas com um preço mais acessível. É um capacete para motos rápidas e esportivas. Preço público sugerido: R$ 1.650,00. Uma das mais tradicionais marcas de capacetes do Japão está chegando ao mercado nacional. Fundada no Japão em 1958, a Marushin Helmets sempre se destacou pelo desenvolvimento e utilização de materiais revolucionários em seus capacetes, aliando segurança com leveza, além de alta tecnologia e design diferenciado. A Marushin é uma marca Japonesa muito antiga que hoje é controlada por um grupo Alemão. O foco deles sempre foi aliar tecnologia de ponta com segurança, sempre buscando novos materiais, novos processos de fabricação, tudo para fazer capacetes mais modernos, leves e seguros. Pela marca ser Japonesa, grande parte dos grafismos dos capacetes tem essa herança, assim como a nossa comunicação, o que ajuda a diferenciar um capacete Japonês de um capacete Chinês. A Marushin foi pioneira na introdução de fibras hi – tec na construção de capacetes, e também foi a primeira a introduzir o processo ECOTEC de fabricação onde todos os componentes do capacete são feitos de materiais não agressores do meio ambiente, ou seja a Marushin produziu o primeiro capacete ecologicamente correto. Acesse o site www.marushin.com.br


COMPLETA 15 ANOS - Em fase de expansão, o Centro Distribuidor de Peças da General Motors do Brasil, localizado em Sorocaba (SP) – a 100 quilômetros da capital paulista -, completou 15 anos de existência no último sábado (05/03/2011). Atualmente aquela unidade recebe investimentos de R$ 15 milhões em obras de ampliação, elevando o ciclo total de recursos lá aplicados para R$ 150 milhões. No local está sendo construído um novo prédio com 9,3 mil m² de área coberta que, quando pronto, ampliará essa área total para 88 mil m². Já no que diz à área descoberta, haverá um aumento de 19,3 mil m². Considerando as áreas coberta e descoberta juntas, estas atingirão 146 mil m². Segundo Marcos Munhoz, vice-presidente de Comunicação, Relações Públicas e Governamentais da GM do Brasil, a ampliação possibilitará que o atual efetivo, de 626 empregados, chegue próximo de 700 até o final de 2011. Para 2012 estima-se que o efetivo possa chegar a 756 empregados, com uma geração de novos 130 empregos nestes dois anos. Durante a etapa de obras civis, estão sendo gerados 100 empregos.


NOVIDADES PARA 2011 - Os off-roaders já podem se preparar para mais um ano de muita competitividade e aventura. No dia 26 de março, começará a quinta temporada do Carioca Off-Road, rali de regularidade, que promete superar os números de 2010, bem como, os anseios de todos os participantes. Serão sete etapas que levarão os off-roaders à diversas regiões do Rio de Janeiro: Paty Alferes (26/03); Cantagalo (16/04); Ipiabas (11/06); Paraíba do Sul (09/07); Tanguá (20/08); Niterói (17/09); e Barra de São João (22/10). De acordo com Cristiano Serpa, diretor presidente da Pró Rally Rio, o calendário foi elaborado com extremo cuidado, para evitar conflitos de datas com provas de maior amplitude, feriados prolongados e datas especiais. "Nosso objetivo é sempre aumentar o grid do Carioca Off-Road, e para isso, temos que ser extremamente cautelosos em todos os detalhes", declarou.


SÃO PAULO INDY 300 - Faltando exatamente 50 dias para o início da programação de pista, a Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé já tem o seu novo site no ar. No www.saopauloindy300.com.br , jornalistas, fãs e demais interessados podem acessar notícias exclusivas, todas as informações sobre o evento e as máquinas que brigarão pela vitória no Circuito Anhembi, montado nas ruas da Zona Norte de São Paulo (SP). No site oficial da Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé, os fãs também podem comprar os ingressos para a prova. O preço dos tickets, válidos para o sábado (30/04) e domingo (01/05), é muito atrativo. Os valores são baixos e oferecidos a partir de R$ 180. Além do www.saopauloindy300.com.br , os interessados também podem adquirir as entradas e obter detalhes sobre setores, preços e visibilidade no www.livepass.com.br . Os ingressos podem ser adquiridos no site oficial da Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé (www.saopauloindy300.com.br) ou pelo endereço eletrônico da Livepass (www.livepass.com.br), além da central telefônica acessada pelo número (11) 4003-1527 (custo de ligação local, mais impostos), de segunda-feira a sábado, das 9h às 21h. Duas bilheterias oficiais da prova (sem cobrança de taxa de conveniência) estão disponíveis na capital paulista, localizadas no Morumbi Shopping (estacionamento do piso G1) e no Shopping Anália Franco (piso lírio), ambos com funcionamento de segunda-feira a sábado, das 12h às 20h, e domingos e feriados das 14h às 20h.



SUPER TÉNÉRÉ RENASCE - O sonho de cada motociclista é diferente, mas a máquina dos sonhos sempre é aquela que possibilita que você “Vá Além” de qualquer coisa que já vivenciou antes. Foi para isso que a XT1200Z Super Ténéré foi construída. É um puro sangue que leva o lendário espírito Ténéré além das estradas pavimentadas, para as montanhas ou viagens de longas distâncias. O que está além da próxima serra? Pode ser um mundo verde ou um trecho árido de terra amarela sob um céu azul. Você poderá encontrar animais selvagens ou os sorrisos do povo local. Fora da cidade para o interior, a estrada à sua frente pode seguir reta como uma flecha ou sinuosa rumo às colinas. Seu caminho pode sair da rota pavimentada para estradas de terra e trilhas. Você pode querer viajar longas distâncias com um(a) amigo(a) na garupa. Ao conduzir a Ténéré, a aventura os espera e os únicos limites são o que você se atreve a sonhar. Esta é a máquina que agrega o sonho de aventura, transpondo fronteiras internacionais, onde quer que o seu sonho o leve. O design externo da Super Ténéré não é mera decoração. É design escultural baseado na interação entre o piloto e a máquina e a funcionalidade na estrada. O ideal é um design que estimule o condutor orientado a esportes da maneira que somente a Yamaha motos consegue, enquanto que simultaneamente oferece uma composição original de elementos e mecanismos que dão a impressão tanto de engenharia de funcionalidade quanto estética. A Yamaha chama isso de “Funcionalismo humano” e é um estilo que incorpora o espírito Ténéré. Preço: R$ 59.800,00. Preço público sugerido, posto Guarulhos, São Paulo. Mais informações no site da montadora: www.yamaha-motor.com.br


CERTIFICAÇÃO DE PERFORMANCE - A ZF Boge Elastmetall, divisão do Grupo ZF que desenvolve e produz componentes de metal-borracha para veículos de passeio, recebeu a certificação de Performance em Qualidade e Logística 2010 da Honda Automóveis do Brasil. Esta é a terceira vez consecutiva que a divisão da ZF é certificada pela montadora por atingir e superar as metas de entrega e de qualidade ao longo do ano. Fornecedora da Honda desde 2004, a ZF Boge Elastmetall equipa atualmente dois modelos da marca japonesa – o New Fit e o City – com coxins de transmissão (automático e manual), coxins do braço dianteiro de suspensão e buchas de barra estabilizadora dianteira e traseira. Todas as peças são fabricadas de acordo com as especificações da montadora e tecnologia desenvolvida pela ZF Boge Elastmetall. Os componentes produzidos para a Honda proporcionam grande durabilidade, atuam diretamente na redução de ruídos, vibrações e da aspereza transmitida do solo para o veiculo, aumentando significantemente o conforto e a segurança ao dirigir.


INVADIU SUA PRAIA - A marca inglesa de automóveis MINI foi uma das atrações durante o carnaval carioca. Mundialmente conhecida pela suas ações inusitadas, a marca elegeu as famosas areias cariocas para interagir com a cidade e dar o seu toque de irreverência. Esculturas em tamanho real do recém lançado MINI Countryman foram modeladas por um artista plástico popular e chamaram a atenção de quem passou por Copacabana, Leblon e Ipanema. Com o espírito GETAWAY, o MINI Countryman encerra a sua temporada de ações de verão iniciadas em Jurerê Internacional e já se programa para novas ações durante o outono e inverno de 2011. O MINI chegou ao Brasil em 2009 e conquistou o consumidor com os modelos MINI Cooper, Cooper S, Cooper S Clubman, Countryman, além das versões conversíveis Cooper Cabrio e Cooper S Cabrio. Em 2010 marca totalizou 1.720 unidades vendidas no Brasil e estabeleceu o padrão no segmento de carros Premium compactos após um ano completo de presença neste mercado.


PRIMEIRA VITÓRIA - Em sua segunda participação em uma prova do Campeonato Mundial de Rali (WRC), o Citroën DS3 obteve sua primeira vitória. Os heptacampeões Sébastien Loeb/Daniel Elena foram os vencedores do Rali do México pelo quinto ano consecutivo e mostraram a força da Citroën para as demais etapas do campeonato. O Rali do México foi uma disputa particular entre as duas duplas do Citroën Total World Rally Team. Sébastien Ogier/Julien Ingrassia terminaram o primeiro dia na frente, sempre disputando a liderança com os companheiros de equipe Loeb/Elena. No segundo dia, Loeb/Elena diminuíram a diferença para apenas 10,5 segundos e criaram grande expectativa para o dia final. A Citroën confiava em uma dobradinha, mas logo no primeiro dos três estágios decisivos Ogier saiu da pista, bateu em uma pedra e danificou irremediavelmente a suspensão dianteira esquerda. “Arrisquei e perdi, mas me sinto muito mal por toda a equipe, que fez um trabalho excepcional durante todo o final de semana. Infelizmente, não consegui trazer mais pontos para a Citroën no campeonato mundial”, lamentou o francês. Ao ver o companheiro de equipe fora da prova, Loeb diminuiu ligeiramente o ritmo, adotando um andamento mais suave. Só voltou a forçar no estágio final, que – de acordo com a nova regra adotada nesta temporada – dá aos três primeiros colocados pontos extras no Campeonato Mundial, na escala 3-2-1. Loeb confirmou a vitória no rali ao terminar esse estágio em segundo lugar, atrás de outro Citroën DS3, tripulado por Petter Solberg/Chris Patterson. Com isso, Loeb/Elena somaram 27 pontos no rali (25 pela vitória e 2 pelo segundo lugar no estágio final) e assumiram a vice-liderança nos campeonatos de pilotos e copilotos. Satisfeito, o heptacampeão comemorou muito a vitória: “Foi uma grande disputa entre eu e o Ogier, e minha vitória só aconteceu no final da prova. Estamos em segundo lugar no campeonato e, para nós, a temporada começou aqui”.


MITSUBISHI NA TELA - O rali, mais do que uma simples competição, é uma verdadeira celebração dos apaixonados pelo esporte, pela aventura e natureza. Para registrar os momentos inesquecíveis e a confraternização da Nação 4x4 nos ralis promovidos pela marca, a Mitsubishi lança no dia 15/3 (terça feira) o livro "Mitsubishi Motorsports 2010" e inaugura a exposição de fotos "Seu olhar do mundo 4x4.". "O livro e a exposição retratam a Nação 4x4 sob dois pontos de vista: pelas fotos captadas por aqueles que viveram de perto as emoções dos ralis e a releitura dessas imagens feita por artistas renomados", afirma Corinna Souza Ramos, diretora de projetos especiais da Mitsubishi. Os dois eventos documentam os melhores momentos da 16ª edição do rali Mitsubishi Motorsports (regularidade), da 11ª da Mitsubishi Cup (velocidade) e da 7ª do Mitsubishi Outdoor (estratégia), realizados de abril a novembro de 2010. Para esta edição, foram convidados 11 artistas para ilustrar as páginas do livro. Durante todas as etapas, os competidores fotografaram cenas das provas e os artistas fizeram uma releitura e transformaram as imagens em verdadeiras obras de arte.



100 CONCESSIONÁRIAS - A Nissan do Brasil inaugurou nesta semana a sua 100ª concessionária no país: a Katana, na cidade de Itumbiara, região sul de Goiás. Nos últimos 120 dias, foram abertas 12 concessionárias da marca. A expansão da rede de concessionárias faz parte do planejamento de crescimento da Nissan no Brasil, que pretende alcançar 5% de mercado em 2014. Até o final do ano fiscal de 2014 (em março de 2015), o objetivo é dobrar o número atual de concessionárias no país. Além de difundir cada vez mais a marca pelo Brasil, o aumento da rede de concessionárias é essencial para a chegada do Nissan March, o primeiro popular japonês do Brasil, que será lançado no segundo semestre. Com mais este produto, a Nissan aumentará sua cobertura de mercado de 22% para 65%. “Alcançar a 100ª concessionária é o resultado de um plano de crescimento consolidado e que apresenta efeitos positivos em todas as esferas, principalmente nas vendas e numa proximidade maior com o nosso consumidor. Somente neste mês de fevereiro, tivemos 4.211 unidades vendidas, 104% a mais que o mesmo período do ano anterior”, explica Tai Kawasaki, vice-presidente de Rede de Concessionárias e Fidelização de Clientes da Nissan do Brasil.


EXPÕE TRAKKER - Um Iveco Trakker 4x4 que competiu no mais famoso rali do mundo, o Rally Dakar, foi a estrela da Iveco na mais importante exposição de construção civil da Itália, a Exposição Internacional de Terraplanagem e Material de Construção (Samoter). O evento aconteceu de 2 a 6 de março na cidade italiana de Verona, onde os clientes da marca puderam conferir a robustez e a capacidade do Iveco Trakker em vencer difíceis obstáculos. O caminhão, especialmente preparado para a equipe do piloto holandês Gerard De Rooy, é um Trakker 4x4 cujo motor Iveco-FPT Cursor 13 de 6 cilindros desenvolve mais de 800 cv e pode atingir velocidades superiores a 150 km/h. Derivado do chassi 190T50W com cabina Active Day, ele foi adaptado e projetado para suportar grandes impactos e o ritmo frenético imposto pelas condições de um rali. Na última edição do Rally Dakkar, o Iveco Trakker 4x4 deixou a competição devido ao desgaste humano: o piloto Gerard De Rooy queixou-se de problemas na coluna vertebral. Seu companheiro de equipe Pep Vila, com um Trakker idêntico, cruzou a linha de chegada com um sexto lugar histórico para a equipe holandesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.