Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.
VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
PARTICIPAÇÃO NA CHRYSLER - A Fiat e o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciaram hoje acordo que fixa em US$ 500 milhões o preço que a Fiat pagará pela aquisição de participação de 6% do governo norte-americano no capital da Chrysler Group LLC. Paralelamente, o Departamento do Tesouro também aceitou ceder à Fiat, por US$ 75 milhões, os direitos relacionados ao acordo de recompra de ações estabelecido com o VEBA, fundo de pensão dos trabalhadores do setor automotivo. Na prática, esta transferência de direitos permitirá à Fiat ampliar sua participação no capital da empresa norte-americana. As operações aguardam aprovação das autoridades competentes. Ao comentar o acordo com o Departamento do Tesouro norte-americano, o presidente da Fiat, John Elkann, reiterou sua confiança na equipe liderada pelo CEO Sergio Marchionne, cujo trabalho tornou possível “retribuir a confiança que o Governo norte-americano depositou em nós há 23 meses”. John Elkann manifestou seu apoio a Marchionne para reforçar a aliança entre as duas empresas, de modo a constituir um grupo automobilístico internacional, capaz de competir com os melhores do mercado. Sergio Marchionne, CEO da Fiat e da Chrysler, afirmou: “O acordo alcançado hoje, que assinala a retirada definitiva do Tesouro norte-americano do quadro de acionistas do Grupo Chrysler, não diminui o sentido de agradecimento que nutrimos pela administração do Presidente Obama, por haver confiado, há dois anos, na parceria com a Fiat. A aquisição dos direitos do Departamento do Tesouro junto ao VEBA é uma demonstração adicional do quanto acreditamos no futuro da Chrysler e em sua capacidade de avançar no caminho de conquistar o lugar que lhe cabe no âmbito da indústria automobilística global.
1ª CAMPANHA PUBLICITÁRIA - Pontos, a nova campanha da Kawasaki mexe com o conhecido princípio da geometria, que diz que a menor distância entre dois pontos é uma reta. A contraposição é apresentada através do conceito “Be Radical” instigando o consumidor a descobrir que a vida pode ser mais emocionante, quando o caminho justamente não se limita a uma reta, ou mesmo limita a vida a dois pontos. No filme, recursos gráficos desenham uma reta entre dois pontos sobre a imagem do céu. Imediatamente esta imagem é questionada e seguida por uma sequência eletrizante dos diferentes modelos Kawasaki, em cenas de performance e pura adrenalina entre trajetos urbanos e de estrada, valorizando a tecnologia e os avanços da marca. A campanha vai até dezembro deste ano, com filme de 30” para lançamento do novo conceito, e filmes de 15” para os modelos Ninja 250R, Ninja 650R, ER-6n entre outros. Acompanhe os vídeos através do link: http://www.youtube.com/user/KawasakiBrasil
CHEVROLET NA HORA - Um bate-papo de bastidores foi a forma descontraída que a Chevrolet encontrou para comunicar sua megapromoção "Chevrolet na Hora", que vai dar 45 Celtas em 45 dias, sem sorteio. Criada pela Salles Chemistri, a campanha traz muito humor em três atos. O primeiro é um teaser, estrelado pela atriz e modelo Fernanda Lima, que nos bastidores da gravação de um comercial para a Chevrolet, comenta com a maquiadora que a marca vai lançar a maior promoção do Brasil. A atriz pede segredo, mas a notícia vai parar em um telejornal. No dia seguinte, entra no ar o filme que revela a promoção, que distribuirá os Celtas. Dessa vez, Fernanda Lima está no camarim conversando com o ator Mateus Solano, que está ensaiando o comercial com ela. Eles comentam a repercussão da conversa dos bastidores do dia anterior, que foi parar na mídia, e falam sobre detalhes da promoção, sem perceber que a maquiadora está por perto. Mais uma vez, a informação vai parar na tevê.
PARA LAS VEGAS - O dono do melhor carro escolhido no XVI Encontro Paulista de Autos Antigos, em Águas de Lindóia (SP), vai representar o Brasil no SEMA Show, evento exclusivo que será realizado em Las Vegas, no mês de novembro. A competição brasileira será realizada de 23 a 26 de junho e as inscrições já estão abertas. Com essa ação, o objetivo da Meguiar’s, tradicional marca de produtos para embelezamento e cuidados com o veículo, é agitar o mercado dos apaixonados por carros e realizar o sonho de um entusiasta, levando ele e seu carro para aproveitar essa oportunidade única no maior encontro automotivo do mundo. O SEMA Show acontece anualmente no Las Vegas Convention Center, um espaço de 3,2 milhões de metros quadrados, e recebe um público selecionado dentro do segmento automotivo. O SEMA Show atrai milhares de líderes de mais de 100 países, nomes importantes do setor e celebridades. Inscrições: www.encontropaulistadeautos.com.br
INAUGURA CENTRO - Diante da necessidade de preparar mão de obra especializada para integrar seu quadro de funcionários, a Agrale, conhecida montadora nacional de veículos, tratores e motores, inaugura hoje, dia 3 de junho, o Centro de Formação Profissional Agrale para oferecer cursos de qualificação para jovens. Em parceria com o SENAI e localizado na unidade 2 da empresa, o centro tem capacidade para atender até 60 aprendizes por turno e conta com duas salas, laboratório de informática e estrutura para aulas práticas. De acordo com Paulo Ricardo dos Santos, gerente de recursos humanos da Agrale, o centro ajudará a suprir a necessidade de mão de obra qualificada, atualmente escassa no mercado. A primeira turma do Centro de Formação Profissional Agrale terá 20 alunos e será composta por filhos de funcionários e jovens da comunidade em geral que, além de todo o material didático, receberão mensalmente ajuda de custo no valor de 50% do salário mínimo. O curso inicial de qualificação de montador multifuncional de veículos tem carga horária de 1.600 horas e forma os alunos na soldagem e montagem de sistemas veiculares e na preparação de conjuntos e subconjuntos para pintura. O próximo processo de seleção do Centro de Formação Profissional Agrale será realizado em outubro deste ano, com início das aulas em fevereiro de 2012.
ASTRO DO VIDEOGAME - O New Fiesta RS, carro oficial da Ford no Campeonato Mundial de Rali e sucesso no YouTube nas acrobacias do piloto Ken Block, é o astro do recém-lançado videogame DiRT 3. Para a Ford, essa ação é uma forma criativa de estar em contato com milhões de entusiastas da marca e das corridas em todo o mundo. "Os videogames se tornaram tão realistas que você pode quase sentir o cheiro da borracha queimada", diz Mark Bentley, gerente de Licenciamento Global de Marca da Ford. O New Fiesta RS WRC 2011 dá continuidade a uma tradição no DiRT 3, oitavo capítulo da série de games de rali da Codemasters, que foi iniciada em 1998, com o Colin McRae Rally. A série já vendeu mais de 10 milhões de cópias em todo o mundo. O comportamento do carro no jogo é projetado para ter o máximo realismo possível, recriando o mesmo desafio e emoção de dirigir o New Fiesta RS, sem sair da segurança de casa. Um clip do Dirt3 está disponível no site da produtora (www.codemasters.com). Também é possível conferir o desempenho do New Fiesta RS na vida real, em manobras radicais, na série de vídeos Ken Block's Gymkhana no YouTube (www.youtube.com/watch?v=4TshFWSsrn8).
VAI DISPUTAR O MUNDIAL - A KTM anunciou sua particpação no campenaoto mundial de Moto3, com o desenvolvimento de uma moto no espírito "ready do race" da empresa, que é a segunda maior montadora europeia e líder mundial na produção de motos Off Road de alto desempenho esportivo. Informa que seguem intensos os preparativos da produção de uma moto de projeto 100% KTM, uma monocilíndrica de 250 cilindradas, como estabelece o regulamento da Moto3, que vai substituir a categoria 125 Especial de motores a dois tempos. Embora o desenvolvimento da nova moto seja um projeto genuíno da KTM, realizado em Mattinghofen, pequena cidade austríaca que é sede da empresa, ficou acertada uma parceria com a alemã Kalex Engenharia, para a produção dos motores KTM. A empresa detém avançada tecnologia na produção de veículos de competição no automobilismo e de peças especiais, desempenhando ainda papel de liderança na categoria Moto2 desde 2010. Atualmente o seu piloto Stefan Bradl é o líder do mundial de Moto2. As duas, KTM e Kalex, são empresas movidas pelo DNA das competições e suas instalações ficam a menos de duas horas de carro. A KTM já levantou 188 títulos mundiais e venceu o Dakar Rally dez vezes. Produz motos de competição e uma notável e bem sucedida linha de máquinas de rua. Em sua divisão GmbH KTM-Sportcar fabrica um carro esportivo super leve, o X-Bow, com o qual KTM tomou o primeiro passo para a área automobilística. Informações: www.ktmbrasil.com.br
AGORA É NACIONAL - A maxi trail Versys chega às concessionárias autorizadas nacionalizada e com algumas modificações. A motocicleta se junta aos outros oito modelos montados na planta da Kawasaki em Manaus (AM). A versão 2011 trará novas cores: Metallic Spark Black (preta) e Metallic Imperial Red (vermelha) e poderá ser adquirida ao preço sugerido de R$ 30.716, e com ABS R$ 33.749 (base grande SP e grande RJ, com frente incluso). O motor que equipa a Versys é um bicilíndrico paralelo de 649cc, que oferece potência máxima de 64 cv a 8.000 rpm e torque de 6,2 kgfm a 6.800 rpm. O design da Versys, principalmente da parte frontal, proporciona ao modelo elegância. A localização e o formato do farol reforça o aspecto robusto e dinâmico da Versys. Equipado com iluminação LED, melhora a visibilidade à noite. O item segue com velocímetro digital, indicadores de rotações e marcador do nível de combustível, além de hodômetro parcial e total.
RALLY CUESTA OFF-ROAD - Mais uma prova do rali cross country nacional se aproxima. Nos dias 01 a 03 de julho, acontecerá na cidade de Botucatu, SP, o 4º Rally Cuesta Off-Road. Com organização da Arena Promoções e Eventos, a disputa pertence ao calendário do Campeonato Brasileiro e Paulista de Rally Baja para motos e quadriciclos, e agora, faz sua estreia no Campeonato Brasileiro e Paulista de Rally Cross Country para carros e caminhões. Pilotos e navegadores de todo o Brasil já podem acessar a página do evento, www.rallycuestaoffroad.com.br, e efetuar a inscrição, que segue aberta até o dia 30 de junho. De acordo com o diretor de prova, Henrique Arena, o rali terá 244 quilômetros de especiais, sendo duas de 122 quilômetros (uma no sábado, e outra no domingo). O 4º Rally Cuesta Off-Road é uma realização de Arena Promoções e Eventos. Tem patrocínio de Irizar e co-patrocínio de Rodoserv, Bike Box e Kawasaki. Conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Botucatu.
DIPESUL PASSO FUNDO - A Dipesul Passo Fundo é a mais nova concessionária Volvo no Rio Grande do Sul. Ao mudar de Carazinho para Passo Fundo o principal ponto de atendimento da marca naquela região, a nova casa torna mais fácil o acesso aos transportadores que trafegam pela BR 153. Com investimentos de R$ 3,5 milhões, a inauguração faz parte do plano de expansão da rede Volvo para assegurar a qualidade no atendimento aos clientes da marca. Inaugurada esta semana, a nova concessionária celebra uma série de vantagens para os transportadores da região, como o aumento da capacidade de atendimento e sua localização, considerada estrategicamente mais adequada por estar situada na rodovia RST 135, junto à BR 153. A BR 153 é um dos principais corredores de transporte para quem trafega entre a região central do Rio Grande do Sul, o Centro-Oeste de Santa Catarina e o Sul do Paraná. Ela liga a cidades como Concórdia e União da Vitória. Até recentemente, os transportadores que trafegavam por esta rodovia tinham que fazer um desvio para chegar a Carazinho, onde ficava a concessionária da marca.
MAIOR ENCONTRO DE ANTIGOS - á estão abertas as inscrições para o maior encontro de carros antigos da América Latina, o Encontro Paulista de Autos Antigos, na cidade paulista de Águas de Lindóia. Em sua 16ª Edição o evento, que é promovido pela Sociedade Feminina de Autos Antigos e reúne cerca de 1000 carros antigos a cada evento, acontece nos dias 23 a 26 de junho na praça Adhemar de Barros. A cidade, que possui menos de 20.000 habitantes, recebe cerca de 280.000 turistas em 4 dias de evento devido à popularidade que o evento conquistou. Entre as atrações para o evento deste ano uma grande exposição do clássico Rolls Royce será apresentada no gramado central. Já o melhor carro do evento receberá mais que o prêmio de 1° Lugar, irá representar o Brasil no evento SEMA Show, no stand da Meguiars que, além de patrocinar as despesas de transporte do carro e do dono, é uma das grandes apoiadoras desta 16ª edição. O lado solidário também será explorado com força este ano. Uma grande arrecadação de leite em pó será feita onde não só os participantes mas também todo o público presente será convidado a colaborar a fim de ajudar com as entidades assistenciais.
BARULHO NO PRÉDIO - O piloto brasileiro da F-1, Rubens Barrichello, fará uma aparição na famosa Times Square, em Nova York, ao lado do carro da equipe AT&T Williams ao vivo num evento de um dos seus patrocinadores, a Thomson Reuters, no próximo dia 8 de junho. O carro já está exposto no lobby da sede da Thomson Reuters, no 3 Times Square, e pode ser visto/fotografado até a próxima quarta-feira, quando Rubinho estará presente no local. Veja o vídeo da chegada do carro da Williams ao edifício da Thomson Reuters (http://blog.thomsonreuters.com/index.php/att-williams-formula-one-car-in-3-times-square/). Esse é o aniversário de 12 anos da parceria entre a consagrada equipe da F-1, AT&T Williams, e a Thomson Reuters. Para obter mais informações, visite www.thomsonreuters.com
PATROCINADORA EXCLUSIVA - A 54ª Exposição Internacional de Arte da Bienal de Veneza abre ao público em 4 de junho. Ao se tornar a patrocinadora exclusiva do Pavilhão francês, a CITROËN encontra uma nova oportunidade de reforçar as relações privilegiadas que tem com o mundo da arte por várias décadas. Para esta nova edição, é Christian Boltanski, figura importante do cenário artístico internacional, que propõe uma instalação única intitulada «Chance». A CITROËN ocupa um lugar especial na criação do automóvel. Fundada em 1919 em Paris, aos pés da Torre Eiffel, a marca nunca se desviou de sua herança: a coragem, a criatividade e o senso de inovação. Entre 1932 e 1964, é a um artista e não a um industrial que ela confia a criação de seus novos modelos. O escultor italiano Flaminio Bertoni criou alguns objetos surpreendentes, tornando-os míticos: o Traction Avant, o 2 CV e o DS. Com o DS, que Roland Barthes dedicou uma parte de seu ensaio Mythologies, a CITROËN recebeu em 1957 o prêmio de honra na Trienal de Milão. Em 1999, um júri reunido em Londres elegeu o DS como o «Melhor objeto de design mundial do século XX».
1000 MILHAS HISTÓRICAS BRASILEIRAS - A prova que acontecerá pela primeira vez no Brasil seguirá os mesmos moldes das tradicionais corridas Mille Miglia e Gran Premio Nuvolari, que acontecem na Itália, La Festa Mille Miglia, do Japão, Rallye Internacional des Alpes Historique, que ocorre na Suiça, Austrália, Itália e França e 1000 Millas Sport da Argentina. O Grupo Caltabiano está presente no evento e apoia os pilotos Carlos Cacciatore e Guilherme Leite, que competem à bordo de dois clássicos modelos MINI Cooper anos 1978 e 1980. O circuito consiste em 1700 km percorridos entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Os pilotos passarão por estradas e cidades históricas como Velho Real, Estrada dos Tropeiros e Caminho Novo. Os carros que participam da competição são clássicos de marcas consagradas como, Mercedes-Benz, MINI, BMW, MG, Rolls-Royce, Alpine, Citroen, Porsche, Volvo, Saab, Alfa Romeo, Ferrari, Lambourghini, Maserati, Jaguar, entre outros.
APÓIA RALLY - A MG Motors participou hoje pela manhã da largada do Rally 1000 Milhas Históricas Brasileiras com os modelos MGA Roadster (1958) e MGA Coupê (1959), além do modelo MG550 cedido exclusivamente à organização do evento para dar assistência aos participantes. Além disso, a marca disponibilizou um guincho plataforma para suporte durante todo o trajeto, um caminhão cegonha e equipe mecânica que vai ficar em pontos estratégicos do Rally para oferecer apoio em caso de panes ou quebras inesperadas. A competição é uma realização do MG Clube do Brasil, organização da Speed Sports e apoio da MG Motors do Brasil.
CARROS FALANTES - A Ford mostrou seus avanços na comunicação entre veículos "inteligentes" durante encontro do Projeto CoCarX (Co-operative Cars Extended), em Dusseldorf, na Alemanha. O programa, iniciado em 2009, tem como objetivo desenvolver sistemas e infraestrutura para que os veículos possam trocar informações sobre condições das pistas e do tráfego. A Ford é a primeira a usar a nova rede LTE (Long Term Evolution) para esse fim, com uma transmissão de dados muito mais rápida que os sistemas já conhecidos. Combinando sistemas locais de radiofrequência e a última tecnologia em rede de celulares, o sistema permite que um carro avise os outros sobre perigos que vão encontrar pela frente. Dois Ford S-MAX foram usados para demonstrar o seu funcionamento. Se o veículo da frente dá uma freada brusca, por exemplo, um sinal de alerta é acionado no que vem atrás, em menos de 100 milissegundos. A Ford já oferece veículos com uma série de tecnologias projetadas para detectar as condições do ambiente e dar assistência automática ao motorista. Como, por exemplo: o Active City Stop, que monitora a pista à frente e freia automaticamente no caso de uma colisão iminente; o Lane Keeping Aid, com uma câmera que detecta se um veículo sai da sua faixa e aplica uma pequena força na direção para alertar o motorista; o controle de cruzeiro adaptativo e o reconhecimento de sinal de trânsito.
ADOÇÃO DO CARRO ELÉTRICO - O Município de São Paulo, a Aliança Renault-Nissan e a AES Eletropaulo assinaram hoje um Acordo de Intenção para estudar a implantação de carros elétricos na cidade. O MOU entre a Prefeitura e a Aliança foi assinado anteriormente em abril de 2010 com o objetivo de identificar as oportunidade e soluções para a introdução e viabilidade de carros elétricos (infraestrutura, pesquisas e produtos) na cidade. São Paulo foi a primeira cidade na América do Sul a assinar um acordo desse tipo e a inclusão da AES Eletropaulo na atualização desta parceria é resultado dos estudos iniciais e um passo à frente para estabelecer o conceito de emissão zero na cidade. Entre os pontos a serem analisados pelo Município de São Paulo, AES Eletropaulo e Aliança Renault-Nissan está a implantação e a manutenção de uma rede de recarga, incentivos que facilitem a adoção de carros elétricos e campanhas educativas sobre as vantagens dos mesmos para a cidade, população e meio ambiente. Além de não emitir poluentes, veículos elétricos ajudam a minimizar os níveis de ruído típicos dos centros urbanos, tendo o potencial de melhorar não só a mobilidade urbana e a independência energética, mas também a qualidade de vida.
CHEGA ÀS CONCESSIONÁRIAS – A Ninja 250R, lançada no país em 2009, conquistou grande parte dos consumidores brasileiros. Em 2010, foram cerca de 5 mil unidades comercializadas. A Kawasaki, pensando no sucesso que modelo faz junto aos exigentes consumidores brasileiros, colocou à disposição novas opções de cores para a versão 2011. Além da tradicional Lime Green (verde), característico das motocicletas da Kawasaki, a Ninja 250R conta ainda com as cores Ebony (preta) e Pearl White (branca). Já para quem busca um visual bem mais arrojado, a fabricante coloca à venda a versão Limited Edition que apresenta a união das cores verde e preto em grafismos mais agressivos, proporcionando ao modelo um toque mais esportivo. A nova Ninja 250R também sofreu alteração em seu painel de instrumentos. Para esta nova versão, o equipamento conta com os marcadores na cor branca, substituindo o antigo fundo preto. Isso dará melhor visualização ao condutor e um aspecto ainda mais moderno a motocicleta. A nova Ninja 250R pode ser encontrada nas principais concessionárias autorizadas da Kawasaki espalhadas por todo o território nacional ao preço sugerido de R$ 16.710, enquanto a versão Limited Edition chega custando R$ 17.040 (Base Grande SP e Grande RJ, com a taxa de frete inclusa). Para as demais cidades, consulte a concessionária mais próxima.
111ª CONCESSIONÁRIA - A Nissan do Brasil inaugura nesta quarta-feira (1/6) sua maior concessionária no país. A Sinal Japan, localizada no bairro Mooca, zona leste de São Paulo, é a 111ª concessionária que contará com quase oito mil m² de área construída, sendo 1.600 m² de Show Room. A concessionária disponibilizará uma estrutura completa para oferecer toda linha de veículos zero quilômetros Nissan, semi-novos, vendas de peças e acessórios, além da prestação de serviços. Com esta inauguração, a Nissan soma 16 lojas na grande São Paulo e dá continuidade a aplicação do seu Plano de Crescimento, que através de produtos inovadores, preços competitivos e novas concessionárias visa conquistar 5% de market share até 2014. A concessionária da zona leste está em uma das regiões que mais cresce na capital paulista. “A abertura da maior revenda atual da Nissan faz parte da estratégia de preparação para a chegada do March, o primeiro popular japonês do Brasil.”, afirma Christian Meunier, presidente da Nissan do Brasil. A concessionária Sinal Japan está localizada na Av. Almirante Brasil 200 – Mooca - SP.
START! - A Iveco, quarta maior fabricante de caminhões do País, assinou ontem, quarta-feira (31/05), um convênio de cooperação com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) para a execução de projetos na área de educação, em particular o lançamento do programa Start! de pós-graduação em Engenharia Automotiva, Engenharia de Manufatura e Estratégia Empresarial Automotiva. O objetivo da parceria é desenvolver projetos de formação acadêmica e treinamento visando formar e capacitar mão de obra especializada para a Iveco. “Queremos profissionais que façam carreira na fabricante, que é a que mais cresce no setor de caminhões no Brasil”, explicou Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin America. “Estamos próximos de anunciar um novo ciclo de investimentos e o momento é este para jovens profissionais que queiram abraçar uma carreira dinâmica numa empresa que certamente vai lhes oferecer grandes oportunidades de crescimento profissional”, disse o presidente da Iveco. “Estamos selecionando e formando hoje os futuros gestores da Iveco”, concluiu ele. A bolsa mensal é de R$ 2.387,00 e a mensalidade da pós serão pagas pela Iveco. O valor da bolsa cresce progressivamente ao longo do curso. O processo seletivo do Start! começa em junho. O site/blog www.ivecostart.com.br entrará no ar dia 6 de junho, com todas as informações à disposição dos candidatos. Serão usadas também as ferramentas de divulgação das redes sociais e o programa será apresentado às principais universidades de Minas Gerais.
VISITA O AUTOMOTIVE DESIGN NETWORK - Carlos Gomes, Presidente Brasil e América Latina da PSA Peugeot Citroën, recebeu hoje o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, no Automotive Design Network (ADN), o Centro Mundial de Design do Grupo PSA, localizado em Vélizy, nos arredores de Paris, na França. Durante a visita, o Governador Sérgio Cabral Filho pôde conhecer as instalações do ADN, como os estúdios de design, e ver em primeira mão alguns dos futuros lançamentos das marcas Peugeot e Citroën, inclusive novos automóveis que serão produzidos na América Latina. Eles foram apresentados por Gilles Vidal, Diretor Mundial de Design da marca Peugeot, e Thierry Métroz, Diretor Mundial de Design da marca Citroën. “Há 10 anos iniciamos a produção de veículos em nosso Centro de Produção de Porto Real e, desde então, construímos fortes laços de parceria com o Estado do Rio de Janeiro, onde também fica nossa sede para o Brasil e a América Latina. Por isso é uma honra receber o Governador Sérgio Cabral Filho em nosso Centro Mundial de Design, o ADN, que trabalha cada vez mais em sintonia com o Latin America Tech Center, o nosso Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Estilo da América Latina”, afirma Carlos Gomes.
COMPLETA 10.000 KM - Exatos 11 km após cruzar a fronteira da Nicarágua com a Costa Rica, o Palio Weekend elétrico do projeto Zero Emissão completou 10 mil km percorridos. E se comporta da mesma forma de quando era zero km. Antes da largada, nos EUA, o Palio foi submetido a 2.977 km de exaustivos testes , no Brasil e nos Estados Unidos, no intuito de observar se surgiriam problemas ou falhas, o que não ocorreu. Após sete meses nos Estados Unidos abordamos o México pela fronteira ao norte de Tijuana. A rota escolhida, rumo ao sul, foi a da Baixa Califórnia. Este trecho intercalou bom e mal pavimentos nos 1.544 km até La Paz, aonde os veículos embarcaram em um navio com destino a Mazatlán, no México continental. Ao todo foram percorridos 4.220 km em território mexicano. O motorhome e o trailer de apoio, projetados para rodar nas perfeitas rodovias dos EUA, já começaram a demonstrar um prematuro desgaste, sobretudo o trailer. Já o Fiat Palio Weekend segue intacto. Com sua plataforma e suspensões projetadas para as sofríveis estradas brasileiras, ele se sentiu em casa no México e, posteriormente, na América Central. Da Costa Rica seguiremos para o Panamá. Como não existe, até hoje, rodovia ligando a América Central à do Sul, enviaremos os veículos de navio do porto de Cristobal Colón, no Panamá, para o de Cartagena de Indias, na Colômbia. Acompanhe a expedição Zero Emissão no www.zero-emission.com.br
RODA ESPORTIVA - O Grupo Ferraro, referência nacional na fabricação de rodas de liga leve, está lançando um novo modelo de roda inovadora no mercado brasileiro. Com design moderno e esportivo, o modelo NV24 Aplik, da marca Noova, já está disponível nas lojas e traz como diferencial o conceito da personalização rápida e fácil. “A grande inovação da roda NV24 é a liberdade de estilo que o produto permite, pois o consumidor não fica limitado aos acabamentos disponíveis no mercado”, diz Fábio Magalhães, gerente de Marketing do Grupo Ferraro. A proposta é original, mas simples: a NV24 está disponível com cinco apliks na forma triangular que compõem o belo desenho da roda, e podem ser retirados e colocados de volta facilmente. Estes apliks estão disponíveis com dois acabamentos: o cromado, já pronto para ser utilizado, e o cru, que pode ser pintado na cor desejada pelo cliente. A nova roda chega às lojas com preço médio de R$ 2.100,00 (conjunto com quatro unidades) e, por enquanto, está disponível somente com cinco furos e aro 17. O modelo pode ser utilizado em carros como VW Polo, VW Golf, VW Fox, GM Vectra e GM Zafira. A versão com quatro furos, que chegará em breve ao mercado, atenderá outros veículos, sobretudo das marcas Fiat, GM e Renault.
VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
PARTICIPAÇÃO NA CHRYSLER - A Fiat e o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciaram hoje acordo que fixa em US$ 500 milhões o preço que a Fiat pagará pela aquisição de participação de 6% do governo norte-americano no capital da Chrysler Group LLC. Paralelamente, o Departamento do Tesouro também aceitou ceder à Fiat, por US$ 75 milhões, os direitos relacionados ao acordo de recompra de ações estabelecido com o VEBA, fundo de pensão dos trabalhadores do setor automotivo. Na prática, esta transferência de direitos permitirá à Fiat ampliar sua participação no capital da empresa norte-americana. As operações aguardam aprovação das autoridades competentes. Ao comentar o acordo com o Departamento do Tesouro norte-americano, o presidente da Fiat, John Elkann, reiterou sua confiança na equipe liderada pelo CEO Sergio Marchionne, cujo trabalho tornou possível “retribuir a confiança que o Governo norte-americano depositou em nós há 23 meses”. John Elkann manifestou seu apoio a Marchionne para reforçar a aliança entre as duas empresas, de modo a constituir um grupo automobilístico internacional, capaz de competir com os melhores do mercado. Sergio Marchionne, CEO da Fiat e da Chrysler, afirmou: “O acordo alcançado hoje, que assinala a retirada definitiva do Tesouro norte-americano do quadro de acionistas do Grupo Chrysler, não diminui o sentido de agradecimento que nutrimos pela administração do Presidente Obama, por haver confiado, há dois anos, na parceria com a Fiat. A aquisição dos direitos do Departamento do Tesouro junto ao VEBA é uma demonstração adicional do quanto acreditamos no futuro da Chrysler e em sua capacidade de avançar no caminho de conquistar o lugar que lhe cabe no âmbito da indústria automobilística global.
1ª CAMPANHA PUBLICITÁRIA - Pontos, a nova campanha da Kawasaki mexe com o conhecido princípio da geometria, que diz que a menor distância entre dois pontos é uma reta. A contraposição é apresentada através do conceito “Be Radical” instigando o consumidor a descobrir que a vida pode ser mais emocionante, quando o caminho justamente não se limita a uma reta, ou mesmo limita a vida a dois pontos. No filme, recursos gráficos desenham uma reta entre dois pontos sobre a imagem do céu. Imediatamente esta imagem é questionada e seguida por uma sequência eletrizante dos diferentes modelos Kawasaki, em cenas de performance e pura adrenalina entre trajetos urbanos e de estrada, valorizando a tecnologia e os avanços da marca. A campanha vai até dezembro deste ano, com filme de 30” para lançamento do novo conceito, e filmes de 15” para os modelos Ninja 250R, Ninja 650R, ER-6n entre outros. Acompanhe os vídeos através do link: http://www.youtube.com/user/KawasakiBrasil
CHEVROLET NA HORA - Um bate-papo de bastidores foi a forma descontraída que a Chevrolet encontrou para comunicar sua megapromoção "Chevrolet na Hora", que vai dar 45 Celtas em 45 dias, sem sorteio. Criada pela Salles Chemistri, a campanha traz muito humor em três atos. O primeiro é um teaser, estrelado pela atriz e modelo Fernanda Lima, que nos bastidores da gravação de um comercial para a Chevrolet, comenta com a maquiadora que a marca vai lançar a maior promoção do Brasil. A atriz pede segredo, mas a notícia vai parar em um telejornal. No dia seguinte, entra no ar o filme que revela a promoção, que distribuirá os Celtas. Dessa vez, Fernanda Lima está no camarim conversando com o ator Mateus Solano, que está ensaiando o comercial com ela. Eles comentam a repercussão da conversa dos bastidores do dia anterior, que foi parar na mídia, e falam sobre detalhes da promoção, sem perceber que a maquiadora está por perto. Mais uma vez, a informação vai parar na tevê.
PARA LAS VEGAS - O dono do melhor carro escolhido no XVI Encontro Paulista de Autos Antigos, em Águas de Lindóia (SP), vai representar o Brasil no SEMA Show, evento exclusivo que será realizado em Las Vegas, no mês de novembro. A competição brasileira será realizada de 23 a 26 de junho e as inscrições já estão abertas. Com essa ação, o objetivo da Meguiar’s, tradicional marca de produtos para embelezamento e cuidados com o veículo, é agitar o mercado dos apaixonados por carros e realizar o sonho de um entusiasta, levando ele e seu carro para aproveitar essa oportunidade única no maior encontro automotivo do mundo. O SEMA Show acontece anualmente no Las Vegas Convention Center, um espaço de 3,2 milhões de metros quadrados, e recebe um público selecionado dentro do segmento automotivo. O SEMA Show atrai milhares de líderes de mais de 100 países, nomes importantes do setor e celebridades. Inscrições: www.encontropaulistadeautos.com.br
INAUGURA CENTRO - Diante da necessidade de preparar mão de obra especializada para integrar seu quadro de funcionários, a Agrale, conhecida montadora nacional de veículos, tratores e motores, inaugura hoje, dia 3 de junho, o Centro de Formação Profissional Agrale para oferecer cursos de qualificação para jovens. Em parceria com o SENAI e localizado na unidade 2 da empresa, o centro tem capacidade para atender até 60 aprendizes por turno e conta com duas salas, laboratório de informática e estrutura para aulas práticas. De acordo com Paulo Ricardo dos Santos, gerente de recursos humanos da Agrale, o centro ajudará a suprir a necessidade de mão de obra qualificada, atualmente escassa no mercado. A primeira turma do Centro de Formação Profissional Agrale terá 20 alunos e será composta por filhos de funcionários e jovens da comunidade em geral que, além de todo o material didático, receberão mensalmente ajuda de custo no valor de 50% do salário mínimo. O curso inicial de qualificação de montador multifuncional de veículos tem carga horária de 1.600 horas e forma os alunos na soldagem e montagem de sistemas veiculares e na preparação de conjuntos e subconjuntos para pintura. O próximo processo de seleção do Centro de Formação Profissional Agrale será realizado em outubro deste ano, com início das aulas em fevereiro de 2012.
ASTRO DO VIDEOGAME - O New Fiesta RS, carro oficial da Ford no Campeonato Mundial de Rali e sucesso no YouTube nas acrobacias do piloto Ken Block, é o astro do recém-lançado videogame DiRT 3. Para a Ford, essa ação é uma forma criativa de estar em contato com milhões de entusiastas da marca e das corridas em todo o mundo. "Os videogames se tornaram tão realistas que você pode quase sentir o cheiro da borracha queimada", diz Mark Bentley, gerente de Licenciamento Global de Marca da Ford. O New Fiesta RS WRC 2011 dá continuidade a uma tradição no DiRT 3, oitavo capítulo da série de games de rali da Codemasters, que foi iniciada em 1998, com o Colin McRae Rally. A série já vendeu mais de 10 milhões de cópias em todo o mundo. O comportamento do carro no jogo é projetado para ter o máximo realismo possível, recriando o mesmo desafio e emoção de dirigir o New Fiesta RS, sem sair da segurança de casa. Um clip do Dirt3 está disponível no site da produtora (www.codemasters.com). Também é possível conferir o desempenho do New Fiesta RS na vida real, em manobras radicais, na série de vídeos Ken Block's Gymkhana no YouTube (www.youtube.com/watch?v=4TshFWSsrn8).
VAI DISPUTAR O MUNDIAL - A KTM anunciou sua particpação no campenaoto mundial de Moto3, com o desenvolvimento de uma moto no espírito "ready do race" da empresa, que é a segunda maior montadora europeia e líder mundial na produção de motos Off Road de alto desempenho esportivo. Informa que seguem intensos os preparativos da produção de uma moto de projeto 100% KTM, uma monocilíndrica de 250 cilindradas, como estabelece o regulamento da Moto3, que vai substituir a categoria 125 Especial de motores a dois tempos. Embora o desenvolvimento da nova moto seja um projeto genuíno da KTM, realizado em Mattinghofen, pequena cidade austríaca que é sede da empresa, ficou acertada uma parceria com a alemã Kalex Engenharia, para a produção dos motores KTM. A empresa detém avançada tecnologia na produção de veículos de competição no automobilismo e de peças especiais, desempenhando ainda papel de liderança na categoria Moto2 desde 2010. Atualmente o seu piloto Stefan Bradl é o líder do mundial de Moto2. As duas, KTM e Kalex, são empresas movidas pelo DNA das competições e suas instalações ficam a menos de duas horas de carro. A KTM já levantou 188 títulos mundiais e venceu o Dakar Rally dez vezes. Produz motos de competição e uma notável e bem sucedida linha de máquinas de rua. Em sua divisão GmbH KTM-Sportcar fabrica um carro esportivo super leve, o X-Bow, com o qual KTM tomou o primeiro passo para a área automobilística. Informações: www.ktmbrasil.com.br
AGORA É NACIONAL - A maxi trail Versys chega às concessionárias autorizadas nacionalizada e com algumas modificações. A motocicleta se junta aos outros oito modelos montados na planta da Kawasaki em Manaus (AM). A versão 2011 trará novas cores: Metallic Spark Black (preta) e Metallic Imperial Red (vermelha) e poderá ser adquirida ao preço sugerido de R$ 30.716, e com ABS R$ 33.749 (base grande SP e grande RJ, com frente incluso). O motor que equipa a Versys é um bicilíndrico paralelo de 649cc, que oferece potência máxima de 64 cv a 8.000 rpm e torque de 6,2 kgfm a 6.800 rpm. O design da Versys, principalmente da parte frontal, proporciona ao modelo elegância. A localização e o formato do farol reforça o aspecto robusto e dinâmico da Versys. Equipado com iluminação LED, melhora a visibilidade à noite. O item segue com velocímetro digital, indicadores de rotações e marcador do nível de combustível, além de hodômetro parcial e total.
RALLY CUESTA OFF-ROAD - Mais uma prova do rali cross country nacional se aproxima. Nos dias 01 a 03 de julho, acontecerá na cidade de Botucatu, SP, o 4º Rally Cuesta Off-Road. Com organização da Arena Promoções e Eventos, a disputa pertence ao calendário do Campeonato Brasileiro e Paulista de Rally Baja para motos e quadriciclos, e agora, faz sua estreia no Campeonato Brasileiro e Paulista de Rally Cross Country para carros e caminhões. Pilotos e navegadores de todo o Brasil já podem acessar a página do evento, www.rallycuestaoffroad.com.br, e efetuar a inscrição, que segue aberta até o dia 30 de junho. De acordo com o diretor de prova, Henrique Arena, o rali terá 244 quilômetros de especiais, sendo duas de 122 quilômetros (uma no sábado, e outra no domingo). O 4º Rally Cuesta Off-Road é uma realização de Arena Promoções e Eventos. Tem patrocínio de Irizar e co-patrocínio de Rodoserv, Bike Box e Kawasaki. Conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Botucatu.
DIPESUL PASSO FUNDO - A Dipesul Passo Fundo é a mais nova concessionária Volvo no Rio Grande do Sul. Ao mudar de Carazinho para Passo Fundo o principal ponto de atendimento da marca naquela região, a nova casa torna mais fácil o acesso aos transportadores que trafegam pela BR 153. Com investimentos de R$ 3,5 milhões, a inauguração faz parte do plano de expansão da rede Volvo para assegurar a qualidade no atendimento aos clientes da marca. Inaugurada esta semana, a nova concessionária celebra uma série de vantagens para os transportadores da região, como o aumento da capacidade de atendimento e sua localização, considerada estrategicamente mais adequada por estar situada na rodovia RST 135, junto à BR 153. A BR 153 é um dos principais corredores de transporte para quem trafega entre a região central do Rio Grande do Sul, o Centro-Oeste de Santa Catarina e o Sul do Paraná. Ela liga a cidades como Concórdia e União da Vitória. Até recentemente, os transportadores que trafegavam por esta rodovia tinham que fazer um desvio para chegar a Carazinho, onde ficava a concessionária da marca.
MAIOR ENCONTRO DE ANTIGOS - á estão abertas as inscrições para o maior encontro de carros antigos da América Latina, o Encontro Paulista de Autos Antigos, na cidade paulista de Águas de Lindóia. Em sua 16ª Edição o evento, que é promovido pela Sociedade Feminina de Autos Antigos e reúne cerca de 1000 carros antigos a cada evento, acontece nos dias 23 a 26 de junho na praça Adhemar de Barros. A cidade, que possui menos de 20.000 habitantes, recebe cerca de 280.000 turistas em 4 dias de evento devido à popularidade que o evento conquistou. Entre as atrações para o evento deste ano uma grande exposição do clássico Rolls Royce será apresentada no gramado central. Já o melhor carro do evento receberá mais que o prêmio de 1° Lugar, irá representar o Brasil no evento SEMA Show, no stand da Meguiars que, além de patrocinar as despesas de transporte do carro e do dono, é uma das grandes apoiadoras desta 16ª edição. O lado solidário também será explorado com força este ano. Uma grande arrecadação de leite em pó será feita onde não só os participantes mas também todo o público presente será convidado a colaborar a fim de ajudar com as entidades assistenciais.
BARULHO NO PRÉDIO - O piloto brasileiro da F-1, Rubens Barrichello, fará uma aparição na famosa Times Square, em Nova York, ao lado do carro da equipe AT&T Williams ao vivo num evento de um dos seus patrocinadores, a Thomson Reuters, no próximo dia 8 de junho. O carro já está exposto no lobby da sede da Thomson Reuters, no 3 Times Square, e pode ser visto/fotografado até a próxima quarta-feira, quando Rubinho estará presente no local. Veja o vídeo da chegada do carro da Williams ao edifício da Thomson Reuters (http://blog.thomsonreuters.com/index.php/att-williams-formula-one-car-in-3-times-square/). Esse é o aniversário de 12 anos da parceria entre a consagrada equipe da F-1, AT&T Williams, e a Thomson Reuters. Para obter mais informações, visite www.thomsonreuters.com
PATROCINADORA EXCLUSIVA - A 54ª Exposição Internacional de Arte da Bienal de Veneza abre ao público em 4 de junho. Ao se tornar a patrocinadora exclusiva do Pavilhão francês, a CITROËN encontra uma nova oportunidade de reforçar as relações privilegiadas que tem com o mundo da arte por várias décadas. Para esta nova edição, é Christian Boltanski, figura importante do cenário artístico internacional, que propõe uma instalação única intitulada «Chance». A CITROËN ocupa um lugar especial na criação do automóvel. Fundada em 1919 em Paris, aos pés da Torre Eiffel, a marca nunca se desviou de sua herança: a coragem, a criatividade e o senso de inovação. Entre 1932 e 1964, é a um artista e não a um industrial que ela confia a criação de seus novos modelos. O escultor italiano Flaminio Bertoni criou alguns objetos surpreendentes, tornando-os míticos: o Traction Avant, o 2 CV e o DS. Com o DS, que Roland Barthes dedicou uma parte de seu ensaio Mythologies, a CITROËN recebeu em 1957 o prêmio de honra na Trienal de Milão. Em 1999, um júri reunido em Londres elegeu o DS como o «Melhor objeto de design mundial do século XX».
1000 MILHAS HISTÓRICAS BRASILEIRAS - A prova que acontecerá pela primeira vez no Brasil seguirá os mesmos moldes das tradicionais corridas Mille Miglia e Gran Premio Nuvolari, que acontecem na Itália, La Festa Mille Miglia, do Japão, Rallye Internacional des Alpes Historique, que ocorre na Suiça, Austrália, Itália e França e 1000 Millas Sport da Argentina. O Grupo Caltabiano está presente no evento e apoia os pilotos Carlos Cacciatore e Guilherme Leite, que competem à bordo de dois clássicos modelos MINI Cooper anos 1978 e 1980. O circuito consiste em 1700 km percorridos entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Os pilotos passarão por estradas e cidades históricas como Velho Real, Estrada dos Tropeiros e Caminho Novo. Os carros que participam da competição são clássicos de marcas consagradas como, Mercedes-Benz, MINI, BMW, MG, Rolls-Royce, Alpine, Citroen, Porsche, Volvo, Saab, Alfa Romeo, Ferrari, Lambourghini, Maserati, Jaguar, entre outros.
APÓIA RALLY - A MG Motors participou hoje pela manhã da largada do Rally 1000 Milhas Históricas Brasileiras com os modelos MGA Roadster (1958) e MGA Coupê (1959), além do modelo MG550 cedido exclusivamente à organização do evento para dar assistência aos participantes. Além disso, a marca disponibilizou um guincho plataforma para suporte durante todo o trajeto, um caminhão cegonha e equipe mecânica que vai ficar em pontos estratégicos do Rally para oferecer apoio em caso de panes ou quebras inesperadas. A competição é uma realização do MG Clube do Brasil, organização da Speed Sports e apoio da MG Motors do Brasil.
CARROS FALANTES - A Ford mostrou seus avanços na comunicação entre veículos "inteligentes" durante encontro do Projeto CoCarX (Co-operative Cars Extended), em Dusseldorf, na Alemanha. O programa, iniciado em 2009, tem como objetivo desenvolver sistemas e infraestrutura para que os veículos possam trocar informações sobre condições das pistas e do tráfego. A Ford é a primeira a usar a nova rede LTE (Long Term Evolution) para esse fim, com uma transmissão de dados muito mais rápida que os sistemas já conhecidos. Combinando sistemas locais de radiofrequência e a última tecnologia em rede de celulares, o sistema permite que um carro avise os outros sobre perigos que vão encontrar pela frente. Dois Ford S-MAX foram usados para demonstrar o seu funcionamento. Se o veículo da frente dá uma freada brusca, por exemplo, um sinal de alerta é acionado no que vem atrás, em menos de 100 milissegundos. A Ford já oferece veículos com uma série de tecnologias projetadas para detectar as condições do ambiente e dar assistência automática ao motorista. Como, por exemplo: o Active City Stop, que monitora a pista à frente e freia automaticamente no caso de uma colisão iminente; o Lane Keeping Aid, com uma câmera que detecta se um veículo sai da sua faixa e aplica uma pequena força na direção para alertar o motorista; o controle de cruzeiro adaptativo e o reconhecimento de sinal de trânsito.
ADOÇÃO DO CARRO ELÉTRICO - O Município de São Paulo, a Aliança Renault-Nissan e a AES Eletropaulo assinaram hoje um Acordo de Intenção para estudar a implantação de carros elétricos na cidade. O MOU entre a Prefeitura e a Aliança foi assinado anteriormente em abril de 2010 com o objetivo de identificar as oportunidade e soluções para a introdução e viabilidade de carros elétricos (infraestrutura, pesquisas e produtos) na cidade. São Paulo foi a primeira cidade na América do Sul a assinar um acordo desse tipo e a inclusão da AES Eletropaulo na atualização desta parceria é resultado dos estudos iniciais e um passo à frente para estabelecer o conceito de emissão zero na cidade. Entre os pontos a serem analisados pelo Município de São Paulo, AES Eletropaulo e Aliança Renault-Nissan está a implantação e a manutenção de uma rede de recarga, incentivos que facilitem a adoção de carros elétricos e campanhas educativas sobre as vantagens dos mesmos para a cidade, população e meio ambiente. Além de não emitir poluentes, veículos elétricos ajudam a minimizar os níveis de ruído típicos dos centros urbanos, tendo o potencial de melhorar não só a mobilidade urbana e a independência energética, mas também a qualidade de vida.
CHEGA ÀS CONCESSIONÁRIAS – A Ninja 250R, lançada no país em 2009, conquistou grande parte dos consumidores brasileiros. Em 2010, foram cerca de 5 mil unidades comercializadas. A Kawasaki, pensando no sucesso que modelo faz junto aos exigentes consumidores brasileiros, colocou à disposição novas opções de cores para a versão 2011. Além da tradicional Lime Green (verde), característico das motocicletas da Kawasaki, a Ninja 250R conta ainda com as cores Ebony (preta) e Pearl White (branca). Já para quem busca um visual bem mais arrojado, a fabricante coloca à venda a versão Limited Edition que apresenta a união das cores verde e preto em grafismos mais agressivos, proporcionando ao modelo um toque mais esportivo. A nova Ninja 250R também sofreu alteração em seu painel de instrumentos. Para esta nova versão, o equipamento conta com os marcadores na cor branca, substituindo o antigo fundo preto. Isso dará melhor visualização ao condutor e um aspecto ainda mais moderno a motocicleta. A nova Ninja 250R pode ser encontrada nas principais concessionárias autorizadas da Kawasaki espalhadas por todo o território nacional ao preço sugerido de R$ 16.710, enquanto a versão Limited Edition chega custando R$ 17.040 (Base Grande SP e Grande RJ, com a taxa de frete inclusa). Para as demais cidades, consulte a concessionária mais próxima.
111ª CONCESSIONÁRIA - A Nissan do Brasil inaugura nesta quarta-feira (1/6) sua maior concessionária no país. A Sinal Japan, localizada no bairro Mooca, zona leste de São Paulo, é a 111ª concessionária que contará com quase oito mil m² de área construída, sendo 1.600 m² de Show Room. A concessionária disponibilizará uma estrutura completa para oferecer toda linha de veículos zero quilômetros Nissan, semi-novos, vendas de peças e acessórios, além da prestação de serviços. Com esta inauguração, a Nissan soma 16 lojas na grande São Paulo e dá continuidade a aplicação do seu Plano de Crescimento, que através de produtos inovadores, preços competitivos e novas concessionárias visa conquistar 5% de market share até 2014. A concessionária da zona leste está em uma das regiões que mais cresce na capital paulista. “A abertura da maior revenda atual da Nissan faz parte da estratégia de preparação para a chegada do March, o primeiro popular japonês do Brasil.”, afirma Christian Meunier, presidente da Nissan do Brasil. A concessionária Sinal Japan está localizada na Av. Almirante Brasil 200 – Mooca - SP.
START! - A Iveco, quarta maior fabricante de caminhões do País, assinou ontem, quarta-feira (31/05), um convênio de cooperação com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) para a execução de projetos na área de educação, em particular o lançamento do programa Start! de pós-graduação em Engenharia Automotiva, Engenharia de Manufatura e Estratégia Empresarial Automotiva. O objetivo da parceria é desenvolver projetos de formação acadêmica e treinamento visando formar e capacitar mão de obra especializada para a Iveco. “Queremos profissionais que façam carreira na fabricante, que é a que mais cresce no setor de caminhões no Brasil”, explicou Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin America. “Estamos próximos de anunciar um novo ciclo de investimentos e o momento é este para jovens profissionais que queiram abraçar uma carreira dinâmica numa empresa que certamente vai lhes oferecer grandes oportunidades de crescimento profissional”, disse o presidente da Iveco. “Estamos selecionando e formando hoje os futuros gestores da Iveco”, concluiu ele. A bolsa mensal é de R$ 2.387,00 e a mensalidade da pós serão pagas pela Iveco. O valor da bolsa cresce progressivamente ao longo do curso. O processo seletivo do Start! começa em junho. O site/blog www.ivecostart.com.br entrará no ar dia 6 de junho, com todas as informações à disposição dos candidatos. Serão usadas também as ferramentas de divulgação das redes sociais e o programa será apresentado às principais universidades de Minas Gerais.
VISITA O AUTOMOTIVE DESIGN NETWORK - Carlos Gomes, Presidente Brasil e América Latina da PSA Peugeot Citroën, recebeu hoje o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, no Automotive Design Network (ADN), o Centro Mundial de Design do Grupo PSA, localizado em Vélizy, nos arredores de Paris, na França. Durante a visita, o Governador Sérgio Cabral Filho pôde conhecer as instalações do ADN, como os estúdios de design, e ver em primeira mão alguns dos futuros lançamentos das marcas Peugeot e Citroën, inclusive novos automóveis que serão produzidos na América Latina. Eles foram apresentados por Gilles Vidal, Diretor Mundial de Design da marca Peugeot, e Thierry Métroz, Diretor Mundial de Design da marca Citroën. “Há 10 anos iniciamos a produção de veículos em nosso Centro de Produção de Porto Real e, desde então, construímos fortes laços de parceria com o Estado do Rio de Janeiro, onde também fica nossa sede para o Brasil e a América Latina. Por isso é uma honra receber o Governador Sérgio Cabral Filho em nosso Centro Mundial de Design, o ADN, que trabalha cada vez mais em sintonia com o Latin America Tech Center, o nosso Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Estilo da América Latina”, afirma Carlos Gomes.
COMPLETA 10.000 KM - Exatos 11 km após cruzar a fronteira da Nicarágua com a Costa Rica, o Palio Weekend elétrico do projeto Zero Emissão completou 10 mil km percorridos. E se comporta da mesma forma de quando era zero km. Antes da largada, nos EUA, o Palio foi submetido a 2.977 km de exaustivos testes , no Brasil e nos Estados Unidos, no intuito de observar se surgiriam problemas ou falhas, o que não ocorreu. Após sete meses nos Estados Unidos abordamos o México pela fronteira ao norte de Tijuana. A rota escolhida, rumo ao sul, foi a da Baixa Califórnia. Este trecho intercalou bom e mal pavimentos nos 1.544 km até La Paz, aonde os veículos embarcaram em um navio com destino a Mazatlán, no México continental. Ao todo foram percorridos 4.220 km em território mexicano. O motorhome e o trailer de apoio, projetados para rodar nas perfeitas rodovias dos EUA, já começaram a demonstrar um prematuro desgaste, sobretudo o trailer. Já o Fiat Palio Weekend segue intacto. Com sua plataforma e suspensões projetadas para as sofríveis estradas brasileiras, ele se sentiu em casa no México e, posteriormente, na América Central. Da Costa Rica seguiremos para o Panamá. Como não existe, até hoje, rodovia ligando a América Central à do Sul, enviaremos os veículos de navio do porto de Cristobal Colón, no Panamá, para o de Cartagena de Indias, na Colômbia. Acompanhe a expedição Zero Emissão no www.zero-emission.com.br
RODA ESPORTIVA - O Grupo Ferraro, referência nacional na fabricação de rodas de liga leve, está lançando um novo modelo de roda inovadora no mercado brasileiro. Com design moderno e esportivo, o modelo NV24 Aplik, da marca Noova, já está disponível nas lojas e traz como diferencial o conceito da personalização rápida e fácil. “A grande inovação da roda NV24 é a liberdade de estilo que o produto permite, pois o consumidor não fica limitado aos acabamentos disponíveis no mercado”, diz Fábio Magalhães, gerente de Marketing do Grupo Ferraro. A proposta é original, mas simples: a NV24 está disponível com cinco apliks na forma triangular que compõem o belo desenho da roda, e podem ser retirados e colocados de volta facilmente. Estes apliks estão disponíveis com dois acabamentos: o cromado, já pronto para ser utilizado, e o cru, que pode ser pintado na cor desejada pelo cliente. A nova roda chega às lojas com preço médio de R$ 2.100,00 (conjunto com quatro unidades) e, por enquanto, está disponível somente com cinco furos e aro 17. O modelo pode ser utilizado em carros como VW Polo, VW Golf, VW Fox, GM Vectra e GM Zafira. A versão com quatro furos, que chegará em breve ao mercado, atenderá outros veículos, sobretudo das marcas Fiat, GM e Renault.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.