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Por Peugeot Citroën do Brasil Automóveis - Comunicação e Imprensa
Até 2012, a Universidade PSA Peugeot Citroën vai assinar 23 parcerias com importantes Universidades de todo o mundo. Dois terços delas serão concluídas com estabelecimentos científicos e um terço com instituições voltadas para o comércio, o marketing e a gestão. Todas as parcerias vão focar os desafios do automóvel do futuro. Para manter-se na vanguarda em matéria de produtos e serviços automotivos, a PSA Peugeot Citroën reforça suas relações com as Universidades mais prestigiosas da Europa, América Latina, Ásia e América do Norte.
Esta política dinâmica visa aumentar a atratividade que o Grupo PSA Peugeot Citroën exerce sobre os maiores talentos e garantir a excelência das competências dentro da empresa. Criada em 2010, a Universidade PSA Peugeot Citroën, ator essencial da transformação do Grupo, garante as competências técnicas e de gestão no plano mundial.Neste contexto, em 2011 foram criadas diversas cátedras visando desenvolver os ensinamentos e a pesquisa nas disciplinas mais importantes para o futuro do automóvel. Na França, por exemplo, o Grupo criou a cátedra "André Citroën, Modelagem Mecânica e Multifísica" com a Ecole Polytechnique de Paris, e a cátedra "PSA Peugeot Citroën, Robótica e Realidade Virtual" com a Ecole des Mines ParisTech.
Realizadas em colaboração estreita com a Diretoria Mundial de Pesquisa e Desenvolvimento, estas criações de cátedras vão, em breve, estender-se para a América Latina, Rússia e China, onde, por exemplo, uma carta de intenções sobre uma parceria na área das interfaces homem-máquina foi concluída com a Universidade de Tongji (Xangai). A Universidade do Grupo lançou também diversas parcerias no mundo buscando favorecer a internacionalização e proporcionar aos engenheiros-pesquisadores da PSA Peugeot Citroën a possibilidade de completar sua formação. No Brasil, por exemplo, firmou um acordo com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e, na França, com a Universidade Pierre et Marie Curie, através de uma convenção de “Doutorado executivo”.
Uma sólida rede de parceiros acadêmicos para vencer os grandes desafios do futuro
O estreitamento dos laços com as melhores instituições acadêmicas faz parte da determinação do Grupo de enfrentar os inúmeros desafios tecnológicos, ambientais e sociais com os quais se depara a indústria automobilística. Diante destes desafios, e paralelamente à atuação da Universidade PSA Peugeot Citroën, a Diretoria Científica do Grupo anunciou, em 2011, a criação:
- de uma rede de OpenLabs: estruturas de pesquisa científica mistas que compartilham as equipes de estudos e os meios experimentais do Grupo com aqueles dos laboratórios parceiros. Os primeiros contratos concluídos foram: o Automotive Motion Lab, com a Universidade do Mediterrâneo e o Instituto da Ciência e do Movimento (ISM) de Marselha, e o OpenLab Electronics and Systems for Automotive, em Bordeaux, com o Laboratório de Integração do Material ao Sistema (IMS). Há estudos de parcerias em outros países, inclusive no Brasil.
- do StelLab – Science Technologies Exploratory Lean Laboratory: estrutura de gestão e desenvolvimento das parcerias científicas. A missão do StelLab é coordenar os OpenLabs e criar uma rede interdisciplinar de intercâmbios e de diálogo entre especialistas da PSA Peugeot Citroën e cientistas para identificar e desenvolver as novas tecnologias e inovações do veículo do futuro.
Esta política dinâmica visa aumentar a atratividade que o Grupo PSA Peugeot Citroën exerce sobre os maiores talentos e garantir a excelência das competências dentro da empresa. Criada em 2010, a Universidade PSA Peugeot Citroën, ator essencial da transformação do Grupo, garante as competências técnicas e de gestão no plano mundial.Neste contexto, em 2011 foram criadas diversas cátedras visando desenvolver os ensinamentos e a pesquisa nas disciplinas mais importantes para o futuro do automóvel. Na França, por exemplo, o Grupo criou a cátedra "André Citroën, Modelagem Mecânica e Multifísica" com a Ecole Polytechnique de Paris, e a cátedra "PSA Peugeot Citroën, Robótica e Realidade Virtual" com a Ecole des Mines ParisTech.
Realizadas em colaboração estreita com a Diretoria Mundial de Pesquisa e Desenvolvimento, estas criações de cátedras vão, em breve, estender-se para a América Latina, Rússia e China, onde, por exemplo, uma carta de intenções sobre uma parceria na área das interfaces homem-máquina foi concluída com a Universidade de Tongji (Xangai). A Universidade do Grupo lançou também diversas parcerias no mundo buscando favorecer a internacionalização e proporcionar aos engenheiros-pesquisadores da PSA Peugeot Citroën a possibilidade de completar sua formação. No Brasil, por exemplo, firmou um acordo com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e, na França, com a Universidade Pierre et Marie Curie, através de uma convenção de “Doutorado executivo”.
Uma sólida rede de parceiros acadêmicos para vencer os grandes desafios do futuro
O estreitamento dos laços com as melhores instituições acadêmicas faz parte da determinação do Grupo de enfrentar os inúmeros desafios tecnológicos, ambientais e sociais com os quais se depara a indústria automobilística. Diante destes desafios, e paralelamente à atuação da Universidade PSA Peugeot Citroën, a Diretoria Científica do Grupo anunciou, em 2011, a criação:
- de uma rede de OpenLabs: estruturas de pesquisa científica mistas que compartilham as equipes de estudos e os meios experimentais do Grupo com aqueles dos laboratórios parceiros. Os primeiros contratos concluídos foram: o Automotive Motion Lab, com a Universidade do Mediterrâneo e o Instituto da Ciência e do Movimento (ISM) de Marselha, e o OpenLab Electronics and Systems for Automotive, em Bordeaux, com o Laboratório de Integração do Material ao Sistema (IMS). Há estudos de parcerias em outros países, inclusive no Brasil.
- do StelLab – Science Technologies Exploratory Lean Laboratory: estrutura de gestão e desenvolvimento das parcerias científicas. A missão do StelLab é coordenar os OpenLabs e criar uma rede interdisciplinar de intercâmbios e de diálogo entre especialistas da PSA Peugeot Citroën e cientistas para identificar e desenvolver as novas tecnologias e inovações do veículo do futuro.
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