VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por Eversports Press
O curitibano Augusto Farfus
se transformará, a partir do dia 29 de abril, no circuito de Hockenheim, na
Alemanha, no primeiro brasileiro a competir oficialmente no DTM, o Campeonato
Alemão de Turismo considerado pelos especialistas um dos mais importantes do
automobilismo mundial. O piloto integrará a equipe oficial da BMW e dividirá os
boxes do Team RBM com o inglês Andy Priaulx, seu ex-companheiro de equipe no
Mundial de 2010 do WTCC (World Touring Car Championship) e em diversas corridas
de longa duração pela BMW.
Além da dupla, a marca bávara
terá também, em outras duas equipes, o atual campeão do DTM, Martin Tomczyk e
Joey Hand (Team RMG), Bruno Spengler e Dirk Werner (Team Schnitzer). A menos de
três meses do início da temporada, Farfus intensifica a preparação física e
técnica para iniciar um novo capítulo de sua carreira internacional.
"É uma honra competir em
um dos campeonatos mais disputados do mundo. Quem acompanha automobilismo sabe
da importância que o DTM tem em âmbito internacional, não só pelas marcas
envolvidas - BMW, Mercedes e Audi -, mas também pela competitividade das
corridas. Espero representar bem o Brasil nessa nova fase de minha
carreira", afirmou o curitibano. Além de ser uma categoria de alto nível
técnico, o DTM é um dos campeonatos que mais chamam a atenção do público na
Europa. "São cerca de 100 mil pessoas nas arquibancadas em algumas etapas.
Aliás, essa é a marca registrada da categoria: deixar o público cada vez mais
perto de seus ídolos. Na transmissão de TV, por exemplo, um piloto entra sempre
ao vivo na volta de apresentação, dando detalhes de cada ponto do circuito",
complementou.
Farfus disputará o campeonato
com o modelo M3 DTM - V8, cerca de 500hp -, com o qual já se familiarizou nos
testes privados da BMW. Como principal característica, o brasileiro destacou a
aerodinâmica, que deverá trazer mais aderência ao modelo. "É difícil
especificar apenas um ponto positivo do M3, já que são carros de primeiríssima
linha. Porém, o que chama a atenção logo de cara é o downforce (pressão
aerodinâmica), decorrente de um conjunto bastante equilibrado e de linhas
suaves e agressivas. No DTM, a tecnologia dos carros é altíssima, o que
contribui para o desenvolvimento do equipamento", afirmou. "Esses
carros são cerca de 20 segundos mais rápidos que os modelos do WTCC (Mundial de
Turismo da FIA). Por aí, já dá para se ter uma ideia do que vamos esperar nas
corridas", explicou.
Ao longo dos anos, Augusto
Farfus Jr. se tornou um especialista em competições de Turismo. Trocou os
carros do tipo monoposto quando recebeu um convite para fazer parte do grid do
WTCC em 2004. De lá para cá, o piloto de 28 anos acumula 15 vitórias na
categoria, além de conquistar também as tradicionais 24 Horas de Nurburgring,
em 2010.
A temporada 2012 será
composta por 11 etapas em cinco países da Europa - Alemanha, Inglaterra,
Áustria, Holanda e Espanha. Como manda a tradição, o campeonato começa e
termina no circuito alemão de Hockenheim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.