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Por Assessoria de Imprensa da
NGK
A NGK, principal fabricante
de velas, cabos de ignição e sensores de oxigênio do mundo, atesta a eficácia
da segunda sonda lambda na melhoria da qualidade do ar. A empresa alerta
motoristas e profissionais de auto-mecânicas para o papel do dispositivo no
controle de emissões de poluentes do motor automotivo, além contribuir para a
redução do consumo de combustível.
A partir de 2011, a
instalação da segunda sonda lambda passou a ser obrigatória para os motores que
utilizam vela de ignição para iniciar a queima de combustível, ou seja, todos
os veículos leves movidos à gasolina, etanol ou GNV. A regra foi determinada
pela resolução 354/2004 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
A sonda lambda, ou sensor de
oxigênio como também é conhecida, tem como função analisar a condição da queima
de combustível e detectar os níveis de oxigênio nos gases de escape do motor,
informando a qualidade da mistura de ar e combustível à unidade de controle do
veículo (ECU). O dispositivo compara a concentração de oxigênio nos gases do
motor com o ar ambiente, possibilitando o ajuste da quantidade de combustível
injetado na câmara de combustão.
A segunda sonda lambda, por
sua vez, é instalada no sistema de exaustão do veículo, após o catalisador, e
avalia os gases que já passaram pela ação deste dispositivo. A segunda sonda
não atua diretamente na informação sobre a mistura, mas verificando se a
primeira sonda e o catalisador estão atingindo os resultados esperados na
correção da mistura. Esse sistema é chamado OBD-BR2, On-Board Diagnostics, (do
inglês, sistema de diagnose de bordo).
“Os principais ganhos da
segunda sonda lambda são o controle mais eficiente das emissões de poluentes e
economia de combustível gerada com o uso do dispositivo”, afirma Ricardo Namie,
chefe da Assistência Técnica da NGK.
O especialista adverte que o
uso inadequado da peça pode causar queda de rendimento do motor, dificuldade na
partida, falhas, redução da vida útil da bobina e do distribuidor, além de
causar danos avançados ao catalisador.
O componente está disponível
para comercialização tanto no mercado original de montadoras, chamado de OEM,
quanto para o mercado de reposição, ou aftermarket. “A NGK oferece o melhor
produto e serviço, dando ao consumidor a certeza de que, além de qualidade e
performance superiores, ele está adquirindo um componente que respeita o meio
ambiente em todos os processos de produção”, finaliza Namie.
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