VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por Inova Comunicação
A segunda temporada da Audi
DTCC (Driver Touring Car Cup) foi apresentada nesta terça-feira (14), em São
Paulo, trazendo novidades técnicas e também de calendário em ralação a seu
campeonato de estreia, realizado em 2011. Primeira competição monomarca apoiada
pela Audi em todo o mundo, a DTCC inicia a temporada 2012 no próximo dia 25 de
fevereiro no Autódromo de Interlagos, sede de duas etapas do torneio neste ano.
O campeonato passará, também, pelas pistas de Goiânia e Santa Luzia, na Grande
Belo Horizonte, e completa a série de seis rodadas duplas nas pistas de
Brasília e Campo Grande (veja datas abaixo).
Boa parte dos pilotos que
disputaram a temporada passada da Audi DTCC estão entre os nomes confirmados
para o próximo campeonato. Com grid máximo de 18 carros, o campeonato terá,
também, novos integrantes vindos, inclusive, da GT3. "A confirmação, neste
segundo ano, dos pilotos que disputaram nossa primeira temporada, bem como a
chegada de novos participantes, é um forte indício de que estamos no caminho
certo. Creio que chegamos a um formato que oferece uma opção competitiva e
viável para disputas de alto nível tanto entre pilotos com mais experiência
quanto entre estreantes no automobilismo", disse Dennis Rolim, diretor da
Driver, empresa que organiza a Audi DTCC.
O campeonato manterá os
modelos Audi A3 Sport DTCC de 200 cavalos de potência preparados pela gaúcha MC
Tubarão, empresa que se tornou nacionalmente conhecida pelos protótipos que
desenvolveu nos últimos anos. A configuração aerodinâmica dos carros, no entanto,
apresenta novidades em 2012. "Nossos carros terão a aparência da linha RS3
da Audi, que é o modelo mais esportivo da família A3. Dessa maneira, além de
estarmos mais alinhados com a estratégia de nosso principal patrocinador,
teremos um carro de aspecto ainda mais esportivo, o que deve agradar ao público
e, também, aos pilotos", completou Rolim.
Mecanicamente, os Audi A3
Sport da DTCC receberam mudanças na eletrônica, com o objetivo de manter um
rendimento constante do motor em altas temperaturas, e usam pneus, molas e
amortecedores especiais para competição. A carroceria traz um aerofólio
traseiro só encontrado no modelo de corridas, único item passível de ser
regulado pelo piloto. A pressão dos pneus é determinada pelo regulamento da
categoria e pode variar de etapa para etapa.
Alívio no peso - O modelo A3
de rua foi bastante modificado para chegar à sua versão de competição. O peso
total do carro foi reduzido de 1.396kg para 1.040kg. Portas e capôs originais
foram substituídos por peças construídas em fibra de vidro reforçada. Os vidros
traseiro e das portas deram lugar a acetatos transparentes, e uma segunda
entrada de ar foi instalada na parte dianteira do capô. O para-brisa laminado
original foi mantido. Internamente o Audi A3 Sport DTCC traz itens de segurança
homologados pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), como
santantônio - estrutura de aço que garante a integridade do habitáculo em caso
de eventuais acidentes -, banco de competição e cinto de segurança de cinco
pontos, além de volante com engate rápido e um segundo painel digital
multifunção. O câmbio mecânico de seis marchas é original, e o motor 2.0
turbo-alimentado recebeu apenas modificações na eletrônica. Os pneus, de
medidas 235/645 aro 18, e as rodas são próprios para competição.
Transmissão por TV aberta -
Outra novidade da temporada 2012 da Audi DTCC que tem agradado aos pilotos e
aos parceiros do evento é a transmissão das seis rodadas duplas do calendário
pela Rede TV!, todas em alta definição. As corridas passarão sempre aos
domingo, às 13h, em um intervalo de 35 minutos na grade de programação da
emissora. A segunda prova do fim de semana será transmitida na íntegra, e a
primeira será mostrada em um compacto de cinco minutos. A organização da
categoria firmou parceria, também, com o programa Auto +, da Rede Bandeirantes,
que fará uma cobertura especial das seis rodadas do campeonato.
O formato das rodadas duplas
- que seguem em 2012 com 25 minutos mais uma volta de duração para cada uma das
baterias - permite que os pilotos corram sozinhos ou em dupla. Neste caso, cada
um deles larga para uma das duas provas, não havendo troca de pilotos durante
as corridas. Neste ano, já são 23 pilotos confirmados na competição, divididos
em 18 carros.
"A Audi DTCC é a
categoria que apresenta uma das melhores relações custo-benefício (tecnologia
Audi) do automobilismo brasileiro. O investimento por temporada ficará em R$
180 mil, incluindo o aluguel do carro. Pneus e despesas com acidentes não estão
inclusos neste valor, mas pensando em controlar os custos da categoria,
substituímos as peças que mais sofrem impacto, como portas, para-lamas,
para-choques e capô por outras feitas em fibra de vidro. Essa mudança, além de
diminuir o peso do carro, reduz bastante o custo de reparos em caso de
acidentes", encerrou Rolim.
Ficha técnica - Audi A3 Sport
DTCC
Motor - quatro cilindros em
linha, turbo, dianteiro, transversal, 16 válvulas, injeção eletrônica com Dash
LCD colorido - PROTUNE
Cilindrada - 1.984 cm3
Potência - 200 cv (com
potencial para chegar a 290 cv)
Câmbio - manual de seis
marchas
Tração - dianteira
Suspensão Dianteira -
independente, amortecedores e molas KW Suspension
Suspensão Traseira -
multilink, amortecedores e molas KW Suspension
Freios - à disco nas quatro
rodas
Controles eletrônicos - ABS e
Controle de tração
Rodas - 18" x 7,5"
Pneus - Pirelli Slick,
235/645-18
Peso - 1.040 kg
Tanque de combustível - 55
litros
Extintor de incêndio - de
acionamento elétrico
Volante - de cubo rápido
Bancos - de competição, com
cinto de segurança de cinco pontos
Será obrigatório o uso de
Hans pelos pilotos
A chegada a novas praças
aumenta a presença da Audi DTCC em duas importantes regiões do país: o Sudeste
e o Centro-Oeste, com destaque para as etapas de Goiânia (GO), Santa Luzia (MG)
e São Paulo (SP). Veja o calendário completo:
25 de fevereiro - São Paulo
(SP)
31 de março - Brasília (DF)
19 de maio - Goiânia (GO)
21 de julho - São Paulo (SP)
29 de setembro - Campo Grande
(MS)
08 de dezembro - Santa Luzia
(MG)
Lista de inscritos
1) Adolpho Rossi
2) Alline Cipriani e Leandro
Florenzo
3) Caê Coelho
4) Carlos Trigo
5) Daniel Daróz e Willians
Farias
6) Dennis Rolim e Decio
Rodrigues
7) Elias Azevedo
8) Elias Jr. e Sergio Alves
9) Fabio Vianna
10) Henry Visconte
11) Herberto Heinen
12) Idenis Souza
13) Marçal Mello
14) Marcello Sant'anna
15) Pedro Queirolo
16) Rodolfo Toni e Mayara
Bianchi
17) Rogerio Wehmuth
18) Wagner Amorim
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.