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Por Assessoria de Imprensa do
GMA - Grupo de Manutenção Automotiva
Grande parte dos motoristas
sabe que o motor é o componente de maior valor agregado do veículo, seja de um
automóvel, caminhão, ônibus ou máquina agrícola, o que nem todos têm
conhecimento é que alguns cuidados simples ajudam a manter a vida útil do
produto. “Quando o motorista faz a manutenção adequadamente, seleciona o
combustível e utiliza bom lubrificante e filtros, acaba gerando maior
durabilidade ao motor do veículo”, afirmou José Arnaldo Laguna, presidente do
Conarem – Conselho Nacional de Retíficas de Motores. Segundo Laguna, a correta
manutenção é fundamental também para prolongar a vida útil do motor e trazer
economia ao bolso do consumidor caso haja a necessidade de recorrer à retífica.
O custo é variável. Mas,
segundo Laguna, retificar o motor é mais econômico do que comprar um
remanufaturado ou novo porque, muitas vezes, se consegue aproveitar componentes
de maior valor do motor, como comando de válvulas, jogo de bielas, bloco,
cabeçote e bomba de óleo. Estima-se que o valor do reparo do motor de um
caminhão é da ordem de 20% do preço de um novo.
Levar o veículo em uma
retífica especializada e de confiança é preciso para a realização de um bom
serviço. Além de contarem com ferramentas adequadas para a reparação do motor,
as retíficas associadas ao Conarem seguem a norma da ABNT NBR 13032, que
norteia o diagnóstico do profissional. “São procedimentos necessários para
identificar o que deve ser reparado”, comentou. Há a retirada do motor do
veículo, esgotamento do óleo usado, desmontagem técnica, limpeza química das
peças e levantamento de todos os componentes que devem ser reaproveitados,
usinados ou substituídos.
“Por meio de um processo de
desmontagem do motor e limpeza química, o profissional consegue diagnosticar
quais são os componentes que podem ser reaproveitados sem interferência de
usinagem”, comentou o presidente da entidade. Algumas peças terão que ser
substituídas obrigatoriamente como pistões, aneis e bronzinas, enquanto molas
de válvulas poderão ser reaproveitadas e outras, como: guia, sede de válvula,
camisa de cilindro, biela e virabrequim, terão que ser usinadas.
Vantagens sobre o
remanufaturado – Segundo Laguna, o diferencial da retífica para o remanufaturado
é que o proprietário do veículo manda o motor fechado para a fábrica e compra
também fechado. “Não se sabe a medida do virabrequim, situação do bloco e da
dimensão do cabeçote. Você pode usar uma vez o conjunto e caso precise abrir
novamente o motor para retificar o virabrequim ou bloco pode identificar que
eles já estavam na última medida”, advertiu. Haverá necessidade de comprar
peças novas. Ao fazer a retífica do motor, o consumidor recebe um relatório e
nota fiscal com todas as peças que foram substituídas e com as medidas
ordenadas nos processos principais do motor. “Com isto, você tem uma projeção
de quantas vidas úteis o motor ainda terá”, finalizou.
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