segunda-feira, 16 de abril de 2012

Dicas de segurança e manutenção de pneus para motociclistas


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br


Por Assessoria de Imprensa da IRA

Fuja das soluções temporárias. Essa é a principal orientação da IRA, uma das maiores fabricantes de motopeças, acessórios e roupas para motociclistas do Brasil, quando o assunto é a troca de pneus para veículos de duas rodas. Apesar de ser uma alternativa mais econômica, os chamados equipamentos “quebra-galhos” servem apenas como uma opção temporária até o condutor se deslocar a uma oficina e fazer a substituição do pneu, garantindo assim a sua própria segurança e a do garupa.

No mercado, a maioria das motocicletas está equipada com pneus com câmaras de ar. Quando este tipo de item furar, a IRA orienta os motociclistas a fazerem a troca da câmara por uma nova, garantindo uma melhor performance para o pneu.

É aconselhável também o consumidor solicitar a inspeção dos aros da roda em busca de possíveis danos que possam furar novamente a câmara de ar ou o pneu. Além disso, é importante evitar a utilização de ferramentas pontiagudas ou cortantes para retirar o pneu.

O pneu é o principal componente da moto. Por este motivo, além da sua performance, o motociclista deve preocupar-se com a manutenção correta deste item e evitar reparos temporários, garantindo assim a sua própria segurança”, explica Caio Fontana, diretor Comercial e de Marketing da IRA.

Qual é o momento ideal para trocar o pneu?

A substituição do pneu está diretamente relacionada à qualidade do produto, ou seja, quanto melhor mais durabilidade. Além disso, alguns fatores, como tipo do desenho do pneu, condições atmosféricas, trajeto percorrido diariamente, características da motocicleta, estilo de pilotagem e desalinhamento da banda de rodagem, podem aumentar ou diminuir a vida útil do modelo”, conta Fontana.

O consumidor também deve estar atento à profundidade do friso na faixa central. Outra dica é caso o motociclista perceba que a motocicleta está um pouco instável especialmente em curvas, deve-se examinar primeiro a calibragem. Se estiver correta, a IRA recomenda analisar o desgaste dos pneus.

Para saber o limite em que se pode rodar com segurança é indicado procurar a seta ou a sigla TWI (Tread Wear Indicator), marca indicadora de desgaste dos sulcos na lateral do pneu. O TWI mostra onde estão as saliências de borracha, que servem como referência do limite de utilização, ou seja, quando a banda de rodagem coincidir com o marcador TWI é hora de trocar o pneu. Outro indicador é a profundidade dos sulcos, que segundo a legislação brasileira para motos não pode ser inferior a 1,0 mm.

Dica de calibragem

Pneus com a calibragem correta duram mais e possuem melhor performance. Por isso, esse item deve ser conferido sempre. A principal dica é fazer a verificação com os pneus frios, já que pode haver variações de acordo com o peso e estilo de pilotagem do motociclista e, ainda, pelo tipo de terreno, de modelo de pneu e da moto.

É importante fazer a avaliação da calibragem do pneu pelo menos uma vez por semana e estar atento aos valores indicados pelo manual do proprietário ou em alguma etiqueta de advertência colada na motocicleta. Outra dica é em caso de levar garupa ou bagagem pesada, o motociclista deve calibrar o pneu para essa situação de uso, garantindo um menor desgaste para o componente.

Pneu IRA Soho

Para quem busca um pneu com alta durabilidade e qualidade, a IRA conta com o IRA Soho ideal para rodar na cidade, já que possui boa performance em pista molhada, estabilidade e design.

As medidas 80/100-14, 2.75-18 e 90/90-18 possuem estrutura REINF, que garante até 35 quilos a mais de capacidade de carga para a moto. Além disso, o IRA Soho possui frisos para expulsão de água, que propiciam um melhor controle em aquaplanagem, desenho único responsável pela redução da deformação do pneu durante as curvas, ângulos diferenciados para melhor frenagem e tração, maior estabilidade em alta velocidade e menor ruído.

Para mais informações sobre a IRA e seus produtos, acesse www.ira.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.