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Por Assessoria de Imprensa da IRA
Fuja das soluções temporárias. Essa é a principal orientação
da IRA, uma das maiores fabricantes de motopeças, acessórios e roupas para
motociclistas do Brasil, quando o assunto é a troca de pneus para veículos de
duas rodas. Apesar de ser uma alternativa mais econômica, os chamados
equipamentos “quebra-galhos” servem apenas como uma opção temporária até o
condutor se deslocar a uma oficina e fazer a substituição do pneu, garantindo
assim a sua própria segurança e a do garupa.
No mercado, a maioria das motocicletas está equipada com
pneus com câmaras de ar. Quando este tipo de item furar, a IRA orienta os
motociclistas a fazerem a troca da câmara por uma nova, garantindo uma melhor
performance para o pneu.
É aconselhável também o consumidor solicitar a inspeção dos
aros da roda em busca de possíveis danos que possam furar novamente a câmara de
ar ou o pneu. Além disso, é importante evitar a utilização de ferramentas
pontiagudas ou cortantes para retirar o pneu.
“O pneu é o principal componente da moto. Por este motivo,
além da sua performance, o motociclista deve preocupar-se com a manutenção
correta deste item e evitar reparos temporários, garantindo assim a sua própria
segurança”, explica Caio Fontana, diretor Comercial e de Marketing da IRA.
Qual é o momento ideal para trocar o pneu?
“A substituição do pneu está diretamente relacionada à
qualidade do produto, ou seja, quanto melhor mais durabilidade. Além disso,
alguns fatores, como tipo do desenho do pneu, condições atmosféricas, trajeto
percorrido diariamente, características da motocicleta, estilo de pilotagem e
desalinhamento da banda de rodagem, podem aumentar ou diminuir a vida útil do
modelo”, conta Fontana.
O consumidor também deve estar atento à profundidade do
friso na faixa central. Outra dica é caso o motociclista perceba que a
motocicleta está um pouco instável especialmente em curvas, deve-se examinar
primeiro a calibragem. Se estiver correta, a IRA recomenda analisar o desgaste
dos pneus.
Para saber o limite em que se pode rodar com segurança é
indicado procurar a seta ou a sigla TWI (Tread Wear Indicator), marca
indicadora de desgaste dos sulcos na lateral do pneu. O TWI mostra onde estão
as saliências de borracha, que servem como referência do limite de utilização,
ou seja, quando a banda de rodagem coincidir com o marcador TWI é hora de
trocar o pneu. Outro indicador é a profundidade dos sulcos, que segundo a
legislação brasileira para motos não pode ser inferior a 1,0 mm.
Dica de calibragem
Pneus com a calibragem correta duram mais e possuem melhor
performance. Por isso, esse item deve ser conferido sempre. A principal dica é
fazer a verificação com os pneus frios, já que pode haver variações de acordo
com o peso e estilo de pilotagem do motociclista e, ainda, pelo tipo de
terreno, de modelo de pneu e da moto.
É importante fazer a avaliação da calibragem do pneu pelo
menos uma vez por semana e estar atento aos valores indicados pelo manual do
proprietário ou em alguma etiqueta de advertência colada na motocicleta. Outra
dica é em caso de levar garupa ou bagagem pesada, o motociclista deve calibrar
o pneu para essa situação de uso, garantindo um menor desgaste para o
componente.
Pneu IRA Soho
Para quem busca um pneu com alta durabilidade e qualidade, a
IRA conta com o IRA Soho ideal para rodar na cidade, já que possui boa
performance em pista molhada, estabilidade e design.
As medidas 80/100-14, 2.75-18 e 90/90-18 possuem estrutura
REINF, que garante até 35 quilos a mais de capacidade de carga para a moto.
Além disso, o IRA Soho possui frisos para expulsão de água, que propiciam um
melhor controle em aquaplanagem, desenho único responsável pela redução da
deformação do pneu durante as curvas, ângulos diferenciados para melhor
frenagem e tração, maior estabilidade em alta velocidade e menor ruído.
Para mais informações sobre a IRA e seus produtos, acesse
www.ira.com.br.
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