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Por Imprensa Ford
A Ford está transformando a sua estrutura industrial no
Brasil para a introdução de uma nova geração de veículos globais. A Fábrica de
Transmissões de Taubaté, no estado de São Paulo, vem recebendo investimentos
dentro de um programa de 500 milhões de reais para ampliação da capacidade de
produção e aprimoramento de seus sistemas da qualidade de padrão mundial.
Operando com o estado da arte em tecnologia, a fábrica da
Ford já produziu mais de 4 milhões de transmissões IB5, que equipam o New
Fiesta, o EcoSport, o Fiesta RoCam e o Ka vendidos na América do Sul. A unidade
também exporta para a América do Norte e a África do Sul.
1.700 transmissões por dia
A Fábrica de Transmissões de Taubaté é um modelo de
eficiência e qualidade, com cerca de 150 máquinas computadorizadas, que
trabalham de forma automatizada. A produção tem um ritmo de mais de 1.700
transmissões por dia, com um nível de precisão que é medido em milésimos de
milímetro, como pode ser visto neste vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=j9BFTgYcxTw.
"A alta tecnologia presente em cada fase desse trabalho
garante alta produtividade com qualidade. As máquinas cortadoras, por exemplo,
produzem dez tipos diferentes de engrenagens dentadas, com processo totalmente
automático, sem a necessidade de intervenção humana", diz Victor Dubugras,
gerente da Fábrica de Transmissões da Ford.
A fábrica da Ford opera com a filosofia de melhoria
contínua, fundamentada em três pilares: segurança, qualidade dos produtos e
preservação ambiental. Para os motores
mais potentes, com bloco de 2 litros, a transmissão exige engrenagens de
resistência superficial mais elevada.
Por isso, suas peças recebem um tratamento adicional, em
máquinas de atrito, para aumentar a tensão residual. Entre outros processos
inovadores, a fábrica utiliza o torneamento a seco do eixo secundário, que
dispensa o uso de fluidos lubrificantes e evita também o seu descarte no final
do processo.
Medição e controle
Cada estação de corte é acompanhada por um trabalho contínuo
de medição e controle de qualidade, com o auxílio de técnicas avançadas. Nos
laboratórios da fábrica, essa checagem inclui a análise microscópica das
especificações dos metais empregados em cada peça.
Para garantir esse nível de resultado, é preciso contar com
ferramentas de corte igualmente poderosas e afiadas. Nessa tarefa é usada uma
máquina especial chamada "Shaving", de grande porte e precisão, que
afia automaticamente as peças.
Depois de prontas as engrenagens são montadas manualmente e,
desse ponto em diante, o processo volta a ser dominado pelas máquinas. O
fechamento da caixa de transmissão é feito por um robô, com a aplicação de
junta líquida de silicone para garantir sua vedação contra vazamento de óleo.
Luzes e câmeras especiais são usadas para conferir a distribuição homogênea do
material em toda a peça.
100% testadas
No final
da linha, cada transmissão é testada individualmente em uma cabine especial, à
prova de som. Suas engrenagens são movimentadas por um motor elétrico, enquanto
um especialista realiza as trocas de marcha, verificando a precisão dos engates
e a ausência de ruídos. Além desses cuidados no processo de manufatura, o
produto é avaliado posteriormente em testes de rodagem e se beneficia da
experiência acumulada de milhões de quilômetros da Ford em seus 93 anos de
operação no Brasil.
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