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Por Imprensa Ford
O Focus ST, primeiro carro de performance realmente global
da Ford, teve a pré-venda iniciada este mês nos Estados Unidos, trazendo como
atrativos um design e desempenho fora de série e outro atributo especial: o som
do motor. Para extrair as frequências baixas que os fãs dos carros esportivos
adoram, os engenheiros da Ford adicionaram ao motor um tubo de som especial,
chamado "symposer". O resultado pode ser conferido neste link: Som do
Focus ST.
Formado por uma espécie de palheta que vibra
com a passagem do ar, o equipamento amplifica naturalmente as frequências
baixas do motor, na faixa de 200 e 450 Hertz. Assim, ele permite
"afinar" o ronco do motor EcoBoost 2.0 de alumínio - com injeção
direta de combustível, turbo e duplo comando de válvulas independente e
variável (Ti-VCT) -, que gera mais de 255 cv e torque de 37,3 kgfm com
transmissão manual de seis marchas.
Embora esse conceito
de tubo sonoro já tenha sido usado no Mustang, o symposer do Focus ST é único,
com uma válvula eletrônica que abre e fecha de acordo com as ações do motorista
- velocidade do motor, posição do pedal do acelerador e marcha selecionada. Em
marchas baixas, a válvula tem um mapeamento mais agressivo. Nas marchas altas o
efeito é oposto, para uma velocidade de cruzeiro mais silenciosa.
A bela e a fera
O segredo
para obter esse efeito foi o desenvolvimento de uma palheta para amplificar
naturalmente o som do motor do ST. Os engenheiros da Ford testaram diversos
modelos até chegar à palheta com a rigidez ideal para produzir as frequências
desejadas.
A Ford trabalhou
junto com um time internacional de fornecedores para acelerar o desenvolvimento
do symposer. Ao todo, 30 engenheiros de cinco países participaram do projeto,
aprimorando aspectos dos materiais, manufatura, montagem e geração de ruídos,
vibrações e asperezas para chegar ao produto final.
"O symposer dá
ao Focus ST uma dupla personalidade sonora", diz Lisa Schoder, gerente de
Marketing do Focus ST. "No uso diário, o carro é sereno e refinado. Mas,
quando se pisa fundo, ele solta o seu rugido. É como a bela e a fera."
Modulador de som
Nos sistemas de exaustão convencionais, com som passivo, não
é possível criar esse efeito. Além disso, o Focus ST usa, pela primeira vez, um
symposer acoplado diretamente no coletor de admissão.
"Para o motorista de um Ford ST, não basta ter um carro
veloz. Ele também precisa mostrar sua potência no som", diz Chistopher
Myers, engenheiro de Sistema de Indução de Ar da Ford. "Parte desse efeito
vem do desenho do sistema de exaustão. Mas nós fomos além e desenvolvemos o
symposer, tanto para destacar o belo ronco do motor EcoBoost sob o capô como
para modular o som ouvido dentro da cabine."
"O turbo gera alta potência em toda a faixa de
rotações, mas representa um desafio do ponto de vista sonoro, já que absorve
muito da beleza dos sons do motor", continua o especialista. "O
symposer ajuda a trazer de volta os sons guturais que os motoristas
adoram."
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