quarta-feira, 11 de julho de 2012

Férias seguras Chevrolet


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Por Ivan de Oliveira – Assessor de Imprensa da Chevrolet do Brasil

Há poucos dias para as tradicionais viagens em família, férias de julho, no intervalo do ano letivo, é necessário começar a pensar nos preparativos que devem ser feitos e conseguir aproveitar bem o período com a família. Para quem quer aproveitar o momento de folga, é necessário cuidar da revisão do carro e garantir, assim, que a viagem seja um sucesso, realizada com segurança e tranqüilidade. 

``Não importa o percurso que você vai fazer e nem as condições das estradas. Antes, de mais nada, é indispensável cuidar da manutenção correta de seu carro e fazer a checagem de todos os itens, do motor aos limpadores dos pára-brisas. Afinal, segurança na estrada é fundamental``, afirma Claudio Cavarçan, Coordenador de Operações do Pós-Vendas.

Por isso, o departamento Regional de Pós-Vendas da Chevrolet preparou pacotes completos que vão garantir que você faça a revisão adequada do seu carro e garanta a sua segurança e de toda a sua família. Entre eles, destaque para o jogo de velas do Prisma, Celta e Classic que sai por R$ 90,00 ou três parcelas de R$ 30,00.

Já a correia dentada para os mesmos modelos tem preço de R$ 132,00 ou três parcelas de R$ 44,00. As pastilhas para o freio dianteiro custam, na promoção, R$ 147,00 ou em três parcelas de R$ 49,00. A promoção vai até o dia 31 de julho.


Cuidados especiais com seu carro

Segundo Cavarçan a checagem deve contemplar a vistoria dos principais itens de segurança, como pneus, freios, amortecedores, luzes, limpador do pára-brisa, etc. Segundo ele o superaquecimento é um dos maiores inimigos do motor. Por isso, antes de viajar, observe os níveis de água e óleo. Para uma checagem perfeita, mantenha o carro num terreno plano e com o motor frio. O nível do óleo deve estar rigorosamente entre o limite máximo e mínimo da vareta de medição (em geral, são dois pequenos traços no final da vareta). 

O Manual do Proprietário Chevrolet traz a quilometragem ideal para a troca rotineira do óleo e dos filtros. Sempre que possível, faça a substituição completa. Evite misturar óleos de marcas distintas ou com tempo de uso diferente. Com o passar do tempo, o óleo perde parte de suas propriedades anticorrosivas e antitérmicas. Cuidado com o filtro. Se estiver muito contaminado, vai "sujar" o novo óleo que passa a circular no motor.

A água é outro item vital para o motor. Motores que não utilizam radiadores selados precisam de verificação constante. No mercado, há aditivo ACDelco, para radiadores que evitam não apenas a corrosão e o superaquecimento, mas até o congelamento (boa dica para quem pretende rodar por lugares com temperaturas muito baixas).  

Faróis e lanternas

Faróis, lanternas e limpador de pára-brisas devem estar em boas condições e têm de ser usados corretamente. Ao fazer uma conversão, um carro pode tornar-se perigoso se o motorista esquecer de acionar as setas. O mesmo acontece com os faróis. Uma vez desregulados, ofuscam quem vem em sentido contrário e impossibilitam uma visualização perfeita do que o motorista tem à sua frente.  


Freios  

Se você costuma rodar com seu carro  em grandes centros urbanos o ano inteiro, todos os dias da semana, é bom avaliar  o estado das lonas, pastilhas de freio e fluido.  Nos congestionamentos, acionamos diversas vezes os freios, o que reduz a vida útil desses componentes.

Mesmo quem conta com o moderno sistema ABS no carro, deve estar atento à sua manutenção. Uma dica para quem já providenciou a substituição das lonas ou pastilhas dos freios, e deseja que mantenham o máximo de eficiência, é utilizar o freio do motor (marcha reduzida) principalmente em descidas de serra. Também é bom lembrar que os freios ABS servem para manter a dirigibilidade e não apenas para parar mais rápido.

Diminuir a velocidade do veículo utilizando a redução racional das marchas é sinônimo de economia e segurança. Tentar manter a velocidade constante ao longo do trajeto (evitando arrancadas fortes e frenagens bruscas) poupa o sistema de freios e a suspensão de maiores esforços.  


Pneus   

Uma calibragem mal feita, a banda de rodagem meio gasta e até a escolha errada da roda podem representar o fracasso das férias. Portanto, antes de pegar a estrada, faça uma checagem rigorosa das condições dos pneus de seu veículo.

Normalmente, a pressão dos pneus deve ser ligeiramente maior quando o veículo roda com sua capacidade total de carga e passageiros.   

Se o pneu costuma esvaziar com freqüência, é sinal de algum dano na roda (pneus sem câmara) ou da presença de algum objeto perfurante. Nesses casos, jamais tente contornar o problema aplicando maior pressão no pneu avariado para mantê-lo "cheio por mais tempo". Lembre-se: a calibragem deve ser equilibrada.   

Procure manter os quatro pneus com o mesmo desenho da banda de rodagem e com o mesmo tipo de roda. Dessa forma, o desempenho do veículo se manterá linear.  

Com pneus cheios demais, o carro vibra excessivamente e apresenta desgaste precoce da suspensão e da parte central da banda de rodagem. Pneus com baixa pressão fazem o carro gastar mais combustível e desgastar as laterais da banda de rodagem.   

Faça, sempre que houver necessidade, o alinhamento e o balanceamento das rodas. De nada adianta comprar pneus novos para seu carro se todo o conjunto restante (rodas, amortecedores, suspensão, freios etc) estiver com problemas. A boa dirigibilidade de um veículo depende do equilíbrio entre todos os componentes.  

Quase sempre escondido sob a bagagem de toda a família, o estepe deve receber a mesma atenção dedicada aos demais pneus, principalmente na hora de fazer o rodízio.  

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