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Por Ivan de Oliveira – Assessor de Imprensa da Chevrolet do
Brasil
Há poucos dias para as tradicionais viagens em família,
férias de julho, no intervalo do ano letivo, é necessário começar a pensar nos
preparativos que devem ser feitos e conseguir aproveitar bem o período com a
família. Para quem quer aproveitar o momento de folga, é necessário cuidar da
revisão do carro e garantir, assim, que a viagem seja um sucesso, realizada com
segurança e tranqüilidade.
``Não importa o percurso que você vai fazer e nem as
condições das estradas. Antes, de mais nada, é indispensável cuidar da
manutenção correta de seu carro e fazer a checagem de todos os itens, do motor
aos limpadores dos pára-brisas. Afinal, segurança na estrada é fundamental``,
afirma Claudio Cavarçan, Coordenador de Operações do Pós-Vendas.
Por isso, o departamento Regional de Pós-Vendas da Chevrolet
preparou pacotes completos que vão garantir que você faça a revisão adequada do
seu carro e garanta a sua segurança e de toda a sua família. Entre eles,
destaque para o jogo de velas do Prisma, Celta e Classic que sai por R$ 90,00
ou três parcelas de R$ 30,00.
Já a correia dentada para os mesmos modelos tem preço de R$
132,00 ou três parcelas de R$ 44,00. As pastilhas para o freio dianteiro
custam, na promoção, R$ 147,00 ou em três parcelas de R$ 49,00. A promoção vai
até o dia 31 de julho.
Cuidados especiais com seu carro
Segundo Cavarçan a checagem deve contemplar a vistoria dos
principais itens de segurança, como pneus, freios, amortecedores, luzes,
limpador do pára-brisa, etc. Segundo ele o superaquecimento é um dos maiores
inimigos do motor. Por isso, antes de viajar, observe os níveis de água e óleo.
Para uma checagem perfeita, mantenha o carro num terreno plano e com o motor
frio. O nível do óleo deve estar rigorosamente entre o limite máximo e mínimo
da vareta de medição (em geral, são dois pequenos traços no final da
vareta).
O Manual do Proprietário Chevrolet traz a quilometragem
ideal para a troca rotineira do óleo e dos filtros. Sempre que possível, faça a
substituição completa. Evite misturar óleos de marcas distintas ou com tempo de
uso diferente. Com o passar do tempo, o óleo perde parte de suas propriedades
anticorrosivas e antitérmicas. Cuidado com o filtro. Se estiver muito
contaminado, vai "sujar" o novo óleo que passa a circular no motor.
A água é outro item vital para o motor. Motores que não
utilizam radiadores selados precisam de verificação constante. No mercado, há
aditivo ACDelco, para radiadores que evitam não apenas a corrosão e o
superaquecimento, mas até o congelamento (boa dica para quem pretende rodar por
lugares com temperaturas muito baixas).
Faróis e lanternas
Faróis, lanternas e limpador de pára-brisas devem estar em
boas condições e têm de ser usados corretamente. Ao fazer uma conversão, um
carro pode tornar-se perigoso se o motorista esquecer de acionar as setas. O
mesmo acontece com os faróis. Uma vez desregulados, ofuscam quem vem em sentido
contrário e impossibilitam uma visualização perfeita do que o motorista tem à
sua frente.
Freios
Se você costuma rodar com seu carro em grandes centros urbanos o ano inteiro,
todos os dias da semana, é bom avaliar o
estado das lonas, pastilhas de freio e fluido.
Nos congestionamentos, acionamos diversas vezes os freios, o que reduz a
vida útil desses componentes.
Mesmo quem conta com o moderno sistema ABS no carro, deve
estar atento à sua manutenção. Uma dica para quem já providenciou a
substituição das lonas ou pastilhas dos freios, e deseja que mantenham o máximo
de eficiência, é utilizar o freio do motor (marcha reduzida) principalmente em
descidas de serra. Também é bom lembrar que os freios ABS servem para manter a
dirigibilidade e não apenas para parar mais rápido.
Diminuir a velocidade do veículo utilizando a redução
racional das marchas é sinônimo de economia e segurança. Tentar manter a
velocidade constante ao longo do trajeto (evitando arrancadas fortes e
frenagens bruscas) poupa o sistema de freios e a suspensão de maiores
esforços.
Pneus
Uma calibragem mal feita, a banda de rodagem meio gasta e
até a escolha errada da roda podem representar o fracasso das férias. Portanto,
antes de pegar a estrada, faça uma checagem rigorosa das condições dos pneus de
seu veículo.
Normalmente, a pressão dos pneus deve ser ligeiramente maior
quando o veículo roda com sua capacidade total de carga e passageiros.
Se o pneu costuma esvaziar com freqüência, é sinal de algum
dano na roda (pneus sem câmara) ou da presença de algum objeto perfurante.
Nesses casos, jamais tente contornar o problema aplicando maior pressão no pneu
avariado para mantê-lo "cheio por mais tempo". Lembre-se: a
calibragem deve ser equilibrada.
Procure manter os quatro pneus com o mesmo desenho da banda
de rodagem e com o mesmo tipo de roda. Dessa forma, o desempenho do veículo se
manterá linear.
Com pneus cheios demais, o carro vibra excessivamente e
apresenta desgaste precoce da suspensão e da parte central da banda de rodagem.
Pneus com baixa pressão fazem o carro gastar mais combustível e desgastar as
laterais da banda de rodagem.
Faça, sempre que houver necessidade, o alinhamento e o
balanceamento das rodas. De nada adianta comprar pneus novos para seu carro se
todo o conjunto restante (rodas, amortecedores, suspensão, freios etc) estiver
com problemas. A boa dirigibilidade de um veículo depende do equilíbrio entre
todos os componentes.
Quase sempre escondido sob a bagagem de toda a família, o
estepe deve receber a mesma atenção dedicada aos demais pneus, principalmente na
hora de fazer o rodízio.
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