segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Brasil já dispõe de tecnologia para produzir veículos 100% em compósitos e sustentáveis



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 Por Secco Consultoria de Comunicação

O Brasil já dispõe de tecnologia para produzir veículos 100% em compósitos. Batizado de Projeto Sofia, o novo conceito de fabricação de carrocerias automotivas foi um dos destaques da 6ª edição do Seminário Internacional de Tecnologia em Plásticos (SITEP), realizado no último dia 24, em Curitiba. Desenvolvida pela MVC, empresa brasileira líder no desenvolvimento de produtos e soluções em plásticos de engenharia e pertencente às Empresas Artecola e à Marcopolo, a tecnologia brasileira utiliza vários materiais revolucionários e processos combinados que proporcionam redução de peso entre 30% e 40%, comparado com o sistema tradicional de fabricação de carrocerias de veículos, e de até 15% no custo total.

O novo conceito pode ser aplicado para os segmentos automotivo e ferroviário para a fabricação de carrocerias de automóveis, vans, caminhões, ônibus, vagões, baús frigoríficos, trailers e furgões. Inovador, totalmente sustentável e desenvolvido 100% em plástico de engenharia, o produto final é um kit que pode ser montado em poucas horas e sem grandes investimentos em ferramental e meios de produção e oferece desempenho superior (mecânico, qualidade do acabamento superficial e durabilidade), simplicidade no processo, baixo investimento e materiais compósitos recicláveis e diferenciados.

 Sustentabilidade e reciclagem de compósitos

Outro destaque do SITEP 6 foi o tema sustentabilidade, com o balanço de dois anos do Projeto Devolva, de reciclagem de compósitos. O programa permite a correta destinação de resíduos sólidos, como a fibra de vidro, poliuretano e compósitos reforçados, por meio da logística reversa, para reduzir o impacto causado à natureza. Este é o primeiro projeto no segmento de compósitos reforçados com fibra de vidro que leva em consideração toda a cadeia produtiva, não focando apenas na reciclagem mas, sim, na sustentabilidade.

De acordo com Gilmar Lima, diretor-geral da MVC, a participação no Projeto Devolva faz parte do compromisso ambiental da empresa. “No Brasil, cerca de 40 mil toneladas de resíduos (entre rebarbas de processos e peças com defeitos) de compósitos reforçados com fibra de vidro são enviadas anualmente para aterros sanitários pelas empresas. Para evitar o descarte inadequado, a MVC promove a destinação correta desse tipo de material e já reduziu o descarte em mais de 300 toneladas, contribuindo para o futuro das próximas gerações”, explica o executivo.

Referência mundial no segmento de plásticos de engenharia  

Promovido pela MVC, o SITEP 6 teve como foco a criatividade e a aplicação de novas tecnologias, com exposição de peças fabricadas nos processos de RTM Light, RTM-S, SMC, Vacuum Forming, VFC Natural, VF-Soft e Infusão, além de demonstrações interativas de projetos. Realizado a cada dois anos, tem o objetivo de atualizar os profissionais do segmento sobre as novas tendências, tecnologias e conceitos, debater e promover as vantagens e benefícios dos plásticos de engenharia e divulgar novos produtos e materiais para os setores da construção civil, transporte, automotivo, energia eólica e aeroespacial.

O seminário contou com a participação de cerca de 250 profissionais de 85 empresas, de 11 países do mundo, e palestrantes do Bahrein, Brasil, Estados Unidos, França e Turquia, além da economista Lídia Goldenstein, que abordou o tema Economia Criativa.

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