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A Mercedes-Benz anuncia a chegada ao Brasil do GLA, quinto
SUV da marca. Com esse lançamento, a perspectiva da Mercedes-Benz é ampliar
ainda mais sua participação no mercado premium. Inicialmente importado, o GLA
será produzido futuramente no Brasil, na nova fábrica da Mercedes-Benz em
construção em Iracemápolis, estado de São Paulo.
“Com suas características marcantes, o GLA incorpora nosso
pensamento evolutivo e cativa por seu design esportivo e dinâmico, além de
possuir proporções que conferem praticidade ao modelo”, explica Dimitris
Psillakis, diretor geral Automóveis da Mercedes-Benz do Brasil. “Nós
acreditamos que o modelo irá fascinar tanto aqueles que já são clientes da
marca, quanto um novo público ainda mais jovem e conectado”.
Ágil na cidade, dinâmico e eficiente na estrada, o veículo
tem acabamento de alta qualidade, desenvolvido com a atenção aos detalhes
característica da marca. O mesmo cuidado se reflete no interior simultaneamente
sofisticado e funcional, onde o encosto do banco traseiro pode ser rebatido completamente,
praticamente dobrando a capacidade de carga do SUV de 421 para 836 litros. O
generoso compartimento de bagagem pode ser carregado sem dificuldade graças à
soleira baixa e à larga porta de acesso.
Jovialidade e modernidade, expressos por linhas harmônicas,
constituem a filosofia de design da Mercedes-Benz. O pacote de acabamento
externo e interno com diversos detalhes cromados reforçam o aspecto premium e o
impacto visual desse automóvel.
O GLA traz os genes marcantes dos SUVs da Mercedes-Benz, mas
é mais jovem e escultural. As linhas laterais longas, as grades do radiador e o
desenho dos faróis integrados ao veículo dão a ele um forte apelo visual.
A dianteira vertical, proeminente e autoconfiante, com a
estrela ao centro dá ao GLA uma impressão de superioridade e força. O capô é
estruturado com dois vincos bem demarcados e grade com dupla lâmina, que
reforçam a impressão de largura. A expressividade da dianteira é realçada pelos
faróis com máscara preta e pelas luzes de uso diurno em LEDs, que criam a
assinatura luminosa exclusiva do veículo.
O para-choque dianteiro traz proteção inferior e reforços
prata escuro contrastantes em toda a volta, reforçando as características SUV
do GLA. Esses reforços começam bem baixo
no para-choque dianteiro e protegem contra impactos.
Da mesma forma, as laterais do GLA transmitem força e
dinamismo. Seguindo a filosofia de design da marca, a linha descendente nasce
no farol e se estende até o arco da roda traseira. O friso da linha de cintura
sobe gradualmente desde a porta traseira até a coluna C. O contorno da
curvatura, captando a luz, e a linha de contraponto na altura da saia lateral
criam um conjunto de linhas que dá ao veículo um dinamismo fluido. A proteção
lateral segue os contornos dos arcos das rodas e dos painéis das saias laterais
até o para-choque traseiro. Frisos no teto completam o visual.
Os ombros musculosos sobre o eixo traseiro são ressaltados
ainda mais pelo afinamento das colunas C. Em combinação com as lanternas
traseiras, elas ressaltam a largura da parte posterior do automóvel, impressão
aumentada pela janela traseira curvada e pela maçaneta cromada curva
posicionada entre as lanternas. Graças às proporções traseiras típicas de SUVs,
a abertura de carga é bastante larga. O grande e funcional spoiler aerodinâmico
no teto é outro elemento visualmente atrativo.
O design arrojado e imponente do exterior tem continuidade
no interior do veículo, em que a qualidade é claramente perceptível nos
contornos, seleção e combinações de materiais. Todas as superfícies de
acabamento são galvanizadas em prata escurecido, resultando em um acabamento perfeito.
O painel com moldura Silver Wave tem duas seções
sobrepostas, criando estruturas superficiais diferentes na aparência e no tato.
Granulações tridimensionais foscas e brilhantes criam um cativante efeito
luminoso. Cinco aberturas de ventilação em formato de turbina são integradas ao
painel. O grande display posicionado de forma proeminente tem a face em Black
Piano e o contorno fluido em prata escurecido. O volante de três raios,
revestido em couro, com 12 teclas funcionais e acabamentos em cromo é
equipamento de série.
A alta qualidade dos assentos esportivos é ressaltada pela
abertura na parte inferior do apoio de cabeça. Os painéis de revestimento das
portas têm qualidade extremamente alta. As superfícies foscas e macias se
estendem desde a linha de cintura até o bolso da porta. Os apoios de braços das
portas têm frisos cromados. O acabamento do teto é preto e, nas versões Vision
e Vision Black Edition, destaca-se o teto solar panorâmico, com abertura
deslizante por comando elétrico.
Com o GLA, mais uma série de modelos da Mercedes-Benz se
torna benchmark em sua categoria pela eficiência aerodinâmica. O coeficiente
aerodinâmico (Cd) do modelo é 0,31.
As boas características do fluxo de ar, um importante fator para
o baixo consumo de combustível em condições normais de uso, resultam de
numerosas medidas para otimização da aerodinâmica. Elas incluem o baixo relevo
da coluna A, com uma geometria adequada, e o design aerodinâmico dos espelhos
externos. Na traseira, os recursos incluem o spoiler do teto e o formato das
lanternas. O design da traseira assegura
que o fluxo de ar seja dividido para aumentar também essa eficiência. Vedações
no para-choque dianteiro (na área do radiador e ao redor dos faróis) são outras
medidas de otimização.
A cobertura extensiva da parte inferior do assoalho, com
painéis adicionais na área central do eixo traseiro e o silenciador traseiro,
facilitam o fluxo de ar sob o automóvel. Numerosas medidas também foram tomadas
para reduzir o ruído do vento no GLA, incluindo, por exemplo, a vedação das
portas em vários níveis, vedação adicional da junção entre a tampa do
porta-malas e o teto. Molduras das janelas especialmente rígidas evitam que o
fluxo de ar puxe as portas em altas velocidades, reduzindo as vibrações. O
ruído externo também foi minimizado pelo baixo relevo da coluna A e pela
fixação dos espelhos exteriores à carroceria por meio de hastes.
As versões do GLA trazidas para o Brasil contam com o motor
turbo 1,6 litro com injeção direta de combustível e 156 cv, combinado à
transmissão automática 7G-DCT com dupla embreagem. O automóvel traz de série a
função ECO Start/Stop, que desliga o motor quando o veículo está parado,
reduzindo o consumo e as emissões drasticamente nas grandes cidades, onde as
paradas em semáforos e engarrafamentos são numerosas.
O Mercedes-Benz GLA é mais baixo que outros SUVs da
Mercedes-Benz, adequando-se por isso perfeitamente ao uso no dia-a-dia das
cidades. O chassi do GLA dispõe de eixo dianteiro McPherson e de uma suspensão
traseira com braços múltiplos. Três braços de controle e um de arrasto por roda
administram as forças sobre a suspensão, permitindo que as movimentações
longitudinal e lateral ocorram independentemente. Os cubos de rodas e os braços
de controle das molas são de alumínio, para reduzir as massas não suspensas.
A direção é eletromecânica, proporciona maior sensibilidade
ao condutor e contribui para a eficiência geral do veículo, já que só utiliza
energia quando o volante é realmente esterçado. Ela também permite a
incorporação de várias funções de assistência, a começar pela unidade de
controle ESP (controle de estabilidade), como correções direcionais ao frear em
superfícies com diferentes níveis de aderência, redução dos efeitos da tração
dianteira na dirigibilidade e compensação de ventos laterais e inclinação da
estrada.
O GLA tem uma carroceria que combina diversos materiais de
alta qualidade de forma a fornecer uma célula de sobrevivência altamente
robusta para a melhor proteção possível do ocupante, sendo 66% dos seus
componentes aços de alta e super-alta resistência. A carroceria também
apresenta características acústicas e de vibração otimizadas graças a fortes
articulações, utilizando aderentes de alta resistência e técnicas de montagem
inovadoras.
Vários sistemas de assistência dão apoio ao motorista no GLA
e reduzem a necessidade de esforço. Um importante sistema de segurança é o
Attention Assist, que alerta o condutor em caso de sonolência e sugere uma
parada para descanso. Luzes de freio adaptativas são outro recurso: em caso de
frenagens de emergência, elas piscam alternadamente para avisar aos motoristas
que vêm atrás, reduzindo o risco de colisão traseira.
Outras duas funções de assistência, associadas ao sistema de
freios ABS, contribuem para maior segurança e conforto no Mercedes-Benz GLA. A
primeira é a função Hold, que imobiliza o veículo em paradas temporárias, como
nos semáforos, sem que o condutor precise manter o pé no pedal do freio. O
automóvel é liberado automaticamente assim que o acelerador volte a ser pressionado.
Já o sistema HSA (Hill Start Assistance – assistência de
partida em aclives) mantém o GLA imobilizado por alguns segundos após o pedal
do freio ter sido liberado em inclinações, evitando que o automóvel recue antes
de arrancar. Este sistema, além de evitar pequenos choques com outros veículos,
facilita manobras em locais muito inclinados.
A versão Advance traz de série o sistema Audio 20, com
display de 14,7cm, entrada para CD e conectividade Bluetooth para celular e
outros dispositivos.
O sistema multimídia COMAND Online, que equipa as versões
Vision e Vison Black Edition, é operado por meio de um comando ergonômico
localizado no console central. As informações do sistema são exibidas na tela
TFT de 17,8 cm. Além das funções oferecidas pelo Audio 20, possui sistema de
navegação GPS, permite acesso a Internet por meio de conexão Bluetooth a
dispositivos móveis com pacote de dados, memória de 10 GB para arquivos de
áudio e Linguatronic, dentre outras funções.
O GLA 200 Advance, GLA 200 Vision e GLA 200 Vision Black
Edition são as três versões que chegam inicialmente ao mercado brasileiro.
Todas trazem uma ampla gama de equipamentos de série para maior conforto e
segurança dos usuários. O volante multifuncional esportivo forrado em couro
possui 12 teclas de comando, permitindo o controle de vários sistemas, entre
eles o piloto automático TEMPOMAT e o limitador de velocidade Speedtronic, sem
que o motorista precise retirar as mãos da direção. O volante também inclui as
borboletas para trocas de marchas.
Todas as versões contam com o sistema de estacionamento
Active Parking Assist, que permite estacionar automaticamente tanto nas ruas,
em vagas paralelas, como em estacionamentos de supermercados ou shopping
centers, onde as vagas são perpendiculares.
O GLA 200 Advance traz sistema de ar-condicionado digital
Thermatic, além de molduras no interior com acabamento Silver Wave. As rodas são de liga leve com 18
polegadas.
As versões GLA 200 Vision e Vision Black Edition se destacam
visualmente pela presença do teto solar panorâmico, um forte elemento de estilo
que, não por acaso, inspira o nome da versão. O teto solar tem acionamento
elétrico, criando uma abertura para ventilação. O vidro escurecido mantem o
isolamento térmico e o conforto no interior do veículo sob luz solar. Essas
duas versões também são equipadas com rodas de liga leve de 18 polegadas, com
design diferenciado.
No GLA Vision e Vision Black Edition, o banco do motorista
oferece ajustes elétricos com memória, permitindo registrar o posicionamento
individual para até três condutores com apenas um toque. O banco também conta
com ajustes lombares elétricos. Um importante item de conforto é o sistema
digital de ar condicionado Thermotronic, com duas zonas de temperatura
independentes.
O GLA 200 Vision Black Edition é uma edição especial, com
design ainda mais esportivo, que traz como diferencial as rodas de liga leve na
cor preta, os espelhos retrovisores pretos e pedaleiras em alumínio com cravos
de borracha.
Essas três versões estarão disponíveis nos concessionários
em outubro com os seguintes preços sugeridos:
• GLA 200
Advance – R$ 132.900,00
• GLA 200
Vision – R$ 149.900,00
• GLA 200
Vision Black Edition – R$ 152.900,00
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