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O
engenheiro da Federal-Mogul, Fanio Scarel, considera a parte hidráulica a alma
do sistema de freios e, por isso, lembra que precisa ser tratada com prioridade
antes da viagem de férias. De acordo com Scarel, normalmente esquecido pelos
motoristas o sistema hidráulico de freios deve receber a mesma atenção dedicada
ao abastecimento do tanque, à pressão dos pneus e ao nível de óleo do motor e
da água do radiador.
Scarel
explica que o fluido é o responsável por transmitir a força aplicada ao pedal
de freio para que as pastilhas ou lonas pressionem o disco ou o tambor e
reduzam a velocidade do veículo. E que, sem a necessária eficiência, o sistema
não conseguirá frear no tempo e no espaço necessários. Outra função do fluido,
segundo Scarel, é promover a lubrificação interna do sistema.
O
engenheiro lembra ser fácil a inspeção do sistema hidráulico, por intermédio do
reservatório do fluído instalado no cofre do motor do veículo, com indicação do
nível mínimo que deve conter para garantir frenagem segura.
Troca de fluido
O
manual de proprietário dos veículos indica o momento de substituição do fluido
de freio. Mas, independente das recomendações do fabricante, o engenheiro
salienta que deve ocorrer a cada 10.000 quilômetros. E ressalta a importância
de obediência às recomendações porque o fluido de freio tem validade e, pelo
fato de ser higroscópico (absorver a umidade do ar), pode ter as suas
propriedades físicas e químicas alteradas e empobrecidas, comprometendo a
eficiência do sistema. Outra advertência de Scarel: nível baixo do fluido
significa que o sistema pode estar com vazamento ou com desgaste do material de
fricção (pastilhas e lonas de freio)
Além
do sistema hidráulico, Fanio Scarel transmite a recomendação de atenção aos
demais componentes do conjunto de freio.
Desgaste das pastilhas/lonas de freio – Com
inspeção visual ou aviso sonoro. Algumas pastilhas de freio têm um sensor de
desgaste elétrico ou mecânico que sinaliza o momento da troca.
Verificação visual dos componentes - Molas
de retorno e retenção, alojamento das pastilhas e sapatas, buchas e componentes
de borracha. Borrachas e metais umedecidos por fluido de freio indicam
vazamento dos anéis ou dos retentores. Caso isto ocorra, é necessária a
substituição urgente do componente comprometido.
Altura ou espaço percorrido pela
alavanca de freio de mão. Longo curso da alavanca de freio de
estacionamento indica desgaste do material de fricção, posicionamento
irregular, falta ou inexistência de regulagem automática das sapatas ou quebra
de componentes do sistema traseiro.
Profundidade de acionamento do pedal de
freio. Caso o pedal apresente longo curso/espaço para
acionamento dos freios, indica a existência de algum problema, como desgaste de
pastilhas ou lonas, falta de regulagem das sapatas, ar no sistema hidráulico ou
vazamento de fluido.
Desvio direcional do veiculo. Quando,
ao frear o veículo, existir qualquer desvio de direção (rodas puxando para os
lados) revela algum tipo de problema no sistema de freio ou nos componentes de
suspensão do veiculo.
Odor do sistema de freio. Odor
exalado pelo sistema sinaliza possível irregularidade, como travamento ou
pastilhas ou lonas com dilatação. Com exceção de instalação recente do material
de fricção ou após os freios serem muito exigidos em situações adversas, como
em descida de serra, ladeiras ou exigido em alta velocidade..
Fonte: Secco Consultoria
de Comunicação
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