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Você sabia que toda a tecnologia
do veículo é transmitida ao solo somente pelos pneus que o equipam, em uma área
equivalente à palma de uma mão, que toca o piso? Portanto, se não forem
confiáveis e não estiverem em bom estado, podem gerar riscos e contratempos
durante a viagem, quando costumam ser solicitados a rodar por mais tempo e com
uma carga maior.
"Na preparação do carro para
a viagem de férias, é importante não esquecer de verificar os pneus. Alguns
cuidados básicos são fundamentais, muitos deles já conhecidos, mas, às vezes,
negligenciados”, afirma Flavio Santana, gerente de marketing produto da
Michelin América do Sul.
O engenheiro chama atenção para o
fato de os pneus não serem todos iguais: existem os que conseguem diminuir a
distância de frenagem do veículo de forma significativa em relação aos de
outras marcas, mesmo tendo a mesma dimensão e especificação técnica. Outros são
mais resistentes a choques e impactos contra obstáculos como buracos, desníveis
de pista e pedras no caminho.
“Estes dois fatores impactam
fortemente na segurança do usuário e dos ocupantes do veículo. É importante
pesquisar e consultar os sites dos fabricantes de pneus para conhecer melhor as
características dos produtos e buscar também fontes de informação
independentes, antes de decidir sobre a marca de pneu para equipar o veículo”,
aconselha Santana.
Dicas MICHELIN
ü Examine bem os pneus antes de pegar a
estrada. Qualquer anomalia observada deve ser mostrada a um especialista
presente nas revendas, para uma avaliação técnica.
ü Verifique toda a banda de rodagem,
especialmente a parte interna da mesma. Às vezes, por um problema de
alinhamento ou de suspensão, os pneus podem ter se desgastado mais
internamente.
ü Verifique a data de fabricação dos
pneus (todo pneu certificado pelo Inmetro a tem gravada na lateral). Mesmo sem
ter data de validade, com o tempo, a borracha pode ressecar e envelhecer.
Esta data pode ser vista em um
código de letras e números composto de, por exemplo:
3R DA CEDX 0315
onde: 3R = Código da fábrica onde o pneu foi
produzido
DA = Código dimensional
CEDX = Código opcional
03 = semana de fabricação do
pneu
15 = ano de fabricação do pneu
ou seja, este pneu foi fabricado
na 3ª semana do ano de 2015.
ü Quanto mais antigo um pneu, menor será
a aderência do mesmo e maior será a probabilidade de apresentar rachaduras e
rompimentos de pedaços de borracha. Por isto, mesmo que o pneu esteja
aparentemente perfeito, a Michelin recomenda que não se utilize um pneu que
tenha sido fabricado há mais de 10 anos.
ü É importante verificar também o pneu
estepe. Mesmo sem uso, ele sofre processo de envelhecimento.
ü Depois de conferido o estado dos pneus,
é só verificar a sua pressão, o balanceamento e o alinhamento do carro,
seguindo sempre a orientação preconizada no Manual do Proprietário do veículo,
considerando a carga máxima.
ü Boa viagem!
Fonte: Dept. de
Comunicação - Michelin América do Sul
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