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O processo de construção de um pneu funciona como uma
receita: a combinação de diversos materiais permite a obtenção de diferentes
comportamentos e desempenhos. E é na busca por essas diferenças que são criadas
as especificações de um mesmo modelo e de uma mesma medida de pneu.
Veículos diferentes demandam pneus diferentes. SUVs com
centro de gravidade alto exigem pneus mais firmes, que não permitem, por
exemplo, que a carroceria se incline demais nas curvas. Carros esportivos pedem
pneus com maior poder de frenagem e aderência enquanto os de luxo buscam
privilegiar o conforto através de pneus mais silenciosos.
Criar uma especificação de pneu para um veículo novo não é
tarefa fácil. É um processo que leva dois ou três anos e envolve inúmeros
testes de desempenho, de segurança e de adaptação. A Continental fornece seus
pneus para as maiores montadoras de veículos do mundo e já se especializou
nessa rotina, sendo sempre selecionada para participar dos desenvolvimentos
mais complexos e exigentes.
Mas algumas montadoras preferem solicitar a colocação de uma
marcação especial nas laterais dos pneus cujas especificações foram testadas e
aprovadas pelos seus engenheiros. É a chamada “Marcação OE”, de Original
Equipment ou Equipamento Original. Dessa forma a montadora busca auxiliar seus
clientes a encontrar o pneu original de seu veículo no mercado de reposição.
Embora prática, a marcação acaba por gerar dúvidas na hora
da troca. “Pneus identificados com OE podem ser utilizados em veículos de
outras marcas, prática muito comum no mercado, assim como o consumidor tem o
direito de montar em seu veículo um pneu de outro modelo ou marca. Misturar
pneus com e sem marcação OE em um mesmo veículo também é possível, contanto que
a regra de uma mesma especificação em um mesmo eixo seja respeitada”, explica
Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental Pneus para o
Mercosul.
Legalmente falando, essas marcações não possuem valor. Elas
são apenas uma forma de auxiliar os consumidores, não se caracterizando como uma
obrigação, mas sim como uma recomendação. Essas marcações não atestam a
qualidade do projeto do pneu, nem mesmo a qualidade de seu processo produtivo.
Elas apenas apontam que uma determinada especificação foi aprovada pela
montadora para ser equipada em um modelo de veículo durante a sua produção.
Fonte: MLP
Assessoria de Imprensa
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