VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Mais de quatro décadas de trabalho, 24 milhões de produtos
fabricados, 10 mil colaboradores ativos, 1500 pontos de venda, duas fábricas em
operação, uma unidade produtiva em construção, três Centros Educacionais de
Trânsito, dois Centros de Pesquisa & Desenvolvimento, dois Centros de
Treinamento Pós-vendas e dois Centros de Distribuição de Peças. Essa é a Honda
do Brasil, empresa que comemora, no mês de outubro, 45 anos de atuação no mercado
nacional.
Uma empresa de origem japonesa que ganhou as ruas e garagens
de milhões de brasileiros, tornando-se responsável pelo veículo mais vendido do
Brasil, a Honda CG, por mais de 80% do mercado nacional de motocicletas, pela
administração da maior fábrica de motos Honda do mundo, pelo principal sistema
de consórcios do País, pela maior rede de concessionárias do território
nacional e pelo primeiro parque eólico do setor automotivo brasileiro.
Se a Honda tem tantas conquistas para comemorar, é devido à
persistência e dedicação de diferentes gerações de colaboradores que, movidos
pelo espírito de inovação e trabalho em equipe, superaram os desafios ao longo
do caminho descrito a seguir.
1971 - Começa a funcionar a Honda Motor do Brasil Ltda,
responsável pela importação e distribuição dos produtos Honda no País. No
início apenas motocicletas, dois anos mais tarde também produtos de força.
1975 - O governo vetou a importação de motocicletas, o que
fez com que a Honda antecipasse seu projeto de iniciar a produção nacional na
Zona Franca de Manaus (AM).
1976 - É inaugurada a fábrica de motocicletas Honda em
Manaus e nasce a primeira moto Honda “Made in Brazil” – a Honda CG 125.
1981 – Nasce o Consórcio Honda para facilitar o acesso da
população às motocicletas da marca. A empresa se tornou a maior administradora
de consórcio do mundo, com mais de 1,8 milhão de clientes ativos e mais de 13
milhões de cotas vendidas em todo o País.
1987 – Início das atividades da Seguros Honda, precursora no
mercado de motocicletas, que chegou com o grande desafio de criar e expandir a
cultura de seguros para o segmento. Hoje a empresa já ultrapassou a marca de 1
milhão de apólices comercializadas no Brasil.
1992 - Chegavam ao País os primeiros automóveis importados
da Honda.Para a nossa estreia no segmento trouxemos os modelos: Civic, versões
sedan, hatch e CRX Del Sol, Accord, Accord Wagon, Odyssey e o esportivo
Prelude. Pouco tempo depois passamos a comercializar também o cupê Legend.
Nosso carro chefe, o Civic, estava em sua 5ª geração mundial e possuía, entre
outros atributos de destaque, airbags para motorista e passageiro, um grande
avanço em comparação aos automóveis nacionais da época.
1997 - Assim como as motocicletas, os automóveis Honda
caíram no gosto dos brasileiros, fazendo com que a empresa investisse em uma
nova unidade produtiva no País. É inaugurada a fábrica da Honda Automóveis do
Brasil em Sumaré, interior de São Paulo. A empresa iniciou suas operações com a
produção do Honda Civic.
1998 - A Honda acredita que não basta oferecer produtos de
qualidade e alta tecnologia. Para oferecer uma experiência satisfatória ao
consumidor, é preciso garantir as condições para que os veículos sejam
utilizados com segurança. Para contribuir com uma pilotagem mais segura para os
motociclistas, a empresa inaugurou, em 1998, o 1º Centro Educacional de
Trânsito Honda (CETH), em Indaiatuba.
2000 – Com a missão de tornar-se a melhor opção de
financiamento dos produtos da marca, o Banco Honda foi criado em julho de 2000
para oferecer suporte e condições competitivas às operações das
concessionárias.
2006 – Honda amplia sua presença no País e inaugura novas
unidades em Recife (PE): Centro de Treinamento para a rede de concessionárias,
o Centro de Distribuição de Peças e o segundo Centro Educacional de Trânsito
Honda (CETH).
2013 – Honda inicia a construção da sua segunda fábrica de
automóveis do Brasil, em Itirapina, interior de São Paulo. A unidade,
recém-concluída, terá capacidade produtiva de 120 mil unidades/ano, ou seja,
quando iniciar as operações, poderá dobrar o volume de produção da Honda no
mercado nacional.
2013 – Em Manaus, é inaugurada a terceira unidade do Centro
Educacional de Trânsito Honda (CETH) e o novo Centro de Desenvolvimento e
Tecnologia (CDT) de motocicletas.
2014 – Inauguração do parque eólico da Honda Energy do
Brasil, em Xangri-Lá (RS). O projeto é o
primeiro do grupo Honda no mundo e do setor automotivo nacional.
2014 – É inaugurado
novo Centro de Pesquisa & Desenvolvimento de automóveis Honda, em Sumaré,
interior de São Paulo.
2015 – É inaugurada a nova sede da Honda South America, em
Sumaré, no mesmo complexo produtivo da Honda Automóveis do Brasil.
Fonte: Honda -
Assessoria de imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.