VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
No dia 12 de outubro de 1996, quando também é comemorado o
dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil, a Volkswagen
do Brasil iniciava suas atividades na fábrica de São Carlos, produzindo o motor
EA111 1.0l, que equiparia a segunda geração do Gol. De lá para cá, a fábrica
duplicou seu tamanho em área construída, recebeu mais de R$ 1 bilhão em
investimentos e passou a produzir as mais modernas tecnologias e inovações do
Grupo Volkswagen, como por exemplo, os propulsores da família EA211, que aliam
alta eficiência energética e baixo consumo de combustível.
Hoje (11/10), a unidade conquista mais um marco em sua
trajetória, com a produção do motor de número 10 milhões, simbolizado pelo
EA211 1.0l TSI, que equipa o recém-lançado Golf TSI 125 cv.
A unidade é responsável pela produção dos propulsores da
família EA211 nas versões 1.0l MPI, 1.0l TSI, 1.4l TSI e 1.6l MSI, que equipam
os modelos up!, cross up!, Fox, CrossFox, SpaceFox, Space Cross, Golf, Novo
Gol, Novo Voyage, Nova Saveiro e Nova Saveiro Cross. Em São Carlos, também é
fabricado o consagrado EA111 1.6l, presente nos modelos Gol, Fox, Voyage,
SpaceFox e Saveiro. Para o mercado brasileiro, 100% dos produtos recebem a
tecnologia bicombustível Total Flex. Para o mercado externo são produzidos
motores a gasolina.
“São Carlos tem recebido importantes aportes nos últimos
anos, desde 2012 os investimentos totalizarão aproximadamente R$ 900 milhões
até 2018, proporcionando uma intensa evolução em termos de qualidade e
tecnologia na unidade. Com isso, a fábrica tem reforçado sua importância dentre
as unidades de motores do Grupo Volkswagen e tem contribuído para o sucesso da
consolidação da Volkswagen no mercado brasileiro”, disse David Powels,
Presidente e CEO da Volkswagen do Brasil e América do Sul.
A unidade alcançou grandes marcos desde 1996, que a colocam
em destaque entre as fábricas de motores do Grupo Volkswagen. Foi a primeira unidade
a produzir o motor 1.0l bicombustível do Brasil (2003); a primeira a fabricar o
motor 1.0l de três cilindros (2012) e também o propulsor 1.0 TSI (2015),
tecnologia que rendeu a Volkswagen do Brasil diversos prêmios, dentre os quais
o “Motor do Ano 2016” da 49ª edição da premiação Carro do Ano, promovida pela
Revista AutoEsporte, da Editora Globo, por um júri composto por 16 jornalistas
especializados e engenheiros convidados pela revista, sendo o melhor entre os
motores de até 2.000 cm³ de cilindrada.
No final de 2015, São Carlos foi selecionada dentre todas as
operações da marca no mundo para exportar blocos de motores 1.0l da família
EA211 para a produção de propulsores que equipam os modelos Polo e up! na
Europa; em maio deste ano, a Volkswagen comemorou ainda o marco de 300 mil
EA211 produzidos desde 2013.
“Ao longo de sua trajetória, São Carlos passou por intensa
evolução em termos de qualidade e tecnologia em seus processos produtivos, o
que nos possibilitou a exportação temporária de blocos de motores para a
Alemanha, bem como conquistar cada vez mais nossos clientes, com inovações como
a motorização TSI”, disse Andreas Hemmann, gerente executivo da fábrica de São
Carlos.
Além da implementação constante de novas tecnologias,
visando a eficiência produtiva e redução no consumo de recursos naturais, a
fábrica passou por diversas etapas de ampliação desde 1996, aumentando sua área
em mais de 200% até chegar aos atuais 87 mil m² de área construída.
Com três prédios produtivos – EA111, EA211 e Usinagem e
Montagem de Cabeçotes –, conta com três linhas de montagem de motores, quatro
linhas de usinagem de blocos, uma linha de usinagem de virabrequim, duas de
usinagem de cabeçotes e três de montagem de cabeçotes.
Referência também por suas ações com foco em
sustentabilidade, São Carlos foi a primeira unidade do Grupo fora da Europa a
obter a certificação ambiental ISO 14001 (1997) e a primeira do Brasil a
superar, com quase dois anos de antecedência, a meta do programa global “Think
Blue.Factory.”. Até o primeiro semestre de 2016, reduziu em mais de 37% o uso
de recursos naturais por motor produzido na comparação com 2010. O “Think Blue.
Factory.” tem a meta de reduzir em 25%, entre 2010 e 2018, o consumo de água e
energia, a geração de resíduos do processo produtivos enviados para aterro, e
as emissões de CO2 e solventes.
A fábrica em números
- 1996: Inauguração da fábrica em São Carlos, no dia 12 de outubro
- 1997: Primeira unidade do Grupo Volkswagen, fora da Europa, a conquistar a certificação ambiental ISO 14001
- 1999: Produção do primeiro motor turbo do Brasil
- 2000: Comemoração do marco de 1 milhão de motores produzidos
- 2003: Produção do primeiro motor 1.0l com a tecnologia Total Flex do Brasil
- 2007: Ampliação da capacidade produtiva com a produção das linhas de Usinagem e Montagem de Cabeçotes
- 2012: Implementação de nova linha de usinagem de Blocos e aumento da capacidade produtiva
- 2013: Inauguração de novo prédio produtivo responsável pela fabricação da família EA211
- 2014: Comemoração do marco de 9 milhões de motores produzidos
- 2015: Produção do primeiro 1.0l TSI Total Flex produzido no Brasil, com investimentos de R$ 460 milhões, e exportação de blocos de motores EA211 para fábrica de Chemnitz, Alemanha
- 2016: Comemoração de 300 mil motores EA211 produzidos e início da fabricação do virabrequim e do motor 1.4 TSI
Fonte: Volkswagen
do Brasil - Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.