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A temporada 2017 do Porsche Club Brasil está chegando ao
fim. No último final de semana, o Autódromo Internacional de Curitiba recebeu o
55º Porsche Driving School, penúltimo encontro do calendário deste ano. E não
faltaram atrações para os convidados: exposições de carros clássicos, de
modelos da linha atual e de miniaturas se juntaram às tradicionais ações na
pista.
A exposição de Porsches clássicos contou com os modelos
inscritos para o troféu Porsche Classic (o vencedor foi um 911 Carrera ano
1995) e uma exposição especial de modelos 911 da geração “996”, fabricada entre
1997 e 2005 e que introduziu os motores com refrigeração líquida na linha 911.
Uma mudança que causou controvérsia na época (o motor refrigerado a ar era uma
das principais características do 911 desde seu lançamento, em 1963), mas foi
fundamental para o modelo continuar existindo até hoje ‒ e permanecer como
objeto de desejo de praticamente qualquer pessoa que goste de automóveis. Além
dos clássicos, foram expostas cerca de 25 miniaturas de Porsche, pertencentes
ao colecionador Tell Araújo. Cinco de suas miniaturas, de diferentes escalas,
eram idênticas ao carro mais raro da exposição: o único 911 GT3 RS
"996" existente no Brasil.
Em Curitiba, a prova Flying Lap estava marcada para duas
sessões, uma na sexta-feira e outra no sábado. Na sexta, durante todo o dia, o
céu teve nuvens escuras e períodos de chuva leve. A água começou a cair forte
exatamente no horário da Flying Lap, quando 14 concorrentes já haviam ido para
a pista e completado suas voltas. A direção de prova suspendeu as atividades
com bandeira vermelha (o regulamento do Porsche Club Brasil proíbe a realização
da Flying Lap em pista molhada) e aguardou por uma melhora do clima enquanto
foi possível. Quando ficou claro que não haveria tempo hábil para realizar a
prova, a sessão foi cancelada.
As previsões meteorológicas, que indicavam ocorrência de
chuvas também no sábado, não se confirmaram. Sob sol e calor, os participantes
tiveram pista seca durante todo o dia. Antes da Flying Lap, foi realizada uma
competição denominada Porsche Team Grand Prix, na qual os pilotos das equipes
inscritas na Porsche Club Cup participaram de uma prova de regularidade de
apenas uma volta. Cada piloto recebeu no grid de largada a média de velocidade
que deveria ser cumprida em sua volta ‒ cada milésimo de km/h computado a mais
ou a menos levou à perda de pontos. A vitória ficou com a equipe Handicap, com
média de 3.550 pontos perdidos. Em seguida, todos os participantes disputaram a
Flying Lap. Os resultados dessas duas provas fazem com que duas equipes, a Gulf
e a Eagle’s Team, tenham possibilidades matemáticas de conquistar o título da
Porsche Club Cup na etapa final, que acontecerá no Autódromo Velo Città, em
Mogi Guaçu (SP).
Fonte: Stuttgart
Veículos -Assessoria de Imprensa
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