sexta-feira, 30 de agosto de 2019

As dez melhores práticas para restaurar um carro antigo




VISITE O SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br

Restaurar um carro antigo é uma prática que vem ganhando cada vez mais adeptos tal qual cresce o antigomobilismo no país. Para se chegar à originalidade tão buscada por colecionadores, algumas práticas são comuns e ajudam a reproduzir a originalidade e valorizar o veículo restaurado.

Para ir além de se obter uma “placa preta” que corresponde a, no mínimo, 80% de originalidade, é necessário ter boas práticas. Quanto a isso, a oficina especializada A.M. Marcelo tem conhecimento de causa. Segundo José Manoel Veludo, gerente da oficina e responsável pelo processo de restauração, "esse trabalho cuidadoso, que leva no mínimo um ano para ser bem sucedido, envolve profissionais de várias áreas e não abre mão da tecnologia que dispomos hoje para devolver um clássico aos seus padrões originais de época", explica.

Conheça as práticas

Boas referências: tudo em prol da originalidade, um clássico precisa ter informações precisas quanto às cores, padronagens, encaixes e acabamentos para reproduzir exatamente o modelo quando era zero quilômetro em sua versão exata. "Para isso vale recorrer aos catálogos de época, referências da montadora e fotos que ajudarão a balizar o trabalho que será feito na restauração", explicou Veludo.

Remoção da pintura: mais do que remover a tinta, ser capaz de retirar todas as camadas que recobrem a carroceria é o ideal. Para isso, a A.M. Marcelo recomenda sempre o jateamento, um processo que leva de dois a três dias seguido por uma análise da superfície.  "O carro pode ser inúmeras camadas e tinta de restaurações anteriores e o ideal é remover tudo para um trabalho de alta qualidade", completou o gerente.

Funilaria artesanal: bastante difundida, a funilaria reproduz e conserta peças metálicas que se deterioraram ou ficaram corroídas. Vale dizer que usar apenas massa não resolve o problema, apenas adia um processo que pode ser bem feito desde o começo. "Esse trabalho requer uma excelente mão de obra, que vai cortar, unir e igualar as chapas antes da preparação, por isso a etapa anterior do jateamento é tão importante", lembrou Veludo.

A cor exata: mais do que o código, a cor exata de um carro antigo requer uma análise atenta. Além do número, fazer a pintura em partes pequenas e analisar tudo usando um colorímetro, que utiliza feixes de luz para detectar a cor exata, é o ideal.

Desmontagem e separação: O carro restaurado deve ser inteiramente desmontado e todas as peças separadas e etiquetadas. "Parece mera organização, mas muitas oficinas não fazem essa separação, conservação e até a limpeza de peças que serão remontadas depois, o que também é uma boa prática quando se trata de restaurar um carro", disse o gerente da A.M. Marcelo.

Pintura em cabine: também é uma prática difundida no mercado mas uma pintura feita em estufa devidamente isolada e iluminada faz toda a diferença. O colecionador deve ter acesso ao espaço para conferir se há o devido isolamento, o que garantirá uma cobertura uniforme, brilho e qualidade à pintura.

Impressoras 3D: elas estão em alta quando se trata especialmente de produtos com base plástica como encaixes ou moldes, e que podem ser perfeitamente reproduzidos em impressoras 3D.

Padronagem antiga: o carro devidamente restaurado reproduz exatamente o que era aplicado à época de sua produção. Uma boa oficina terá cuidado ao restaurar um painel danificado por exemplo, usando o tom de iluminação adequado e "amarelado" nos carros antigos, a costura dos bancos e até mesmo o tom preciso usado no estofamento. "Há casos em que tons de branco, azul, verde e vermelho precisam ser adquiridos fora do país, importados e devidamente aplicados aqui para reproduzir a originalidade", salientou Veludo.

Montagem: assim como a desmontagem, a montagem de acabamentos, estofamento, itens mecânicos e cromados será cuidadosa até mesmo na forma de aplicação das peças. "Sobreposição de peças, encaixes, materiais usados como forração, espessura e tipo dos fios elétricos, tudo deve ser correspondente ao usado na época em que o carro era produzido", disse o especialista da A.M. Marcelo.

Conservação: essa etapa é feita fora da oficina, e depende do colecionador. Manter o carro em uma garagem arejada mas livre de sujidades e umidade ajudam a manter o carro bem conservado. "É essencial além do funcionamento constante do automóvel, a limpeza correta para conservar a pintura e manter o veículo longe da umidade e do excesso de luz solar", finalizou Veludo. Atualmente a A.M. Marcelo está conduzindo o trabalho de restauração em quatro veículos simultaneamente.

Fonte: cquatrocomunica.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.