sexta-feira, 22 de maio de 2009

Entrevista - Fama na lama - Co-piloto Roberto Cunha

O Corcel foi o primeiro carro pilotado pelos irmãos Sérgio e Luis Paulo nos rally's brasileiros



Com o patrocínio da Cliper, os irmãos Sérgio e Luis Paulo se aventuravam nas corridas


Imagine você indo a uma loja de acessórios, um lava-jato ou até mesmo uma oficina mecânica para procurar serviços para o seu carro e se depara com uma chance de abrir um negócio a partir daquela visita. Pois foi mais ou menos assim que aconteceu com os irmãos Cunha. Em visitas constantes, na década de 70, a sede do Rally Clube do Rio de Janeiro, localizado na Lagoa, na Rua Fonte da Saudade, casa de Ricardo Magalhães. Ali era o ponto de encontro de vários pilotos ainda iniciantes, como os que serão citados nessa matéria.



Brasilia pilotada por Roberto Cunha foi presente do Sr. Joaca. Ao lado a propaganda do Bar Trombada.



Roberto Cunha ao volante do Fusquinha azul, comprado do porteiro do prédio em que ele morava


Aqui vou falar um pouco da história de Roberto, Sérgio, Luis Paulo e Tuca Cunha. Roberto iniciou sua carreira no famoso kartódromo no Rio de Janeiro, localizado na Barra da Tijuca, o MacMundi. Com a prática na pilotagem resolveu partir para o Rally de regularidade, que seus irmãos Tuca e Sérgio Cunha já estavam envolvidos, categoria que não exige um veículo especial. Com a ajuda de seu Pai a dupla Tuca Cunha, como co-piloto e navegador e Roberto Cunha como piloto partiram para a aventura com uma Brasilia 1976, que acabaram de ganhar de seu pai, o Sr. Joaquim, ou Joaca, como era conhecido. Daí foi só alegria, começaram a conquistar os primeiros lugares nas provas de regularidade e fazer nome na classe, até conseguir o título no Campeonato Carioca em 1978, na categoria estreante. "Nós tivemos a oportunidade de correr com os pilotos Mario Pop e Ricardo Magalhães", lembra Roberto Cunha, ex-piloto de Rally. O Bar Trombada, localizado em frente a Faculdade Benetti, no bairro do Flamengo pertenceu a Roberto nessa época. Ele aproveitava para fazer propagando em carros de Rally.


Do lado esquerdo um momento na terra, e do lado direito na lama após a capotagem


Com a experiência conseguida nas provas iniciais, o jeito foi começar a participar das provas de velocidade, Nessa época os irmãos tiveram a oportunidade de correr em São Paulo e em outros Estados Brasileiros. Com o patrocínio da Fiat, através da Cetibras, uma concessionária ao lado da fábrica em Betim, MG. A dupla correu com modelo 147, preparado na fábrica. "Nessa época visitamos a fábrica de Fiat em Betim, e tivemos contato direto com nosso patrocinador", afirma Cunha. Entre os anos de 1982 e 1983, Tuca Cunha e Sadi Bordin com o Chevette "imbatível" da equipe Touring de Rally, foram campeões Brasileiros de velocidade, batendo nessa época os "Voyage", da equipe oficial da Volkswagen, com o piloto Paulinho Lemos.




O VW Gol da equipe Touring de Rally em dois momentos na areia fofa

Também foi disputado o Sul Americano de Rally, em 1984, o Rallye Novo Hotel, em São José dos Campos, SP. O Rally de Velocidade "Tipo FIA" ainda era novo no Brasil. A primeira prova deste tipo foi disputada em 1978 e o primeiro Campeonato Brasileiro em 1981. "Nesse campeonato, nesta prova nosso carro capotou faltando apenas 2 km de um total de 100 km, para completar o percurso, desviramos o veículo para voltar, mas o carro parou por falta de combustível", relembra Roberto Cunha. Tuca Cunha, que já estava morando em Parati, no Rio de Janeiro, onde organizou várias etapas do Campeonato Brasileiro de Velocidade. Ele continuou participando de várias provas pelo Brasil, uma vez na Finlândia, em Portugal no famoso Rally "Vinho do Porto", onde a equipe Touring alugou um Opel.



Fiat 147 da equipe Cetibras em dois momentos no rally, pilotado por Roberto Cunha

Entre alguns carros que fizeram parte dessas aventuras posso citar o Chevette e o Gol da equipe Touring de Rally, a Fiat 147 da equipe Cetibras e o Fusca, que foi feito por Roberto Cunha, que preparou o carro, "O Fusca foi comprado do porteiro do seu prédio", relembra Cunha. Além de vários pilotos que merecem destaque, tais como: Reinaldo Varela, Guilherme Spinelli (piloto titular da Mitsubishi), Paulinho Lemos, Claudio Antunes, Jorge Flek, Zé Luiz Magalhães e Toninho da Matta. Tuca Cunha e Sady Bordin participando da etapa do mundial no Rali de Córdoba, em 1985. E chegaram em segundo lugar com um Chevette. E no Rally da Argentina, no mesmo ano, a mesma dupla terminou em 8º na geral, marcando 3 pontos no campeonato.



O Chevette "imbatível" da equipe Touring de Rally, em publicidade de época


Atualmente Roberto Cunha, com 54 anos de idade ainda se mantém disposto a participar de novos desafios. Entre o qual está se preparando para obter êxito na Copa Troller de Rally de regularidade, como co-piloto e navegador nas etapas do Rio de Janeiro (14/11) e de Belo Horizonte (MG), em 06/06, junto com seu amigo e piloto do Jipe Troller ano 2006, Marcelo Vasconcellos. A copa teve início no dia 4 de abril, com a Etapa Sudeste que aconteceu em São José dos Campos, São Paulo. No dia 16 de maio acontece a estréia da Copa Nordeste, em Fortaleza (CE).




Roberto Cunha em dois momentos: pensativo (E) e posando para foto (D)

*Fotos do arquivo pessoal

8 comentários:

  1. Maurício - MauSleds22 de maio de 2009 às 22:47

    Muito legal a reportagem!!!

    Parabéns ML. Como sempre arrasando no blog.

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  2. Muito bom ver estes pilotos fazendo bonito, mesmo com as limitações da época em relação a peças e pneus especiais para preparação dos carros.. Parabéns!

    Valeu Bimmer.

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  3. Bacana a matéria, eu conheci o Tuca Cunha na época das organizações dos rallys, antes um pouco dele ir para Paraty, o cara era super gente boa. Dava uma atenção legal para os navegadores iniciantes da epoca. E como organizador de algumas provas de Paraty, era super prestativo. Se não me engano ainda cheguei a vê-lo navegando em algumas provas aqui do Rio.

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  4. Parabéns Bimmer... matou a pau essa reportagem!!! Continue assim!!

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  5. Parabens pela matéria.
    Sempre me encho de orgulho ao ver talentos brasileiros ao volante , seja aqui dentro ou no exterior.
    Infelizmente ainda precisamos crescer muito , e ainda falta muuuuuuito investimento no setor e nos profissionais dessa area.
    Só para carater de comparação em mesmo nivel, os argentinos estão alguns bons anos à nossa frente na questão de incentivos e investimentos nas competições automobilisticas em geral.
    Temos otimos pilotos , carros , e boas idéias .
    Só nos faltam mais "olhos" dos poderosos.
    Mas já dizia nosso querido Ayrton : " com determinação , garra , amor e muita fé em Deus , consegue-se tudo"

    Abraços

    SPOON

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  6. mto bom mesmo... parabens

    abs

    voyajudo

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  7. Seria legal falar sobre a preparação dos carros naquela época/categorias...motor, suspensão, "gatilhos" e "truques"...

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