VICE - Desde o início de agosto, Issao Mizoguchi é o novo vice-presidente comercial da Honda Brasil, em substituição a Kazuo Nozawa, que se aposenta e passa a atuar como conselheiro da empresa. Descendente de japoneses, o executivo brasileiro tem 49 anos e é formado em engenharia mecânica. Como vice-presidente comercial, Issao ocupará um dos cargos de maior importância da Honda no Brasil, atuando diretamente com Sho Minekawa, presidente da Honda South America e do grupo no país. Além da familiaridade com a cultura e com a filosofia da marca, o executivo leva para o novo cargo a experiência de crescimento da Moto Honda da Amazônia, empresa onde iniciou atividades em 1985, em Manaus (AM). A experiência profissional e a qualificação técnica de Issao serão fundamentais para que ele contribua na manutenção do ritmo de crescimento de todas as empresas do grupo Honda no Brasil – Moto Honda da Amazônia, Honda Automóveis do Brasil e Honda Serviços Financeiros (formada pelo Consórcio Nacional Honda, Banco Honda, Seguros Honda e Leasing Honda). Entre seus principais desafios estão o crescimento sustentável da Honda no segmento de automóveis, a consolidação da motocicleta como meio de transporte e lazer e o constante crescimento dos produtos de força (geradores, motobombas, motores estacionários e roçadeiras).
NO DVD - Aumentar a interatividade do cliente com o seu veículo e facilitar o acesso do proprietário às principais informações de utilização e características técnicas do modelo que ele acabou de adquirir. Essas são algumas das vantagens que os consumidores que adquirirem um modelo Logan, Sandero, Sandero Stepway, Mégane Sedan ou Mégane Grand Tour terão ao assistir o DVD explicativo que a partir de agora integrará o kit de manuais desses veículos, em apoio ao tradicional manual de instruções. Os vídeos de Logan, Sandero e Sandero Stepway têm 18 minutos de duração; os da linha Mégane (Sedan e Grand Tour), 25 minutos. Tempo suficiente para que informações essenciais sejam passadas ao público, por meio de um texto objetivo, em linguagem coloquial e amparado por imagens estáticas e em movimento do automóvel. Além disso, personagens simulam situações do dia-a-dia do uso do veículo e dão exemplos de soluções práticas. O DVD traz informações úteis a fim de que o cliente tire o máximo proveito dos produtos. "Pelas dúvidas que chegam diariamente ao serviço de atendimento da empresa, constatamos que os compradores não têm o hábito de ler o manual por completo. Por isso, tivemos essa idéia. A intenção foi oferecer uma maneira mais prática e fácil para que a pessoa se intere sobre o veículo", explica Luiz Fernando Pedrucci, Diretor de Pós-Vendas da Renault do Brasil. Ele dá um exemplo comum e recorrente em relação ao sistema automático de levantamento de vidros do Mégane. "O modelo não tem as tradicionais chaves, mas um moderno cartão eletrônico de múltiplas funções. Pressionando o botão uma vez, a porta é trancada; apertando duas vezes, os vidros são levantados. Muita gente, no entanto, não usa tal recurso por desconhecê-lo", disse.
MINIÔNIBUS - A Volare, um dos maiores fabricantes nacionais de miniônibus, apresentará o modelo V5 desenvolvido especialmente para o segmento de turismo no 51º Congresso Nacional de Hotéis – Conotel -, que se realizará de 17 a 19 de agosto, no Rio de Janeiro. Entre as inovações tecnológicas, o veículo possui acesso sem fio à Internet (wireless) e sistema de radionavegação (GPS). Primeiro miniônibus brasileiro de transporte de passageiros equipado com acesso sem fio à Internet, o Volare V5, a ser exposto na Conotel, reúne diversas novidades para o segmento de turismo com o objetivo de ampliar ainda mais o conforto e a segurança para os usuários. O modelo é equipado com poltronas de couro tipo Executivo, porta-copos, porta-revistas e porta-pacotes com iluminação, ar-condicionado, aparelho de DVD, rádio com CD e monitores de televisão de 15 polegadas. Com capacidade para transportar 13 passageiros, o V5 possui inovações como sensores de estacionamento e duas telas instaladas no painel de instrumentos que auxiliam nas manobras em marcha à ré, sistema de radionavegação (GPS), que proporciona facilidade na escolha de caminhos alternativos para melhor circulação no trânsito das grandes cidades brasileiras, itinerário eletrônico, janela inteiriça e vidros colados, mais seguros e que diminuem a transmissão de ruído para o interior do veículo.
ENTRE OS 10 - Com 594 propostas de patente publicadas em 2008, o Grupo ZF posiciona-se mais uma vez entre os 10 maiores proponentes de patentes da Alemanha. A empresa também está em primeiro lugar na classificação de fabricantes de transmissões e registrou mais de 100 propostas originais de patentes para a recém-desenvolvida transmissão automática de 8 marchas. Nenhum outro setor registrou tantas propostas de patente com o Instituto Europeu de Patentes (European Patent Office - EPO) como a engenharia e a mecânica de veículos. O campo de engenharia elétrica e fabricantes de transmissão veio a seguir. De acordo com uma pesquisa realizada pela Câmara de Comércio de Hamburgo, publicada pela revista "Impulse", aproximadamente um terço de todas as patentes de transmissões entre março de 2008 e fevereiro de 2009 vieram da Alemanha, um quarto delas da ZF.
DICIONÁRIO - Para simplificar ao máximo a rotina do profissional de Comércio Exterior, a editora Aduaneiras acaba de lançar a obra Dicionário de Logística e Comércio Exterior, da autora Silvia Rosmarie Lehmann Gauch. A obra foi compilada com a finalidade de cobrir uma falta existente nesta área e registrar vocábulos e expressões que, no contexto da atividade aduaneira, acabam sendo incorporados como de uso corrente pelo profissional que opera na área de Comércio Exterior e Logística. De forma clara, direta e objetiva, a obra traz diversos exemplos para explicar a utilização e aplicação adequadas dos termos nacionais e internacionais utilizados nessas áreas. Informações e compras: (11) 2126-9200 / Site: ww.aduaneiras.com.br / Valor: R$ 216,00.
CRESCIMENTO BLINDADO - Na Tecpro, blindadora com sede no município de Barueri (Grande São Paulo), ninguém fala em crise. O movimento nos amplos galpões da fábrica é intenso e o elevado número de carros em processo de blindagem comprovam o bom momento vivido pela empresa. A Tecpro registrou crescimento de 18% nos primeiros seis meses de 2009 em relação à igual período do ano passado. A maioria dos pedidos de blindagem partiu de São Paulo. “Com maior índice de violência urbana, as pessoas ficam mais amedrontadas e acabam procurando a blindagem automotiva para buscar proteção”, afirma o diretor Fábio Viscardi. Dados divulgados recentemente pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo revelam que os crimes de latrocínio (roubo seguido de morte) foram os que mais cresceram no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2008, nada menos que 79,3%. Esse crescimento é tido como um dos principais fatores no aumento da demanda por carros blindados.
ARREFECIMENTO EM ORDEM - Ao contrário do que muita gente pensa, não basta apenas completar a água no reservatório de expansão do líquido de arrefecimento e sair rodando por aí sem medo de que haja superaquecimento ou congelamento do motor do automóvel, dependendo do clima de cada região. Atualmente, a maioria dos motores são projetados para operar em faixas de temperaturas cada vez mais altas, em torno de 95°C a 105°C. Para aumentar o ponto de ebulição da água são utilizados aditivos à base de etilenoglicol, que, em conjunto com a pressurização do sistema, permite que a água chegue próximo aos 120°C. A formulação do aditivo além de inibir a corrosão dos componentes do sistema de arrefecimento também ajuda a prevenir a formação de bolhas, além de lubrificar a bomba d´água, válvula termostática e prolongar a vida útil das mangueiras e sensores de temperatura. Mas fique atento qual aditivo comprar, alguns são específicos para a linha de veículos movidos a diesel e não se aplicam às demais versões – flexíveis, GNV, álcool e gasolina. Para fazer a substituição do líquido de arrefecimento e a limpeza do sistema, bem como saber a proporção correta de água e aditivo, o ideal é seguir a indicação do fabricante do veículo. Essa informação consta no manual do proprietário e pode variar conforme a marca e modelo.
MODERNO - O Iveco Tector Stradale chega equipado de um pacote promocional de lançamento, que inclui garantia de dois anos, sendo um ano para o caminhão e um ano adicional para o conjunto motor, câmbio e eixos, taxas supercompetitivas e dois anos de troca de óleo. “Com o Tector Stradale, a Iveco amplia sua gama de estradeiros, que já inclui os modelos Stralis e Cavallino, cobrindo desta forma um amplo mix de utilizações capaz de atender às demandas de todos os profissionais da estrada”, diz Alcides Cavalcanti, diretor comercial da Iveco no Brasil. O mercado brasileiro dos semipesados (de 16 a 26 toneladas de PBT) movimenta cerca de 30 mil unidades por ano, das quais 20 mil são versões 6x2, os chamados “trucados”. A maioria deles é comprada para a aplicação rodoviária, o que torna este tipo de modelo uma presença marcante nas rodovias brasileiras. “Por suas características, este é um importante trunfo comercial para a marca Iveco neste segmento”, afirma o diretor. Com a ajuda do Tector Stradale, a Iveco espera vender mais de 2.000 unidades de toda a gama Tector já em 2010, e posteriormente aumentar esse volume gradativamente nos anos seguintes. É um objetivo viável, segundo Cavalcanti. Desde o lançamento do Tector, em dezembro de 2008, a Iveco já ampliou em dois pontos percentuais sua atuação entre os semipesados, atingindo 5,5% de market share. “Para 2010 o objetivo da empresa é buscar uma participação de dois dígitos”.
CATALISADORES - No próximo dia 25 de agosto, a Umicore, principal fabricante de catalisadores automotivos do País, marcará presença no VII Seminário SAE Brasil de Powertrain, em Campinas (SP). Na oportunidade, Stephan Blumrich, diretor da unidade de Catalisadores Automotivos da Umicore, ministrará uma palestra na qual discutirá alternativas tecnológicas para atender os novos desafios para o controle da emissão de poluentes. Sob o tema Tecnologias de catalisadores automotivos para atendimento a futuras legislações, a palestra de Blumrich abordará os benefícios que podem trazer o aperfeiçoamento das tecnologias nano para os catalisadores, além de novos processos da empresa para aplicação de tecnologias e metais diferenciados. “Esse evento será uma importante oportunidade para mostrar aos profissionais do setor as vantagens que a aplicação de novas tecnologias podem trazer, como redução de emissões, melhoria do consumo de combustível, aumento da eficiência, entre outros. Além disso, será um momento importante para trocar experiências e informações com especialistas do setor, que estão constantemente engajados na busca por novas alternativas que contribuam para a melhoria da qualidade do ar e preservação do meio ambiente”, comenta Blumrich.
ACESSÓRIOS - Pilotar motos com equipamentos de segurança é uma obrigação de todo motociclista. Os dias frios pedem acessórios mais específicos. A Kailash, marca de roupas e equipamentos para a prática de atividades e esportes outdoor, está lançando uma linha que favorece o equilíbrio térmico, armazena o ar e retém o calor do corpo, protegendo do frio, vento e umidade ao mesmo tempo em que permite que a transpiração seja rapidamente transportada para o exterior do tecido, sensação de conforto e aconchego. A linha possui anti-pilling, que permite que a roupa seja lavada e secada à máquina sem formar "bolinhas" ou ficar com um aspecto de "roupa usada" e a propriedade UV Protection +50 que bloqueia a passagem dos raios solares ultravioletas, protegendo a pele. (FPS+50). Onde encontrar: Kailash - (11) 5051-4669.- http://www.kailash.com.br/
TRANSMISSÃO - A Divisão ZF Sistemas de Eixos e Transmissões Fora-de-Estrada participará, a partir do próximo dia 29 de agosto, da Expointer 2009. A empresa mostrará a sua nova transmissão T-600, desenvolvida para os tratores da Série MF 7100 da Massey Ferguson e fornecida desde fevereiro para a montadora. Projetada e fabricada no Brasil, a família de transmissões sincronizadas T-600 é composta pelos modelos T-620, T-640 e T-660, indicados para máquinas com potência entre 120 cv e 180 cv. A nova família de transmissões T-600 alia durabilidade e economia. Com 12 marchas à frente e 5 à ré, é de fácil operação, pois a mudança por cabo permite melhor condição ergonômica e garante cursos e esforços de engate reduzidos. Apresenta ainda acionamento eletrohidráulico da tração do eixo dianteiro com o apertar de um botão, localizado na cabine.
MOSTRA PUC-RJ - A Cosan Combustíveis e Lubrificantes participará da Mostra PUC-Rio, no Rio de Janeiro. O grande objetivo da companhia, detentora das marcas ESSO e Mobil, é identificar jovens talentos para oportunidades reais de desenvolvimento e carreira dentro da empresa. O programa de estágios 2010 da Cosan Combustíveis e Lubrificantes já está aberto, sendo que as inscrições podem ser feitas no local. A empresa espera selecionar cerca de 30 estudantes na feira. “A Mostra da PUC é hoje uma grande oportunidade para empresas e candidatos, que podem conhecer diferentes culturas e tirar dúvidas sobre os mais diversos programas de estágios”, conta Alessandra Ferreira, coordenadora de recrutamento e seleção. O programa de estágios da companhia oferece bolsa-auxílio de R$ 950,00, para 20 horas de estágio, e R$ 1.400,00 para 30 horas. Além disso, estão previstas palestras de executivos da Cosan:
- dia 25/08, às 17h: Geração Y e o Programa de Estágios da Cosan Combustíveis e Lubrificantes, por Eduardo Pellegrina, Diretor de RH da companhia.
- dia 26/08, às 16h: As marcas, os públicos e seus desafios, por Lauro Klas, Gerente de Marketing da companhia.Para participar, basta comparecer ao campus da PUC, na Gávea. A entrada é gratuita. A Cosan Combustíveis e Lubrificantes também presenteará os visitantes do estande e das palestras com um brinde.
PRÊMIO - A ARTECOLA, um dos principais fabricantes de adesivos e laminados especiais da América Latina, foi uma das empresas vencedoras do Prêmio IDEA/Brasil 2009. A entrega dos prêmios aconteceu no último dia 30 de julho, no Hotel Renaissance em São Paulo - SP. O produto premiado foi o Ecofibra®, na categoria Ecodesign. Desenvolvido pela ARTEGOR - empresa do Grupo ARTECOLA especializada em laminados para o setor automotivo, o Ecofibra®, é destinado para a estruturação de interiores de veículos. A linha Ecofibra envolve o conceito de sustentabilidade, uma linha de produtos de grandes resultados em design, em redução do impacto ambiental e em performance. É produzida a partir da composição entre polímeros e fibras vegetais como cana de açúcar, madeira ou de coco, obtidas a partir de descartes de diversas empresas. Nos dois casos, as fibras são processadas (lavagem, secagem e trituração) antes da produção para conferir as propriedades finais às placas.
NOVO TRATOR - Agrale, principal fabricante de tratores no segmento destinado à agricultura familiar, lança, na Expointer 2009, o trator 5065.4 Compact. Desenvolvido para o trabalho em culturas que exigem equipamentos de menores dimensões. O modelo é versátil e pode atender a diversas aplicações. Na 32ª edição da Expointer, que acontece no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), de 29 de agosto a 6 de setembro, a Agrale apresentará sua completa linha de tratores, de 15 a 168 cv, sua linha de motores estacionários Agrale Lintec e o caminhão 8500, produto incluído no Programa Mais Alimentos. O novo trator Agrale 5065.4 Compact possui largura menor que os modelos convencionais, com 1.060 mm de bitola dianteira – o mais estreito do seu segmento (largura total de 1,3 m). Isso o torna indicado ao trabalho em áreas com espaçamentos reduzidos, como cafezais, parreirais e pomares, trafegando sem danificar as culturas. Com potência de 65 cv, é um trator ideal para trabalhar na fruticultura e onde haja necessidade de um trator estreito.
POWERTRAIN - Nos dias 24 e 25 de agosto, expoentes globais em powertrain estarão reunidos em Campinas, SP, durante o VII Seminário SAE BRASIL de Powertrain. Realizado no Clube da Bosch, o encontro abordará as novas tecnologias aplicadas a componentes da transmissão e a motores de combustão interna do ciclo Otto, além do aumento da eficiência do veículo e a redução do consumo de combustível e das emissões. Uma exposição com últimos desenvolvimentos da indústria da área ilustrará o encontro. “O seminário mostrará as novas tecnologias de uma área da indústria cada vez mais requisitada para o desenvolvimento de soluções que causem menos impactos ao meio ambiente. Daí, a importância do evento”, ressalta Thomas Schmidt, chairman do seminário, organizado pela Seção Regional Campinas da SAE BRASIL.
MANUTENÇÃO - A Abraciclo, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, realiza até quinta-feira, em São Bernardo do Campo, a 11ª edição do MotoCheck-Up, ação que incentiva a segurança no trânsito através da manutenção preventiva. No primeiro dia do evento, terça-feira, 320 motocicletas foram avaliadas. “Nós oferecemos revisão gratuita de 13 itens mecânicos para os motociclistas que passam pelo local do evento, estimulando que os reparos necessários nas motocicletas sejam feitos, evitando acidentes e garantindo mais segurança nas ruas”, explica Carlos Weiss, responsável pela organização do evento. No total das edições anteriores, mais de 16 mil motocicletas foram avaliadas. “Esperamos que nessa edição 2000 motocicletas sejam vistoriadas. A cada edição estamos incentivando uma melhora na situação da frota circulante”, afirma Moacyr Alberto Paes, Diretor Executivo da entidade. A 11ª Edição do MotoCheck-Up conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo e do Sindimoto ABC , além do patrocínio de Mobil e Taurus Capacetes.
SEM POLUIÇÃO - Preocupação constante nas grandes cidades do país e do mundo, a emissão de gases poluentes por veículos de passeio também chega à esfera esportiva e mobiliza os organizadores de provas automobilísticas. Marcada pelo cuidado com o meio ambiente nos campeonatos que promove, como o Dunas Supercross e o lendário Rally Internacional dos Sertões, a Dunas Race anunciou nesta quinta-feira (20/08) que estuda mudanças no regulamento técnico visando diminuir a emissão de CO2 e material particulado durante o Sertões – o segundo maior rally do mundo em extensão e uma das principais provas do cenário offroad internacional. "Já nos preocupamos com essa questão há alguns anos, e achamos que a hora de implantar este projeto chegou. Uma das questões é que agora é tecnologicamente viável fazer isso, por meio de modificações no regulamento. Mas como isso será feito ainda não podemos dizer. Estamos avaliando as opções. Mas esperamos ter modificações para a 18ª edição do Rally dos Sertões”, declara Marcos Moraes, diretor-presidente da empresa.
NOVAS LUZES - Alguns veículos ainda são equipados com luzes indicadoras (setas) laranjas, que acabam prejudicando o design dos carros, já que a cor não combina com o fundo de plano prateado dos faróis. Pensando não só na estética, mas no rendimento e desempenho, a OSRAM disponibiliza no mercado a DIADEM, lâmpada que quando acesa emite uma luz amarela âmbar, porém, uma vez desligada, possui uma aparência high-tech neutra e azulada. Dessa maneira, a iluminação automotiva entra em perfeita harmonia e valoriza o que há de mais bonito nos veículos. Além disso, a DIADEM apresenta alta performance, já que dura duas vezes mais que as lâmpadas padrão e pode substituir qualquer tipo de luz indicadora âmbar convencional.
MAIS FEIRÃO - A marca Chevrolet, da General Motors do Brasil, realiza um novo feirão de fábrica, nestes sábado e domingo (22 e 23/08/2009), em um amplo pátio interno da matriz da empresa em São Caetano do Sul, na região do ABCD paulista. Espera-se um fluxo de mais de 20 mil pessoas nos dois dias e os clientes terão a oportunidade de comprar veículos "zero quilômetro" com planos sem qualquer entrada, com prazos de pagamentos de até 60 meses. Outra opção aos consumidores serão os planos com prazo de pagamento de 72 meses, com uma entrada mínima de 20% do valor do veículo. Além do feirão de fábrica em São Caetano do Sul, a Chevrolet também programou um feirão em um shopping de Ribeirão Preto (SP), além de ações específicas de varejo nos 560 pontos de vendas da Rede de Concessionárias Chevrolet no País. Serão oferecidas enormes facilidades nas opções de financiamentos, incluindo o crédito aprovado na hora e também taxas mensais de juros a partir de "zero" por cento. Os descontos poderão chegar a até R$ 5 mil, dependendo do modelo, em relação à tabela de preços públicos sugeridos da linha Chevrolet.
4 EM 1 - Mais um produto inovador chega ao mercado brasileiro através da loja virtual timevision.com.br. É o GPS Connection 4 em 1, que vem com conexão Bluetooth, tela touch screen, MP3 e MP4 acoplados no aparelho. O item compõe o portfólio de produtos tecnológicos e funcionais da loja e é apropriado para facilitar a localização de quem se desloca muito por causa do trabalho. Além disso, proporciona ao motorista a opção de encontrar caminhos alternativos para fugir dos congestionamentos. Considerado o mais completo e tendo tecnologia de última geração, o GPS Connection 4 em 1 possui mais de 9.000 mapas e garante veracidade na cobertura de todo o território brasileiro. Com a moderna tela touch screen de 3,5 polegadas, presente apenas nos aparelhos revolucionários da nova era digital, o Connection ainda usufrui de um design sofisticado. A função MP3 permite a gravação e reprodução de músicas, e o MP4 a visualização de vídeos. Disponível para venda na loja http://www.timevision.com.br/ pelo valor de R$999,90.
INSCRIÇÕES ABERTAS - Acontece de 25 a 27 de setembro, no Hotel Sofitel Jequitimar Guarujá, o 10º Encontro das Empresas de Fretamento e Turismo do Estado de São Paulo. Destinado aos profissionais de transporte e turismo, o evento trará temas importantes e polêmicos para o setor que vive um momento de desafio diante da crise e das restrições na cidade de São Paulo, cujos impactos refletem em todo o País. “Pensávamos apenas na crise mundial quando convidamos o palestrante, Raul Velloso, com formação em macroeconomia, porém, a restrição de circulação dos ônibus por fretamento em São Paulo também teve um impacto do tamanho da cidade, ou seja, enorme. Então, a palestra deve ser um dos pontos altos do nosso encontro”, comenta Regina Rocha, diretora executiva da FRESP - Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo e organizadora do evento, sobre a palestra Panorama Econômico e sua Influência no Setor de Transporte, programada para a abertura do Encontro.
CRESCIMENTO - A Mercur, empresa brasileira conhecida há 85 anos na indústria de borracha, registrou aumento de 30% nas vendas de Mantas Especiais de Borracha, com destaque para o modelo Manta de Policloroprene, após implementação da resolução nº293, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Pelo fato de a lei ainda ser recente, a expectativa da empresa é que a procura aumente ainda mais nos próximos meses, quando os proprietários dos veículos terão de se adequar para não serem penalizados. Aprovada em setembro de 2008, a resolução que estabelece novas regras para promover a segurança no transporte de produtos siderúrgicos em veículos rodoviários de carga entrou em vigor em abril deste ano. A partir dessa data, caminhões que transportam produtos siderúrgicos, como carvão a granel ou ensacado, minério de ferro ou outros metais, devem utilizar mantas de borracha policloroprene com 15 mm de espessura entre a bobina e o piso de carreta. A lei ainda prevê que a carroceria bobineira deverá ser forrada em diversos pontos com lençol de borracha antideslizante para tornar o transporte mais seguro. “O reflexo na procura pelo produto foi imediato. Percebemos um leve aumento no início do ano que se potencializou no segundo trimestre”, afirma Sérgio Luís Smidt, diretor da Mercur. Resistente ao calor, ozônio e intemperismo, o policloroprene é um composto de Cloroprene ou Clorobutadieno, que oferece boa adesão a metais e tem excelentes propriedades mecânicas e abrasivas. “As Mantas de Borracha Policloroprene Mercur são resistentes à compressão, absorção de impacto, temperatura, óleos, solventes, álcalis e ácidos. A aplicação correta e a manutenção são fundamentais para a garantia da eficiência do produto”, explica o executivo.
TRILHAS - Como forma de despertar o interesse da população para a preservação do meio ambiente, a Toyota, com o apoio da Fundação Toyota do Brasil, realiza o projeto “Trilhas da Natureza”, neste sábado, 22 de agosto, na cidade de Guaíba (RS). Com diversas atrações culturais e educativas ao longo do dia, o público poderá participar ativamente de oficinas socioambientais e assistir a espetáculos infantis. O evento terá como destaque o show do cantor Lulu Santos, dentre apresentações das bandas locais Superguidis, Rômulo Jaws e Binho Ribeiro, além do concerto inédito da Orquestra Fundarte. “A realização do evento Trilhas da Natureza reforça o compromisso e a preocupação da companhia em prover cultura e educação ambiental, disseminando nossa política de preservação e preocupação com o meio ambiente. Por meio das atividades interativas, a população poderá absorver esses importantes conceitos de sustentabilidade. A Fundação Toyota do Brasil está desempenhando um importante papel neste evento, no apoio às atividades que acontecerão”, afirma Luiz Carlos Andrade Jr., vice-presidente sênior da Toyota Mercosul.
NANOTECNOLOGIA - No vertiginoso processo de inovação e desenvolvimento de novas tecnologias, veem-se cada vez mais artigos, apresentações e publicações sobre nanotecnologia. Todas as tecnologias atualmente conhecidas e aplicadas por nossa indústria receberão os benefícios da nanotecnologia, particularmente nos campos químicos, mecânicos e eletrônicos. Em poucos anos, veremos uma nova geração de produtos e processos mais limpos, mais leves, mais eficientes e mais econômicos através do trabalho e manipulação da matéria em escala menor do que 100 nanômetros (10-9 metro). Já há várias aplicações em escala industrial de nanocompostos em peças de veículos e em materiais têxteis, utilizando propriedades de materiais na escala nano. É o caso do efeito lótus, baseado na observação da flor do mesmo nome, pelo qual impurezas e água não aderem à mesma. Esse efeito pode ser aplicado em materiais de revestimento de estofamentos e tapetes, em tubulações de ar-condicionado para impedir a formação de fungos, entre diversas outras aplicações.
DESCONHECIDO - Pesquisa realizada pela Honeywell Turbo Technologies na região da Grande São Paulo mostrou que o consumidor desconhece a contribuição da turboalimentação de motores para a economia de combustível e para a redução da emissão de gases poluentes, especialmente o CO2 (dióxido de carbono), gás do efeito estufa que mais contribui para o aquecimento global. Na pesquisa, a maioria dos cerca de 1.000 proprietários de automóveis de quatro cidades da Grande São Paulo (Guarulhos, Santo André, São Bernardo do Campo e São Paulo) apontou o aumento de potência do motor, a maior satisfação na dirigibilidade e a segurança nas ultrapassagens como os principais benefícios do sistema de turboalimentação de motores. Para Thaise Silveira, gerente de vendas da empresa, o resultado da pesquisa comprova que o consumidor brasileiro tem uma visão parcial em relação aos benefícios da turboalimentação. E considera essa percepção equivocada como um mito que se sobrepõe à realidade.
RECUPERAÇÃO - Os dados da Fenabrave mostram que em julho deste ano as vendas caíram 9,56% se comparadas ao mês anterior. E quando se olha o comparativo anual, a retração de julho foi de 5,6% com relação ao mesmo mês de 2008. Entretanto os resultados são bem melhores do que os apresentados no começo deste ano, com queda de 23,65% em janeiro. Segundo pesquisa realizada pelo portal Carro e Cia (http://www.carroecia.com.br/) com revendedores de seminovos, a melhora tem sido sentida de forma bem sutil, já que com a redução do IPI os consumidores estão a procura de carros 0 km. De acordo com a lei da oferta e da procura, o preço dos seminovos caiu significativamente e tanto representantes do setor, como lojistas estão de acordo de que o valor é o melhor atrativo nessa hora. O consumidor pode aproveitar este momento para fechar bons negócios. O preço do carro usado caiu a uma média de 0,81%. Os populares, que representam 75% das vendas, tiveram uma redução de 0,46%, soma-se a isso a queda nas taxas de juros e facilidade de crédito.
EDIÇÃO LIMITADA - Durante as comemorações dos 40 anos da Iveco na Argentina, no último mês, dentre uma série de projetos implementados, o mais destacado foi o desenvolvimento e lançamento de uma versão limitada do caminhão Iveco Stralis, produzido na planta de Córdoba, na Argentina. O modelo também representa uma marca fabril histórica: trata-se da unidade 70 mil produzida naquele país. Para o desenvolvimento do projeto foi designada uma equipe formada por profissionais das áreas comercial, marketing de produto, engenharia, logística, controle industrial e comunicação. O grupo trabalhou na própria planta argentina e confeccionou um modelo recheado de diferenciais que o tornam um caminhão único. O modelo escolhido como base para a edição limitada “40 anos”, foi a versão topo de linha do Stralis 420 cavalos, que foi trabalhado de forma a elevar seu nível de utilização, o que conferiu ao modelo um novo e imponente aspecto interior e exterior. A cor predominante do cavalo-mecânico é a preta e adesivos alusivos aos 40 anos da presença da Iveco na Argentina podem ser encontrados nas laterais da cabine e acima da grade frontal.
NOVIDADE - A Mitsubishi Brasil aproveita a participação na Interseg 2009 – Feira Internacional de Tecnologia, Serviços e produtos para a Segurança Pública, que será realizada em Brasília entre os dias 25 e 27 de agosto, para lançar a grande novidade da empresa para o setor: a nova Pajero HD com motor a diesel. Forte, resistente e com amplo espaço interno, a montadora quer lançar o carro no evento visando o setor de policiamento ostensivo. Antes mesmo do lançamento oficial, já foram vendidas 100 unidades para o Estado do Amazonas. Mais informações no site: http://www.interseg2009.com.br/
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