A Fiat finalmente apresentou oficialmente o seu compacto 500 (ou Cinquecento), após dois anos do lançamento na Europa (julho de 2007). Alguns modelos chagaram ao Brasil por importação independente, mas agora pode-se comprar o compacto com garantia de fábrica. O carro chega para com correr com os recém chegados smart fortwo e o MINI Cooper e vêm se juntar ao New Beetle e ao PT Cruiser, da Chrysler, que será vendido por mais algum tempo no Brasil. O carro é uma releitura do "carrinho" que fez muito sucesso a 52 anos atrás.
O pequeno modelo da Fiat foi concebido pelo Centro Stilo Fiat Itália, o Fiat 500 é um hatchback de 2 portas de dimensões compactas: tem 3,55 metros de comprimento, 1,63 metros de largura, 1,49 metros de altura e entre-eixos de 2,30 metros. O desing remete ao passado do 500 e exibe as linhas "family feeling" dos modelos Fiat atuais. Além da parte externa que se confunde com o passado, o interior segue a mesma linha com os instrumentos agrupados em um único painel que contém velocímetro, conta-giros e computador de bordo, que convive em conjunto com a tecnologia moderna. Apesar de compacto, em seu porta-malas cabem 185 litros de bagagem (ou 550 litros com o banco traseiro totalmente rebatido).
O Fiat 500 incorpora diversos equipamentos de série que transmitem conforto e praticidade aos condutores e ocupantes, tais como: direção elétrica Dual Drive, sistema Blue&MeTM, teto solar elétrico do tipo Sky Wind e ar-condicionado digital. Para a segurança dos ocupantes a montadora disponibiliza sete air bags (dois na frente, dois window bags, dois side bags e um knee bag), ABS (sendo quatro sensores ativos, quatro canais, uma central de controle hidráulico), EBD (Electronic Brake Distribution, distribuição eletrônica da força de frenagem), ESP (Electronic Stability Program), Hill Holder (dispositivo que auxilia o motorista nas saídas em aclive ou declive) e ASR (Anti Slip Regulation).
A princípio a Fiat só vai disponibilizar para o mercado brasileiro o motor de 1.4 litro 16V Fire produzido na Itália. Esse propulsor gera potência de 100 cv e torque de 13,4 kgm a 4.250 rpm. Com a função Sport acionada o motor altera o mapeamento da centralina e porporciona uma pronta resposta ao comando do acelerador. Também altera a resposta da direção, deixando-a mais esportiva. A função está presente em todas as versões do Fiat 500. O consumidor tem a opção de escolher entre um câmbio câmbio mecânico de 6 marchas e o câmbio Dualogic® automático de 5 marchas. O motor foi adaptado para receber a "nossa" gasolina com 22% de álcool e o sistema de injeção recebeu uma nova calibração para suportar o combustível. A suspensão dianteira é independente, do tipo MacPherson, com braços oscilantes inferiores transversais ancorados a uma travessa auxiliar e barra estabilizadora ligada aos amortecedores. A traseira é semi-independente, com eixo de torção e barra estabilizadora.
Serão oferecidas quatro versões ao consumidor brasileiro, todas com motor 1.4 16V Fire a gasolina. O Fiat 500 Sport Mecânico, com câmbio de 6 marchas, o Sport Dualogic®, com câmbio de 5 marchas, o Lounge Mecânico, com câmbio de 6 marchas e o Lounge Dualogic®, com câmbio de 5 marchas. Nas versões Sport, independente do câmbio todas vêm com ABS + EBD, sete air bags – dois frontais, dois laterais, dois window bags e um knee bag para o motorista –, Blue&MeTM, ESP + ASR + Hill Holder, ar-condicionado, direção elétrica Dual Drive, rádio + CD player com MP3, função Sport para o motor e direção, vidros e travas elétricos, telecomando de abertura e fechamento das portas, faróis de neblina, sensor de estacionamento, banco traseiro bipartido 50/50, volante Sport em couro com comandos de rádio (na versão Dualogic®, também os comandos do câmbio), rodas de liga-leve aro 15", mais espelhos retrovisores externos elétricos e aerofólio na tampa traseira, ambos na cor do veículo, além de diversos outros itens e opcionalmente es tão disponíveis rodas de liga-leve 16", teto solar elétrico Sky Wind, retrovisor interno eletrocrômico e bancos revestidos em couro – o do motorista vem com regulagem de altura.
Já as versões Lounge trazem, além dos equipamentos das versões Sport: teto fixo de vidro, ar-condicionado automático digital, banco do motorista com regulagem de altura, banco do passageiro com porta-objetos, retrovisores externos elétricos com calotas cromadas, frisos cromados, interior Lounge e volante exclusivo em couro com comandos do rádio. A versão Dualogic® possui, ainda, comandos do câmbio no volante.
Confira os preços:
- Sport mecânico – R$ 62.870
- Sport Dualogic – R$ 66.930
- Lounge mecânico – R$ 64.900
- Lounge mecânico – R$ 64.900
- Lounge Dualogic – R$ 68.970
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.