Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.
LOCAÇÃO EM BALANÇO - A ABLA (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis) concluiu o Censo da Indústria do Aluguel de Automóveis, referente ao ano de 2009. O levantamento mostra que o número de carros das locadoras que atuam no estado do Rio de Janeiro chegou a 33.076, o maior já alcançado no Estado, 4.314 acima dos 28.762 registrados em 2008. No Rio existem hoje 118 empresas atuando no setor, uma a mais do que em 2008. Para Gustavo do Carmo Azevedo, Diretor Regional da ABLA no Rio de Janeiro, os números deverão manter-se em expansão nesta década, quando o Estado receberá jogos da Copa do Mundo e também a Olimpíada. Os dados que a Pesquisa da Indústria do Aluguel de Automóveis apresenta são animadores para o Brasil todo. Em 2009, o faturamento foi de R$ 4,37 bilhões, crescendo 9,5% em relação a 2008. As 1.955 locadoras passaram a contar com 363.456 automóveis, 14% a mais do que no ano anterior. A importância da atividade na economia do País também se reflete em outros aspectos. No ano passado, as locadoras contribuíram com R$ 1,443 bilhão em impostos aos cofres públicos. Ao todo, 240.644 postos diretos e indiretos de trabalho foram gerados graças a esta atividade. A participação da ABLA na venda do setor automobilístico foi de 9,02% no último ano e o número de usuários passou de 16,2 milhões para 16,8 milhões. Ao último ano, 52% da locação de automóveis foi utilizada na terceirização, 22% no turismo e lazer e 26% no turismo de negócios.
DESTAQUES NO EVENTO - Os apaixonados por carro terão a oportunidade de dar um volta na Ferrari F430 da Pósitron durante o Quatro Rodas Experience. O veículo esportivo da marca, pilotado por Carlos Marcelino, será uma das atrações do evento, que acontece de 30 de maio e 02 a 06 de junho de 2010, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Os visitantes também poderão conferir e comprar os produtos da Pósitron, comercializados com preços especiais e parcelados no cartão de crédito, como o navegador NP3510 por R$ 579,00. Outra promoção da empresa será com o rastreador Pósitron. Quem for até o estande poderá adquirir o equipamento gratuitamente e com isenção de três meses na mensalidade do serviço de rastreamento. O cliente vai pagar apenas a instalação. Esta promoção é válida somente para pessoa física. Além dos navegadores e rastreadores, no estande da empresa estarão expostos a nova linha de som, alto-falantes e alarmes, além de vidros e travas elétricas.
HOMENAGEM DA UTFPR - Neste dia 25 de maio, Dia da Indústria, a Renault do Brasil será homenageada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Trata-se de um reconhecimento ao apoio da empresa no intercâmbio de conhecimentos e no desenvolvimento das áreas de ensino, pesquisa e extensão.“É uma grande oportunidade reforçar a interação com essa conceituada instituição de ensino e, ao mesmo tempo, continuar cumprindo o papel social de valorizar as instituições regionais”, diz o secretário executivo do departamento Renault Tecnologia América (RTA), Carlos Santos. O evento acontece às 10 horas, no campus Curitiba (Avenida Sete de Setembro, 3.165 - Rebouças), quando a montadora será representada por Adriano Rogério Kantoviscki, da Engenharia de Materiais América, e Geraldo Maia Vicente, da Engenharia de Desenvolvimento Motor América. Nesta 27ª edição do Dia da Indústria, a Renault do Brasil é a única empresa indicada simultaneamente por dois dos 19 departamentos da UTFPR: Química Ambiental e Mecânica. Nestas áreas, a parceira acontece por meio da oferta de estágio e da absorção de profissionais egressos desta universidade. Atualmente existem 12 estagiários de graduação da UTFPR admitidos pela Renault entre 2009 e 2010, sendo metade do curso de Engenharia Industrial Mecânica. Desde o ano passado, as ações conjuntas foram incrementadas com foco no trabalho avançado em pesquisa, sobretudo em teses de mestrado e doutorado, e na contratação da mão-de-obra especializada na fábrica.
VOLVO AJUDA - No endereço www.volvo.com.br/custooperacional, os visitantes podem fazer, de forma interativa, o cálculo de custo operacional. Com a interação e a simulação, os clientes podem visualizar o custo por quilômetro. Num ambiente bastante amigável e numa tela com informações fáceis de visualizar, o usuário preenche os campos com dados de sua operação, como preço de compra, preço do diesel, e impostos, entre outros. “Para gerir um negócio lucrativo, é fundamental que o transportador saiba quais são os custos mais relevantes”, declara Pimenta. Os clientes têm uma oportunidade de ver uma aplicação prática do negócio deles, bastando interagir com o software. Depois de incluir as informações, o resultado é imediato, inclusive com um gráfico bastante didático. O simulador reforça a preocupação da marca em oferecer o menor custo operacional de caminhão para o transportador. “Durante o processo de desenvolvimento de um produto ou serviço, sempre analisamos como isso poderá contribuir pra reduzir o custo por quilômetro do caminhão. A ferramenta auxiliará nossos clientes a perceberem isso”, comenta, Felipe Battistella, coordenador de marketing de pós-venda da Volvo do Brasil.
MEGA-FEIRÃO - A Chevrolet repetirá nestes próximos sábado e domingo (22 e 23/05/2010) - pelo segundo final de semana consecutivo -, seu tradicional mega-feirão de fábrica em um espaço onde se localiza a unidade industrial da General Motors do Brasil, em São Caetano do Sul (Região do ABCD, em São Paulo). Igual iniciativa ocorrerá também em um espaço do Complexo Industrial da GM em Gravataí (RS). A expectativa da GM é a de receber no feirão de São Caetano um público superior a 15 mil pessoas. Sua ação de varejo será estendida também para os quase 600 pontos de vendas da Rede de Concessionárias da marca em todo o Brasil. Existem disponíveis para venda e pronta entrega seis mil unidades dos modelos Chevrolet, a maior parte já referente o ano-modelo 2010/2011. Dentre as principais ofertas e condições oferecidas aos clientes estão a possibilidade de financiamentos sem entrada, redução de 50% nas 12 primeiras parcelas, descontos que podem chegar a até R$ 7.000,00 - dependendo do modelo -, acessórios grátis a exemplo de um DVD de teto para o modelo sedã Vectra Expression e um cheque no valor de R$ 500,00, na avaliação de um carro seminovo, na troca por um veículo novo.
NOITE POP - Em clima de Pop Art, a Citroën do Brasil realizou ontem, dia 20, em São Paulo, uma ação exclusiva para clientes e convidados VIPs. Denominada Noite Citroën Andy Warhol, o evento aconteceu na Estação Pinacoteca do Estado de São Paulo, tendo como ponto alto a exposição Andy Warhol, Mr. America. Com um coquetel exclusivo, visitas guiadas e serviço de estacionamento personalizado, a marca recebeu seus clientes em grande estilo, que puderam conferir de perto toda a criatividade e genialidade do artista, um dos maiores nomes mundiais da Pop Art. “É importante para a Citroën ressaltar seus valores para clientes cada vez mais exigentes e antenados, com ações exclusivas e ligadas à programação cultural da cidade”, afirma Nívea Ferradosa, diretora de marketing da Citroën do Brasil. Outro diferencial da Noite Citroën Andy Warhol foi à dimensão dada ao evento, que teve ampla divulgação nas mídias sociais da marca. “Durante a semana, fizemos uma divulgação diária no Facebook e no micro-blogging Twitter. Criamos um concurso com questões sobre a exposição, criando uma interação muito grande com nossos clientes”, explica a executiva. Durante a visita, houve grande interesse do público pela série de retratos de Jackie Kennedy (1964), Marilyn Monroe (1967), as Sopas Campbell (1968) e os autorretratos, Uncle Sam (1961), Self Portrait in drag (1981) e Flash November, 22, 1963 (1968).
MAIOR EFICIÊNCIA - A Iveco e a Magneti Marelli, empresas do Grupo Fiat, inovam com o lançamento do Multi Connect, roteirizador de viagens com GPS e tecnologia Bluetooth, capaz de programar 30 rotas sequenciais de uma vez, recalculando o melhor encadeamento entre elas à medida que eventos inesperados afetem a programação original (como um desvio provocado por acidente, por exemplo). O primeiro veículo Iveco a dispor do Multi Connect, como opcional, será o Iveco Daily 70C16 HD Massimo, o caminhão de 7 toneladas de PBT da Iveco que oferece o máximo em robustez, conforto e eficiência. O produto potencializa a rentabilidade da operação dos transportadores do segmento de 7 toneladas, que operam na zona urbana e interurbana, realizando várias coletas e entregas no mesmo dia. Além de otimizar o tempo das viagens, o Multi Connect fornece ao transportador informações sobre o consumo de combustível e detalhes das viagens, como tempo percorrido nos trechos, velocidade mínima e máxima, entre outros. Os dados podem ser consultados diretamente na tela ou podem ser gravados em cartão de memória de celular ou baixados via entrada USB. “O cliente pode administrar melhor seu negócio e aumentar sua lucratividade”, diz Cláudio Tortora, engenheiro da plataforma de veículos leves da Iveco, responsável pelo projeto Multi Connect. Baseado no navegador MM 5000 da Magneti Marelli, o Multi Connect traz mapas de 1.300 cidades brasileiras e 200 cidades argentinas, com mais de 560 mil pontos de interesse, como toda a rede de concessionárias Iveco, além de postos de gasolina, hotéis, restaurantes, farmácias, hospitais, padarias, postos de saúde, etc. Em 370 das cidades mapeadas, as informações estão auditadas, o que permite encontrar o endereço por número do logradouro, com precisão.
30 DOAÇÕES - A Nissan entregou 30 picapes Frontier 4x4 ao Programa Alimentar Mundial da ONU. As caminhonetes serão utilizadas imediatamente para transportar comidas, suprimentos e remédios, num esforço maciço para ajudar a reconstruir vidas da população atingida por um terremoto no dia 12 de janeiro. A doação das picapes foi feita em resposta ao pedido do ex-presidente Bill Clinton, fundador da Fundação William J. Clinton e atualmente enviado especial da ONU ao Haiti. É uma expansão dos esforços de ajuda patrocinados pela Nissan e pela comunidade global de funcionários. “Estou lisonjeado que a Nissan atendeu nosso pedido de picapes, para ajudar a reconstruir o Haiti”, disse Clinton. “Esta generosa doação será fundamental para ajudar a mobilizar esforços para entregar comidas e outras necessidades, e sou grato pela liderança da Nissan e demonstração de como o setor privado pode ajudar a população do Haiti a reconstruir suas vidas”. Com essa doação, a Nissan e seus funcionários têm contribuído com dinheiro e produtos que valem aproximadamente US$ 750 mil para esforços humanitários no Haiti.
PARA HYUNDAI - A Dana Holding Corporation anunciou o fornecimento, nos Estados Unidos, de sistema de refrigeração do óleo do motor para todos os novos veículos Hyundai Sonata 2011 e Santa Fe 2011 e Kia Sorento. Os veículos são equipados com o novo motor 2,4 litros, de quatro cilindros e potência de até 200 cv. O sistema de refrigeração utiliza o fluxo de ar e o líquido de arrefecimento como mecanismos para reduzir e manter a temperatura do óleo do motor. Os engenheiros da Dana projetaram um sistema de arrefecimento montado para a injeção multiponto (MPI) e injeção direta de gasolina (GDI), o que permite ampliar a vida útil do óleo. A Dana, em parceria com a Hyundai e a Kia, trabalhou para o fornecimento localizado, produção rentável e opções de montagem na América do Norte, para que os componentes possam ser facilmente transferidos para operações das montadoras em Montgomery, Alabama, e West Point, Geórgia. Os refrigeradores de óleo de motor serão fabricados e montados na instalação da Dana, em Rochester Hills, Michigan.
EM RIBEIRÃO PRETO - A Toyota inaugura nesta quinta-feira, 20 de maio, mais uma concessionária do Govesa: a Viscaya, de Ribeirão Preto (SP). Localizada na Rua Presidente Castello Branco, 1.665, a revenda dispõe de amplo espaço em seu showroom e oficina, proporcionando conforto e comodidade ao público ribeirão-pretano. “A Viscaya atua em uma importante região para a Toyota do Brasil. Com sua aquisição pelo Grupo Govesa, temos a certeza que a revenda continuará determinada em oferecer aos clientes da marca a melhor experiência de compra e propriedade de um automóvel”, afirma Frank Gundlach, diretor de produto, vendas e marketing da Toyota do Brasil. A Viscaya de Ribeirão Preto conta com cinco mil e quinhentos metros quadrados de área construída, onde funciona o departamento de vendas de veículos novos, venda de peças e serviços de pós-venda. A concessionária tem ainda uma área destinada exclusivamente ao segmento de seminovos. Adquirida pelo Grupo Govesa, a revenda gera 90 empregos diretos e indiretos e possui 23 boxes de atendimento para pós-venda.
PARA PRINCESINHA - A Agrale, tradicional montadora brasileira, fez a entrega, em abril, de 25 chassis MA 15.0 para a empresa Princesinha do Sertão, de Feira de Santana, na Bahia. Destinado para o transporte urbano de passageiros na região, os veículos contam com elevador e demais equipamentos para garantir acessibilidade aos usuários com necessidades especiais, e proporcionam maior conforto e segurança. Segundo o diretor de vendas e marketing da Agrale, Flávio Crosa, a escolha pelo modelo de chassi da Agrale se deu em razão das vantagens que proporciona, como total acessibilidade, maior capacidade de transporte e baixo custo operacional. “Nossos modelos da Família Midibus permitem transportar mais passageiros, com maior conforto e segurança, do que o microônibus e garantem grande agilidade no trânsito urbano do que os ônibus convencionais”, explica o executivo. (Crédito da foto: Elisiane Oliveira)
EM FAMÍLIA - Em seus últimos dias de inscrições, o Sertões Series conta com um bom número de competidores e equipes confirmados e começa a se firmar como uma das principais disputas fora-de-estrada do país. A mais nova prova do calendário nacional acontecerá nos dias 28 e 29 de maio, na cidade de Avaré (SP), e algumas equipes terão um motivo ainda mais especial para participar do rali no interior de São Paulo, pois competirão em família. A equipe Off Rush inscreveu 10 competidores para a disputa entre as motos. Todos eles serão comandados por Andrea Villela, chefe do time da equipe. Além de todos os desafios de logística, a ex professora de Direito Tributário Internacional também terá a missão de comandar o seu marido - e piloto - Juca Villela. A frente de uma grande estrutura, ela faz questão de imprimir um toque feminino, que acaba sendo um diferencial do time. Quitutes, conforto extra e mimos para os pilotos não podem faltar. "Eu trouxe o bem estar de casa para dentro do rali. O sofrimento deve se restringir à trilha. Depois que termina a etapa, os competidores merecem e querem conforto", afirmou Andrea, que abandou a carreira de sucesso no Direito Tributário Internacional para se dedicar a sua grande paixão: a equipe Off Rush.
PRESENÇA GARANTIDA - A 5ª edição de um dos eventos mais esperados do automobilismo nacional está prestes a começar e o Instituto Mauá de Tecnologia, uma das referências no setor Automotivo do País, não poderia ficar de fora. Presente pela primeira vez no Quatro Rodas Experience, a instituição leva ao Autódromo de Interlagos, em São Paulo, produtos desenvolvidos por seus alunos. O evento tem início para o público no dia 30 de maio, retomando as atividades de 02 a 06 de junho. Localizado no paddock, área coberta acima dos boxes do autódromo, o estande da Mauá contará com um design moderno e acolhedor, em que apresentará aos visitantes alguns dos projetos desenvolvidos por seus alunos. Para os aficionados em competições off-road, a instituição terá o protótipo do BAJA, criado especialmente para enduros de resistência e força. O veículo será exposto com destaque no estande da Mauá, que remete ao ambiente típico das competições, com morros e muita lama. Mais informações: www.qrx.com.br
NOVAS EMBALAGENS - A Monroe Axios, líder na produção de borrachas e componentes para a suspensão, acaba de reformular todas as embalagens de seus produtos. Elas passaram por uma inovação para melhor se adequarem às necessidades do mercado. “Melhoria contínua é um dos pilares de nossa missão global. Não poderia ser diferente com as embalagens de nossos produtos”, diz Ecaterina Grigulevitch, gerente Nacional de Marketing e Administração de Vendas da Monroe Axios. Além disso, o layout também foi totalmente renovado, tornando-as mais atraentes e informativas. “Buscamos não apenas modernizar as embalagens, mas principalmente torná-las mais funcionais, apresentando o produto de forma clara e objetiva”, complementa Ecaterina. O primeiro contato entre o consumidor e nossos produtos ocorre por meio da embalagem. “Essa mudança é estratégica para a empresa, para que possamos estabelecer uma comunicação visual mais efetiva com nossos clientes e reforçar a qualidade e credibilidade de nossos produtos”, finaliza Ecaterina.
MAIS UMA - Estreará nos próximos dias 28 e 29 de maio, mais uma competição para o Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country. Organizada pela Dunas Race, o Sertões Series será realizado na cidade de Avaré, SP, e fará parte de um novo campeonato da Dunas, envolvendo também o Rally dos Sertões e Rally dos Amigos. Participam da disputa Motos, Quadriciclos, Carros e Caminhões. Válido pela 7ª etapa do Brasileiro, o certame terá 134 quilômetros que passarão por fazendas de cultivo de café, laranja e cana de açúcar. "O fato de ser realizado com o padrão de qualidade Dunas, já nos deixa tranquilos e certos de que teremos um grande evento", declarou o piloto Guido Salvini, da Salvini Racing, equipe líder do Brasileiro, entre os Caminhões. Os boxes de apoio serão montados no Parque de Exposições Fernando Cruz Pimentel, na avenida Mário Covas, s/n (altura do km 252, no trevo principal da cidade), onde será a largada promocional. Neste local também serão realizadas as vistorias técnicas e administrativas.
PRIMEIRO ANTIEMBAÇANTE - omo resultado de um programa que envolveu tradição de inovação tecnológica, a Saint-Gobain Sekurit contribuiu para a Fiat antecipar-se, uma vez mais, na modernização dos automóveis que produz para o mercado da região do Mercosul. O Novo Uno, que acaba de ser lançado, torna-se o primeiro modelo produzido no País a ser equipado com para-brisa antiembaçante, que permite melhor visibilidade ao motorista em dias de chuva ou de baixa temperatura ambiente. Desenvolvido ao longo dos últimos três anos e disponível como opcional para o modelo básico sem ar-condicionado do Novo Uno, o para-brisa possui uma resistência elétrica formada por filamentos de tungstênio com espessura de microns que, ao ser acionada, promove o completo desembaçamento do vidro em minutos.
CAMPANHA NACIONAL - O carro exato. Para todas as escolhas, para qualquer que seja a sua necessidade. É com esse conceito, criado pela agência Fischer+Fala!, que a Honda Automóveis veicula campanha nacional de sustentação do Honda City em mídia impressa e eletrônica. Posicionado no segmento de sedãs intermediários, o carro foi lançado com sucesso no Brasil em julho de 2009 e agora, como líder da categoria com 24.833 unidades vendidas até abril deste ano, está de volta à mídia em ação que dá continuidade à comunicação de lançamento. A campanha é composta por 2 filmes de 30’ para TV aberta e fechada e 03 anúncios de página dupla para veiculação em revista e jornal. As peças têm como ponto de partida a representação de fluxogramas mostrando que, independente da escolha do caminho a seguir, o Honda City é sempre a solução, o carro exato para você. Exato no design, no conforto, no espaço, na potência. Em um dos filmes, batizado de “A Passeio ou a Trabalho”, que já está no ar, a história começa com um homem parado na rua em frente a um Honda City e diante de duas possibilidades: “Você pode vir ao mundo a passeio ou a trabalho”.
MÉRITO RECONHECIDO - A Ford recebeu o prêmio Mérito Reconhecido 2010, da revista Jornauto, como Melhor Fabricante de Picapes Médias com a linha Ranger. O prêmio é concedido com base em pesquisa feita com frotistas e transportadores, na qual podem expressar o seu grau de satisfação com o veículo considerando todos os aspectos da operação, desde o desempenho e custo de manutenção até a qualidade da assistência técnica. "É uma grande honra receber este prêmio, que reflete a satisfação dos clientes profissionais da Ranger. A linha vem mostrando uma contínua evolução, em que procuramos aprimorar o estilo e a funcionalidade, sempre com foco no custo-benefício. A escolha da Ranger como melhor picape média pelos frotistas mostra que conseguimos atingir esse objetivo", diz Ivan Nakano, gerente de Marketing de Varejo da Ford.
PEÇAS ORIGINAIS - De acordo com pesquisas de mercado, na última década a participação das mulheres na aquisição de automóvel passou de 25% para 42%. Além disso, 30% delas influenciam na decisão feita pelo homem. No ramo de autopeças não poderia ser diferente. Em um centro automotivo, elas compõem cerca de 50% da clientela e exigem maior garantia e qualidade, optando por peças originais. Dentro deste cenário, a Umicore, principal fabricante de catalisador automotivo do País, alerta as consumidoras sobre os cuidados para não adquirir um falso catalisador na hora de trocar a peça. O catalisador, instalado no sistema de exaustão do automóvel, é composto de uma cerâmica revestida com metais nobres dentro de uma carcaça metálica. Sua função é de extrema importância para o bom funcionamento do veículo e também para o meio ambiente, realizando a conversão dos gases poluentes emitidos pelo motor em gases inofensivos para a saúde da população.
SEGURANÇA COMBINADA - Depois do motor e da aerodinâmica, o pneu é o componente que mais influencia no consumo de combustível de um veículo. Pensando nisso, a Bridgestone, maior fabricante de pneus do mundo, está lançando no Brasil o B250 Ecopia, radial que combina segurança, maior eficiência no consumo de combustível e desempenho ecologicamente mais limpo, por contribuir efetivamente para a redução dos poluentes emitidos pelo automóvel. O termo Ecopia (pronuncia-se Ecópia) une os conceitos de preservação ambiental Eco (derivado de oikos, que significa "casa" em grego), e de consciência, Pia, no mesmo idioma. Disponível nas medidas 165/70 R13 e 175/65 R14, o novo B250 Ecopia segue o mesmo desenho original da linha Bridgestone B250, indicada para veículos de grande circulação. As características específicas do Bridgestone B250 Ecopia foram conseguidas por meio da utilização de novos tipos de construção e de materiais e, sobretudo, pela exclusiva tecnologia NanoPro-Tech™. Ela permite principalmente a redução da resistência ao rolamento, o que resulta na melhoria da eficiência de combustível. Com isso, ele também minimiza a produção de emissões de dióxido de carbono (CO2), que contribuem para o aquecimento global.
A Virtual Grand Prix participou novamente do Quatro Rodas Experience, evento realizado no autódromo de Interlagos, como fornecedor oficial de Simuladores de corrida.
ResponderExcluirNeste ano montamos o Espaço Podium, um BOX exclusivo com diversos modelos de Simuladores (atração gratuita ao público).
Os simuladores utilizados este ano: Simulador de Fórmula Truck , Simulador de Rally , Simulador de Motocross , Simuladores de F3 , Game Podium Grand Prix.
Para maiores informações sobre o evento, acesse www.qrx.com.br
VIRTUAL GRAND PRIX SIMULADORES e EVENTOS
www.simulador.net.br / www.virtualgrandprix.com.br / www.vgpbrasil.com.br
junior@virtualgrandprix.com.br