sexta-feira, 21 de maio de 2010

Primeiras Impressões - Novo Uno Attractive 1.4 2011


Por Marcus Lauria (texto e fotos)

Após 26 anos de seu lançamento no Brasil, o Uno recebeu a sua segunda geração. O hatch, que lembra muito o Kia Soul, em forma reduzida, apresenta linhas retas e quadradas que foram inspiradas no Fiat Panda, vendido na Europa. Segundo a montadora, este design foi resultado de diversas pesquisas feitas entre consumidores, além, é claro, de muita criatividade por parte dos desenhistas. O novo Uno chega em quatro versões de acabamento: Vivace 1.0, Attractive 1.4, Way 1.0 e Way 1.4. Os preços começam em em R$ 25.550, para o Vivace 1.0 de duas portas e vai até R$ 31.080, para o Attractive 1.4 com quatro portas. As primeiras versões a chegar no mercado são as de quatro portas, após 45 dias chegam as autorizadas da marca a versão de duas portas. A versão "off-road light" se chamará Way, como no Uno antigo, que continua em linha, assim como o Palio Fire, que passam a custar R$ 600 a menos. Os novos motores passam a se chamar Fire Evo e terão dois blocos, um de 1.0 e 1.4 litro Segundo a Fiat, houve uma redução de 3% e de 5% no consumo dos motores, respectivamente. O desempenho mecânico priorizou a performance urbana. O blog CarPoint News fez um breve test-drive em uma concessionária no Rio de Janeiro e pode sentir como o pequeno modelo daFiat se comportou durante o trajeto, que será descrito logo abaixo.



PRIMEIRAS IMPRESSÕES (TEST-DRIVE NA CONCESSIONÁRIA)


Como a Fiat não me empresta carros para avaliação, resolvi ir a uma concessionária aqui no Rio de Janeiro para fazer aqueles brevíssimos test-drives. No pequeno percurso que fiz com o novo Uno deu para perceber que o carro está bem interessante. Por fora, seu design quadro chama a atenção, ao mesmo tempo que visualmente seja estranho aos olhos, mais agrada no conjunto. O modelo oferecido para o teste foi a versão topo de linha Attractive 1.4, com ar-condicionado, direção hidráulica e vidros e travas elétricas. Por dentro o acabamento interno melhorou bastante, em relação ao Mille, ainda à venda nas lojas. O volante tem uma "pegada" boa e é bem macio, o que me surpreendeu bastante, só senti dificuldade na hora de achar uma boa posição para dirigir, cheguei o banco do motorista ao máximo para trás, e mesmo assim me senti apertado, mas mesmo com esse incoveniente o trajeto foi feito sem nenhum incômodo. O painel está bem mais moderno e bonito, assim como o acabamento, com materias de boa qualidade e agradáveis ao toque dos dedos. O motor 1.4 que entrega potência de 88/85 cavalos (etanol/gasolina) e torque de 12,5/12,4 kgfm se mostrou suficiente para empurrar o carrinho da Fiat. A suspensão absorveu bem os impactos, sem passar as imperfeições do asfalto lunar do Rio de Janeiro para dentro do habitáculo. Resumiendo, o carro ficou muito melhor que o antigo Uno e vai agradar a quem está precisando de um carro para rodar na cidade.




Confira os preços da linha Uno:

- Vivace 1.0 (duas portas): R$ 25.550
- Vivace 1.0 (quatro portas): R$ 27.450
- Attractive 1.4 (duas portas): R$ 29.280
- Attractive 1.4 (quatro portas): R$ 31.080
- Way 1.0 (duas portas): R$ 26.690
- Way 1.0 (quatro portas): R$ 28.490
- Way 1.4 (duas portas): R$ 30.070
- Way 1.4 (quatro portas): R$ 31.870

Um comentário:

  1. Eu achei esse Novo Uno show de bola, pena que a Fiat não te empresta os carros para testar, senão você poderia fazer um teste com a versão 1.0 que suponho eu que por ser a mais barata é a que vai ter melhor saída, o painel desse Novo Uno lembra um pouco o do Cinquecento assim como o seu design da carroceria, acho que a Fiat fez essa remodelação no Uno para aqueles que não tem "bala na agulha" para bancar um Cinquecento.

    ResponderExcluir

Comente, opine.