segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

GENEBRA 2011: VW reedita a Kombi

Já é tradicional no Salão de Genebra, na Suíça. A Volkswagen faz uma reunião de grupo antes dos grandes salões a mostra algumas das novidades antes da visitação do público. A surpresa deste salão é o renascimento do conceito que nasceu em 1950, a Kombi, que ressuscitou em 2001 com o Mircobus e ganha novo fôlego dez anos mais tarde, com o Bulli. O seu tamanho que chama a atenção, como pode ser verificado pela imagem acima, o concept Microbus era, no início do novo milênio, uma ideia para vender essencialmente aos americanos, grande como o maior dos monovolumes que se vendiam nos EUA; o Bulli é do tamanho de um Pólo, mais compacto, o conceito não chega a ter quatro metros de comprimento, mas tem espaço de sobra para até eis passageiros em duas filas de lugares, como há dez anos fazia o Fiat Multipla. Bulli era o nome que os alemães davam à T1 original, a primeira Kombi de verdade, o design do conceito atual retira muita da inspiração do Microbus, o desenho foi criado pela equipe de designers a cargo de Klaus Bischoff, que teve que deixar o modelo com a “cara” atual da marca. O Bulli usa um motor elétrico de 115 cv e 270 Nm de troque máximo, que confirma o que Ulrich Hackenberg, director de pesquisa e desenvolvimento da Volkswagen, disse: “não se pode propor ao cidadão comum um veículo elétrico com o qual ele não possa ir visitar os familiares que vivem no interior”. Por isso, o Bulli anuncia uma autonomia de 300 km com uma só carga de bateria. Sua velocidade máxima é de de 140 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos. Ao ser apresentado oficialmete pela marca, o modelo também vai ganhar motores a gasolina e Diesel com cilindras de 1.0 e 1.4 litros. NO estande da Volkswagen esteve presente o primeiro projeto feito por Giorgetto Giugiaro e pela sua empresa Italdesign em conjunto com um grupo industrial alemão. O concept-car Tex, que representa um futuro segmento B/C, da empresa, que ficará entre o Polo e Golf e o concept Go!, que só será mostrado amanhã.

Um comentário:

  1. Essa é sim a verdadeira kombi elétrica Brasileira!
    tenho orgulho de trabalhar no projeto!

    http://1.bp.blogspot.com/_J8wR5rj7qqs/TB4nnjw6FWI/AAAAAAAAFvI/k_j6r27Sw6Q/s1600/kombi2.jpg

    ResponderExcluir

Comente, opine.