terça-feira, 10 de maio de 2011

Fiat Bravo Essence 2011 – Motor forte e conforto de sedan


Por Marcus Lauria (Texto e fotos)


O Fiat Bravo que está sendo avaliado essa semana pelo CarPoint News tem seu méritos e vou destacá-los nesse post. O motor 1.8 16V de 132 cv a 5250 rpm (com álcool) é bem elástico e desenvolve bem. A marchas são fáceis de engatar, só dá uma travadinha de leve, mas nada que atrapalhe o desempenho das trocas pelo motorista. Com mais tempo de uso, pude perceber um pequeno barulho, tipo um grilo, que vem do porta-malas, mas ainda não descobri o que pode estar causando tal incômodo.

Por dentro o Bravo Essence mantém o padrão de acabamento da marca, só que com mais luxo e deatlhes que impressionam, como o aplique que imita fibra de carbono no painel, detalhes cromados por toda parte, bancos macios, volante com boa “pegada” e plástico de boa qualidade nas portas e no tablier. Para quem vai atrás, apesar de muito espaço, o banco é um poço baixo e deixa a visão dos passageiros um pouco restrita. O porta-malas é bem amplo e cabe a bagagem de quatro ocupantes adultos em uma viagem longa sem problemas.


No dia-a-dia o carro se sai bem, a suspensão é macia e quase não se sente os solavancos comuns em uma cidade esburacada como o Rio de Janeiro. Apesar das rodas de liga leve serem de 16 polegadas, os pneus na medida 205/45 R16 não deixam nada a desejar no desempenho do Bravo Essence. Nas curvas o hatch médio da Fiat se supera e mantém a trajetória mesmo em curvas mais fechadas, deixando o motorista bem à vontade para arriscar mais. No próximo post conto mais novidades sobre o modelo.



Veja a ficha técnica do Bravo Essence:


Motor:

Posição dianteiro, transversal
Cilindros 4 em linha
Cilindrada 1747 cm3
Diâmetro e curso 80,5 x 85,8 mm
Comando fixo, SOHC 16V
Taxa de compressão 11,2:1
gasolina
Potência 130 cv a 5250 rpm
Torque 18,4 kgfm a 4500 rpm
álcool
Potência 132 cv a 5250 rpm
Torque 18,9 kgfm a 4500 rpm

Transmissão:

Tipo manual de 5 marchas
relação de marchas
1ª 3,909
2ª 2,238
3ª 1,52
4ª 1,156
5ª 0,872
Ré 3,909
Diferencial 4,067

Carroceria:
Direção
Diâmetro de giro 10,7
Número de voltas
Eixo dianteiro
Suspensão independente, McPherson
Freios disco ventilado
Diâmetro e espessura 284 x mm
Rodas De liga leve, aro 16 polegadas
Pneus 205/45 R16
Eixo traseiro
Suspensão semi-independente, eixo de torção
Freios disco sólido
Diâmetro e espessura 251 x mm
Rodas De liga leve, aro 16 polegadas
Pneus 205/45 R16

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