sábado, 30 de julho de 2011

Rápidas do final de semana

Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.

VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br


FULL MOTOR - Neste domingo (31/07), na TV Bandeirantes RJ, às 8:30h, o programa FULL MOTOR vai mostrar o Ford Ka 2012, a Fiat no Salão de Buenos Aires, o novo Volkswagen Passat e as emoções da 3ª Etapa da Copa Brasil Spyder Race no Autódromo Nelson Piquet, em Jacarepaguá. O programa FULL MOTOR tem direção e apresentação de João Mendes. Saiba mais no site WWW.portalshoppingcar.com.br



VELOSTER NO BRASIL - Está chegando ao Brasil nos próximos meses o novo Veloster, um hatchback cupê que vai além da imaginação. O veículo reúne revolução em design e tecnologia em um único carro. Destaque para as três portas na carroceria, sendo uma do lado do motorista e duas do lado direito. O modelo será comercializado em duas versões completas, sendo a top com teto solar panorâmico. Ambas contam com motorização 1.6 acoplada ao câmbio automático de seis velocidades. Entre os itens de série estão câmera de ré com tela de sete polegadas, bancos elétrico de couro, Bluetooth com sistema de telefonia viva-voz, faróis em LEDS, piloto automático e airbags. O Veloster foi um dos principais destaques da Hyundai no Salão de Detroit desse ano, nos Estados Unidos, atraindo a atenção dos visitantes.


JANELA TOUCHSCREEN - Na última mostra “A Mobilidade do Futuro” promovida pela Associação Europeia dos Fabricantes de Veículos Automotores, no Museu Automotivo de Bruxelas, Bélgica, a Toyota apresentou o novo conceito “Janela para o Mundo Toyota”, janela de automóvel que funciona como uma tela touchscreen interativa. O conceito foi criado partindo da idéia do que seria mover-se dentro de um veículo num futuro próximo, oferecendo cinco funções básicas para a janela touchscreen. O projeto foi desenvolvido pela Divisão Kansei de Design da Toyota na Europa e o Copenhagen Institute of Interaction Design (CIID), um dos mais consagrados centros de excelência em design, tecnologia e desenvolvimento de protótipos no mundo. A Divisão Kansei de Design foi criada em 2004 como um dos pilares da Toyota na Europa. A nova metodologia de criação e desenvolvimento irá influenciar e guiar, a médio e longo prazos, a visão de futuro dos modelos da Toyota e da Lexus.


15 MILHÕES - O Ford Fiesta comemora este mês 15 milhões de unidades produzidas em todo o mundo em 35 anos de produção ininterrupta. Com esse marco, o modelo Ford torna-se um dos automóveis mais vendidos de todos os tempos e uma história de sucesso no setor automobilístico. A sua sexta geração, o New Fiesta, apresentada há dois anos, também já atingiu um recorde importante: a produção de 1 milhão de unidades desde o lançamento mundial. "O modelo Fiesta chega aos 35 anos mais forte do que nunca. É o veículo mais vendido da Europa em 2009 e 2010 e deve repetir a liderança nesse mercado em 2011. Nos Estados Unidos, ajudou a criar um novo mercado de carros pequenos, é líder em economia de combustível e um sucesso de vendas. Na Ásia, está ajudando o crescimento da Ford naqueles mercados. E, no Brasil, atrai várias gerações de consumidores desde 1995", destaca Jorge Chear, diretor de Vendas e Marketing da Ford Brasil. O Fiesta se destaca pelo estilo avançado, praticidade, eficiência e desempenho e é hoje um dos produtos de maior sucesso da história. "O Fiesta é um carro especial, que conquistou um lugar cativo no coração dos consumidores em vários mercados. Graças ao fato de ser um projeto constantemente desenvolvido e aprimorado nessas mais de três décadas, se mantém como um dos modelos mais populares do mundo", diz o executivo. O primeiro Fiesta foi produzido em Valência, na Espanha, em 1976, como uma resposta prática e econômica da Ford à crise mundial do petróleo, e rapidamente conquistou espaço na Europa. Hoje, a linha é produzida também em Colônia (Alemanha), Nanjing (China), Rayong (Tailândia) e Cuautitlán (México), além de Camaçari (Brasil).


MELHORES DO SETOR - A Dana, uma das principais fabricantes mundiais de sistemas e componentes para a indústria automobilística, conquistou o Prêmio Melhores do Setor Automotivo 2011, nas categorias Gestão e Empreendedorismo. Concedido pela AutoData Editora, a premiação ocorreu no dia 27 de julho, e contou com a presença dos principais executivos da indústria automotiva. A fabricante foi escolhida, na categoria Gestão, pelo modelo de negócio inédito realizado com a Sifco para produção e fornecimento na América do Sul de eixos dianteiros não tracionados. A Dana investiu US$ 150 milhões, o maior aporte da companhia em uma operação fora dos Estados Unidos. Na categoria Empreendedorismo, a premiação se deu pelo investimento para produção de uma nova família completa de eixos dianteiros na fábrica de Sorocaba, que transforma a empresa no único fornecedor de sistemas completos de driveline, com produção local no Brasil e na Argentina, para toda a América do Sul.


NOVO DIRETOR - Jorge Mussi é o novo diretor de pós-venda da Volvo Cars e será responsável pela reestruturação dos serviços prestados pelas concessionárias da marca no Brasil. A contratação do executivo faz parte dos planos da montadora sueca de aumentar sua participação em vendas de veículos Premium no mercado nacional. O executivo também comandará as operações de pós-venda, atendimento a rede, oferta de serviços, peças e assistência técnica. Além de ter a missão de aumentar a eficiência operacional da marca e o índice de satisfação de seus clientes. “O Brasil tem papel fundamental para o crescimento da Volvo no mundo. Nossa meta é aumentar para 80% o índice de eficiência operacional dentro das concessionárias e otimizar o tempo de espera dos clientes. Num primeiro momento, vamos implantar um serviço pioneiro e totalmente novo para o mercado Premium no País, o One Hour Stop. Com ele, é possível realizar reparos no veículo com duração de até uma hora”, afirma Jorge Mussi.



NOVO DESIGN - Os primeiros reflexos da total incorporação da Olimpus Automotive pelo Grupo Kathrein, no final do ano passado, poderão ser percebidos com a apresentação da nova linha de alarmes Padlock, que foi totalmente reformulada para melhor atender aos anseios do usuário. A linha Padlock passa a estar representada pelos modelos PadLock Start, Padlock Plus e Padlock Dual Tech, na ordem, da versão mais simples à mais completa e sofisticada. Na linha de alarmes a reformulação começou desde o controle remoto. Com design desenvolvido pela Shutt, reconhecidamente a principal empresa de criação e design em acessórios de estética automotiva, ele incorpora novas peças em plástico injetado e partes de aço inoxidável. Independente das inovações de funcionalidade o controle remoto passou a ser uma peça extremamente sofisticada e de bom gosto. Tecnicamente ele traz uma nova criptografia para o sistema anticlonagem de última geração, o que garante que ele seja muitas vezes mais eficiente e seguro do que os modelos atuais existentes no mercado. Outra novidade da linha de alarmes Padlock é o sistema de conexão Serial, que permite a comunicação direta do módulo do alarme com os sistemas de conforto de diversos veículos da Fiat e Volkswagen.



COMEMORA 80 ANOS - Em comemoração aos 80 anos de sua presença no mercado brasileiro, a Baterias Heliar anuncia o lançamento da campanha nacional de desenvolvimento para os modelos Heliar Free 12+6 e Heliar Racing 18+6, as únicas do mercado com garantia de 18 e 24 meses, respectivamente. Denominada “Acelere nas vendas e comemore os 80 anos da Heliar no Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1”, a campanha vai premiar no total os 60 profissionais que mais se destacarem, em pontos obtidos por baterias instaladas e participação no “Quiz” (questionário sobre conhecimentos técnicos dos participantes). A campanha teve início no último dia 20 de junho, se estenderá até 20 de setembro e os vencedores vão assistir ao GP do Brasil de Fórmula 1, em novembro, em área Vip do Autódromo de Interlagos, e visitar a fábrica da Heliar, em Sorocaba, SP. Além de reconhecer os que mais instalarem as baterias Heliar a campanha também tem o propósito de estimular os profissionais a demonstrar os conhecimentos adquiridos nos programas de treinamentos promovidos pela fabricante. Os participantes podem se cadastrar por intermédio de acesso ao site da campanha www.campanhaheliar.com.br, inserir o código do cupom de cada bateria instalada e obter pontos extras por responder corretamente as perguntas do “Quiz”.


FABRINCANDO PROFISSÕES - A MWM International, fabricante independente de motores diesel líder no Mercosul, realizou nos dias 21 e 22 de julho o evento “Fabrincando Profissões”, na planta de Canoas (RS) e nos dias 27 e 28 de julho na planta de Santo Amaro (SP). O objetivo foi aproveitar as férias escolares para reunir os filhos dos colaboradores, na faixa etária de 15 a 19 anos, para passar o dia na MWM International com atividades que abordaram o mercado de trabalho, vocação profissional, tendências do mercado por meio de experiências reais dos funcionários da empresa, entre outras. Com o sucesso da primeira edição do programa, realizada em 2010, a MWM International conquistou o apoio de instituições de ensino que permitiram a ampliação da programação este ano. Entre as novidades elencamos as palestras sobre as profissões do futuro, apresentações de colaboradores e explicação sobre o escopo de trabalho desenvolvido em suas áreas, aplicação de orientação profissional, lançamento do Hot Site do evento que permite a continuidade das atividades virtualmente, além da “Feira das Profissões” - uma ferramenta que agregou conteúdo ao evento com exposição dos estandes dos parceiros e sorteio de brindes.


LÍDER EM ECONOMIA - O Ford New Fiesta é o líder do segmento em satisfação do consumidor quanto ao design, conteúdo e desempenho, segundo o estudo divulgado hoje pelo renomado instituto J.D. Power, intitulado "2011 Automotive Performance, Execution and Layout" (APEAL). O novo modelo global da Ford, também vendido no Brasil com as mesmas características, se destacou em vários atributos, principalmente economia de combustível, na pesquisa feita com consumidores dos Estados Unidos após três meses de uso do veículo. Entre os itens avaliados estão também segurança, espaço para carga, espaço na cabine e estilo. Os motores Sigma 1.6 que equipam a linha nas Américas são produzidos no Brasil, com bloco, cabeçote, cárter e mancais de alumínio. Entre outros avanços, têm 16 válvulas com duplo comando acionado por correia silenciosa, bielas sinterizadas em peça única, velas e bicos injetores otimizados, acelerador com controle eletrônico e mancais do virabrequim produzidos em peça única de alumínio, que contribuem para o seu funcionamento suave e silencioso. A Ford está entre as montadoras líderes no desenvolvimento de veículos voltados para a economia de combustível. "Os nossos consumidores estão satisfeitos com os índices de eficiência que estamos entregando nos novos modelos. Estamos absolutamente comprometidos com a máxima qualidade, entregando produtos evoluídos, que atendam e agradem os clientes", diz o executivo.


PRIMEIRA ETAPA - A primeira rota da Hilux Expedição Pantanal terminou no último dia 23, duas semanas após o início, em 10 de julho. Para entender melhor o bioma pantaneiro e as práticas sustentáveis adotadas na região, a equipe da Expedição Pantanal, criada pela ONG SOS Pantanal e patrocinada pela Fundação Toyota do Brasil, percorreu as regiões de Aquidauana e Nhecolândia, com visita a diversas propriedades, como Fazenda Mangabal, Fazenda Sagrado, Fazenda Baia das Pedras, Fazenda Juazeiro, Fazenda São José, Fazenda São Sebastião e Fazenda São Roque. Durante o trajeto, o grupo de estudiosos observou, dentre vários aspectos, o desenvolvimento da pecuária e do ecoturismo na região. “As primeiras impressões foram animadoras, o trabalho com a pecuária está sendo realizado com competência e seriedade, tanto em relação ao gado como aos cuidados com as terras”, afirma Lucila Egydio, coordenadora da Expedição Pantanal.


VENDAS DA PIRELLI CRESCEM - Líder do segmento na América Latina, a Pirelli aprofunda a trajetória de crescimento e encerra o primeiro semestre de 2011 com faturamento de 1,29 bilhões de dólares na América Latina, alta de 22% em relação ao mesmo período do ano anterior. Argentina e Brasil permanecem com a colaboração de mais de 80% deste resultado. A América Latina representou 33% das vendas da divisão mundial de pneus (percentual alinhado com o ano anterior), que totalizou 2,76 bilhões de euros (3,88 bilhões de dólares) no primeiro semestre de 2011 (+19% em relação a 2010). No período, a Pirelli investiu mais de 118 milhões de dólares em capacidade de produção, bem como em melhorias tecnológicas e de qualidade, mais que duplicando os 48 milhões de dólares investidos no mesmo período de 2010. No primeiro semestre deste ano, a Pirelli respondeu por 36% da produção brasileira em toneladas de pneus. Um em cada dois automóveis de passeio e caminhonetes no Brasil saiu das linhas de montagem com pneus Pirelli. A vantagem sobre os concorrentes é ainda maior no mercado de motocicletas, em que a fabricante tem domínio absoluto. Na Argentina, a planta de Merlo contribuiu com praticamente 10% da produção da região e parte do que se produziu foi exportado para os demais países latino-americanos - principalmente para o Brasil, México, Paraguai e Chile – abastecendo tanto a demanda das montadoras quanto da Rede Oficial de Revendedores.


MARCA MAIS LEAL - Segundo o site especializado em vendas de veículos Kelley Blue Book, a Hyundai foi a marca que mais despertou lealdade na opinião dos motoristas americanos. Preferência do público reflete nas vendas mundiais. A qualidade, o conforto e a tecnologia dos carros da Hyundai foram fatores essenciais para que a marca fosse escolhida como a mais leal na opinião dos motoristas americanos. A informação foi divulgada por meio do importante site especializado em veículos “Kelley Blue Book” (KBB). A Hyundai já havia sido líder nesse quesito em fevereiro, todavia esta é a primeira vez que a marca assumiu esse posto durante todo um trimestre, ultrapassando marcas de grande representação no mercado norte americano por todo esse período. A importância e o prestígio dessa avaliação são devido à representatividade e influência que o site Kelley Blue Book tem nos Estados Unidos. A página, que reúne informações sobre veículos novos e usados é também uma das principais ferramentas para determinar o preço de automóveis de segunda mão no país. Segundo o KBB, a fidelidade que a Hyundai conseguiu durante o segundo trimestre do ano foi de 52,3%. O KBB avalia a lealdade de uma marca verificando se quem está adquirindo um veículo optou por um modelo da mesma montadora que seu veículo anterior.


TOP DE LINHA - Castrol Power 1 Racing 4T se ajusta as diferentes partes do motor, fluindo rapidamente e reduzindo o atrito interno. Proporciona melhor aproveitamento da potência e resposta à aceleração, ao mesmo tempo em que seu pacote de aditivos reage instantaneamente ao aumento de carga, formando um filme resistente que protege os componentes críticos contra o desgaste. Indicado para motos novas de alta performance oferece alta resistência térmica e baixa evaporação. O lubrificante conta também com aditivos detergentes e antioxidantes que mantém o motor livre de depósitos e combatem o aumento da viscosidade. Castrol Power 1 Racing 4T atende as normas API SL e JASO MA2 e as especificações das motos BMW. Como todos os demais lubrificantes para motos da Castrol, também conta com a exclusiva tecnologia TRIZONEä que atende sob medida as três zonas mais críticas de desempenho e proteção das motocicletas: motor, embreagem e caixa de marchas. O novo lubrificante está disponível em embalagem de 1 litro e já pode ser encontrado em todo o país em postos de gasolina, concessionárias, oficinas, ponto de troca de óleo e lojas de moto peças. O novo lubrificante está disponível em embalagem de 1 litro e já pode ser encontrado em todo o país em postos de gasolina, concessionárias, oficinas, ponto de troca de óleo e lojas de moto peças.


28% MAIS BARATO - O Lifan 320, um dos automóveis mais baratos do mercado brasileiro (R$ 30.980,00), já está disponível também pelo sistema de consórcios, com prestações de R$ 619,01, sem entrada, em 60 parcelas. “É uma das opções mais acessíveis e seguras para quem está em busca do seu carro zero”, afirma Laércio Geronasso, diretor do Consórcio Tradição (www.consorciotradicao.com.br), o consórcio oficial do Grupo Effa, que representa as marcas Effa Motors e Lifan no mercado brasileiro. Todos os carros Effa e Lifan, que já podiam ser adquiridos pela modalidade em planos de 36 e 48 meses, agora também estão disponíveis em planos de 60 meses, o que tornou as prestações muito mais acessíveis. O veículo mais vendido pelo Grupo Effa, por exemplo, a Effa Hafei Picape Cabine Simples, que custa R$ 20.480,00, pode ser adquirido com prestações mensais de R$ 410,53 no novo plano com duração de cinco anos. Nas prestações estão inclusos benefícios como seguro prestamista (o consórcio é quitado em caso de falecimento do titular), seguro de vida e auxílio funeral. Além disso, os consorciados ainda concorrem, semanalmente, a um prêmio de R$ 5.000,00 (Título de Capitalização Bradesco).


COM FREIOS ABS - A Kawasaki Ninja ZX-10R, recém chegada ao Brasil, é reconhecida por seu excelente desempenho e conta com o que há de melhor em engenharia. Como toda a Ninja, possui o DNA exclusivo da marca japonesa, caracterizado pela alta performance e o visual agressivo. Neste segundo semestre, a versão 2011 entrará para a linha de montagem na fábrica da marca no Pólo Industrial da Manaus (AM) e contará com a opção dos freios ABS KIBS, uma das grandes mudanças sofridas pelo modelo, passando a ser a primeira motocicleta de série com sistema de comunicação entre a centralina e o ABS. Além disso, o modelo permanece com os sistemas: Power Mode (Modo de potência), que permite ao piloto escolher a melhor seleção de potência, além do conceituado S-KTRC (Controle de Tração Esportiva Kawasaki), que dispõe de três modos de uso: esportivo, esporte-urbano e uso em piso molhado, facilitando o controle da motocicleta em diferentes situações. Os engenheiros da marca ousaram na nova versão e implementaram na Ninja ZX-10R o exclusivo sistema de freios ABS KIBS (Sistema de antitravamento inteligente de frenagem Kawasaki). O dispositivo utiliza diversos sensores que, além de fazer integração para o monitoramento de dados vindos das rodas dianteira e traseira, também monitora a pressão hidráulica da pinça frontal e a centralina de ignição, armazenando o máximo de informações possíveis – posição do acelerador, giro do motor, atuação da embreagem e posição de marchas. Isso viabiliza uma atuação precisa e eficaz na frenagem, minimizando os pulsos do ABS e reduzindo a perda de contato do pneu traseiro com o solo, garantindo maior performance e segurança. A Ninja ZX-10R, além de conter muitos benefícios visando desempenho e segurança, é capaz de gerar incríveis 200,1 cv de potência máxima com torque de 11,4 kgfm a 11.500 rpm, isso por estar equipada com motor de 998 cc quatro tempos de refrigeração líquida. O modelo nacionalizado já pode ser encontrado nas principais concessionárias autorizadas Kawasaki de todo o país na cores: tradicional Lime Green (verde) e Metallic Spark Black (preto) ao preço público sugerido de R$ 59.990,00 e R$ 63.990,00 equipado com freios ABS. (preços sem o frente incluso).



ARTE COMEMORA - As obras escohidas foram criadas pelo talentoso polonês Kuleta Patryck, da Academia de Belas Ates em Lodz, na Polônia, que vive e trabalha em Varsóvia. O pintor dirigiu as pinturas num estilo ousado, em cores vivas, brilhantes, sob um olhar vibrante e elétrico, tal como é o espírito do campeoníssimo Valentino Rossi, e como anda o clima na Itália, com a sua volta ao guidon das lendárias Ducati, que ele não pilotava desde 1999. Nesse tempo levantou nada menos que 9 títulos mundiais nas principais categorias do motociclismo. Agora o filho pródigo torna à sua casa, pilotando o ícone italiano. A coleção lançada pela Cultwork tem cinco obras e tão somente 46 cópias de cada uma delas estarão disponíveis. É a tradição, aludindo o número que Valentino usa nas motos de corrida. As pinturas irão marcar o feliz momento que a Itália vive, com o seu astro pilotando as guerreiras motos bolonhesas, que detêm nas pistas do mundo inteiro o símbolo de uma das maiores paixões italianas.


HISTÓRIAS DA BOLEIA - Com o objetivo de incentivar a cultura e homenagear os contadores de estórias das estradas, a Mercedes-Benz do Brasil patrocina o livro "Histórias da Boleia" de Antonio Carlos Padilha, novo projeto cultural da "Tudo em Transporte" Editora. A obra está sendo lançado durante o mês de julho, no qual comemora-se o Dia do Motorista. O livro traz 16 histórias narradas por Padilha, que foi caminhoneiro por cerca de 35 anos. Todas são de sua autoria e relatam experiências vividas por um profissional da estrada, com situações inusitadas e curiosas como as descritas nos contos "O caminhoneiro e o lobisomem azul" e "O homem que não usava sapatos". "A Mercedes-Benz tem a honra de patrocinar esse livro, que além de incentivar a leitura, também valoriza os caminhoneiros. Dessa forma, buscamos colocar em evidência a tradição secular de contar e ouvir estórias, também homenageando o profissional que leva nossa estrela por todos os caminhos e contribui para o crescimento do nosso País", afirma Mario Laffitte, diretor de Comunicação Corporativa da Mercedes-Benz do Brasil.



TARDE DE AUTÓGRAFOS - A Salvini Racing - hexacampeã brasileira de rali cross country, entre os caminhões -, participará de uma agradável tarde de autógrafos oferecida pela Dunas Race, empresa promotora do Rally dos Sertões. A ação acontecerá no dia 07 de agosto, a partir das 16:00 horas, no Shopping Flamboyant (piso térreo), na cidade de Goiânia, GO. O 19º Rally dos Sertões largará da capital goiana, no dia 10 de agosto, e após percorrer 4.040 quilômetros, atravessando os Estados do Tocantins, Maranhão e Piaúi, chegará no dia 19, em Fortaleza, Ceará. O evento encerra-se no dia 20, após a premiação dos melhores competidores. A Salvini Racing é a equipe oficial da Mercedes-Benz e participará da competição com um caminhão Atego 1725, preparado para rali. Em 2011, o time buscará o quinto título no Rally dos Sertões.



VENDA DE MOTOS CRESCE - Marcas importadas também ganham destaque no setor com a previsão de crescimento de 32,7% nos próximos meses O consumidor brasileiro se rendeu as motocicletas, tanto que as taxas de crescimento do mercado de duas rodas tem sido superiores as de automóveis. Tecnologia, design, facilidade de compra, mas acima de tudo, praticidade no uso urbano, levaram os brasileiros a aumentar a frota em 330%, de 2000 a junho de 2011. As motocicletas importadas também estão desempenhando um bom papel dentro do mercado nacional. Segundo dados da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) até junho deste ano, 16.358 motocicletas foram emplacadas. A BMW Motorrad, por exemplo, comercializou no ano passado 3.507 motocicletas, atingindo uma fatia de 8,7% do mercado acima de 500 cilindradas. A Caltabiano, a 5ª maior revenda de motos BMW no mundo, tem acompanhado esse crescimento, fortalecido pelas motocicletas montadas em regime de CKD em Manaus. Há menos de um ano inauguram a segunda concessionária BMW Motorrad e acreditam que as vendas devem aumentar 32,7% nos próximos meses, por causa de dois novos modelos montados no país.



COMBUSTÍVEIS SUSTENTÁVEIS - A NTU, Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbanos, defende no primeiro Seminário de Tecnologias Sustentáveis no Transportes a adoção de alternativas energéticas e projetos que envolvam combustíveis sustentáveis. O seminário promovido pela Fetranspor acontece até quarta-feira, 27 de julho, no Rio de Janeiro. Na avaliação do presidente da entidade, Otávio Vieira da Cunha, para que sejam alcançadas soluções adequadas para o trânsito e o meio ambiente, principalmente nos centros urbanos, é preciso estimular a população a usar o transporte coletivo. “Paralelamente, também devemos oferecer melhores condições no transporte de ônibus, implantando os sistemas BRT”, explica Otávio. O evento vai apresentar as principais experiências e soluções existentes no Brasil que integrem tecnologia e combustíveis mais limpos. Além disso, pretende identificar oportunidades, verificar eventuais barreiras e dificuldades e também interagir com os órgãos públicos competentes. O objetivo é apontar um caminho sustentável para os próximos anos, visando os eventos internacionais como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 com sede no Brasil.


CYCLE WORLD - A revista norteamericana Cycle World publicou, como faz desde 1976, sua lista das 10 Melhores Motos, ou Cycle World 10 Best Bikes 2010. Como é sabido, o mercado americano tem suas particularidades, tanto que a indústria oferece alguns produtos exclusivamente para aquele país, ou versões que melhor se adaptem à cultura motociclistica daquele mercado. Isso se confirma pela separação que a imprensa e o público determinam nas categorias. Na Best Dual Sport Bike, que reúne motocicletas que possuem qualidades esportivas e a versatilidade para andar na terra ou no asfalto, vitória da KTM 990 Adventure R. Curioso é que durante anos as vencedoras nesta classe foram verdadeiras Off Road Enduro, que em muitos estados americanos podem ser emplacadas e circulam normalmente por vias públicas, o que mostra a tendência mais Off que a categoria exige. Este ano, a brilhante “faz tudo” da KTM, como eles mesmo explicam “Venceu por suas incríveis qualidades como uma verdadeira Off Road e que funciona tão bem no asfalto. É uma das melhores motos para ir a qualquer lugar, e rápido.” Se existe um modelo que carrega o DNA de quem venceu as 10 últimas edições do Rally Dakar, este é a KTM 990 Adventure R. Mais informações, apresentações e fichas técnicas destes e dos demais modelos do fabricante austríaco, estão no website www.ktmbrasil.com.br .



NOTA MÁXIMA - O Peugeot 508 superou com êxito os testes de segurança do Euro NCAP e obteve cinco estrelas, a mais alta pontuação. Recentemente eleito “Veículo do Ano para Empresas” pela revista francesa L’Automobile & L’Entreprise, o modelo recebe agora uma nova motorização a diesel. Mais recente lançamento da Peugeot no mercado europeu, o 508 foi coroado com a nota máxima de cinco estrelas em recente avaliação do Euro NCAP – European New Car Assessment Program, instituto europeu que avalia a segurança dos automóveis novos. Sob a ótica das normas do Euro NCAP, que a partir de 2009 passou a contar com critérios ainda mais rígidos e abrangentes, o Peugeot 508 obteve seu melhor resultado na análise dos sistemas de apoio à segurança, apresentando 97% de aprovação. No aspecto referente à proteção dos ocupantes adultos, que compreende choques frontais, laterais e traseiros, o modelo atingiu 90%, e em relação à proteção das crianças chegou ao índice de 87%, considerando os mesmo tipos de colisões. Com esse resultado, o 508 se posiciona no mesmo patamar que os modelos 3008, 5008 e 308 – ambos receberam nota máxima em 2010, garantindo ainda o prêmio Euro NCAP Advanced, por seu equipamento Premium de chamadas de emergência, denominado Peugeot Connect SOS (disponível como item opcional ou se série, de acordo com a versão do veículo).



CANA EM ÔNIBUS - Pioneira no desenvolvimento e nos testes com diesel de cana no Brasil, a Mercedes-Benz dá mais um passo decisivo para a consolidação do uso desse combustível alternativo em veículos comerciais. Em parceria com a Viação Saens Peña, começam a ser testados, no Rio de Janeiro, 30 ônibus abastecidos com 30% de diesel de cana e 70% diesel S50 - B5. Baseada no êxito dos testes com ônibus urbanos abastecidos com 10% de diesel de cana em São Paulo - que resultaram na redução de 9% nas emissões de Material Particulado, sem aumentar as emissões de Óxidos de Nitrogênio - a Mercedes-Benz está elevando esse percentual para 30% no Rio de Janeiro. Os testes no Rio de Janeiro serão realizados com ônibus urbano OF 1722 da Mercedes-Benz, numa parceria que envolve também a Amyris Brasil, fabricante que desenvolveu o diesel de cana no País, e a Fetranspor - Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro e a Petrobrás Distribuidora. O uso de 30% diesel de cana e 70% diesel S50 - B5, proporcionará 4% de redução das emissões de Material Particulado - PM, e 3% das emissões de Óxidos de Nitrogênio - NOx, quando comparado com o novo Diesel S50-B5. Quando comparado com o Diesel S500 - B5, ainda em uso em muitas cidades brasileiras, a redução é de 10% de Material Particulado e de 7% de Óxidos de Nitrogênio - NOx, afirma Gilberto Leal, gerente sênior de desenvolvimento de motores da Mercedes-Benz. É um benefício que implementamos agora e que resultará na melhoria da qualidade do ar.



SONO AO VOLANTE - A Ford vem introduzindo em sua nova geração de modelos mundiais uma série de tecnologias visando à segurança ativa e passiva a bordo. Uma dessas inovações, que acaba de ser divulgada, é um sistema de alerta capaz de evitar milhares de acidentes causados por sono ao volante: o "Driver Alert". Usando avançada tecnologia e algoritmos sofisticados, ele analisa o comportamento do motorista e dispara um aviso ao detectar sinais de sonolência ou direção irregular. "O cansaço do motorista é um problema sério que pode afetar qualquer pessoa. Quando o motorista fica com sono e perde a concentração, tende a rodar fora da faixa, corrigindo depois bruscamente a direção. O sistema 'Driver Alert' capta esses movimentos laterais irregulares", diz Margareta Nieh, engenheira da Ford. Considerando que um em cada cinco acidentes graves de trânsito é causado por sono ao volante, esta é uma tecnologia que pode beneficiar todos os motoristas. "Este pode ser o despertar mais importante da sua vida", destaca a especialista. A Ford já tornou essa tecnologia disponível nos modelos Focus, Mondeo, S-MAX e Galaxy, recentemente lançados na Europa. "O Sistema 'Driver Alert' é mais uma tecnologia Ford que tende a se popularizar no futuro em vários produtos da marca no mundo, ampliando os padrões de segurança preventiva dos usuários", diz a engenheira.



DIA DOS PAIS - Pai moderno, paizão, pai executivo... Para agradar aos mais variados gostos, a H-Buster apresenta uma série de novidades nesse Dia dos Pais. Líder no segmento de som automotivo, a H-Buster oferece uma linha completa de produtos para papais que não abrem mão de som de qualidade enquanto dirigem. Destaque para os modelos de DVD Players - HBD-9560AV, HBD-9300AV e HBD-9400AVN, de CD/MP3 Player HBD-2300MP e o MP3 Player HBDU-3300, que unem bom gosto e tecnologia. Para os filhos que querem aproveitar mais os momentos juntos com os pais, a sugestão é as TV’s de LED: HBTV-32L01HD, HBTV-42L01FD e HBTV-55D02FD da marca. Com alta definição os modelos são ideais para os que buscam conforto e qualidade na hora de assistir a um filminho. A H-Buster fabrica produtos automotivos no Brasil desde 1999 e ocupa posição de liderança no segmento de sistemas áudio e vídeo embarcado, o que inclui a produção e a comercialização de DVD players, CD/MP3 players, navegadores GPS, monitores de LCD, amplificadores, acessórios e uma completa linha de alto-falantes.


CLUB CITROËN - Neste último fim de semana, a Citroën reuniu 31 proprietários de Citroën AIRCROSS e os levou até a charmosa cidade de Campos do Jordão, em São Paulo. Trata-se do primeiro encontro do CLUB Citroën AIRCROSS que reúne os proprietários do modelo, que já nasceu com esse DNA aventureiro e desbravador. A escolha dos participantes desta mini expedição foi feita através de pesquisa na internet para captar sugestões para a formatação de ações do clube. “Ao fazer sua opção pelo Citroën AIRCROSS, o cliente comprou algo além de um carro. Comprou um estilo de vida, uma forma diferente de enxergar o mundo. Optou por NOVAS ESCOLHAS, NOVOS CAMINHOS” explica Nívea Ferradosa, diretora de Marketing da Citroën, justificando mais essa ação de sucesso da marca. Todo o evento pode ser acompanhado pelas redes sociais Facebook e Twitter, com a divulgação de fotos e informações on-time do que acontecia na viagem. E para os clientes do Citroën AIRCROSS que tenham interesse em fazer parte do clube, o cadastro pode ser feito no link http://bit.ly/cadastroclube para receber novidades e informações sobre os próximos eventos.


40.000 CHASSIS - A Agrale acaba de superar a marca de 40 mil chassis de miniônibus fornecidos à Volare, principal fabricante brasileiro do segmento, com cerca de 50% de participação de mercado. Desenvolvidos especialmente para o transporte de passageiros, os chassis têm como importante diferencial permitir maior espaço útil no salão. Com PBT de 5.250 kg a 8.500 kg os chassis Agrale que equipam os miniônibus Volare – modelos V5, V6, V8, W8 e W9 – proporcionam mais conforto e segurança para os passageiros. Recentemente a empresa passou a fornecer também para a nova Linha W FLY, com destaque para o novo modelo Limousine. De concepção moderna e inovadora, os chassis Agrale possuem motor e o eixo avançados, possibilitando maior área útil para o encarroçamento e, consequentemente, maior capacidade de passageiros. Além disso, oferece outros diferenciais importantes, como direção escamoteável, que garante maior conforto, segurança e facilita o acesso do motorista.


EM CURITIBA - Após a inauguração da primeira loja em São Paulo, no bairro dos Jardins, a MG Motors anuncia a abertura de sua segunda concessionária no país, na capital paranaense. A loja que inicia as vendas do sedan MG550 e do fastback MG6 em Curitiba, fica localizada na Alameda Prudente de Morais, no bairro Mercês, e pertence ao grupo Shanghai Veiculos, especializado em modelos importados. A Shanghai Veículos pretende levar a bandeira britânica da MG Motors para outras cidades como Londrina, Florianópolis e Blumenau. Em todo o país, a MG Motors pretende encerrar o ano de 2010 com 15 pontos de vendas que incluem as cidades de Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo (segunda unidade na Av. dos Bandeirantes), Florianópolis, Cuiabá, Recife, Porto Alegre, Salvador e Ribeirão Preto. A MG Motors, fundada em 1924 por Cecil Kimber e William Morris na cidade de Oxford, Inglaterra, pertence desde 2005 ao grupo SAIC (Shangai Automotive Industry Co.). Atualmente a montadora conta com uma unidade de produção com 1,2 milhão de m2 na região sul de Shangai, na China, além de três outras unidades na Inglaterra: uma unidade em Birmingham (que fabrica o MG6 para o mercado britânico), além de um Centro de Engenharia e um Centro de Design, onde fica a sede mundial da MG Motors.



PARA MOTOCICLISTAS - A IRA Design, fabricante de roupas e acessórios para motociclistas da IRA, lança o anorak IRA Rio e a jaqueta IRA Tókio, que serão comercializados a partir deste mês em mais de 1.700 pontos de venda em todo o Brasil. Os dois modelos unem o que há de melhor em flexibilidade, impermeabilidade e proteção, além de serem boas opções de presentes para o Dia dos Pais, comemorado em 14 de agosto. Entre as inovações apresentadas pela marca, destaque para o waterdry, tecido à prova d’água, o zipshut, sistema de vedação do zíper, e as costuras seladas. O anorak IRA Rio é uma peça leve e unissex, resistente à chuva e ao vento, ideal para os pais apaixonados por adrenalina que gostam de pilotar em qualquer condição. O produto, fabricado em tecido waterdry, possui uma membrana totalmente à prova d’água. O anorak apresenta ainda outras características que o tornam 100% impermeável, como a gola mais alta na parte de trás e as costuras seladas, eficientes para bloquear a entrada de água. O produto também é confeccionado com o exclusivo sistema zipshut, uma proteção que proporciona vedação completa ao zíper.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.