quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Fiat Powertrain apresenta Fire 1.4l T-Jet com 260cv

Cláudio Rawicz, Felipe Massa e Marco Antonio Lage

VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por assessoria de imprensa Fiat PowerTrain

A nova versão do motor, elogiada pelo piloto Felipe Massa, possui 21% a mais de potência máxima que o propulsor atual. A próxima temporada do Trofeo Linea, no Fiat Racing Festival, tem previsão de início para abril de 2012, mas já se pode dizer que ela terá ainda mais desempenho, velocidade e emoção nas pistas. Isso porque a Fiat Powertrain já desenvolveu a nova versão do motor Fire 1.4l T-Jet que equipará os veículos no ano que vem. Exemplo de downsizing, o moderno propulsor contará com potência máxima 21% maior que a dos carros da atual temporada – chegando a 260cv. “Com o trabalho realizado, aumentamos ainda em cerca de 70cv a potência na rotação máxima do motor, a faixa de maior utilização pelos pilotos nas provas, o que vai permitir que atinjam velocidades ainda mais elevadas”, comenta Cloves Mendes, responsável pela área de Desenvolvimento de Novas Tecnologias da Fiat Powertrain.

Os objetivos de desenvolvimento da equipe de Engenharia da Fiat Powertrain, solicitados pelos pilotos e pela organização do evento, foram aumentar a potência atual, realizar a transformação de um motor adaptado para competição para um verdadeiro propulsor racing e ampliar a competitividade do Trofeo Linea, tornando os veículos mais esportivos, rápidos e com fun-to-drive elevado.


Para atingir as metas estabelecidas, o motor T-Jet passou por algumas mudanças. Foram adotados novos injetores, um novo turbocompressor e foi feito um novo enquadramento das válvulas. Além disso, foi feita a substituição dos parafusos de fixação do cabeçote, uma nova calibração e também a utilização de novo intercooler.

O propulsor foi avaliado no domingo (14 de agosto) por Felipe Massa, padrinho da competição. "A nova versão do motor ficou incrível. A sensação de dirigir foi fantástica e perfeita para a disputa dentro da pista. Gostei bastante também do torque e da forma como o motor cresce nas trocas de marcha", elogiou Massa, que, na última quinta-feira, dirigiu o carro com motor atual e, na sexta-feira, participou dos treinos livres do Trofeo Linea para ter uma base de comparação. Ele já não pilotava um carro de turismo desde 2001, quando disputou duas etapas do Campeonato Italiano pela Alfa Romeo.

Após a avaliação técnica de Felipe Massa, a Fiat Powertrain fará o set-up necessário até meados de setembro e apresentará aos pilotos do Trofeo Linea o protótipo na próxima etapa, em Curitiba (PR), quando poderão testar o propulsor. Com o feed-back, serão feitas as alterações finais solicitadas e então os testes em dinamômetro e em veículo até fevereiro de 2012. Em março, um mês antes do início da nova temporada, os novos motores serão entregues às equipes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.