quinta-feira, 18 de agosto de 2011

New Fiesta estreia em pistas de asfalto no Rali da Alemanha


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Imprensa Ford

O New Fiesta RS estreia em pistas de asfalto na etapa da Alemanha do Campeonato Mundial de Rali, que será realizada neste final de semana (19 a 21 de agosto). Esta oitava etapa da temporada será a primeira oportunidade de ver o New Fiesta RS em ação com a configuração completa para asfalto. Os pilotos Mikko Hirvonen e Jarmo Lehtinen e seus colegas Jari-Matti Latvala e Mikka Anttila testaram o carro em asfalto na França e na Espanha, durante a fase de desenvolvimento. A preparação foi completada depois na França e na Alemanha.

O Rali da Alemanha é a primeira de três provas em asfalto, dentro das cinco que faltam para fechar a temporada, e talvez a mais difícil. Ela tem como base Trier, a cidade mais velha da Alemanha, próxima à fronteira com Luxemburgo. A ameaça constante de chuva e as características mutantes de aderência e das pistas tornam suas condições sempre imprevisíveis, com um roteiro de 1.246 km. As três especiais apresentam diferentes tipos de estrada. Pistas estreitas e acidentadas, entre vinhedos às margens do Rio Mosel, compõem a primeira e a terceira etapas. São trechos rápidos, ligados por curvas estreitas e ondulações, acompanhando as subidas e descidas nas encostas dos vinhedos. As curvas frequentemente ficam escondidas por trás de ramos de parreiras.

As estradas públicas que percorrem os campos de Saarland, na segunda etapa, são mais rápidas e fluidas. Cercadas por vários bosques, também podem ser traiçoeiras quando molhadas. Mas a zona militar Baumholder, usada pelos soldados americanos para treinamento com tanques, é o teste mais severo. O asfalto largo contrasta com concreto irregular e abrasivo, que exige muita resistência dos pneus Michelin.

Um pequeno erro pode ser punido pelas guias de concreto de meio metro de altura, conhecidas como "hilkensteins", existentes nas bordas da pista para manter os tanques alinhados. As vias estão sempre sujas, com uma mistura de areia e cascalho que tira a aderência no seco e torna-se letal sob chuva.

Esta será a sétima largada de Hirvonen na Alemanha. Ele foi o terceiro em 2007 e está confiante numa boa estreia do New Fiesta RS no asfalto. A prova marca também o 100º rali da dupla Hirvonen e Lehtinen pela Ford. "Nossa expectativa com o desempenho do New Fiesta no asfalto é muito grande", diz o piloto. "Pelos testes, sabemos que ele anda bem nessa superfície e podemos fazer um bom resultado. Gosto de dirigir na Alemanha quando o tempo está seco, particularmente nos vinhedos, onde a aderência normalmente é excelente. Com umidade é diferente, porque as estradas ficam sujas e extremamente escorregadias." Segundo ele, o clima é um fator chave na Alemanha. "As condições do tempo mudam rapidamente, às vezes dentro da mesma etapa. É um grande desafio para os pilotos e, dependendo da sorte, os resultados podem se inverter."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.