sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Volvo do Brasil vende primeiro caminhão Euro 5/ Proconve P7


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Por Newton Chagas - Volvo do Brasil

O transportador paulista José Antonio Netto adquiriu o primeiro caminhão Volvo que já vem com a nova tecnologia SCR de pós-tratamento de emissões. A venda do FH 460cv 6x2, que será entregue em janeiro de 2012, foi feita pela Auto Sueco, concessionária da marca em São Paulo.

A Volvo foi a primeira montadora a apresentar sua nova linha de caminhões já adequada aos requisitos ambientais da legislação Euro 5/Proconve P7. “A linha FH com motor 13 litros traz uma nova motorização, que torna os caminhões ainda mais potentes, proporcionando baixo consumo de combustível e grande produtividade”, diz Bernardo Fedalto Jr., gerente de caminhões da linha F.

Luis Antonio Gambim, gerente comercial da Auto Sueco, afirma que o mercado está aquecido, e a preferência dos clientes pela marca supera a expectativa e as incertezas naturais em relação às novas práticas associadas aos veículos equipados com a tecnologia SCR. Os veículos produzidos a partir de janeiro de 2012, com a nova tecnologia, só poderão utilizar o diesel S50, com 50 ppm (partes por milhão) de enxofre, e também devem estar abastecidos com o Arla32, aditivo utilizado no pós-tratamento de emissões, para o qual há um tanque específico, nos novos caminhões.


José Antonio Netto, 75 anos, tem larga experiência em transportes. Possui um caminhão com o qual atende à empresa Transauto, tracionando um semirreboque cegonheiro para transporte de automóveis novos por todo o Brasil. “Só no transporte com cegonheiro, estou há 50 anos”, afirma o empresário, que conta com um motorista para operar seu veículo, levando automóveis novos de São Paulo e Paraná para todo o Brasil, principalmente Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Alagoas e Sergipe. “Escolhi o Volvo porque preciso de um caminhão que faça uma boa média de consumo, e tenho visto que outros transportadores estão passando a comprar os Volvo com câmbio automático por causa da boa média que vem conseguindo”, declara.


Nova Linha F

Lançada recentemente, a nova linha F de caminhões pesados Volvo apresenta novidades em todo o trem de força, trazendo para o Brasil a tecnologia SCR de redução catalítica de emissões. Além de incorporar a tecnologia SCR, o trem de força foi totalmente modificado, recebendo motores mais potentes, novas caixas de câmbio e novos eixos traseiros. Novos motores de 13 litros trazem potências mais elevadas em todas as faixas de operação, passando de 400cv, 440cv, 480cv e 520cv, para 420cv, 460cv, 500cv e 540cv, respectivamente.

Para atender às novas exigências legais de emissões de gases, a Volvo escolheu a tecnologia SCR - Selective Catalytic Reduction (Redução Catalítica Seletiva, em português) um processo que transforma materiais particulados e óxido nitroso (NOx) em vapor de água e nitrogênio.


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