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Por Caio Moraes - Press Consultoria Ltda
Chegar ao lado do seu veículo e constatar que o estepe foi furtado está se tornando cada vez mais freqüente. Ou, pior ainda, só perceber que o pneu foi levado quando ocorre um furo em um dos pneus que estão rodando. E, por incrível que pareça, se seu pneu furar e você não tiver outro para substituí-lo poderá ser multado. Andar sem estepe é considerado infração grave, punida com cinco pontos na carteira e multa de R$ 127,69. Além da surpresa, e de se ver impossibilitado de continuar seu trajeto, outro grande problema de quem tem seu estepe furtado é a reposição da roda e do pneu. Em alguns casos de modelos importados, esse custo pode ultrapassar em muito a casa dos R$ 2.000.
Dados apontam para um grande crescimento na reposição dos estepes em todo o País. Em Campinas, no interior de São Paulo, por exemplo, a compra de rodas e pneus que são adquiridos para repor um conjunto furtado cresceu em cerca de 40%. E somente 15 segundos são suficientes para que um estepe sem nenhum recurso de segurança seja levado. Em outras localidades, como Belo Horizonte, em Minas Gerais, existiam quadrilhas especializadas nesse tipo de furto.
Dados apontam para um grande crescimento na reposição dos estepes em todo o País. Em Campinas, no interior de São Paulo, por exemplo, a compra de rodas e pneus que são adquiridos para repor um conjunto furtado cresceu em cerca de 40%. E somente 15 segundos são suficientes para que um estepe sem nenhum recurso de segurança seja levado. Em outras localidades, como Belo Horizonte, em Minas Gerais, existiam quadrilhas especializadas nesse tipo de furto.
Como a quantidade de modelos que trazem os estepes sobre a tampa do porta-malas aumenta a passos largos, a Olimpus Automotive incluiu na sua linha de produtos o PadLock Steppe, uma trava de segurança que evita surpresas desagradáveis. Trata-se de um bloqueador (ou trava) que praticamente impede o furto do seu pneu reserva. O PadLock Steppe é composto de uma porca ou parafuso - depende do tipo de suporte existente no veículo -, que passa a substituir a porca ou parafuso original do veículo.
Cada PadLock Steppe recebe uma codificação mecânica que somente é acessada por meio de uma chave que estará em poder do proprietário do veículo. Quando está bloqueado as "calotas" interna e externa giram em falso, impedindo a abertura da trava. Quando a chave é inserida no dispositivo de segurança ela completa o "segredo" do sistema e permite o destravamento do sistema e a retirada do pneu.
Cada PadLock Steppe recebe uma codificação mecânica que somente é acessada por meio de uma chave que estará em poder do proprietário do veículo. Quando está bloqueado as "calotas" interna e externa giram em falso, impedindo a abertura da trava. Quando a chave é inserida no dispositivo de segurança ela completa o "segredo" do sistema e permite o destravamento do sistema e a retirada do pneu.
Testes efetuados por um dos grandes importadores de veículos presentes no Brasil, que experimentaram vários sistemas diferentes de inibidores de furtos de pneus sobressalentes, constaram que o único dispositivo realmente inviolável foi o PadLock Steppe da Olimpus Automotive. São 53 modelos de Padlock, que atendem cerca de 150 modelos de veículos. Os modelos concorrentes disponíveis no mercado possuem produtos com 2 ou no máximo 6 combinações, contra 100 combinações de travamento oferecidas pelo PadLock Steppe.
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